Danças negras e as políticas do cuidado

CONVITE – O Núcleo Ofò[1] do Projeto Unificado Laboratório de Decolonialidade em Ações e Investigações Artísticas – LADAIA, do Centro de Artes da UFPEL, convida a comunidade a participar da live DANÇAS NEGRAS E AS POLÍTICAS DO CUIDADO, que acontecerá dia 01 de abril de 2021 ás 20h, transmitido pelo instagram @ladaia.ufpel

O projeto convida Mestra Iara Deodoro (Maria Iara Santos Deodoro), educadora, produtora cultural, assistente social e artista-fundadora do Grupo Afro-Sul de Música e Dança da cidade de Porto Alegre-RS, para compartilhar suas percepções sobre o ensino e criação em Danças Negras e as Políticas do Cuidado encarnadas na metodologia das práticas artístico-pedagógicas do Grupo Afro-Sul. Mestra Iara é uma das pioneiras na criação em Danças Negras no contexto cênico do Rio Grande do Sul e conta com vasta experiência enquanto educadora da Dança.

A Live é uma ação pedagógica do Projeto Unificado LADAIA-UFPEL em parceria com o Curso de Dança-Licenciatura da UFPEL, o Curso de Dança-Bacharelado da UFSM, o Grupo de Estudo OMEGA (CNPq/UFPEL) e o Instituto Sociocultural Afro-Sul.

Para maiores informações acesse: https://linktr.ee/ladaia.ufpel

A imagem utilizada no cartaz é uma cena do espetáculo “O feminino sagrado: um olhar descendente da mitologia africana” do Grupo Afro-Sul de Música e Dança, dirigido por Mestra Iara. Foto de Douglas Freitas. Arte do estudante-artista Jéferson Luís.

[1] Segundo a cosmogonia iorubá difundida no Brasil, o termo Ofò significa Encantamento.

Publicado em 26/03/2021, na categoria Sem categoria.