Início do conteúdo
    Notícias
  • Oficina e-AULA para Educadores

    O NUPED abriu inscrições para o curso Moodle para Educadores da UFPel. O curso é disponibilizado no formato Mooc (autoinstrucional) e tem como objetivo o aperfeiçoamento das competências e habilidades dos docentes e/ou educadores nos ambientes remotos, em especial o Moodle/AVA da UFPel.

    Para realizar a inscrição na Oficina, preencha o formulário no link: https://forms.gle/pyDAsGtgYHk4QaJG6

  • Oficina e-AULA para Alunos

    O NUPED abriu inscrições para o curso Ambientando-se com o e-AULA para Acadêmicos da UFPel. O curso é disponibilizado no formato Mooc (autoinstrucional) e tem como objetivo promover a ambientação dos acadêmicos no AVA/Moodle – plataforma e-AULA UFPel.
    Para realizar a inscrição na Oficina, preencha o formulário no link: https://forms.gle/BPJG4Sh5n6vq23KN9

  • O NATE “VIROU” NUPED!!

     

    MUDANÇAS NA ESTRUTURA DE GESTÃO DA UFPel DERAM ORIGEM A UM NOVO NÚCLEO PARA TRATAR DAS QUESTÕES LIGADAS AO ENSINO A DISTÂNCIA

    Após um longo debate interno na UFPel, consagrou-se a partir de uma reunião do CONSUN,  a criação do Núcleo de Políticas de Educação a Distância (NUPED). Em substituição ao Núcleo de Apoio a Tecnologias Educacionais (NATE) e a Coordenação de Programas de Educação a Distância (CPED), visa repensar, reorganizar e qualificar o suporte à utilização de tecnologias digitais e a EaD na UFPel. As mudanças estruturais na universidade, relacionadas à Educação a Distância (EaD), representam um avanço na organização da área.

    O NUPED, vinculado ao gabinete da Pró-Reitoria de Ensino, assume a responsabilidade pela proposição de políticas e suporte (tecnológico e pedagógico) à Educação a Distância (EaD). Sua estrutura é composta por uma seção de apoio a tecnologias educacionais (SATE) que presta apoio à utilização de tecnologias para o ensino na Universidade, envolvendo a preparação de materiais didáticos, Recursos Educacionais Abertos (REA) e a formação de docentes nestas tecnologias. Uma seção de políticas institucionais para EaD (SPIEAD), responsável pela proposição e implantação de políticas institucionais relativas à EaD e a Unidade Universidade Aberta do Brasil (UUAB) que é responsável por prestar atendimento administrativo e pedagógico aos cursos e atividades desenvolvidas no âmbito do Programa Universidade Aberta do Brasil.

     

    Vamos relembrar nossa história?

    A chegada do Corona vírus ao Brasil mudou nossas vidas,  contudo, em meio às dificuldades, mesmo lamentando tanta tristeza, também surgem coisas boas.Em junho de 2020  para ajudar a vencer as DEMANDAS E DESAFIOS do  CALENDÁRIO ALTERNATIVO e ENSINO-APRENDIZAGEM REMOTO a UFPel criou o Núcleo de apoio a tecnologias educacionais – NATE.

    O NATE, que além de uma sigla tornou-se também um apelido carinhoso, surgiu vinculado à Pró-Reitoria de Ensino e logo tornou-se referência na universidade com suas iniciativas, lives, cursos atendimentos, pesquisas e tutoriais

    Com vários parceiros na UFPel, uma rede colaborativa, um conselho consultivo/deliberativo e a coordenação da professora Rosaura Espírito Santo e do professor Christiano Ávila, foram selecionados 30 bolsistas que iniciaram os trabalhos ainda em junho 2020.

    Primeiro veio à necessidade de fortalecer a conexão entre docentes e acadêmicos, então distantes e sem o contato da sala de aula. Depois capacitar todos no uso das plataformas e ferramentas digitais. A tarefa foi encontrar formas de romper barreiras e encurtar distâncias no processo de construção do conhecimento científico e ensino-aprendizagem.

    Logo o NATE soube quais os princípios a serem seguido:

    1. ACOLHIMENTO E CUIDADO 
    2. INTERATIVIDADE E COOPERAÇÃO 
    3. APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA 
    4. REUSO DE CONTEÚDOS 
    5. AUTONOMIA
    6. CRIATIVIDADE 

     

    Mal despontava o fim do primeiro semestre — em modalidade remota, no calendário  emergencial —  e já começavam a surgir os primeiros resultados, que não pararam mais:

    Na imagem uma parte dos conteúdos produzidos pelo NATE

     

    Um feito que merece ser explicado é aquele que carregava a cara do NATE. O logotipo, feito a diversas mãos, passou por uma discussão de toda a equipe e no fim conseguiu ilustrar e prenunciar a que veio este núcleo

    O Logo do NATE descreveu sua busca: a colaboração; a interatividade entre os espaços digitais acadêmicos; a contribuição das ferramentas digitais nos processos de ensino-aprendizagem e suas possibilidades de uso na valorização dos seres humanos que fazem parte e dão sentido a tudo isto.

