Início do conteúdo
MOOCs e Cursos do NUPED

MOOC (Massive Open Online Course) é um curso online aberto e massivo que oferece acesso gratuito a uma ampla gama de conhecimentos e recursos educacionais. Combinando vídeos, materiais de leitura e fóruns de discussão, os MOOCs permitem que pessoas de todo o mundo aprendam e interajam em seu próprio ritmo, promovendo a democratização da educação. Nesta página iremos repassar breve resumos sobre os MOOCs criados pela unidade.

Para realizar sua inscrição em um ou mais dos MOOCs, acesse: https://l.ufpel.edu.br/inscricoesmooc

MOOC MÍDIAS EDUCACIONAIS DIGITAIS

Este MOOC objetiva apresentar opções de mídias digitais para fins educacionais, visando potencializar os processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação no ensino superior. Seu conteúdo compreende: confecção de storyboard, confecção de roteiro, gravação de videoaulas, podcast, streaming e vinhetas.

MOOC H5P

Neste MOOC, são apresentados os Elementos de gamificação H5P, presentes no e-AULA, como um meio para tornar o processo de ensino mais atrativo aos acadêmicos. Este MOOC é dividido em quatro unidades principais: elementos H5P para exposição de conteúdo de forma assíncrona, elementos H5P para promover avaliação formativa, apresentação do elemento H5P e a possibilidade de integrar o livro de notas aos elementos H5P.

AMBIENTANDO-SE NO E-AULA: MOODLE PARA DOCENTES

Este MOOC visa capacitar os docentes para a utilização da plataforma Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) em suas aulas e projetos remotos e/ou online.

AMBIENTANDO-SE COM LIVRO DE NOTAS

Este MOOC pretende orientar os docentes na configuração do Livro de Notas. O Livro de Notas é uma ferramenta, integrada ao e-AULA, que permite a gestão das notas que os alunos obtêm, nas atividades e recursos, e as calcula segundo a demanda do professor.

AMBIENTANDO-SE NO E-AULA: MOODLE PARA ESTUDANTES

Este MOOC visa possibilitar e/ou capacitar ao acadêmico da UFPel, o acesso e a ambientação às funcionalidades e/ou recursos e atividades da plataforma Moodle/AVA Institucional da UFPel. O ambiente e-AULA é uma ferramenta de apoio nos processos de ensino-aprendizagem e na educação online da UFPel. O curso é um espaço para o conhecimento e prática relacionadas as funcionalidades do AVA/e-AULA UFPel e o desenvolvimento das aulas digitais e/ou online do acadêmico UFPel.