Início do conteúdo
    Notícias
  • Inscrições para a IV Jornada do Núcleo de Estudos e Pesquisas ÉLÉEKO

    Olá Pessoal!
    Estão abertas as inscrições para a IV Jornada do Núcleo de Estudos e Pesquisas ÉLÉEKO, que acontecerá nos dias 02, 03, 09 e 10 de dezembro de 2020.
    Em virtude da pandemia da Covid-19, a Jornada será virtual e transmitida pelo nosso canal no YouTube.
    Veja a programação completa em nossa página e inscreva-se no link abaixo:
    https://forms.gle/MS5g7fDjJDQGKDeL8

     

  • 4 ESTRELAS no Guia da Faculdade em 2020

    O Guia da Faculdade, fruto da parceria entre a Quero Educação e o jornal O Estado de S. Paulo, analisou a qualidade de mais de 14 mil cursos superiores em todo o Brasil.
    Nesse processo, a equipe do Guia atua como um instituto de pesquisa, colhendo a opinião de milhares de professores que atuam no Ensino Superior, avaliando Corpo docente: perfil dos professores vinculados ao curso e dados quantitativos; Projeto didático-pedagógico: características da proposta de ensino do curso; Infraestrutura: características sobre o espaço físico, materiais e equipamentos oferecidos. Nesse ano de 2020 conseguimos 4 ESTRELAS (considerado muito bom) em uma escala que vai de 1 a 5. Demais informações podem ser obtidas pelos links do Quero Educação: querobolsa.com.br/guia-da-faculdade ou do Estado de S. Paulo: publicacoes.estadao.com.br/guia-da-faculdade .

    Agradecemos e parabenizamos todo nosso corpo acadêmico, formado por professores, técnicos e estudantes por todo o trabalho desempenhado para que tenhamos um curso de tanta qualidade em nossa universidade.

    Colegiado do curso de Psicologia UFPel

  • COMUNICADO E NOTA DE REPÚDIO:

    Após o recebimento de uma série de questionamentos de diferentes estudantes do curso de Psicologia da UFPel sobre as divulgações em rede social que aludem ao exercício ilegal profissional da Psicologia por um estudante de graduação de nosso curso, nesta Universidade, comunicamos as seguintes informações. Ocorridas denúncias ao Conselho Regional de Psicologia (CRP-07), este comunicou o fato para Curso de Psicologia da UFPel, que após ciência, imediatamente realizou reunião de colegiado com professores, técnicos e representação discente do curso para discussão e decisão de encaminhamentos sobre o fato. Como primeiro encaminhamento decidiu-se realizar solicitação de orientações institucionais sobre possíveis providências ao ocorrido. Todas essas etapas ocorreram nas últimas três semanas. Neste momento, estamos aguardando essas informações da Universidade para realizarmos as ações devidas. Deste modo, explicitamos que o curso de Psicologia desde que tomou conhecimento sobre o fato não ficou parado diante dele e pelo contrário, tem tentado realizar todos os trâmites necessários para lidar com a questão da melhor forma possível, considerando que este fato não representa o compromisso e responsabilidade ética e profissional que temos com a formação e a prática de nossos alunos no curso.

    No dia de ontem (15/10/20) tomamos conhecimento de uma outra informação relacionada a uma nova publicação do aluno em redes sociais que apresentou como conteúdo homofóbico explícito, afirmando a possibilidade da “reversão de homossexualidade”. Neste sentido, repudiamos veementemente este e outros conteúdos desse estudante, destacando a incompatibilidade com os nossos princípios éticos e estéticos como curso de Psicologia, orientados pela ciência, pelos direitos humanos e pelo respeito as minorias, execrando qualquer tipo de discurso e/ou de prática  de ódio misóginos, racistas, capacitistas, LGBTQIA+fóbicos, entre outras, que não respeitem a diversidade humana na sociedade. Somos explicitamente, como é de conhecimento de toda universidade um curso posicionado político e socialmente, e deste modo, formamos e cobramos de todo nosso corpo acadêmico respeito a esses princípios. Não toleramos qualquer tipo de desrespeito/preconceito a qualquer característica humana que seja, relembrando que estas se tratam de crime que precisa ser investigado e julgado por órgãos competentes que extrapolam nossa função como universidade.

    Agradecemos a todes pelo movimento em relação a essa causa. Seguimos juntas e juntos enquanto curso de Psicologia em nosso coletivo afetivo de luta pela igualdade social, formando profissionais-cidadãos que primem sempre pela empatia e respeito ao próximo, na construção de uma sociedade mais justa para todes.

