A Cia. Turno2 irá participar do 41° Festival de Dança de Joinville (o maior do país!) na modalidade de dança coreográfica 40+, com um trabalho de coreógrafa Malê Klee.
O grupo, que surgiu a partir do projeto unificado Turno2: pesquisa e criação artística, ligado ao Curso de Dança-Licenciatura da UFPEL, e é coordenado pelas professoras Daniela Castro e Eleonora Santos, pretende dar visibilidade aos corpos maduros que dançam cenicamente. Vem desenvolvendo um trabalho focado nas criações cênicas com bailarinas e bailarinos com mais de 40 anos de idade, investigando estéticas e estratégias de composição cênico-coreográfica que valorizem e legitimem a potência do corpo experiente em cena.
Na seleção do mencionado Festival, o grupo obteve a sétima melhor nota na seletiva, dentre os 79 selecionados para diferentes espaços do festival voltados aos grupos 40+. Por isso, vai representar Pelotas e a UFPel na Mostra Competitiva 40+!
Além dos propósitos acadêmicos de oportunidade de formação em torno da pesquisa, da extensão e do ensino, a Cia. Turno2 reforça vários vínculos com a UFPel. Ao mesmo tempo em que conta com integrantes da cidade, também é formado por pessoas da comunidade acadêmica (docentes, discentes e TAEs), todas pessoas que praticaram dança e que têm interesse em se perceber em cena e dançando, neste segundo turno da vida. E ainda: a coreógrafa do trabalho selecionado, foi docente na ESEF/UFPel sendo a pessoa que impulsionou a prática da dança na nossa Universidade.
O Museu da Cultura Hip Hop RS tem a honra de apresentar o projeto “Cypher de Livros” com a incrível b.Girl Cris Eclipse! 🌟
@cris.sambabgirls é uma referência em danças urbanas, idealizadora da companhia de dança Eclipse e da crew SAMBA B.Girls, trará sua experiência e conhecimento para compartilhar com todos nós. Cris é Mestre e Doutora em Artes da Cena pela Unicamp e docente na UFPel.
🗓️ Data: 23/06, Domingo
🕒 Horário: 14h
📍 Local: Biblioteca DiVilas, Museu da Cultura Hip Hop RS (Rua Parque dos Nativos, 545, Vila Ipiranga, POA)
Ela apresentará uma Cypher dos seus 3 livros:
📖 Dança de Rua (2011) – Arte, cultura e a história do Hip Hop.
📖 Eclipse (2021) – Imagens históricas e a trajetória da Companhia Eclipse.
📖 Laboratório Hip Hop: Arte, Educação e Batalha – Um mergulho no universo da Dança de Rua com convidados especiais.
Não perca essa oportunidade única de se inspirar e aprender com uma das maiores artistas das danças urbanas! Entrada gratuita + 1kg de alimento para ajudar as famílias atingidas pelas enchentes no RS. 💖
Adquira seu ingresso gratuito no Sympla (link na bio🔗)
Venha fazer parte desse evento incrível!
O Museu da Cultura Hip Hop RS conta com o financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura, patrocínio master da @petrobras e realização do Ministério da Cultura (@minc) – Governo Federal – União e Reconstrução.
FIVRS 2024 – Festival Internacional de Videodança do RS – realizado pelo PPGArtes e pelo Curso de Dança da UFPel, Pelotas, em parceria com a Galeria ECARTA, de Porto Alegre – está com inscrições prorrogadas até 21 de junho. Nesta edição são aceitos trabalhos em temática livre de até 10 minutos de duração, que tenham sido finalizados a partir de 2022 (inclusive). Para mais informações, consultar o edital anexo.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do link: https://forms.gle/t1gj3BF25gUUAJW79
Os cursos de Dança e Teatro estão fazendo parcerias para criar ofertas compartilhadas. Estamos experimentando e, neste semestre, estamos nos moldando à plataforma e suas funcionalidades.
Discentes da dança poderão cursar disciplinas do Teatro como Optativas.
