O Projeto de Pesquisa Ensino Contemporâneo de Dança na Educação Básica: Pedagogias Possíveis, vinculado ao Grupo de Pesquisa OMEGA (UFPel/CNPq) e coordenado pela Profa. Josiane Franken Corrêa, convidaprofessoras e professores de Dança de diferentes níveis e espaços de ensino para uma Roda de Conversa online no dia 22 de maio de 2020 às 17h30min.
O encontro tem como objetivo ser um espaço de compartilhamento de ideias sobre novos formatos e metodologias de ensino de dança com atividades não presenciais. Estas atividades de dança à distância têm se mostrado como única possibilidade de trabalho devido ao isolamento social em tempos de COVID-19, porém, também são potentes dispositivos para pensarmos sobre os processos de ensino-aprendizagem em dança na educação básica, na graduação e nos espaços não-formais de ensino.
Mediação: Profa. Débora Allemand (Colégio de Aplicação da UFRGS)
O encontro tem inscrições limitadas por ordem de chegada e estas deverão ser realizadas através do e-mail pedagogiaspossiveis2020@gmail.com com o envio das seguintes informações: Nome completo, Instituição de ensino onde é professor(a) de dança, Formação e telefone para contato. O link da sala virtual será enviado por e-mail para as(os) participantes selecionadas(os). Dúvidas por e-mail.
Desejamos estarem todxs, na medida do possível, com a saúde bem cuidada. Estamos vivendo uma situação que modifica totalmente nossa rotina, nossos projetos e ainda com a nossa vida ameaçada, portanto é natural sentirmos angústia, medo, tristeza, desânimo, impotência, entre tantos outros sentimentos. Nesse sentido, consideramos importante cuidar a intensidade e o quanto estão conseguindo suportar. Estamos passando aqui para dizer que o Colegiado do Curso de Dança-Licenciatura, através da Coordenação, tem na medida do possível, em contado com o CAD e a representante discente, identificar as dificuldades de vocês. Podemos ampliar nossa condução, em caso de necessidade, seja emocional, financeira ou de qualquer natureza, não devem se furtar de nos procurarem. Ainda, pedimos o apoio no sentido de identificar algum colega do Curso que esteja passando por dificuldades no momento para que possamos auxiliar. Por favor, entrem em contato para fortalecer e consolidar essa corrente. Forte abraço à distância, por enquanto. Logo mais, muitos abraços. A coordenação.
Para potencializar as atividades acadêmicas que estão sendo realizadas à distância e para comemorar o Dia Mundial da Dança, que transcorre nesta quarta-feira, 29 de abril, o Curso de Dança, Licenciatura, do Centro de Artes da UFPel, está com diversas ações em andamento. Entre elas, o lançamento do grupo de trabalho para o mapeamento da Cadeia Produtiva da Dança no RS, com diversas entidades em colaboração, como Articula RS/ UFPel, UFRGS, UFSM, UERGS, UCS, Articula Dança RS, ASGADAN, ATAC, Centro Municipal de Dança/POA, Colegiado Setorial de Dança/RS, Colegiado Setorial de Circo/RS, Conselho Estadual de Cultura/RS, FAMURS, Fórum de Ação Permanente pela Cultura, SATED/RS, SEDAC/RS.
Também será realizado o Projeto “CINE-DANÇA”, em que professores da UFPel indicam filmes que devem ser apreciados pelos participantes, para posteriormente acontecer um debate mediado virtualmente através da plataforma de conferência remota Zoom. O coordenador da ação é o professor Manoel Alves Neto e os filmes tem relação com estudos da área da Dança.
Outra ação é o Festival Internacional de Videodança composto a partir de convocatória internacional e sob curadoria de especialistas, como Ximena Monroy (UNAM – México), Silvina Sperling (Argentina), Carlise Scalamato Duarte (UFSM-Brasil). Após a seleção, o Festival deverá itinerar por cidades do Brasil e do exterior a partir de Porto Alegre e Pelotas – no Centro de Artes da UFPel, já conta com 71 trabalhos inscritos, que serão selecionados.
E, como forma de incentivar a comunidade da UFPel a permanecer artisticamente ativa durante o período de isolamento social, o Curso de Dança também está lançando o desafio #danceemcasaufpel, que será iniciado com o lançamento de um vídeo em que os professores do Curso dançam incentivando alunos e outros interessados a fazerem o mesmo. Quem quiser aderir deve gravar um vídeo dançando na sua casa e postar nas redes sociais, com a hashtag #danceemcasaufpel. Mais informações no site do curso de Dança, que é o https://wp.ufpel.edu.br/danca/ .
