Inscrições para o Programa Jovens Talentos para a Ciência são prorrogadas até esta terça (27)

O Departamento de Pesquisa e Iniciação Científica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação informa que as inscrições para o Programa “Jovens Talentos para a Ciência”, fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), foram prorrogadas até o dia 27 de março de 2012, nesta terça-feira.

O Programa “Jovens Talentos para a Ciência” disponibilizará 06 (seis) mil vagas, de acordo com a demanda de ingressantes no primeiro semestre de 2012 e as devidas inscrições dos mesmos no Programa, para todas as Universidade Federais e Institutos Federais de Educação. A UFPel obteve 3.168 (três mil cento e sessenta e oito) alunos ingressantes no primeiro semestre de 2012, segundo dados do Departamento de Registros Acadêmicos (DRA).

Será somente o Departamento de Pesquisa e Iniciação Científica que fará a inscrição dos alunos ingressantes no Programa, encaminhando-lhes assim para a prova de seleção que será idealizada por membros do Ministério da Educação na data confirmada de 29 de abril de 2012, em local ainda a ser divulgado neste site.

O discente deverá munir-se dos seguintes documentos para realizar a inscrição no Programa “Jovens Talentos para a Ciência”:

– Preencher, de forma atenta e completa, o formulário disponível no arquivo [ANEXO A ESTE E-MAIL];

– Fotocópia do Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF) [A cédula de identidade que já contiver em sua origem o número de CPF, não faz-se necessário a apresentação de fotocópia do referido CPF, efetivando-se assim apenas a fotocópia do RG];

– Atestado de Matrícula emitido pelo Departamento de Registros Acadêmicos (DRA) ou Colegiado do Curso, onde haja de forma EXPLÍCITA a informação de que o aluno é INGRESSANTE no primeiro semestre de 2012 (2012/1), bem como seu número de matrícula, não valendo-se para alunos que sejam reoptantes ou reingressantes na Universidade Federal de Pelotas;

A entrega do formulário e dos documentos deverá ser realizada pessoalmente no seguinte endereço: Departamento de Pesquisa e Iniciação Científica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, localizado na Rua Gomes Carneiro, Nº 01, Centro, Campus Anglo – 04º Andar, sala 409. A entrega do formulário deverá ser realizada, impreterivelmente, até o prazo máximo do dia 27 de março de 2012 (terça-feira) às 12 horas.

Veja abaixo um pequeno perguntas e respostas para sanar suas dúvidas acerca do Programa “Jovens Talentos para a Ciência”:

1. O prazo para inscrição dos alunos será prorrogado?

RESPOSTA: Atendendo às solicitações das Universidades e Institutos Federais que aderiram ao Programa “Jovens Talentos para a Ciência”, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) informam que o prazo para inscrições foi prorrogado até o dia 27 de março de 2012.

2. Quanto ao conteúdo programático da prova de seleção: será disponibilizado algum?

RESPOSTA: Não haverá conteúdo programático. Conforme orientações repassadas em reunião realizada no dia 05 de março na sede da CAPES, as provas serão de conhecimentos gerais com base em conteúdos já dominados pelos candidatos.

3. Quanto à divulgação dos locais da prova: a cargo de quem fica a responsabilidade de divulgar o local e horário da prova? Como será feito esse contato com o aluno? Por e-mail? Telefone?

RESPOSTA: Essas informações estão sob responsabilidade dos coordenadores do Programa na IES em cada Universidade e Instituto Federal.

4. Quanto aos alunos transferidos de outras instituições: alunos que ingressaram este semestre, mas que vieram de outras Instituições por processo de transferência e estão cursando disciplinas do 01º semestre e outros semestres são considerados calouros?

RESPOSTA: Não, somente alunos que estão ingressando pela primeira vez no curso da sua instituição.

5. Há restrições para alunos de educação a distância?

RESPOSTA: Nesta etapa experimental, as bolsas são somente para alunos de cursos na modalidade presencial.

6. O que fazer em caso de Institutos que, devido à greve, ainda não iniciaram o 01º semestre de 2012?

RESPOSTA: Aguardar nova oportunidade. Nesta primeira etapa não será possível pelo cronograma já estabelecido.

7. Existe uma definição sobre as atividades que serão desenvolvidas pelos bolsistas?

RESPOSTA: Isto será definido antes do início das bolsas, em agosto.

8. Haverá divulgação da lista de estudantes contemplados?

RESPOSTA: Sim.

9. Quem fornecerá os cadernos de provas e orientações para aplicação das mesmas?

FONTE: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) (http://www.capes.gov.br/duvidas-frequentes/79-jovens-talentos-para-a-ciencia)

Qualquer dúvida referente ao “Programa Jovens Talentos para a Ciência” pode ser tirada através do telefone (53) 3921.1412.

Publicado em 26/03/2012, na categoria Sem categoria.