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  • Museu da Cultura Hip Hop RS recebe Professora do curso de Dança UFPEL

    O Museu da Cultura Hip Hop RS tem a honra de apresentar o projeto “Cypher de Livros” com a incrível b.Girl Cris Eclipse! 🌟

    @cris.sambabgirls é uma referência em danças urbanas, idealizadora da companhia de dança Eclipse e da crew SAMBA B.Girls, trará sua experiência e conhecimento para compartilhar com todos nós. Cris é Mestre e Doutora em Artes da Cena pela Unicamp e docente na UFPel.

    🗓️ Data: 23/06, Domingo
    🕒 Horário: 14h
    📍 Local: Biblioteca DiVilas, Museu da Cultura Hip Hop RS (Rua Parque dos Nativos, 545, Vila Ipiranga, POA)

    Ela apresentará uma Cypher dos seus 3 livros:

    📖 Dança de Rua (2011) – Arte, cultura e a história do Hip Hop.
    📖 Eclipse (2021) – Imagens históricas e a trajetória da Companhia Eclipse.
    📖 Laboratório Hip Hop: Arte, Educação e Batalha – Um mergulho no universo da Dança de Rua com convidados especiais.

    Não perca essa oportunidade única de se inspirar e aprender com uma das maiores artistas das danças urbanas! Entrada gratuita + 1kg de alimento para ajudar as famílias atingidas pelas enchentes no RS. 💖

    Adquira seu ingresso gratuito no Sympla (link na bio🔗)

    Venha fazer parte desse evento incrível!

    O Museu da Cultura Hip Hop RS conta com o financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura, patrocínio master da @petrobras e realização do Ministério da Cultura (@minc) – Governo Federal – União e Reconstrução.

    https://www.instagram.com/p/C8U6nLguTus/?img_index=1

  • FIVRS 2024 – Festival Internacional de Videodança do RS – INSCRIÇÕES PRORROGADAS

    FIVRS 2024 – Festival Internacional de Videodança do RS – realizado pelo PPGArtes e pelo Curso de Dança da UFPel, Pelotas, em parceria com a Galeria ECARTA, de Porto Alegre – está com inscrições prorrogadas até 21 de junho. Nesta edição são aceitos trabalhos em temática livre de até 10 minutos de duração, que tenham sido finalizados a partir de 2022 (inclusive). Para mais informações, consultar o edital anexo.
    As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do link: https://forms.gle/t1gj3BF25gUUAJW79

    + MAIS INFORMAÇÕES CLIQUE AQUI => FIVRS 2024_ Convocatoria 5 Festival Internacional de Videodança do RS.docx

  • Grade de ofertas do Curso 2024-1

    Os cursos de Dança e Teatro estão fazendo parcerias para criar ofertas compartilhadas. Estamos experimentando e, neste semestre, estamos nos moldando à plataforma e suas funcionalidades.

    Discentes da dança poderão cursar disciplinas do Teatro como Optativas.

    No semestre 2024-1, poderão se matricular da seguinte forma, nas disciplinas listadas abaixo:

    VAGAS PARA A DANÇA:

    • Iluminação cênica – sexta de tarde

    VAGAS NO BANCO UNIVERSAL:

    • Dramaturgia em debate II – segunda de noite
    • Commedia dell’Arte – quarta de noite
    • Práticas Performativas e relações étnico-raciais – T1 (quarta de manhã) e T2 (quarta de noite)
    • Práticas de Atuação V – quinta de tarde

    ALUNOS DA DANÇA PODEM FAZER MATRÍCULA NO PERÍODO DE MATRÍCULA ESPECIAL:

    • Expressão Vocal I – quarta pela manhã

     

    Link pdf:
    GRADE Ofertas Curso de Danca – 2024-1 – site

     

  • Curso de Dança – 15 anos no Sofá na Rua

    Para discentes e egressos

    Inscrições para participar da seleção de trabalhos artísticos para apresentação na comemoração de 15 anos do Curso de Dança-Licenciatura no Sofá na Rua no dia 3 de dezembro de 2023 das 15h30min às 17h.

    Atenção: Prazo de inscrições aberto somente até 27 de novembro.