Comemoração
O Dia Internacional da Dança ou Dia Mundial da Dança é comemorado no dia 29 de abril e foi instituído pelo CID (Comitê Internacional da Dança) da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) no ano de 1982. É uma data que está se popularizando cada vez mais, pois artistas e profissionais da área reconhecem da importância para dar maior visibilidade e refletir sobre o campo de conhecimento da dança.
É uma homenagem ao mestre francês Jean-Georges, Noverre, sua data de nascimento(1727-1810). Noverre ultrapassou os princípios gerais que norteavam a dança do seu tempo para enfrentar problemas relativos à execução da obra. Sua proposta foi de atribuir expressividade a dança por meio da pantomima, a simplificação na execução dos passos e a sutileza nos movimentos.
Noverre se destaca na história por ter escrito um conjunto de cartas sobre o balé de sua época, “Letters sur la Danse”. O Dia Internacional da Dança se constitui em mais uma estratégia de mobilização em torno do reconhecimento e consolidação do campo. Alguns dos objetivos desta comemoração é chamar a atenção do público geral, bem como buscar incentivar governos de todo o mundo para proporcionarem políticas públicas voltadas à dança.
No caso do ensino da Dança, ressalta-se que, com o crescimento da oferta de possibilidades formativas, o ensino de dança nas escolas brasileiras tem se tornado já se encaminha para uma realidade, na medida em que há um consenso entre os aspectos legais que o normatizam e uma demanda apresentada pelas escolas e profissionais da educação, que se dedicam a pensar, elaborar formas e criar estratégias de ingressar no cotidiano escolar.
Desde 1998, o volume 6 dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de Arte indica, como sugestão para as escolas, a inclusão das Artes Visuais, da Dança, da Música e do Teatro, como componentes artísticos a serem desenvolvidos na disciplina curricular dedicada ao Ensino de Arte.
Porém, a ideia torna-se obrigatória, apenas em 2016, com a sanção da Lei 13.278, superando a Lei 11.769, de 2008, que instituía o ensino obrigatório de Música na Educação Básica. Logo, a Lei de 2016 afirma a importância de todas as linguagens artísticas no desenvolvimento integral dos estudantes nos diferentes contextos escolares brasileiros. Acreditamos que a isonomia entre as linguagens artísticas no texto da Lei representa uma conquista da classe de professores de Arte, caldeada no debate sobre a valorização do seu ensino, que se torna urgente sempre que o direito à Arte, e mais especificamente à Dança, na Educação Básica é questionado.
EM COMEMORAÇÃO AO MÊS DA DANÇA – O curso de Dança-Licenciatura da UFPel, o Grupo de Pesquisa OMEGA-CNPq e o Projeto LADAIA promovem o 1º CICLO DE CINE-DANÇA
PROGRAMAÇÃO
24/04/2020 – 17H
Documentário “Dança, Crise, Calor e amor em Teresina – Discoreografia” – Mediação com Prof. Manoel Gildo
29/04/2020 – 17H
Documentário “O que é dança?” – Mediação com Profª. Eleonora Santos
06/05/2020 – 17H
Documentário “A invenção da infância” – Mediação com Profª. Josiane Franken
Programação acontecerá via webconferência
Inscrições de 20 a 23 de abril de 2020
Estão suspensas as atividades acadêmicas na UFPel até 30 de abril. A recomendação veio do Comitê UFPel Covid-19, em conformidade com o decreto do Governador do Estado do RS. Seguem valendo as orientações sobre serviços essenciais e atividades acadêmicas específicas já descritas pelo Comitê em seus boletins anteriores.
Calendário
Devido a suspensão das atividades acadêmicas, os prazos previstos no calendário acadêmico para o período serão revistos, tendo novas datas divulgadas ao final do período de suspensão. A CRA está atendendo pelo e-mail dra.secretaria@gmail.com. Os prazos para entrega de documentos na CRA previstos para o período também serão prorrogados.
