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    Notícias
  • Inscrições Mostra Artística – Revista Cultural 8ª SIIEPE

    UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

    PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA

    COORDENAÇÃO DE ARTE CULTURA E PATRIMÔNIO

    CHAMADA ABERTA

    MOSTRA ARTÍSTICA – REVISTA CULTURAL

    8ª SIIEPE

    Caros/as coordenadores/as de projetos e/ou proponentes de atividades acadêmicas com produções artísticas,

    Neste ano, dentro da programação da Revista Cultura da 8ª SIIEPE, realizaremos a Mostra Artística – Revista Cultural, ou seja, momento em que possam ser apresentadas presencialmente pequenas obras, coreografias, cenas, esquetes, performances, músicas, cantos e outras produções de arte decorrentes de projetos unificados ou de disciplinas de graduação ou pós-graduação.

    A proposta tem por objetivos:

    1. Dar visibilidade de forma ampliada, no momento do evento e também nas redes sociais da UFPel, a projetos e ações artístico-pedagógicas realizadas pela comunidade da nossa universidade;
    2. Oportunizar aos estudantes a prática na produção de materiais artísticos;
    3. Promover a interação de diferentes áreas artísticas em eventos;
    4. Oportunizar a circulação e diálogo das produções em Artes com os demais campos de conhecimento.
    5. Reunir informações sobre produções artísticas atualizadas que possam integrar também programação de eventos e programas institucionais, conforme demanda;

    Com o intuito de organizar a referida Mostra, divulgamos esta chamada aberta convidando os/as interessados/as a se inscreverem.

    As condições e estrutura para a realização da Mostra são:

    • Data: dia 18/10 (terça-feira), das 12h30min às 13h30min, no vão externo de entrada do Restaurante Universitário do Campus Capão do Leão. Caso haja demanda, poderemos ampliar a realização da Mostra para outro momento da SIIEPE, desde que haja condições estruturais para tal;
    • As obras inscritas não devem passar, preferencialmente, o tempo máximo de 5 minutos, para que possamos favorecer participações ampliadas. Contudo, formatos maiores poderão ser considerados (obras completas, suítes e afins), conforme as possibilidades de organização;
    • Em caso de necessidade de limitar o número de participação, será levada em consideração a ordem de chegada das inscrições como um dos critérios para participação;
    • Tendo em vista o volume de pessoas que buscarão acesso ao Campus Capão do Leão durante a 8ª SIIEPE, não temos como oferecer traslado específico para este momento. Alguma ajuda para transporte de equipamento ou material podem ser aventadas e se houver possibilidades infra estruturais para tal;
    • O espaço cênico disponível será parte do vão coberto da entrada do RU do Campus Capão do Leão (aos moldes do que foi usado nas atividades de REENCONTRO, no início do semestre, com em torno de 5 x 8 de metragem), com piso de linóleo, equipamento de som amplificado, dois microfones com fio e pedestal, dois microfones sem fio e sem iluminação cênica;
    • Será fornecido espaço, na manhã da Mostra, para preparação prévia dos participantes;
    • Participantes deverão estar prontos para início das apresentações até às 12h e 15 min da respectiva data;
    • Dúvidas/questionamentos devem ser enviados para o email prec.cultura@gmail.com .

     

    A indicação e definição da participação na Mostra será definida de forma dialogada com os/as proponentes/coordenadores/as das produções inscritas.

    A inscrição na Mostra Artística – Revista Cultural deve ser feita via formulário disponível no link https://forms.gle/NTx4GBsFfWFS6ZnT6 , até o dia 02/10.

    Contamos com a participação de todos e todas para promover mais espaços de visibilidade e discussão acerca da presença e da produção de saberes artísticos e sensíveis em ambiente universitário.

    Recebam nossas mais cordiais saudações.

    Pelotas, 16 de setembro de 2022.

    Eleonora Campos da Motta Santos

    Coordenação de Arte, Cultura e Patrimônio

  • Reunião Curso de Dança – 27/09/22 – 10h30min – AABB

    Pessoas alunas do Curso de Dança,

    Nós, grupo de professores/as do Curso de Dança, convidamos vocês para lerem essa carta, estudarem esses dados e conversarem conosco no dia 27 de setembro, às 10h30, na Sala do Globo, na AABB. Tragam suas dúvidas e observações.