    LINK DE INSCRIÇÃO: https://forms.gle/Wy2DkQ3H4KTt9U1i9

     

  • Orientação de matrícula 2023/2

    Os docentes do Curso de Dança – Licenciatura estarão fazendo orientação de matrícula para o próximo semestre, 2023/2, nos horários abaixo citados:

    Quarta (dia 27/09): das 9h às 12h e das 13h30 às 18h
    Quinta (dia 28/09): das 13h30min às 17h

    Local: sala 312, bloco 1, Centro de Artes

    É de extrema importância que os alunos compareçam em algum dos horários e tirem todas as suas dúvidas, já fazendo a previsão de quais disciplinas serão solicitadas, uma vez que o curso passou por reforma curricular e algumas disciplinas mudaram de nome e de semestre, sendo necessárias várias adequações.

  • FIVRS 2023 anuncia videodanças selecionadas

    Chegando a sua quarta, o Festival Internacional de Videodança do RS – FIVRS anuncia a seleção de 49 videodanças, oriundos de 19 países: África do Sul, Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Escócia, Espanha, Estados Unidos, França, Indonésia, Itália, México, Nigéria, Peru, Polônia, Portugal, Uruguai, Venezuela; e de 8 estados do Brasil: Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul.

    A comissão avaliadora do FIVRS 2023 foi composta por: Ana Sedeño Valdellós (Espanha), Constanza Cordovez (Chile), Gustav Courbet (Brasil), Leo Roat (Brasil), Mabel Cristina Filimón (Argentina) e  Manoel Timbaí (Brasil).

    Videodanças selecionadas

    Acción Artística Butoh (2023, 06’16”), de Osvaldo Cibils + IA. Uruguai/Barcelona, Espanha.

    Areinwe (2023, 03’20”), de Selene Baptista e Sebastián García. Venezuela.

    Asas (2022, 02’19”), de Diego Mac. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

    Being Elsewhere (2021, 02’31”), de Holger Mohaupt. North Berwick, East Lothian, Escócia.

    Bëwák (2023, 03:53″), de Hellen Hernández Sánchez e Fabio Cecilio Pérez Solís. Costa Rica.

    Blessings (2021, 05’02”), de Tanniqua-Kay Buchanan. Chicago, Illinois,  Estados Unidos.

    Bolha (2021, 09’58”), de Movidos Dança. Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

    Childhood/Adulthood (2022, 06’29”), de Jagoda Turlik e Julia Domagalska, Szymon Pacholec, Piotr Werewka. Varsóvia, Polônia.

    CINESIA (2022, 02′), de Eduarda Barcelos. Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.

    Compulsório (2022, 04’25”), de Aline Salmin e Bruna Brunu. Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

    Corpoesia (2023, 02’09”), de Samara Rocha Santos e Ademir Junior. Espírito Santo, Brasil.

    Corpos/Cidade (2021, 10′), de Kanauã Nharu. Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil.

    C R I S O L (2021, 07’04”), de Camila Magalí Pereyra. Ushuaia, Tierra del Fuego, Argentina.

    Dança do quase silêncio ou Uma afro-gaúcha em dançovivências (2022, 09’43”), de Liana da Silva Cunha e Jaqueline Santana. Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

    Descent into Death (2021, 10″), de Smangaliso Ngwenya e Phumlani Mndebele. Joanesburgo, África do Sul.

    Despertar (2023, 04’23”), de Aldo Venegas. Acapulco, México.

    El tiempo cambia – Disciplina (2022, 04’02”), de Yanoski Suarez Rodriguez e Paseal Perron. Santiago de Cuba, Cuba.

    El túnel (2022, 06’06”), de Rafaela Molina. Montevidéu, Uruguai.

    Entre orixás (2022, 08 30″), de Dinah Schonhaut. Buenos Aires, Argentina.

    Espaldas Dobladas (2021, 05’15”) de Hernán David López. Buenos Aires, Argentina.

    Hacer Memoria Cuerpo, Capítulo 1 (2021, 10″), de Micaela Rivetti, Nicolás Martinez Cremonese e Maximiliano Bottoli. Buenos Aires, Argentina.

    I and I: conversations with 3rd self (2023, 02’29”), de Boitumelo Motau e Wesley Hlongwane. Joanesburgo, África do Sul.

    imorredouro (2022, 03’35”), de Davidson José Martins Xavier e Bernardo Morais. Aparecida de Goiânia, Goiás, Brasil.

