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    Notícias
  • UFPel promove oficina de expressão cênica para a Invernada Juvenil da União Gaúcha João Simões Lopes Neto

    Na noite de terça-feira, 4 de novembro de 2025, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) realizou mais uma ação de integração com a comunidade local. Os professores Thiago Amorim e Andrisa Zanella, acompanhados da monitora voluntária Anita Manzke, ministraram uma oficina especial aos peões e prendas da Invernada Juvenil da União Gaúcha João Simões Lopes Neto (UG).

    A atividade, promovida pelo Núcleo de Folclore e Culturas Populares da UFPel (NUFOLK) em parceria com o Projeto Artes Cênicas e Primeira Infância (PAPIN), teve como objetivo desenvolver nos jovens habilidades de interpretação cênica, expressão corporal e liberdade criativa, fundamentais para o desempenho artístico dos grupos tradicionalistas.

    Uma noite de vivência, criação e confiança

    A oficina foi estruturada em dinâmicas práticas que estimularam a desinibição, a consciência corporal e o trabalho em grupo. Em um primeiro momento, os jovens foram convidados a participar de exercícios de experimentação lúdica e corporal, fundamentais para o controle da expressão e interpretação no palco. Em seguida, foram propostos dinâmicas voltadas à improvisação, experimentação gestual e quebra de padrões rígidos que, muitas vezes, limitam a performance artística dos dançarinos.

    Segundo os ministrantes, o foco principal foi oferecer um espaço seguro para que os participantes pudessem testar novas possibilidades de movimento, reconhecer o próprio corpo como instrumento expressivo e fortalecer a confiança necessária para a atuação diante do público.

    “Nos palcos, não basta dominar a técnica das danças tradicionais — é preciso expressar emoção, presença e harmonia artística. E isso nasce da liberdade corporal e da confiança em si mesmo”, destacou o professor Thiago Amorim durante a atividade.

    A professora Andrisa Zanella reforçou que práticas como essa permitem ampliar o repertório cultural e sensível dos jovens: “O teatro e a dança se encontram naquilo que é humano: expressar, comunicar e tocar o outro. É isso que buscamos estimular com esta oficina”.

    Extensão universitária como compromisso social

    A ação integra um conjunto de iniciativas da UFPel voltadas à curricularização da extensão, aproximando a universidade das comunidades e fortalecendo o compromisso social da instituição. Em nível nacional, pesquisadores têm reforçado o papel estratégico da extensão para a formação integral dos estudantes.

    Como afirma o educador e filósofo contemporâneo Boaventura de Sousa Santos, referência na área de educação e cidadania: “A universidade só cumpre sua função pública quando dialoga com aqueles que produzem conhecimento fora dos seus muros. Extensão é troca, e toda troca transforma.”

    É nessa perspectiva que a oficina se insere: promover uma troca genuína entre a universidade e um dos mais tradicionais grupos da cultura sul-rio-grandense, valorizando práticas artísticas, identitárias e comunitárias.

    Cultura, juventude e pertencimento

    Para a União Gaúcha João Simões Lopes Neto, a noite foi de aprendizado e fortalecimento da identidade cultural. A proposta dialoga diretamente com o trabalho desenvolvido pelas invernadas artísticas, que buscam preparar jovens para apresentações, competições e eventos culturais de grande relevância no estado.

    A monitora voluntária Anita Manzke ressaltou a importância da iniciativa:
    “Essa vivência amplia horizontes e qualifica nossa atuação enquanto estudantes de licenciatura. Muitos desses jovens que participaram da oficina já dominam movimentos das danças tradicionais e atividades como esta ampliam sua confiança na própria expressividade. A oficina abriu portas para isso.”

    A seguir, algumas imagens registradas no encontro:

  • Destaques da Dança na 11º SIIEPE (Semana Integrada UFPel 2025)

    ✨ Parabéns aos acadêmicos e orientadores do Curso de Dança – Licenciatura da UFPel, que se destacaram na 11º SIIEPE (Semana Integrada UFPel 2025)!

    Celebramos a dedicação, a sensibilidade e o compromisso com a pesquisa, a extensão e o ensino da dança, refletidos em trabalhos que unem arte, educação e diversidade. ✨

    XI CONGRESSO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO

    Acadêmico: Anderson Roberto Cruz da Silveira
    Orientadora: Profa. Dra. Alexandra Dias
    Trabalho: Conceitos e Culturas abordadas no TCC de uma Drag Queen Negra do Curso de Licenciatura em Dança – UFPel

    Acadêmica: Rafaella de Cantes Degani
    Orientador: Prof. Dr. Marco Aurélio da Cruz Souza
    Trabalho: É Preciso Muito Tempo Para Ensinar Bem?: Reflexões em relação à otimização da aprendizagem em dança na educação infantil

    Acadêmica: Eduarda Castanheira Madeira
    Orientador: Prof. Dr. Marco Aurélio da Cruz Souza
    Trabalho: Dança e Didática: A Construção de uma Metodologia Flexível e Sensível às Diferenças

    Acadêmica: Isadora Marten Brião
    Orientadoras: Profa. Dra. Eleonora Campos da Motta Santos, Profa. Dra. Flávia Marchi Nascimento e Profa. Dra. Taís Prestes
    Trabalho: Processos de Repetição em Dança e Poesia: Estratégias Pedagógicas para Dança na Escola

    XI CONGRESSO DE EXTENSÃO E CULTURA

    Acadêmico: Nathanael Peres Martins
    Orientadores: Prof. Dr. Thiago Silva de Amorim Jesus e Prof. Dr. Marco Aurélio da Cruz Souza
    Trabalho: Samba de Salão e Danças Gaúchas de Salão: um estudo sobre a prática pedagógica em contextos de extensão universitária

    Que esses trabalhos sigam inspirando novas formas de pensar, ensinar e viver a dança!