    Colegiado do Curso de Psicologia da UFPel

  • Matrícula especial nas disciplinas do Calendário Remoto

    Devido a todas as questões que envolvem a situação de Ensino Remoto e ao fato de praticamente todas as turmas já estarem com mais de 50 alunos (quantidade permitida para as atividades síncronas), excepcionalmente, neste semetre, NÃO ofereceremos vagas para matrícula especial.

  • Calendário Remoto 2020/1

    Querides alunas e alunos da Psicologia,

    Espero carinhosamente encontrá-los bem, em meio a esse turbilhão de situações complicadas que temos vivido!

    Ao longo de todo esse tempo, temos realizado uma série de discussões (como colegiado de Psicologia e como sociedade) para tentar lidar com todas as questões que o período tem nos convocado. Muitas informações, regulamentos, decisões e ajustes que precisam ser minunciosamente planejados e executados ao mesmo tempo. Todas as nossas reuniões tem sido um grande apanhado democrático de todas as possibilidades para que prossigamos como Universidade, inclusive considerando a opinião da comunidade discente, levada sempre em consideração pela representação que possuem em colegiado. (mais…)

  • NEPSI divulga vídeo informativo sobre ansiedade

    Confira os informativos sobre ansiedade do Núcleo de saúde mental, cognição e comportamento (NEPSI) do curso de Psicologia UFPel.

    Esta ação faz parte do Projeto de Extensão do NEPSI com a participação de estudantes de Psicologia, sob a coordenação de Tiago N Munhoz, Mateus Levandowski e Vanessa Marques.

    O conteúdo visual utilizado no vídeo foi desenvolvido por Designeria – Empresa Júnior UFPel, sob supervisão da professora Helena de Araújo Neves.

  • PODCAST #12 NEPSI-UFPEL: Meditação

    Confira o novo podcast do Núcleo de saúde mental, cognição e comportamento (NEPSI), do curso de Psicologia UFPel.

    A idealização e locução deste episódio foi realizada pela graduanda em psicologia Jaíne Corrêa Pereira e a produção em conjunto com os demais extensionistas. Esta ação faz parte do Projeto de Extensão do NEPSI, sob a coordenação de Tiago Munhoz, Mateus Levandowski e Vanessa Marques. Se você gostou desse conteúdo, não se esqueça de compartilhar. Para acompanhar as próximas atividades do NEPSI, acesse nosso site e curta nossa página no Facebook e Instagram. Até o próximo episódio!

    Acompanhe o NEPSI – UFPEL nas redes sociais e spotify.

  • PODCAST #11 NEPSI-UFPEL: Koe no Katachi: precisamos falar sobre o bullying e o cyberbullying

    Confira o novo podcast do Núcleo de saúde mental, cognição e comportamento (NEPSI) do curso de Psicologia UFPel.

    A idealização e locução deste episódio foi realizada pela graduanda em psicologia Mariana Gouvêa e a produção em conjunto com os demais extensionistas. Esta ação faz parte do Projeto de Extensão do NEPSI, sob a coordenação de Tiago Munhoz, Mateus Levandowski e Vanessa Marques.

    Se você gostou desse conteúdo, não se esqueça de compartilhar.

    Para acompanhar as próximas atividades do NEPSI, acesse nosso site e curta nossa página no Facebook e Instagram. Até o próximo episódio!

    (mais…)

  • PROJETO AMPLIADO NÚCLEO SUL SUL – O QUE PODE A PSICOLOGIA SOCIAL EM MEIO À PANDEMIA DO CORONAVÍRUS?

    A questão do que podemos, enquanto Psicologia Social, apresenta-se a nós a cada reunião do Núcleo Sul Sul da Associação Brasileira de Psicologia Social – ABRAPSO como uma inquietação persistente, latejante e que não se desfaz após cada encontro.

    Através desses encontros, que estão sendo produzidos desde março, várias questões nos atravessam e se mostram urgentes: Como operar com grupos nesse momento? O pode ser feito através de plataformas de encontros virtuais? Como pensar um cuidado coletivo nesse momento? De que maneira o mundo pandêmico se mostra como um regime de visibilidade para as questões da luta antirracista?

    Discutiremos essas questões através de cinco atos abertos via Meet, não é necessária inscrição prévia, mas alertamos que a plataforma utilizada suporta 250 pessoas, este é o nosso teto de participantes. Serão emitidos certificados de participação para aqueles que desejarem.

    Link de acesso: https://meet.google.com/sqb-yfoa-fmp?authuser=1&hl=pt-BR

    (mais…)