No semestre 2024-1, poderão se matricular da seguinte forma, nas disciplinas listadas abaixo:
VAGAS PARA A DANÇA:
Iluminação cênica – sexta de tarde
VAGAS NO BANCO UNIVERSAL:
Dramaturgia em debate II – segunda de noite
Commedia dell’Arte – quarta de noite
Práticas Performativas e relações étnico-raciais – T1 (quarta de manhã) e T2 (quarta de noite)
Práticas de Atuação V – quinta de tarde
ALUNOS DA DANÇA PODEM FAZER MATRÍCULA NO PERÍODO DE MATRÍCULA ESPECIAL:
Inscrições para participar da seleção de trabalhos artísticos para apresentação na comemoração de 15 anos do Curso de Dança-Licenciatura no Sofá na Rua no dia 3 de dezembro de 2023 das 15h30min às 17h.
Atenção: Prazo de inscrições aberto somente até 27 de novembro.
Os docentes do Curso de Dança – Licenciatura estarão fazendo orientação de matrícula para o próximo semestre, 2023/2, nos horários abaixo citados:
Quarta (dia 27/09): das 9h às 12h e das 13h30 às 18h Quinta (dia 28/09): das 13h30min às 17h
Local: sala 312, bloco 1, Centro de Artes
É de extrema importância que os alunos compareçam em algum dos horários e tirem todas as suas dúvidas, já fazendo a previsão de quais disciplinas serão solicitadas, uma vez que o curso passou por reforma curricular e algumas disciplinas mudaram de nome e de semestre, sendo necessárias várias adequações.
Chegando a sua quarta, o Festival Internacional de Videodança do RS – FIVRS anuncia a seleção de 49 videodanças, oriundos de 19 países: África do Sul, Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Escócia, Espanha, Estados Unidos, França, Indonésia, Itália, México, Nigéria, Peru, Polônia, Portugal, Uruguai, Venezuela; e de 8 estados do Brasil: Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul.
A comissão avaliadora do FIVRS 2023 foi composta por: Ana Sedeño Valdellós (Espanha), Constanza Cordovez (Chile), Gustav Courbet (Brasil), Leo Roat (Brasil), Mabel Cristina Filimón (Argentina) e Manoel Timbaí (Brasil).
Areinwe (2023, 03’20”), de Selene Baptista e Sebastián García. Venezuela.
Asas (2022, 02’19”), de Diego Mac. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.
Being Elsewhere (2021, 02’31”), de Holger Mohaupt. North Berwick, East Lothian, Escócia.
Bëwák (2023, 03:53″), de Hellen Hernández Sánchez e Fabio Cecilio Pérez Solís. Costa Rica.
Blessings (2021, 05’02”), de Tanniqua-Kay Buchanan. Chicago, Illinois, Estados Unidos.
Bolha (2021, 09’58”), de Movidos Dança. Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.
Childhood/Adulthood (2022, 06’29”), de Jagoda Turlik e Julia Domagalska, Szymon Pacholec, Piotr Werewka. Varsóvia, Polônia.
CINESIA (2022, 02′), de Eduarda Barcelos. Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil.
Compulsório (2022, 04’25”), de Aline Salmin e Bruna Brunu. Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.
Corpoesia (2023, 02’09”), de Samara Rocha Santos e Ademir Junior. Espírito Santo, Brasil.
Corpos/Cidade (2021, 10′), de Kanauã Nharu. Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil.
C R I S O L (2021, 07’04”), de Camila Magalí Pereyra. Ushuaia, Tierra del Fuego, Argentina.
Dança do quase silêncio ou Uma afro-gaúcha em dançovivências (2022, 09’43”), de Liana da Silva Cunha e Jaqueline Santana. Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.
Descent into Death (2021, 10″), de Smangaliso Ngwenya e Phumlani Mndebele. Joanesburgo, África do Sul.
Despertar (2023, 04’23”), de Aldo Venegas. Acapulco, México.
El tiempo cambia – Disciplina (2022, 04’02”), de Yanoski Suarez Rodriguez e Paseal Perron. Santiago de Cuba, Cuba.
