Início do conteúdo
    Notícias
  • Oficina Industria do Gênero

    Divulgo a pedido do prof. Édio.

    Na próxima segunda feira (25/11) o Laboratório de Arte e Psicologia Social – LAPSO – traz à pelotas a oficina INDUSTRIA DO GÊNERO, elaborada pelo coletivo Figurações Corporificadas: grupo articulado ao Oficinando do PPGPSI da UFRGS.

  • AUXÍLIO TRANSPORTE PERÍODO DE FÉRIAS

    Informamos os procedimentos para que os alunos bolsistas do Auxílio Transporte solicitem a permanência do auxílio no período das férias:

    Os alunos que permanecerão em atividades curriculares no período de férias (após 13/12/2019), incluindo os cursos com calendário diferenciado, deverão fazer solicitação para permanecer no benefício, impreterivelmente, até o dia 27/11/2019, da seguinte forma: Solicitar ao colegiado do curso ou professor responsável a abertura e encaminhamento de processo no SEI ao NGP (Núcleo de Gestão de Programas).

    Outras observações:

    Não há necessidade de entregar via impressa à PRAE.

    Não são válidos atestados entregues anteriormente.

    Não serão aceitos atestados que não forem emitidos via SEI.

    Não serão aceitos atestados entregues após o período determinado.

    Por favor, façam o pedido desse atestado para o e-mail psicologia.ufpel@gmail.com

    OBS.: O prazo foi prorrogado até o dia 29/11/2019.

  • Grupo de Pesquisa em Enfermagem em Saúde Mental e Saúde Coletiva

    O Grupo de Pesquisa em Enfermagem em Saúde Mental e Saúde Coletiva, coordenado pela Profa Luciane P. Kantorski, Ariane Guedes, Valéria Coimbra entre outras docentes do PPGENF, estará realizando seu próximo encontro no dia 6 de novembro de 2019, 18:30h, no Auditório da Reitoria, no qual será apresentado o vivido na Visita Técnica a Itália, realizada de 04 a 19 de outubro p. p., no que se refere saúde mental e coletiva. Foi realizado visitação e vivências nas cidades berços da Reforma Psiquiátrica, em cooperativas sociais, nos serviços e participação em dois eventos – um em Trento e outro em Turim. O Grupo de Pesquisa é aberto a quem desejará participar deste momento que facilitará o compartilhamento de práticas entre Itália e Brasil. A Visita Técnica aconteceu em um acordo de cooperação entre a Universidade Federal de Pelotas – UFPel e a Universidade de Turin – UNITO.

     

  • Atualização cadastral de prováveis formandos – 2019/2

    No período de 18 de outubro à 1 de novembro de 2019, o aluno deverá acessar o Cobalto para se cadastrar como provável formando no menu:

    ALUNO –> CADASTRO –> SOLICITAÇÃO DE FORMATURA

    Neste menu o aluno deverá selecionar o tipo de formatura que deseja (INTERNA, INSTITUCIONAL ou EXTERNA) e realizar a conferência dos seus dados cadastrais (informações para emissão do histórico e diploma), confirmando-os ou apontando a necessidade de correções, se for o caso.

    O aluno também deverá verificar a existência de algum débito no seu cadastro, no menu: ALUNO –> CONSULTA –> DÉBITOS. Havendo débito de algum documento, a quitação poderá ocorrer de 3 maneiras:

    • aluno enviar o documento escaneado para dranotas@gmail.com;
    • aluno entregar cópia do documento no Atendimento ao Aluno da CRA no Campus Anglo, na sala 107;
    • aluno entregar cópia no Colegiado do Curso, que deverá escanear a mesma e enviar para o e-mail da CRA (dranotas@gmail.com).

    Os alunos terão até o dia 01 de novembro de 2019 para se cadastrarem como prováveis formandos no Cobalto. O Colegiado terá até o dia 08 de novembro de 2019 para confirmar via Cobalto a condição de Provável Formando dos alunos cadastrados.

    Salientamos que o Colegiado só conseguirá incluir em formaturas alunos que tenham previamente se cadastrado no Cobalto como Prováveis Formandos. Dessa forma, garantimos que todos os Prováveis Formandos realizarão a  conferência e atualização cadastral.

    OBS.: Essa mensagem é direcionada apenas aos alunos do curso de Psicologia/UFPel que são prováveis formandos 2019/2.

  • CALIBÃ E A BRUXA: mulheres, corpo e acumulação primitiva

    O Laboratório de Arte e Psicologia Social (LAPSO) está abrindo um grupo de estudos para leitura da obra de Silvia Federici: Calibã e a Bruxa. As atividades acontecerão entre outubro e dezembro de 2019. Estão abertas seis vagas para estudantes de graduação e duas para estudantes de pós-graduação da Ufpel. Quem tiver interesse pode encaminhar, até dia 04 de outubro, uma carta de intenção à coordenação do grupo – Prof. Dr. Édio Raniere – através do e-mail: edioraniere@gmail.com. Os encontros serão semanais e acontecerão as Segundas-Feiras das 10h às 12h. O início das atividades está previsto para dia 07 de outubro de 2019.

  • Assembleia para debate sobre o FUTURE-SE

    Assembleia para debate sobre o programa Future-se, na qual se decidirá o posicionamento da FAMED quanto ao referido programa.

    Dia:  18/09/2019 (quarta-feira)

    Horário: 18h

    Local: Anfiteatro da FAMED

    Com a presença do Reitor Prof. Pedro Hallal

  • Aluno premiado

               O acadêmico do Curso de Psicologia,  DIONI MATEUS KAMMER LAPA,  foi premiado em 3º lugar com trabalho intitulado: O luto não reconhecido pela morte do animal de estimação: um estudo com tutoras de animais na cidade de Canguçu-RS, no II Congresso Luso-brasileiro sobre o Luto, I CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE O LUTO – Construir memórias e projetos: vivendo os lutos, realizado nos dias 22 a 24 de julho em São Paulo.