    La Nada se Traga Una cosa Tras Otra (2022, 06’03”), de Daro Ceballos e Gabriela Bondone. Villa Maria, Córdoba, Argentina.

    Las paredes hablan (2021, 06’37”), de Edgar Laiseca Rodríguez. Bogotá, Colômbia.

    Latitude-zero (2022-2023, 06’40”) de Ygor Gohan de Paiva Faria. Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

    Los siete umbrales (2023, 01’30”), de Blas Payri. Valência, Espanha.

    Marie. Eduardo. Sophie (2022, 03′), de Thomas Corriveau. Bromont, Quebec, Canadá.

    Muros (2022, 10″), de Dani Cobarrubias e Carmen Porras. Granada, Espanha.

    My non-relative fullness (2023, 04’38”) Uladzimir Slizhyk. Varsóvia, Polônia.

    Novos velhos corpos 50 + (2023, 07’53”), de Suzane Weber da Silva e Alex Sernambi. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

    Nuestra Sombra (2022, 06’18”), de María Fernanda Contreras. Toluca, Estado de México, México.

    O (re)nascer do meu existir (2022, 06′), de Patricia Chavarelli Vilela da Silva. Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

    Pé 45 sem Par – manipulação I e II (2021, 04′), Cia. Excessos Studio – Tales Frey e Hilda de Paulo. Brasil/Porto, Portugal.

    Piano-Soleil (2023, 07’30”), de Caio Amon e Camila Vergara. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

    POIS QUE IA: sob a memória (2022, 07′), de Gabriela Mercadante Ferrari. Salvador, Bahia, Brasil.

    Red (2023, 05″), coletivo DEHORS/AUDELA – Salvatore Insana e Elisa Turco Liveri. Roma, Itália.

    Remanencia (2022, 06′), de Esteban Richmond Umaña, com participação de Verônica Monestel. Costa Rica.

    Revoada (2022, 03’14”), de Claudia Tayanne Gomes Marreiros. São Luís, Maranhão, Brasil.

    Silêncios (2023,10″), de César Ulloa Cuéllar. Lima, Perú.

    Similitude (2021, 06’33”), de Rafael Tursi e Danilo Borges. Brasília, Distrito Federal, Brasil.

    Tempore Neon (2022, 07′), de Arthur Antunes e Thairini Moreno. Vitória da Conquista, Bahia, Brasil.

    Three Anomi (2021, 04’31”), de Shohifur Ridho’i. Yogyakarta, Indonésia.

    Uholdeak (2022, 05’10”). de Olatz Larunbe e Bárbara Fernández. Pamplona, Navarra, Espanha.

    Vamos fazer de conta… (2022, 09’08”), de Bernardo Gasparini, Elton de Souza e Sara Marchezini. Minas Gerais, Brasil.

    Vênus (2021, 08’05”), de Patricia Nardelli Pinto Santana e Emily da Silva. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

    What’s Bred in the Blood and Bone (2021, 05’09”), de Robin M Gee. Greensboro, Carolina do Norte,  Estados Unidos.

    Yin Yang (2022, 07’50”), de Femi Adebajo e Companhia o Futuro da Dança. Lagos, Nigéria.

    飛天 – Fei Tian  (2023, 04′), de Selena Regad. Paris, França.

    ORGANIZAÇÃO
    Diretoras
    Carmen Anita Hoffmann – UFPel
    Rosângela Fachel – UFPel

    Comissão organizadora 
    Carmen Anita Hoffmann – UFPel
    Rosângela Fachel – UFPel
    Mônica Fagundes Dantas – UFRGS
    Ana Sedeño-Valdellós – Universidad de Málaga, Espanha
    Carlise Scalamato – UFSM
    Rebeca Recuero – UFPel
    Hamilton Bittencourt – UFPel
    Taiany Glória – Curso de Dança, UFPel
    Luana Echevengua Arrieche – IFSul
    Larissa Schip – UFPel
    Marcos Júlio Fuhr – Fundação ECARTA
    André Venzon – Fundação ECARTA
    Valéria Ochôa – Fundação ECARTA
    Stela Pastore – Fundação ECARTA
    Elisabete Crucillo – Fundação ECARTA

    Realização:

    Apoio:

  • Festival Internacional de Videodança do RS – FIVRS 2023 anuncia Comissão Avaliadora

    Assim como nos anos anteriores, a quarta edição do Festival Internacional de Videodança do RS – FIVRS contará também com uma Comissão Avaliadora convidada internacional, que terá a responsabilidade de indicar as videodanças a serem selecionadas para a mostra deste ano, que tem como integrantes.