Em face à pandemia de COVID 19 e todas as suas implicações nacionais e internacionais, PRORROGAMOS a data de envio de trabalhos até o dia 30 de abril
e postergamos as exposições na Fundação ECARTA, em Porto Alegre, e no MALG, em Pelotas,
que serão reagendadas, sendo as novas datas divulgadas, assim que possível, em nossa página
no Facebook e nos sites das instituições realizadoras – UFPel e Fundação Ecarta.
O Comitê UFPel Covid-19, em reunião nesta quinta-feira (26), aprovou a suspensão das atividades acadêmicas por mais 15 dias. A prorrogação inicia em 6 de abril e se estende até o dia 21 de abril de 2020. Seguem valendo as orientações sobre serviços essenciais e atividades acadêmicas específicas já descritas pelo comitê em seus boletins anteriores.
O Comitê tomou a decisão pautado nas justificativas prévias e com apoio da Equipe Científica de enfrentamento do COVID-19. As previsões, sustentadas principalmente na experiência da Coréia do Sul e da China (países em processo final de redução da epidemia), indicam que o aumento de casos no Brasil permanecerá por mais algumas semanas a contar de hoje, variando de acordo com as medidas preventivas de isolamento estabelecidas. A suspensão das atividades por mais 15 dias estará em permanente avaliação, considerando as diversas previsões que vêm sendo realizadas por diferentes equipes e pesquisadores no Brasil (como o caso do laboratório GDISPEN-UFPel), as quais corroboram a estimativa de aumento de casos no Brasil e no Rio Grande do Sul nas próximas semanas. Além disso, ontem, em Pelotas, o primeiro caso de COVID-19 foi confirmado.
As ações e estratégias da UFPel e do Comitê vêm sendo realizadas com base nas evidências científicas existentes. Ressaltamos que muitas dessas evidências são ainda incipientes já que, obviamente, os países vêm atuando dia-a-dia para combater a epidemia. Assim, considerando as melhores informações disponíveis, as estratégias da UFPel continuam sendo realizadas na tentativa de minimizar a disseminação das potenciais contaminações pelo Coronavírus.
Destacamos que esse período de isolamento social vem sendo essencial para o que o Comitê UFPel Covid-19 apoie os órgãos da Prefeitura Municipal de Pelotas, em atividades específicas ou compartilhadas, para organizarem os processos necessários para o melhor enfrentamento possível do potencial aumento do número de casos em nossa comunidade.
Se você ainda não teve a oportunidade de assistir o documentário “Nós, professoras de Dança”, agora é um bom momento para aproveitar o tempo “extra” e prestigiar o trabalho. Ele integra a pesquisa de doutorado da professora Josiane Franken Corrêa, do Curso de Dança – Licenciatura da UFPel, que ganhou menção honrosa no Prêmio Capes de Tese 2019. Defendida no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRGS com orientação da Professora Dra. Vera Bertoni dos Santos, a pesquisa conta com a colaboração de cinco professoras de dança atuantes em escolas públicas estaduais do RS, que relatam sua entrada e seu cotidiano docente no ambiente escolar, a partir de um concurso público inédito para professoras de Dança realizado no Estado, em 2013. Em meio a proximidades e distanciamentos, narram diferentes desafios enfrentados e estratégias criadas para o desenvolvimento da profissão. Além disso, é importante enfatizar que, apesar de ter sido desenvolvida na UFRGS, a investigação só foi possível pela organização de uma comunidade de prática a/r/tográfica, esta que foi essencial para a realização do documentário e, que contou com o apoio e o trabalho de colegas professores e acadêmicos do Centro de Artes da UFPel.
A Videodança é uma linguagem artística híbrida que imbrica as artes do vídeo e da dança em um amplo espectro de conformações, e que, em sintonia com as transformações socioculturais e tecnológicas, está em constante devir, expandindo-se e ressignificando-se em diferentes ambientes e plataformas. Seja enquanto uma parceria de coreógrafos, dançarinos e performers com cineastas, videoartistas e videomakers, ou enquanto trabalho individual de videodançarinos – que conjugam os saberes e fazeres de ambas as linguagens; a Videodança vem, pouco a pouco, definindo seu espaço no campo das artes nacional e internacional. E, no Brasil, vem ganhando visibilidade em festivais, como o Dança em Foco; Dança Brasil; MOVE de Videodança; Mostra Visual Dança em Pauta; Festival de Dança do Recife; Festival Internacional Novadança; e o Dançando para câmera. No entanto, sua inserção ainda é incipiente na região sul do Brasil. Em resposta a essa lacuna regional, o PPG Mestrado em Artes Visuais e o Curso de Dança da UFPel em parceria com a Fundação Ecarta promovem O 1º Festival Internacional de Videodança do Rio Grande do Sul– FIVRS.
