Matrícula 2021/1

Matrícula dos Alunos do Mestrado Profissional, ingressantes 2021/1:

A matrícula dos alunos que forem aprovados no Processo Seletivo para Aluno Regular 2021/1 – Edital Nº 04/2021, deverá ocorrer no período de 04 a 07/03/2021, através do preenchimento do formulário de matrícula que deve ser acessado neste link. Basta preenchê-lo, marcar as disciplinas que pretendes cursar em 2021/1 e clicar em Enviar. A secretaria realizará as suas matrículas manualmente e encaminhará os atestados de matrícula por e-mail, informando os passos para o primeiro acesso ao sistema Cobalto.

Período de Matrícula: 04 e 07/03/2020

Inicio do semestre letivo 2021/1: 15/03/2020

Rematrícula dos Alunos do Mestrado Profissional para 2021/1.

A rematrícula ocorrerá através de matrícula online no sistema COBALTO. Para isso, o aluno deverá acessar a aba Aluno>Cadastros>Solicitação de matrícula (Pós). Durante o período de 04 a 07/03, o sistema COBALTO ficará aberto para realização da sua solicitação de matrícula. Após, caso o aluno constate algum erro ou problema na matrícula realizada, poderá entrar em contato com o Colegiado no período de 09 a 12/03 para as correções de matrícula.

Período de Rematrícula: 04 a 07/03/2021

Período de Correção de Matrícula: 09 a 12/03/2021

Inicio do semestre 2021/1: 15/03/2021

Observação:

1) Os/As alunos/as deverão perguntar ao seu/sua orientador/a se deverão ou não se matricular na disciplina de Prática de Ensino Supervisionado neste semestre letivo. Não é aconselhado que alunos/as ingressantes se matriculem nesta disciplina em seu primeiro semestre, visto que esta é a disciplina de estágio.

2) As disciplinas negritadas, são disciplinas obrigatórias para a conclusão do Curso. O/A aluno/a da área da Matemática deverá cursar durante todo o curso, obrigatoriamente, pelo menos 2 disciplinas a escolher entre as seguintes: Matemática nos Anos Iniciais, Matemática Experimental e Matemática e suas metodologias. O mesmo ocorre com o/a aluno/a das Ciências, que deverá optar por, pelo menos, 2 disciplinas entre: Ciências e suas Metodologias, Tópicos em Ciências – Ensino Fundamental, Tópicos em Biologia e Tópicos em Química. Em todos os casos, o/a aluno/a deverá conversar com seu/sua orientador/a, a fim de observar quais das disciplinas são pertinentes para a sua pesquisa.

3) Para os/as alunos/as que estão fazendo a rematrícula online (COBALTO), a matrícula nas disciplinas de Seminário de Pesquisa e Orientação e em Prática de Ensino Supervisionado deve ocorrer na turma do seu/sua professor/a orientador/a. Abaixo da planilha das disciplinas, encontra-se relacionado a oferta dessas turmas com os/as respectivos/as professores/as.

4) A disciplina “L.D. Transtorno do Espectro Autista e a Prática Pedagógica” da Professora Rita Cóssio está em processo de criação. As matrícula nesta disciplina ocorrerão assim que ela for cadastrada no sistema. Deste modo, os/as alunos/as que desejarem cursá-la, deverão solicitar a matrícula via Formulário de Matrícula presente no link https://wp.ufpel.edu.br/ppgecm/matriculas/, visto que as matrículas ocorrerão manualmente, após o período regular de matrículas online.

4) Caso os/as alunos/as não consigam se rematricular em Seminário de Pesquisa e Orientação, é possível que seja um problema no modo como o sistema Cobalto funciona, que não permite rematrícula em disciplinas já cursadas. Após o período de matrículas, a secretaria fará a matrícula manual em Seminário de Pesquisa e Orientação, para todos/as os/as alunos/as que não conseguiram se matricular de modo online. Então, caso não consiga se matricular nesta disciplina em específico, não há necessidade de informar a secretaria, apenas aguardar o término do período de correções e confirmar se a matrícula na disciplina foi inserida no seu sistema Cobalto.

Disciplinas 2021/1:

CÓDIGO DISCIPLINA CR. C/H PROF. RESPONSÁVEL HORÁRIO
0358321 Currículo e Ensino 03 51 Maira Ferreira

0368269 Ensino e Aprendizagem 03 51 Lui Nörnberg

(ainda sem cód.)
Disciplina em processo de criação
L.D. Transtorno do Espectro Autista e Prática Pedagógica 01 17 Rita Cóssio

0350364 Tecnologias e Educação 03 51

Maria Simone Debacco/ Rosária Sperotto/ Regina Xavier e

Prof. Convidado: Christiano Ávila (CENG)

D001247 Ciências e suas Metodologias 04 68 Robledo Gil

14h – 15h40

0108338 Matemática e suas Metodologias 04 68 André Ferreira e Denise Silveira

14h – 15h40

Disciplina do PPGQ com oferta de vagas para o PPGECM
1650026 Metodologia de Ensino em Nível Superior    04 68 Fábio Sangiogo

15 semanas

Ementa: Ensino Superior no Brasil: histórico, desenvolvimento e ampliação do acesso. A Pós-Graduação e a formação de pesquisadores-professores do Ensino Superior.  Ensino, aprendizagem e o trabalho docente. Elementos do processo didático: currículo, planejamento, conteúdos, metodologias e avaliação. Produção científica em ensino de Ciências e Química como ferramentas auxiliares à docência no Ensino Superior. (Obs. A disciplina visa contribuir com formação para o ensino superior e a participação em concurso público).

Turmas das Disciplinas Seminário de Pesquisa e Orientação e Prática de Ensino Supervisionado:

TURMA PROFESSOR
01 Alzira Yamasaki