  • Somos nota MÁXIMA no MEC

     

    O curso de DANÇA Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) passou por avaliação local, de 14 a 19 de setembro, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), instituição pública vinculada ao Ministério da Educação (MEC). A etapa, parte do processo de renovação e reconhecimento, resultou na atribuição da nota máxima: “cinco”.

    O conceito da avaliação “in loco” (expressão latina que se refere a “no lugar”) é um dos elementos utilizados pelo MEC, via Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), para autorizar “o reconhecimento” e “a renovação de reconhecimento” de um curso. A comissão do Inep leva em conta a organização didático-pedagógica, corpo docente, infraestrutura, os requisitos legais e os referenciais normativos de qualidade.

  • Espetáculo cênico “Teresinhas” do Centro Meme (POA), dias 27 e 28 de setembro em Pelotas!

    Apresentações e workshop com entrada franca.

    Imperdível!

    RELEASE – WORKSHOP “O CORPO QUE FALA”
    Com Paulo Guimarães | 2h de duração | das 10h às 12h
    Em cada cidade onde o espetáculo Gira Teresinhas aporta, o público é convidado a ir além da plateia: a se mover, a sentir e a expressar. Como parte das atividades de intercâmbio da circulação do projeto, será realizado o workshop gratuito “O Corpo que Fala”, com Paulo Guimarães, artista e pesquisador da linguagem do gesto e da expressão.
    Com duração de duas horas, das 10h às 12h, o workshop propõe uma imersão prática e sensível voltada ao resgate da identidade corporal e à descoberta de uma linguagem expressiva própria, a partir da memória, do gesto e do movimento autêntico.
    Aberta a participantes de todas as idades e formações, a oficina é um convite para escutar o corpo — seus silêncios, suas urgências e suas histórias. Um espaço de escuta e expressão onde corpo e memória se entrelaçam, dançam e se transformam.
    “Nosso corpo guarda histórias que nem sempre cabem em palavras. Quando o gesto emerge, algo profundo é revelado.”
     — Paulo Guimarães
    A atividade integra as ações de intercâmbio artístico e formação de plateia do projeto Gira Teresinhas – 20 anos de história, ampliando os encontros entre arte e comunidade por meio da presença e da escuta do corpo.
    Informações práticas:
    Workshop: O Corpo que Fala
    Ministrante: Paulo Guimarães
    Duração: 2h (das 10h às 12h)
    Público-alvo: aberto a todas as pessoas interessadas, com ou sem experiência prévia em artes corporais
    Gratuito

  • Egressos da Dança Licenciatura UFPel

    Você se formou em Dança entre 2013 e 2023 na UFBA, IFG, UFG, UFU, UFPEL ou UNICAMP? Então sua participação é essencial para a pesquisa internacional “As condições do trabalho na dança em países ibero-americanos”, realizada pelo OIAPODAN – Observatório Ibero-Americano de Políticas para a Dança.
    Queremos entender como tem sido sua inserção no mundo do trabalho após a graduação e construir, com base nisso, um panorama real das trajetórias profissionais na dança no Brasil.
    📝 Participe respondendo ao formulário no neste link.
    📅 O questionário estará disponível até 15/09/2025.
    Sua participação fortalece a dança como área de conhecimento, trabalho e política pública! 💪✨
    Dúvidas? Escreva para: oiapodan@ufba.br

    https://oiapodan.ufba.br/index.php/pt/

  • CONFERÊNCIA DANÇADA: ENVELHECIMENTO EM DANÇA. Um espaço de troca de saberes internacionais.

    Palestra com Sonia York-Pryce. PhD in Visual of Arts, Griffith University (Austrália). Participação prática da Cia. Turno 2 e Gerson Leme (música experimental).

    Tradução: Alexandra Dias, Marco Aurélio Souza e Ricardo Gregianin.

    Sonia estudou balé clássico na Elmhurst Ballet School e na Royal Ballet School, dança contemporânea na London School of Contemporary Dance e no Laban Centre, em Londres, Reino Unido. Participou de residências artísticas na Red Gate Gallery, em Pequim (China), fotografando a Beijing LDTX Contemporary Dance Company em 2013 e 2016. e uma residência interdisciplinar com Hospitalfield House, em Arbroath (Escócia) em 2017. Também fotografou a Images Ballet Company do London Studio Centre em 2016 e 2019. Artista multidisciplinar, dançarina, fotógrafa, cineasta e pesquisadora da dança. Questiona os padrões da juventude na arte e valoriza a potência de corpos maduros em movimento. Em seu doutorado, investigou o papel de dançarinos que vão além das expectativas da indústria em relação à idade aceitável, analisando sua contribuição aos diálogos atuais sobre o etarismo na cultura da dança ocidental.

    Dia 5/8 às 14 horas, na sala Biasoli – prédio 3 do Centro de Artes.

    Ação realizada pelo projeto Turno2: pesquisa e criação artística, sob coordenação da professora Daniela Castro.

    Aberto a todos interessados.

    Inscrições pelo formulário:

    https://docs.google.com/forms/d/1ujPU3SzZnyHIK_OEA_ju22ZlLqcV_VnCp96tYobyEv0/edit

  • Curso de Dança participa do 8º Congresso da ANDA (Associação Nacional de Pesquisadores em Dança)

    Docentes, discentes e egressos do curso de Dança Licenciatura juntamente com e pós-graduanda(o)s da UFPel participam do 8º Congresso da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança, realizado de 08 a 12 de Julho em Belo Horizonte, na UFMG!
    inspirado no pensamento de Nêgo Bispo: “Começo, Meio e Começo”: Ancestralidades e Cosmotécnicas.

    Alguns momentos do coletivo da UFPEL