    Além de materiais foram feitas inúmeras reuniões através do sistema de Webconf, Lives e oferecidos diversos cursos, oficinas e atendimentos:

     

    Na imagem uma amostra de espaços e atividades propostos e executados pelo NATE.

     

    Ficamos sem aquele contato presencial, mas isso nunca comprometeu drasticamente o contato humano foram horas e mais horas de reuniões, lives, atendimentos, cursos, conversas pelo Whatsapp. 

    O NATE cresceu e frutificou, agora junto com a UAB ( Unidade da Universidade Aberta do Brasil), que gestiona mais de 40 polos de educação a distância em diferentes municípios,  vai formar um novo Núcleo de Políticas de Educação a Distância, o NUPED.  

    CONSUN – 

    3.4 Núcleo de Políticas de Educação a Distância (NUPED): órgão vinculado ao gabinete da PRE responsável pela proposição de políticas e suporte (tecnológico e pedagógico) à Educação a Distância (EaD). 

    Sua estrutura é composta por:

    3.4.1 Seção de apoio a tecnologias educacionais: órgão responsável pelo apoio à utilização de tecnologias para o ensino na Universidade, envolvendo a preparação de materiais didáticos, Recursos Educacionais Abertos (REA) e a formação de docentes nestas tecnologias.

    3.4.2 Seção de políticas institucionais para EaD: órgão responsável pela proposição e implantação de políticas institucionais relativas à EaD.

    3.4.3 Unidade Universidade Aberta do Brasil (UAB): órgão responsável por prestar suporte administrativo e pedagógico aos cursos e atividades desenvolvidas no âmbito da UAB.

     

  • SEJAM BEM-VINDOS

    Em 2020, fomos pegos de surpresa, um vírus que mudou tudo e tivemos que nos adaptar. Em 2021, acreditávamos que tudo voltaria ao normal, mas a pandemia ainda não permite que nos encontremos no campus, na biblioteca, no R.U, no laboratório e para aquele bate-papo gostoso na hora do cafezinho. Mas este tempo vai passar, enquanto isso, sigamos de mãos dadas, fazendo o possível para tornar a UFPel uma universidade cada vez melhor.

    A Pró-reitoria de ensino tem desenvolvido diversas iniciativas para minimizar os impactos da modalidade remota de ensino-aprendizagem na nossa qualidade de ensino, produção de conhecimento, ciência e tecnologias.

     

     Está com dúvida? 

    Procure o atendimento online, acompanhe através do seu ticket todo o andamento de sua demanda.

    Acesse: www.atendimento.ufpel.edu.br

    Sejam todas e todos bem-vindos!

    Esta é uma mensagem da pró-reitoria de ensino e do NUPED, núcleo de apoio a tecnologias educacionais.

    Apoio: Federal FM

  • COMEÇAM HOJE AS INSCRIÇÕES PARA O CURSO SOBRE “LIVRO DE NOTAS”

    CONHEÇA A ESTRATÉGIA DOS CURSOS ABERTOS E A OFERTA REALIZADA PELO NÚCLEO SOBRE “LIVRO DE NOTAS”

    Criado pelo Núcleo de Apoio a Tecnologias Educacionais (NATE), sendo vinculado à Pró-Reitoria de Ensino da UFPel, o Mooc, que tem início dia 28 deste mês, orientará docentes participantes sobre a configuração do “livro de notas”. O curso foi criado em virtude da grande demanda apresentada pelos professores para a configuração do mesmo.

    Período de inscrição: 22/06 até 28/06 às 12h.

    Início do curso: 28/06 às 16h da tarde. 

    Término do curso: 05/07 às 12h.

    Realizar inscrição: Clique aqui

    Um MOOC nada mais é que um formato de curso que tem se popularizado muito na internet. MOOC é a sigla oriunda das iniciais do verbete em inglês Massive Open Online Courses, ou seja, cursos online abertos e massivos. Estes cursos combinam vídeos online com outros elementos interativos. Os participantes podem assistir aulas fracionadas em pequenos capítulos e acessar materiais complementares. Os mantenedores dos cursos podem acompanhar os participantes através das plataformas online escolhidas.

    O NATE visando dar suporte aos docentes da universidade  disponibilizou um “MOOC” sobre livro de notas. No livro de notas são colocadas as notas dos alunos matriculados em uma disciplina ou curso. É um grande aliado para os professores que realizam atividades na forma remota,  pois permite automatizar a computação das notas fazendo com que o sistema entregue para o aluno, no final do curso ou disciplina, uma nota final fechada, sem ter que realizar cálculos pessoalmente.

  • Saiu a quarta edição do InfoNate

    Confira na quarta edição:
    Conheça sobre a utilização de fóruns e WebConf e seus limites;
    Vídeo Tutorial – Saiba mais sobre o E-PROJETO;
    Dicas de utilização da WebConf da UFPel e muito mais.

    Clique aqui para acessar o quarto informativo.

