MESTRADO EM COMPUTAÇÃO APLICADA – Computação para tecnologias em agricultura

MESTRADO EM COMPUTAÇÃO APLICADA – UEPG – SELEÇÃO 2014

O Mestrado Acadêmico em Computação Aplicada é um mestrado interdisciplinar, recomendado pela Capes em 2010, voltado para o estudo e desenvolvimento de tecnologia computacional aplicada à Agricultura. Sendo um mestrado interdisciplinar, enquadrado na área de Engenharia/Gestão/Tecnologia da Capes, tem um corpo docente envolvendo professores doutores das áreas da Computação e da Agricultura. O curso conta com laboratórios multidisciplinares e infraestrutura planejada para proporcionar aos alunos condições de aquisição de conhecimento e desenvolvimento de seus trabalhos com alto nível de qualidade. Considerando que o desenvolvimento do setor agrícola é de extrema importância para o Brasil e requer constantes inovações tecnológicas, esse mestrado vem atender a uma forte demanda regional e nacional por formação de profissionais aptos a atuarem no segmento da computação aplicada a agricultura.

OBJETIVOS / PERFIL PROFISSIONAL A SER FORMADO

O PPG em Computação Aplicada visa formar profissionais para desenvolver e aplicar soluções computacionais que contribuam para o setor agrícola, capacitar profissionais para atuar no ensino e pesquisa na área de computação aplicada à agricultura de forma que esse profissional contribua para a disseminação do conhecimento e geração de novas tecnologias e soluções computacionais voltadas para a área agrícola. O concluinte do mestrado receberá o título de Mestre em Computação Aplicada.

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

Computação para Tecnologias em Agricultura

INFORMAÇÕES SOBRE O PROCESSO DE SELEÇÃO (Inscrição, datas, critérios)

As informações sobre o processo de seleção 2014 podem ser consultadas no Edital 26/2013 emhttp://www.uepg.br/mestrados/mestradocompap

PÚBLICO ALVO

São habilitados à inscrição todos os portadores de título de graduação em Engenharia de Computação, Informática, Agronomia ou áreas correlatas, em curso recomendado pelo MEC.

*******************************************************************************************************************************************************************

O CURSO

O curso tem duração de 24 meses, sendo que, para a obtenção do título, o aluno deverá cumprir 26 créditos em disciplinas (cada disciplina tem de 1 a 3 créditos) e obter aprovação na defesa de sua dissertação.

As aulas serão ministradas durante a semana, normalmente no período da manhã e/ou tarde. O horário em cada semestre dependerá das disciplinas que o aluno optar por fazer em concordância com seu orientador. Ou seja, dentro do elenco de disciplinas que estaremos ofertando em cada semestre, o horário do aluno dependerá das disciplinas que ele cursar no no referido semestre.

O aluno precisa cumprir 26 créditos. Normalmente o aluno tenta cumprir todas as disciplinas no primeiro ano, para no segundo ano estar envolvido apenas com a dissertação. Mas de acordo com a disponibilidade de tempo o aluno pode ir fazendo as disciplinas usando também uma parte do segundo ano para cumprir os créditos.

BOLSA DE ESTUDO

Existe a possibilidade de bolsas de estudo fornecida pela Capes, cujo valor atualmente é de R$ 1200,00. A vigência da bolsa é de 24 meses. Estamos buscando viabilizar também outras formas de bolsa. Porém, como a quantidade de bolsas de estudo disponíveis normalmente é inferior a quantidade de alunos, é feita uma classificação dos alunos com base inicialmente no histórico escolar e depois considerando também seu desempenho no mestrado. Assim, as bolsas são distribuídas por ordem de classificação dos alunos.

Demais Informações e acesso ao Edital consulte:www.uepg.br/mestrados/mestradocompap

Publicado em 27/11/2013, na categoria Sem categoria.