Início do conteúdo
    Notícias
  • PROJETO AMPLIADO NÚCLEO SUL SUL – O QUE PODE A PSICOLOGIA SOCIAL EM MEIO À PANDEMIA DO CORONAVÍRUS?

    A questão do que podemos enquanto Psicologia Social se apresenta a nós a cada reunião do Núcleo Sul Sul como uma inquietação persistente, latejante e que não se desfaz após cada encontro.

    Através desses encontros, que estão sendo produzidos desde março, várias questões nos atravessam e se mostram urgentes: Como operar com grupos nesse momento? O pode ser feito através de plataformas de encontros virtuais? Como pensar um cuidado coletivo nesse momento? De que maneira o mundo pandêmico se mostra como um regime de visibilidade para as questões da luta antirracista?

    Discutiremos essas questões através de cinco atos abertos via Meet, não é necessária inscrição prévia, mas alertamos que a plataforma utilizada suporta 250 pessoas, este é o nosso teto de participantes. Serão emitidos certificados de participação para aqueles que desejarem.

    Link de acesso: https://meet.google.com/sqb-yfoa-fmp?authuser=1&hl=pt-BR

    (mais…)

  • PODCAST #9 NEPSI-UFPEL: Desigualdades sociais e pandemia

    Confira o novo podcast do Núcleo de saúde mental, cognição e comportamento (NEPSI), do curso de Psicologia UFPel.

    A idealização e locução deste episódio foi realizada pela graduanda em psicologia Eduarda Magalhães e a produção em conjunto com os demais extensionistas.

    Esta ação faz parte do Projeto de Extensão do NEPSI, sob a coordenação de Tiago Munhoz, Mateus Levandowski e Vanessa Marques.

    (mais…)

  • PODCAST #8 NEPSI-UFPEL: Efeitos das desigualdades sociais em saúde

    Confira o novo podcast do Núcleo de saúde mental, cognição e comportamento (NEPSI), do curso de Psicologia UFPel.
    A idealização e locução deste episódio foi realizada pela graduanda em psicologia Jéssica da Costa Belo e a produção em conjunto com os demais extensionistas.
    Esta ação faz parte do Projeto de Extensão do NEPSI, sob a coordenação de Tiago Munhoz, Mateus Levandowski e Vanessa Marques.
     
    Se você gostou desse conteúdo, não se esqueça de compartilhar.
     

    (mais…)

  • PODCAST #7 NEPSI-UFPEL: Sono

    Confira o novo podcast do Núcleo de saúde mental, cognição e comportamento (NEPSI), do curso de Psicologia UFPel.
    A idealização e locução deste episódio foi realizada pelo graduando em psicologia Antoniel Sampaio em conjunto com os demais extensionistas.
    Esta ação faz parte do Projeto de Extensão do NEPSI, sob a coordenação geral dos professores Tiago Munhoz e Mateus Levandowski e coordenação acadêmica de Vanessa Marques.
    Se você gostou desse conteúdo, não se esqueça de compartilhar.
     
    Para acompanhar as próximas atividades do NEPSI, acesse nosso site e curta nossa página no Facebook e Instagram. Até o próximo episódio!
     

    Acompanhe o NEPSI – UFPEL nas redes sociais e spotify.
  • Comunicado do Cocepe sobre ingresso do curso de Psicologia

    O Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (Cocepe) da UFPel emitiu um comunicado à comunidade sobre alteração no período de ingresso no curso de Psicologia. Eis o texto:

    “Este é um tempo de incertezas e imprevisibilidades em decorrência da crise sanitária. Não há garantias de retorno das atividades presenciais neste ano, tanto que propusemos um calendário alternativo e estamos reorientando nossos procedimentos e práticas para viabilizar o ensino de graduação e de pós-graduação com a mesma qualidade que tivemos até então, sem excluir ninguém.

    Este cenário de reajustes nas ofertas propiciou que o COCEPE retomasse uma demanda antiga do curso de Psicologia quanto à mudança no período de ingresso. Um ingresso único no início do ano melhora tanto as condições de ensino, quanto as condições de permanência dos estudantes na cidade e na universidade, assim como o planejamento das famílias e do próprio curso no que se refere, sobretudo, as atividades práticas que são realizadas nas instituições de saúde da cidade, evitando períodos longos de interrupção de atendimentos.

    (mais…)

  • Pesquisa vai acompanhar a saúde mental da comunidade acadêmica da UFPel

    A UFPel deu início a uma pesquisa com o objetivo de acompanhar a saúde mental da comunidade acadêmica e qualificar a oferta de ações e cuidados em saúde mental. A PSI-COVID19 tem apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI) em parceria com o NEPSI do curso de Psicologia e com os programas de pós-graduação em Odontologia e em Epidemiologia da UFPel e o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FURG.

    O estudo pretende atingir todos os discentes, docentes e técnicos administrativos e será realizado em três etapas, sendo a primeira ainda em julho, a segunda em setembro e a última etapa em 2021. Serão realizadas perguntas sobre algumas características sociodemográficas, atividades diárias, distanciamento social e saúde mental.

    De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Flávio Demarco, a PRPPGI já vinha pensando em realizar um levantamento da saúde mental dos alunos de pós-graduação, tendo em vista as pressões vivenciadas por mestrandos e doutorandos no período do curso agravadas, ainda, pela atual situação da pós-graduação no Brasil que passa por cortes de recursos e de bolsas. “Com a pandemia, resolvemos fazer um estudo ampliado, com toda a comunidade acadêmica, para identificar como esse período de isolamento está impactando na saúde mental dos estudantes e servidores. Com os resultados da pesquisa será possível pensar em medidas para minimizar esses efeitos”, disse.

    A pesquisa, aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade, será realizada de forma online por meio de um questionário autoaplicado com duração de aproximadamente cinco minutos e estará disponível a partir do dia 13 de julho. Nenhuma informação individual será avaliada e não há necessidade de preenchimento do nome da/o participante.

  • NEPSI disponibiliza DUAS bolsas de pesquisa (PBIP-AE – Ações Afirmativas, 2020) – Inscrições abertas!

    Estamos procurando alunas e alunos com curiosidade e interesse em trabalhar com pesquisa em psicologia. Para trabalhar em projetos relacionados a estresse e saúde, transtornos mentais e desenvolvimento humano.
    Alunas e alunos de qualquer curso da UFPel podem se inscrever! Pesquisa em psicologia requer diferentes habilidades e conhecimentos!
    Enquanto a pandemia durar, todas as atividades serão remotas.
    As inscrições para DUAS bolsas de pesquisa (iniciação científica) estão abertas até dia 13 de julho.
    A modalidade da bolsa é de ações afirmativas referente ao Programa de Bolsas de Iniciação à Pesquisa em Áreas Estratégicas (PBIP-AE) da UFPel.

    Podem se inscrever discentes dos cursos de graduação da UFPel. Para participar do processo de seleção acesse:

    wp.ufpel.edu.br/nepsi

  • PODCAST #6 NEPSI-UFPEL: Emoções

    Confira o sexto podcast do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Intervenções em saúde mental, cognição e comportamento (NEPSI), do curso de Psicologia UFPel.

    Este podcast faz parte das ações de extensão realizadas durante o período de distanciamento social. A proposta é apresentar assuntos diversos relacionados a temas de interesse dos discentes. (mais…)