  • COMUNIDADE ACADÊMICA DA UFPEL CONTARÁ A PARTIR DE AGORA COM O e-PROJETO

    A UFPel disponibilizou ao público um novo ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Visando qualificar a articulação entre o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, foi desenvolvido o servidor e-PROJETO para oferta de ações em educação online, e visa qualificar o serviço prestado pelo AVA Institucional para oferta de cursos e outras atividades vinculadas a projetos unificados.

    Acesse em: e-projeto.ufpel.edu.br

    O servidor e-PROJETO e os módulos de integração implementados no Cobalto foram elaborados pelas equipes de redes e de desenvolvimento de software da PROGIC/UFPel em parceria com o NATE/UFPel. 

    Este novo ambiente substitui o AVA Institucional e será integrado ao Cobalto, onde serão cadastrados os dados da oferta como o nome do curso, datas, participantes e outras informações. A integração entre o Cobalto e o e-PROJETO se dará de forma similar ao que foi realizado entre o Cobalto e o e-AULA. 

     

    O QUE MUDA EM RELAÇÃO AO AVA INSTITUCIONAL?

    A diferença, neste caso, se dá pelo fato do e-PROJETO estar relacionado às ações vinculadas a “projetos unificados”. Inicialmente, em caráter de transição, não será necessário vincular a um projeto unificado, sendo necessário apenas incluir uma justificativa para tal. Além disso, todos os participantes (professores, monitores, intérpretes e alunos) serão cadastrados no Cobalto. O cadastro, ou seja, a solicitação de um curso no e-PROJETO, deve ser feito por servidores da UFPel que estejam vinculados a projetos unificados. Essas informações serão exportadas para o servidor  a partir do simples clique em um botão “atualizar no e-PROJETO”. Diferentemente do e-AULA, os participantes são atualizados apenas quando o criador do projeto clicar no botão “Atualizar no e-PROJETO”. Professores alocados no projeto NÃO terão permissão para cadastrar ou atualizar participantes.  Também não serão feitas atualizações automáticas durante o período da noite. 

    Toda a administração e suporte será realizado de forma conjunta pelas mesmas equipes do e-AULA, ou seja, também uma composição entre a PROGIC e o NATE. 

    PERGUNTAS E RESPOSTAS FREQUENTES

    • O QUE É O e-PROJETO?
    • O servidor e-PROJETO visa qualificar o serviço prestado pelo AVA Institucional para oferta de cursos e outras atividades vinculadas a projetos unificados. Substituirá o AVA Institucional e será integrado ao Cobalto onde serão cadastrados os dados da oferta como o nome do curso, datas, participantes e outras informações. 
    • QUAIS OS REQUISITOS PARA CADASTRAR UM CURSO NO e-PROJETO?
    • O processo para criar cursos no e-PROJETO é bem simples, basta entrar no Cobalto e cadastrar os dados. Logo após o cadastro, a equipe do NATE avaliará a solicitação e assim que analisada, o/a solicitante receberá um e-mail automático informando a situação da solicitação. Após aprovado, o responsável deve incluir os participantes (professores, monitores, intérpretes e estudantes). Por fim, o responsável deve clicar no botão “atualizar no e-PROJETO”. Este último procedimento efetiva a criação do curso no servidor já com as informações e participantes.


     COMO ACESSAR?

    Links importantes:

    Cadastro dos cursos e exportação:

    cobalto.ufpel.edu.br/projetos/cadastros/eprojeto 

    Tutorial:

    https://wikicobalto.ufpel.edu.br/doku.php?id=suporte:proj_unif:cad:cursos_eprojeto

    Serviço

    e-projeto.ufpel.edu.br

    Suporte

    atendimento.ufpel.edu.br

  • OFICINA DE CAPACITAÇÃO DE MONITORES E TUTORES-UAB

     

    A T E N Ç Ã O!

    Estudantes selecionados para atuarem como monitores no calendário alternativo de 2020/2 e tutores UAB no calendário 2021.

    Somos da EQUIPE NATE UFPel (Núcleo de Apoio a Tecnologias Educacionais) vimos convidá-los a participar de uma Oficina de Capacitação de Monitores e Tutores-UAB no ambiente virtual e-PROJETO. Desenvolvemos todo um trabalho pensando em auxiliá-los nesse espaço.

    Informações para Inscrição:

    * Inscrições: Acesse o Formulário de Inscrição para efetuar a sua inscrição.

    * Período de Inscrição: 14/04/2021 a 16/04/2021

    * Início da Oficina (ambiente virtual estará disponível)*: 22/04/2021

    * Importante: os participantes receberão certificado ao final da Oficina.

     

  • Saiu a terceira edição do InfoNate

    Confira na terceira edição:
    Conheça os guias docente e discente e outras possibilidades de apoio;
    Vídeo Tutorial – Saiba como reutilizar materiais preservando os direitos autorais;
    Dicas de Acessibilidades e muito mais;

    Clique aqui para acessar o terceiro informativo.

  • Manual WebConf UFPel para docentes

    Foi desenvolvido e disponibilizado pela equipe do NATE o Manual do WebConf para docentes.

    Nele há diversas informações que poderão ajudar com as suas dúvidas.

    Para acesso ao manual, clique aqui.