    Nós estamos finalizando o novo Projeto Pedagógico do Curso. O PPC é o

    “documento que define os princípios filosóficos, políticos, pedagógicos, administrativos e técnicos que orientam a formação humana/cidadã e profissional dos acadêmicos, compreendendo a gestão democrática dos cursos, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), o Regimento Geral da UFPel, PDI/UFPel, o PPI/UFPel e o Regulamento do Ensino de Graduação da UFPel, além de outras diretrizes e legislações pertinentes às diferentes formações profissionais” (Diretrizes para elaboração do Projeto Pedagógico de Curso da UFPEL).

    A partir da citação acima é possível perceber que o currículo do curso é elaborado a partir de diversos regulamentos e leis, que definem conteúdos e cargas horárias.

    Iniciamos o processo de reformulação do PPC antes do prazo de 4 anos (período de integralização desde a implementação da última versão de PPC) devido a necessidade de regularizar o curso em relação à curricularização da extensão – a implementação de 10% da carga horária do curso como extensão.

    Nesse processo foi necessário mexer com o organograma do Curso e aproveitamos para reduzir a sua carga horária total. Estamos propondo a carga horária mínima exigida para um curso de licenciatura: 3200 horas. Com isso será possível tornar o Curso vespertino (hoje ele é integral).

    Resumindo, a carga horária total diminuiu 145 em relação à última versão de PPC. Diminuimos 240 horas de disciplinas e aumentamos 95 horas de formação complementar.

    Em anexo, encaminhamos duas tabelas, que resumem o currículo:

    – Tabela Síntese de integralização curricular

    – Organograma (Tabela Periódica da Dança)

    Abraços!

    Maria

    Anexos:

    Tabela sintese – integralizacao curricular

    TABELA PERIODICA DA DANCA 14-09

  • Videodanças selecionadas FIVRS 2022

    Em sua terceira edição, o Festival Internacional de Videodança – FIVRS 2022, homologou 142 inscrições, oriundas de 27 países: Alemanha, Argélia, Argentina, Áustria, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Israel, Itália, Malásia, México, Polônia, Portugal, Rússia, Tanzânia, Uruguai e Venezuela – e de 16 estados do Brasil: Alagoas, Amazonas, Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

    As videodanças homologadas foram apreciadas pela comissão avaliadora convidada, formada por: Alexandra Dias (Brasil), Ana Sedeño Valdellós (Espanha), Daniel Aires (Brasil), Denis Angola (Brasil/Finlândia) e Natacha Muriel López Gallucci (Argentina/Brasil), que realizou as indicações que resultaram na seleção das 47 produções que apresentamos no documento a seguir:

    Videodanças selecionadas FIVRS 2022

    Comissão avaliadora FIVRS 2022

  • Comissão avaliadora FIVRS 2022

    Assim como em suas edições anteriores o 3o. FIVRS – Festival Internacional de Videodança do Rio Grande do Sul, conta novamente com uma comissão avaliadora convidada, que este ano é composta por:

    Alexandra Dias é artista da dança e professora da Universidade Federal de Pelotas/RS. É PhD em Dança pela University of Roehampton (Reino Unido). Seu trabalho se baseia em processos de prática-como-pesquisa, tendo como ênfase o estudo do corpo e dos processos contemporâneos de composição coreográfica. Sua pesquisa tem como foco a dança solo e a antropofagia, abrangendo ainda temas como a performatividade e a educação somática. Recebeu o Prêmio Funarte Petrobras Klauss Vianna de Dança e o Prêmio Açorianos de Melhor Produção pelo espetáculo Instruções para Abrir o Corpo em Caso de Emergência, juntamente com os artistas Michel Capeletti e Tatiana da Rosa. Foi diretora da Cia. Olhar do Outro de Pelotas com a qual realizou os espetáculos Olhar do Outro e Palco de Feiras. Em 2018 fundou a OUTRO Danças, um grupo que tem como interesse a pesquisa em torno da ventura antropofágica, criando trabalhos que transitam entre a dança, o teatro, o cinema e a performance. Com a OUTRO realizou o solo BITCH, o espetáculo e a videodança CÃES, financiados pelo Procultura, e atualmente está desenvolvendo o espetáculo ANIMAL NOTURNO.

    Ana Sedeño Valdellós é criadora e diretora audiovisual com doutorado em Comunicação Audiovisual e Professora do Departamento de Comunicação e Publicidade Audiovisual da Universidade de Málaga (Espanha). Suas linhas de pesquisa incluem as relações entre música, meios audiovisuais e as práticas audiovisuais na cena contemporânea sob uma perspectiva histórica e/ou educativa, com ênfase em produções artísticas, como videojockey, mapping e videodança. É autora dos livros Lenguaje del videoclip (2002), La música contemporánea en el cine (2005), Historia del videoarte en España (2011) e Análisis del cine Contemporáneo: Estrategias estéticas, narrativas y de puesta en escena (2013).