El túnel (2022, 06’06”), de Rafaela Molina. Montevidéu, Uruguai.
Entre orixás (2022, 08 30″), de Dinah Schonhaut. Buenos Aires, Argentina.
Espaldas Dobladas (2021, 05’15”) de Hernán David López. Buenos Aires, Argentina.
Hacer Memoria Cuerpo, Capítulo 1 (2021, 10″), de Micaela Rivetti, Nicolás Martinez Cremonese e Maximiliano Bottoli. Buenos Aires, Argentina.
I and I: conversations with 3rd self (2023, 02’29”), de Boitumelo Motau e Wesley Hlongwane. Joanesburgo, África do Sul.
imorredouro (2022, 03’35”), de Davidson José Martins Xavier e Bernardo Morais. Aparecida de Goiânia, Goiás, Brasil.
La Nada se Traga Una cosa Tras Otra (2022, 06’03”), de Daro Ceballos e Gabriela Bondone. Villa Maria, Córdoba, Argentina.
Las paredes hablan (2021, 06’37”), de Edgar Laiseca Rodríguez. Bogotá, Colômbia.
Latitude-zero (2022-2023, 06’40”) de Ygor Gohan de Paiva Faria. Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.
Los siete umbrales (2023, 01’30”), de Blas Payri. Valência, Espanha.
Marie. Eduardo. Sophie (2022, 03′), de Thomas Corriveau. Bromont, Quebec, Canadá.
Muros (2022, 10″), de Dani Cobarrubias e Carmen Porras. Granada, Espanha.
My non-relative fullness (2023, 04’38”) Uladzimir Slizhyk. Varsóvia, Polônia.
Novos velhos corpos 50 + (2023, 07’53”), de Suzane Weber da Silva e Alex Sernambi. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.
Nuestra Sombra (2022, 06’18”), de María Fernanda Contreras. Toluca, Estado de México, México.
O (re)nascer do meu existir (2022, 06′), de Patricia Chavarelli Vilela da Silva. Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.
Pé 45 sem Par – manipulação I e II (2021, 04′), Cia. Excessos Studio – Tales Frey e Hilda de Paulo. Brasil/Porto, Portugal.
Piano-Soleil (2023, 07’30”), de Caio Amon e Camila Vergara. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.
POIS QUE IA: sob a memória (2022, 07′), de Gabriela Mercadante Ferrari. Salvador, Bahia, Brasil.
Red (2023, 05″), coletivo DEHORS/AUDELA – Salvatore Insana e Elisa Turco Liveri. Roma, Itália.
Remanencia (2022, 06′), de Esteban Richmond Umaña, com participação de Verônica Monestel. Costa Rica.
Revoada (2022, 03’14”), de Claudia Tayanne Gomes Marreiros. São Luís, Maranhão, Brasil.
Silêncios (2023,10″), de César Ulloa Cuéllar. Lima, Perú.
Similitude (2021, 06’33”), de Rafael Tursi e Danilo Borges. Brasília, Distrito Federal, Brasil.
Tempore Neon (2022, 07′), de Arthur Antunes e Thairini Moreno. Vitória da Conquista, Bahia, Brasil.
Three Anomi (2021, 04’31”), de Shohifur Ridho’i. Yogyakarta, Indonésia.
Uholdeak (2022, 05’10”). de Olatz Larunbe e Bárbara Fernández. Pamplona, Navarra, Espanha.
Vamos fazer de conta… (2022, 09’08”), de Bernardo Gasparini, Elton de Souza e Sara Marchezini. Minas Gerais, Brasil.
Vênus (2021, 08’05”), de Patricia Nardelli Pinto Santana e Emily da Silva. Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.
What’s Bred in the Blood and Bone (2021, 05’09”), de Robin M Gee. Greensboro, Carolina do Norte, Estados Unidos.
Yin Yang (2022, 07’50”), de Femi Adebajo e Companhia o Futuro da Dança. Lagos, Nigéria.
飛天 – Fei Tian (2023, 04′), de Selena Regad. Paris, França.