    Ana Sedeño Valdellós (Espanha)

    Criadora e diretora audiovisual com doutorado em Comunicação Audiovisual e Professora do Departamento de Comunicação e Publicidade Audiovisual da Universidade de Málaga (Espanha). Suas linhas de pesquisa incluem as relações entre música, meios audiovisuais e as práticas audiovisuais na cena contemporânea sob uma perspectiva histórica e/ou educativa, com ênfase em produções artísticas, como videojockey, mapping e videodança. É autora dos livros Lenguaje del videoclip (2002), La música contemporánea en el cine (2005),  Historia del videoarte en España (2011) e Análisis del cine Contemporáneo: Estrategias estéticas, narrativas y de puesta en escena (2013).

    Creadora y realizadora audiovisual, doctora en Comunicación Audiovisual y Profesora del Departamento de Comunicación Audiovisual y Publicidad de la Universidad de Málaga (España). Sus líneas de investigación incluyen la relación entre la música, los medios audiovisuales y las prácticas audiovisuales en la escena contemporánea desde una perspectiva histórica y/o educativa, con énfasis en producciones artísticas como el videojockey, el mapping y la videodanza. Es autora de los libros Lenguaje del videoclip (2002), La Música contemporánea en el cine (2005), Historia del videoarte en España (2011) y Análisis del cine Contemporáneo: Estrategias estéticas, narrativas y de puesta en escena (2013) .

    Constanza Cordovez (Chile)

    Jornalista, Comunicadora Social e Bacharel em Estética com ênfase em Cinema pela Pontifícia Universidade Católica do Chile. Mestra em Educação Emocional pela Universidade Mayor, Chile. Vem se dedicando profissionalmente à comunicação e gestão cultural de projetos, bem como à pesquisa, curadoria e ensino. Curadora e produtora executiva da Plataforma Danzatv.cl – e membra ativa da Red Iberoamericana de Videodanza. Trabalhou com várias equipas, assessorando e coordenando projetos e redes culturais tanto no âmbito público como privado a nível nacional e ibero-americano.

    Periodista, Comunicadora Social y Licenciada Estética especialidad Cine de la Pontificia Universidad Católica de Chile. Magíster en Educación Emocional Universidad Mayor. Me he dedicado profesionalmente a la comunicación y gestión cultural de proyectos, así como a la investigación, curaduría y docencia. Curadora  y productora ejecutiva de Plataforma Danzatv.cl y miembro activa de la Red Iberoamericana de Videodanza. Ha trabajado con diversos equipos, asesorando y coordinando proyectos y redes culturales tanto en el área pública como privada a nivel nacional e Iberoamericana.

     

    Gustav Courbet (Brasil)

    Travesti preta, Multiartista, coreógrafa, educadora, performer e preparadora corporal. Fez parte de Companhias de dança e de teatro em São Paulo e, atualmente, desenvolve o projeto independente “Corpo Presente”. Foi educadora em diversas ONGs e Centros de Acolhimento para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social nas periferias de São Paulo, utilizando das linguagens artísticas para promover a reflexão sobre questões de gênero, identidade e pluralidades de corpos. Em 2023, assumiu o cargo de Coordenadora Artístico Pedagógica no Programa PIÁ de Iniciação Artística da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

    Travesti preta, multiartista, coreógrafa, educadora, performer y entrenadora corporal. Formó parte de compañías de danza y de teatro en São Paulo y, actualmente, desarrolla el proyecto independiente “Corpo Presente”. Fue educadora en varias ONG y Centros de Acogida para niños y adolescentes en situación de vulnerabilidad social en la periferia de São Paulo, utilizando lenguajes artísticos para promover la reflexión sobre cuestiones de género, identidad y pluralidad de cuerpos. En 2023, asumió el cargo de Coordinadora Artística Pedagógica en el Programa PIÁ de Iniciación Artística de la Secretaría Municipal de Cultura de São Paulo.