O FIVRS acontecerá a partir de uma convocatória internacional a artistas que submeterão suas produções à avaliação de um comitê internacional de especialista da área, formado por Ximena Monroy Rocha, diretora e curadora do festival Agite y Sirva – Festival Itinerante de Videodanza, do México; Dixon Quitian, diretor artístico do Festival VideoMovimiento – CineDanza, da Colômbia; e Ladys Gonzales, diretora do Corporalidad expandida, Argentina, e Paulo Caudas, diretor artístico e curador do Dança em Foco, Brasil.
A abertura da mostra do 1o Festival Internacional de VideoDança do RS – FIVRS – acontecerá no dia 29 de abril, que não apenas é o Dia Internacional da Dança, mas é, também, a data de aniversário da Fundação Ecarta, que comemora seus 15 anos de atividades. Após o período de exibição em Porto Alegre a mostra do festival visitará outras cidades e instituições no Brasil e no exterior.
1º Festival Internacional de Videodança do RS – FIVRS
29 de abril a 17 de maio de 2020 – Fundação ECARTA – Porto Alegre
18 a 31 de maio – MALG – Universidade Federal de Pelotas – Pelotas
Este edital tem por objetivo selecionar produções audiovisuais de videodança – no amplo espectro de sua acepção – para integrarem o I Festival Internacional de Videodança do RS – FIVRS, evento realizado pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado em Artes Visuais (PPGAVI) da UFPel e pela Fundação Ecarta. A avaliação e seleção dos trabalhos serão realizadas por uma comissão internacional. A mostra do festival será itinerante, sendo suas exibições gratuitas e abertas ao público. As produções selecionadas serão exibidas por meio de projeção, conforme perspectiva curatorial em consonância com os espaços expositivos.
PARTICIPAÇÃO
Artistas maiores de 18 anos, de qualquer nacionalidade;
Cada participante poderá inscrever apenas um trabalho;
Trabalhos em grupo deverão ser inscritos por um único responsável;
Não serão aceitos trabalhos anteriores ao ano de 2018;
O participante concorda que seu trabalho passe a integrar a videoteca do FIVRS, podendo ser exibido com fins culturais, artísticos e educativos, e sem fins lucrativos;
O participante concorda que seu trabalho seja utilizado para fins de divulgação do evento em plataformas digitais;
O participante concorda que seu trabalho seja exibido em mostras itinerantes no Brasil e no exterior;
O autor é responsável pelo conteúdo, bem como pelos direitos referentes à trilha sonora e às imagens dos trabalhos inscritos.
CARACTERÍSTICAS DO TRABALHO
Temática livre;
Curta duração – 1 (um) a 10 (dez) minutos, incluídos os créditos;
Os trabalhos podem ser apresentados em quaisquer uma das extensões padrão utilizadas atualmente (AVI, MOV, WMV, MP4, etc), compressão H264 ou H265, taxa mínima de bitrate de 5MB, e resolução mínima de 720p (HD) – sugerimos 1280x720p.
SELEÇÃO
A seleção dos trabalhos será realizada pela comissão avaliadora:
Ximena Monroy Rocha (Agite y Sirva – Festival Itinerante de Videodanza, México)
O festival se reserva o direito de não aceitar trabalhos que sejam lesivos aos Direitos Humanos;
A lista com os trabalhos selecionados será divulgada no dia 20 de abril de 2020, na página institucional da ECARTA e do PPGAVI, e na página oficial do FIVRS no Facebook – https://www.facebook.com/1o.FIVRS/
Diretoras
Rosângela Fachel – UFPel
Carmem Anita Hoffman – UFPel
Comissão organizadora
Rosângela Fachel – UFPel
Carmem Anita Hoffman – UFPel
Luana Arrieche Echevengua – UFPel
Ana Carolina Tavares – UFPel
Alice Monsell – UFPel
Marcos Júlio Fuhr – Fundação ECARTA
André Venzon – Fundação ECARTA
Valéria Ochôa – Fundação ECARTA
Realização
Mestrado em Artes Visuais (PPGAVI) e Curso de Dança – Centro de Artes, UFPel
Fundação ECARTA
Apoiadores
Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo – MALG
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