Início do conteúdo
Qualificações e Defesas

DA QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO OU DOUTORADO

O aluno do PPGCEM deverá apresentar ao Colegiado o projeto de pesquisa a ser desenvolvido no mestrado ou doutorado para apreciação e aprovação.

O exame de qualificação do projeto de pesquisa deverá ser apresentado até, no máximo, 6 meses (mestrado) e 12 meses (doutorado) após a matrícula inicial como aluno regularmente matriculado no programa.

O aluno que não apresentar seu projeto dentro do prazo estipulado no Parágrafo anterior somente terá a matrícula efetivada no semestre posterior mediante aprovação do Colegiado.

A Banca Examinadora de Qualificação de Mestrado será composta por um presidente (orientador do aluno), sem direito a voto, e por, pelo menos, mais dois membros titulares e um suplente do corpo docente do Programa, de outro Programa de Pós-Graduação da UFPel ou de outra instituição, sendo que o comitê de orientação não poderá fazer parte da banca, exceto o orientador.

A Banca Examinadora Qualificação de Doutorado será composta por um presidente (orientador do aluno), sem direito a voto, e por, pelo menos, mais três membros titulares e um suplente do corpo docente do Programa, de outro Programa de Pós-Graduação da UFPel ou de outra instituição, sendo que o comitê de orientação não poderá fazer parte da banca, exceto o orientador.

As qualificações e defesas de dissertações e teses devem ser agendadas preferencialmente para o horário de Seminários. Utilize os formulários online a seguir para agendar a sua Qualificação:

 

 

 

DA DEFESA DE DISSERTAÇÃO OU TESE

Para solicitar a defesa da dissertação ou tese, o aluno deverá encaminhar solicitação de defesa, com a autorização do orientador e parecer substanciado da comissão de acompanhamento, constando de sugestão de data e formação de banca, ao colegiado, no mínimo 30 (trinta) dias antes da data sugerida.

Com antecedência de pelo menos 15 dias à data marcada para a defesa, o aluno deverá entregar um exemplar da dissertação para cada membro da banca.

A Banca Examinadora de Defesa de Dissertação de Mestrado será composta por um presidente (orientador do aluno), sem direito a voto, e por, pelo menos, mais dois membros titulares e um suplente do corpo docente do Programa, de outro Programa de Pós-Graduação da UFPel ou de outra instituição, sendo que o comitê de orientação não poderá fazer parte da banca, exceto o orientador.

A Banca Examinadora de Defesa de Tese de Doutorado será composta por um presidente (orientador do aluno), sem direito a voto, e por, pelo menos, mais quatro membros titulares e dois suplente do corpo docente do Programa, de outro Programa de Pós-Graduação da UFPel ou de outra instituição, sendo que o comitê de orientação não poderá fazer parte da banca, exceto o orientador. 50% dos membros da banca (incluindo suplentes) deve ser constituído por membros externos ao programa, na defesa final de tese ou dissertação.

As qualificações e defesas de dissertações e teses devem ser agendadas preferencialmente para o horário de Seminários. Utilize os formulários online a seguir para agendar a sua defesa: