7ª MOSTRAROB – Mostra Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia

Foram prorrogadas até 08 de agosto as inscrições para a 7ª MOSTRAROB – Mostra Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia, que será realizada nos dias 30 e 31 de agosto de 2018, no IFSul Câmpus Pelotas.

Idealizada em 2011 por integrantes do LAB 14 – Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Projetos do IFSul – Câmpus Pelotas, a Mostra Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia (MOSTRAROB) tem como objetivo: congregar as diversas áreas de conhecimento presentes nas instituições de ensino e conscientizar o público sobre a importância do investimento em pesquisa e desenvolvimento de projetos técnico-científicos nas escolas, como requisitos preeminentes para a evolução econômica, tecnológica e social de nosso país.

QUEM PODE PARTICIPAR?

Podem inscrever-se na MOSTRAROB estudantes formalmente ligados a instituições localizadas no território nacional, sejam elas de educação básica (a partir do 6º ano), profissionalizante ou não, ou de ensino superior.

CATEGORIAS

Nesta edição, a MOSTRAROB contemplará cinco categorias, divididas entre exposição multidisciplinar de projetos e competições de robótica.

EXPOSIÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA

Esta categoria visa receber representantes das mais diversas áreas de conhecimento e proporcionar a eles a oportunidade de exporem seus projetos. Interessados em participar deverão inscrever-se em um dos três grupos, de acordo com seu nível de ensino e com as seguintes áreas de conhecimento:

Grupo 1 (Ensino Fundamental II – 6º ao 9º ano):

1. Ciências da Natureza
  2. Ciências Humanas
  3. Linguagens e Códigos
  4. Matemática

Grupo 2 (Ensino Médio e Técnico) e Grupo 3 (Ensino Superior)

1. Ciências Biológicas e Química
  2. Ciência da Computação
  3. Ciências da Terra e Meio Ambiente
  4. Ciências Humanas
  5. Engenharia Civil
  6. Linguagens
  7. Matemática e Física
  8. Mecatrônica e Eletroeletrônica

COMPETIÇÕES DE ROBÓTICA

Seguidor de Linhas Analógico: Nesta categoria estará em questão a capacidade dos projetistas em desenvolver robôs eficientes, capazes de seguir linhas sem a utilização de microcontroladores ou dispositivos semelhantes.

LEGO: Nesta categoria os competidores farão uso de sua capacidade de programar e construir robôs eficientes, utilizando apenas a plataforma LEGO.

Seguidor de Linhas Pró: O objetivo desta categoria é incentivar os participantes a desenvolverem seus projetos a fim de que os robôs sejam capazes de enfrentar provas em que deverão seguir linhas e, se optarem, superar desafios presentes na pista, baseando-se nos dados lidos por seus sensores.

Sensor de Obstáculos: Nesta categoria os participantes deverão desenvolver robôs capazes de enfrentar provas nas quais será necessário evitar colisões de forma autônoma durante percursos pré-definidos, baseando-se em sua lógica de programação e nos dados lidos por seus sensores.

EVENTOS PARCEIROS

A MOSTRAROB é parceira de eventos de abrangência nacional e internacional. Todos os inscritos na categoria Exposição Técnico-científica concorrerão a essas vagas, independentemente da instituição de origem dos projetos. No Regulamento Oficial do evento, apresentado no site oficial da Mostra, estão disponíveis maiores informações quanto ao tema.

Publicado em 06/08/2018, na categoria Sem categoria.