    Leo Roat (Brasil)

    Artista na interação de linguagens, rupturas e similaridades entre artes cênicas, audiovisual e novas tecnologias. Doutor e Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) com pesquisa sobre arte e tecnologia, com focos de investigação nas relações entre estes dois campos, onde as práticas de com-posição poético-estéticas cênicas contemporâneas criam proposições distintas do fazer cênico tradicional. É bacharel em direção e interpretação Teatral em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Vem atuando principalmente nos seguintes temas: teatro, audiovisual, cinema, direção de atores, novas mídias e produção cultural.

    Artista en la interacción de lenguajes, rupturas y similitudes entre artes escénicas, audiovisuales y nuevas tecnologías. Doctor en Ciencias del Lenguaje por la Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) con investigaciones en arte y tecnología, con investigaciones enfocadas en las relaciones entre estos dos campos, donde las prácticas de composición poético-estética escénica contemporánea crean propuestas que se diferencian de la escenografía tradicional. Licenciado en Dirección e Interpretación Teatral en Artes Escénicas por la Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Ha trabajado principalmente en los siguientes temas: teatro, audiovisual, cine, dirección de actores, nuevos medios y producción cultural.

     

    Mabel Cristina Filimón (Argentina)

    Trabalhadora social indígena, cineasta indígena pertencente a Piaxala’Cine. Docente bilíngue e intelectual, tradutora e intérprete QOM. Trabalha no Ministério das Mulheres, Gêneros e Diversidade da Argentina.

    Trabajadora social indígena, cineasta indígena perteneciente a Piaxala’Cine. Docente bilingüe e intelectual, traductora e intérprete QOM. Trabaja en el Ministerio de la Mujer, Género y Diversidad de Argentina.

     

    Manoel Timbaí (Brasil)

    Artista/Capoeira, pesquisador e docente. Doutorando em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia – UFBa, Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Docente do curso de Dança-Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas – UFPel. Cofundador do Coletivo Negressencia.

    Artista/Capoeira, investigador y docente. Estudiante de Doctorado en Artes Escénicas de la Universidad Federal de Bahia -UFBa, Magíster en Artes Escénicas de la Universidad Federal del Río Grande del Sul – UFRGS. Docente del curso de Danza-Licenciatura de la Universidad Federal de Pelotas – UFPel. Co-fundadora del colectivo Negressencia.

     

    ORGANIZAÇÃO

    Diretoras

    Carmen Anita Hoffmann – UFPel

    Rosângela Fachel – UFPel

     

    Comissão organizadora

    Carmen Anita Hoffmann – UFPel

    Rosângela Fachel – UFPel

    Mônica Fagundes Dantas – UFRGS

    Ana Sedeño-Valdellós – Universidad de Málaga, Espanha

    Carlise Scalamato – UFSM

    Rebeca Recuero – UFPel

    Hamilton Bittencourt – UFPel

    Luana Echevengua Arrieche – IFSul

    Larissa Schip – UFPel

    Marcos Júlio Fuhr – Fundação ECARTA

    André Venzon – Fundação ECARTA

    Valéria Ochôa – Fundação ECARTA

    Stela Pastore – Fundação ECARTA

    Elisabete Crucillo – Fundação ECARTA

     

    REALIZAÇÃO

    Programa de Pós-graduação Mestrado em Artes – PPGArtes, e Curso de Dança da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, Pelotas, RS

    Fundação ECARTA, Porto Alegre, RS

     

    APOIO

    Curso de Dança Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Santa Maria, RS

    Curso de Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre, RS

    Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo – MALG, Pelotas, RS

    Red Iberoamericana de Videodanza – RedIV

    Red Iberoamericana de Investigación en Narrativas Audiovisuales – Red INAV

    LEPPAIS. Laboratório de Ensino, Pesquisa e Produção em Antropologia da Imagem e do Som – UFPel, Pelotas, RS

    OfCine – Campus Rio Grande, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS, Rio Grande, RS

    Proyecto Corporalidad Expandida, Argentina

    Danzatv.cl, Chile

    IMARP – Mostra Internacional de Dança – Imagens em Movimento – Vídeo Dança, Ribeirão Preto, SP

    Dança em Foco, Rio de Janeiro, RJ