    Daniel Aires é artistas e pesquisador de Danças e visualidades multimídia. Doutor e Mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAC-UFRGS); Especialista em Dança (UFRGS); Licenciado em Dança (UFRGS); Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

    Denivan Costa de Lima, conhecido como Denis Angola, é alagoano da Cidade de Maceió, possui graduação em dança Licenciatura pela universidade Federal de alagoas-UFAL (2011), e Contramestre de Capoeira e Ogan do terreiro de Oxumaré, dançarino e pesquisador em dança com foco na negritude, diretor de espetáculos de dança numa perspectiva contemporânea e Videomaker. Contemplado em alguns prêmios de fomento à dança, como Prêmio Alagoas em cena – Espetáculo URUBUMBAGUELÉ; Prêmio Klauss Vianna – Projeto Urucungo em Cena Urbanas; Prêmio Eris maximiano – Espetáculo SARAVÁ; Atualmente desenvolve um projeto de vídeodança com alguns artistas negros da cidade de Maceió. TRANCOSUS: conto dos corpos. Em 2022, publicou o livro URUCUNGO: Dança Negra Encruzilhada Branca.

    Natacha Muriel López Gallucci é Professora de Filosofia no ICHCA na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professora dos Programa de Pós-graduação em Artes (ICA UFC) e do Profartes Capes (URCA). Pós Doutora em Artes Bolsista PNPD, CAPES PPGArtes UFC. Doutora em Filosofia pelo IFCH, UNICAMP e Doutora em Multimeios pelo IA, UNICAMP. Mestre em Filosofia pelo IFCH, UNICAMP. Possui Licenciatura em Filosofia e Especialização em Pedagogia pela Universidade Nacional de Rosario (UNR, Argentina). Certificado internacional de Estudos Afro Latino Americanos pelo ALARI Harvard. Bacharelado em Danças pela Escola Nacional de Danças Nigélia Sória Rosario Argentina. Pesquisadora associada à ABRACE Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas e Membro da SOCINE Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual. Pesquisadora Associada da ANDA. Coordena o Grupo FiloMove: Grupo de Pesquisa Filosofia, Artes e Estéticas da América Latina. Coordenadora do FiloMove Filosofia Artes e Estéticas da América Latina (www.Linktr.ee/filomove) e do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Artes da América Latina (ICHCA UFAL).

    O FIVRS 2022 é uma realização do Curso de Dança e do Mestrado em Artes da UFPel em parceria com a Fundação ECARTA de Porto Alegre, e conta com o apoio Curso de Dança Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM; do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo – MALG, da Red Iberoamericana de Investigación en Narrativas Audiovisuales – Red INAV, do Proyecto Corporalidad Expandida; IMARP – Mostra Internacional de Dança – Imagens em Movimento – Vídeo Dança e do LEPPAIS. Laboratório de Ensino, Pesquisa e Produção em Antropologia da Imagem e do Som – UFPel.

    ORGANIZAÇÃO
    Diretoras
    Carmen Anita Hoffmann – UFPel
    Rosângela Fachel – UFPel

    Comissão organizadora
    Carmen Anita Hoffmann – UFPel
    Rosângela Fachel – UFPel
    Carlise Scalamato – UFSM
    Rebeca Recuero – UFPel
    Luana Arrieche Echevengua – UFPel
    Hamilton Bittencourt – UFPel
    Marcos Júlio Fuhr – Fundação ECARTA
    André Venzon – Fundação ECARTA
    Valéria Ochôa – Fundação ECARTA
    Stela Pastore – Fundação ECARTA
    Elisabete Crucillo – Fundação ECARTA

  • Processo de Planejamento Integrado Territórios e Edital para Seleção das Comissões Setoriais

    A Coordenação de Desenvolvimento do Plano Diretor (CDPD) solicita ampla divulgação do Processo de Planejamento Integrado Territórios, especialmente aos estudantes de graduação e pós-graduação. Esse processo tem por objetivo construir de forma participativa e integrada o Plano Diretor e a Política Ambiental da UFPel. Entre as instâncias de participação da comunidade têm-se as Comissões Setoriais de Apoio, os Eventos Setoriais, a Consulta Pública e os Grupos de Trabalho do Conselho de Planejamento (COPLAN).

    Para informações detalhadas, favor consultar o documento abaixo.

    SEI_UFPel – 1818835 – Memorando-Circular