Início do conteúdo
Docentes integrantes

COORDENAÇÃO:

  • Prof. Dr. André Luiz Missio (Coordenador do PPGCEM)

Professor do Curso de Engenharia de Materiais, Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Engenheiro Industrial Madeireiro formado pela Universidade Federal de Pelotas (2012), possui mestrado (2014) e doutorado (2017) em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria na área de Tecnologia de Produtos Florestais. Vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) e Ciências Ambientais (PPGCAmb) da UFPel, desenvolve pesquisas e projetos na área de novos materiais sustentáveis, com ênfase em taninos, nanocelulose, separação e purificação de materiais lignocelulósicos e compósitos poliméricos.

 

 

 

 

  • Prof. Dr. Neftalí Lênin Villarreal Carreño (Coordenador adjunto) *Bolsista de Produtividade 2

Professor titular da Universidade Federal de Pelotas- Engenharia de Materiais – CDTec, Professor Visitante no Massachusetts Institute of Technology (MIT), Department of Materials Science and Engineering, Estados Unidos, Novembro de 2014. Pós-doutorado, University of Surrey, Advanced Technology Institute, Reino Unido. Doutorado em Química pela Universidade Federal de São Carlos (2002), mestrado e graduação em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência: no desenvolvimento e aplicação de nanoestruturadas de carbono, nanocelulose, fingerprint, biomateriais, materiais sustentáveis, supercapacitores, catalisadores, sensores e biosensores inter-digitais eletroquímicos, Lab-on-chip. Atuo como primeiro coordenador do curso de Graduação em Engenharia de Materiais criado na UFPEL (2009-2012) e Fundador do Programa de Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) da UFPel 2011. Foi o coordenador adjunto do PPGCEM entre 2016-2018, atualmente é o coordenador do PPGCEM. Membro do comitê Assessor de Engenharia da FAPERGS desde 2014. Palestrante convidado em eventos nacionais e internacionais. Coordenador Projeto de cooperação internacional, Nanomed CAPES-PRINT/UFPel e COFECUB. Projetos de cooperação em inovação tecnológica, e científica (nacional e internacional).

 

  • Prof. Dr. Sergio da Silva Cava *Bolsista de Produtividade em Desenv. Tec. e Ext. Inovadora

sergioPossui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG (1995), mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo – USP/SC (2000) e doutorado em Química pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar (2003). Atualmente é Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais – PPGCEM e do curso de Graduação em Engenharia de Materiais do Centro de Desenvolvimento Tecnológico – CDTec da Universidade Federal de Pelotas – UFPel. Foi coordenador do PPGCEM/UFPel durante dois mandatos, sendo o responsável pela implantação do Mestrado e proposta do Doutorado. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Cerâmicos, atuando principalmente nos seguintes temas: processamento cerâmico, materiais cerâmicos, síntese química, revestimentos cerâmicos e pigmentos inorgânicos. Atualmente desenvolve trabalhos relacionados a síntese de novos materiais para aplicações diversas, como células fotovoltaicas, células combustíveis, materiais magnéticos, aplicações em odontologia e filmes anticorrosão e modificação de superfícies. Estes trabalhos estão sendo desenvolvidos na UFPel por meio do grupo de pesquisa Crescimento de Cristais Avançados Fotônica – CCAF. O grupo envolve professores e estudantes de todos os níveis em vários cursos e programas de pós-graduação na UFPel e em outras universidade na Brasil e outros países.

 

DOCENTES PERMANENTES

 

  • Profa. Dra. Alice Gonçalves Osório 

aliceDoutora em Engenharia de Materiais pela UFRGS, Mestre em Materials Science exploiting Large Scale Facilities (Mamaself – França e Itália) pelo programa europeu Erasmus Mundus. Mestre em Ciência e Tecnologia dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Engenheira de materiais graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui seis meses de experiência no instituto Paul Scherrer (PSI), na Suiça, e um ano de experiência no instituto Scion, Nova Zelândia, onde trabalhou no desenvolvimento e processamento de compósitos poliméricos. Possui experiência na área metalúrgica, ceramista e de compósitos poliméricos e, também, em consultoria de materiais. Atualmente atua como docente na Universidade Federal de Pelotas – UFPel, no Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec), é professora permanente do Programa de Pós Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM/UFPel) e do Programa de Pós Graduação em Engenharia Mecânica (PPMec/FURG).

 

 

  • Profa. Dra. Amanda Dantas de Oliveira

Possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Campina Grande (2006), mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais (CAPES 7) pela Universidade Federal de São Carlos (2009) e doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais (CAPES 7) pela Universidade Federal de São Carlos (2014). Tem experiência na área de Engenharia de Materiais, com ênfase em Polímeros e Aplicações, atuando principalmente nos seguintes temas: blendas e nanocompósitos poliméricos, materiais compósitos, biocompósitos, síntese de polímeros, processamento de materiais poliméricos, sistemas compatibilizantes.

 

 

  • Prof. Dr. André Ricardo Fajardo

Graduado em Química Bacharelado pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) em 2007. Ingressou no curso de Mestrado em Química da Universidade Estadual de Maringá em Março de 2008 sendo posteriormente transferido de nível para o Doutorado pela mesma Universidade em Agosto de 2009. Realizou doutorado no Grupo de Materiais Poliméricos e Compósitos (GMPC) do Departamento de Química (UEM) com período sanduíche (2012-20213) no Centre de Recherches sur les Macromolecules Vegetales (CERMAV) em Grenoble (França). Atualmente é Professor Adjunto C-4 do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Visiting Scholar na Virginia Tech em Blacksburg (EUA). Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Química (2017-2021) e foi Diretor da Regional Sul da Associação Brasileira de Polímeros (ABPol) (2019-2021). Pesquisador lider do Laboratório de Tecnologia e Desenvolvimento de Compósitos e Materiais Poliméricos (LaCoPol). Já publicou mais de 100 artigos científicos em revistas internacionais e 8 capítulos de livros. Tem 9 pedidos de depósito de patentes. Possuí mais de 4000 citações (Web of Science) e índice H = 35. Realiza pesquisas com polímeros naturais (polissacarídeos) e sintéticos para o preparo de materiais e compósitos poliméricos visando sua aplicação nas áreas de biomateriais, agricultura, ambiental e catálise.

 

 

  • Prof. Dr. César Antônio Oropesa Avellaneda

cesarPossui graduação em Física pela Universidad Mayor de San Marcos (1987), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Ciências e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo (1999). Realizou um estágio Sanduíche; durante o doutorado e também Pós doutorado no Leibniz Institut Für Neue Materialien Saarbrücken/Alemanha.Atualmente é Professor Adjunto e Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia de Materiais da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Eletroquímica atuando principalmente nos seguintes temas: Dispositivos eletrocrômicos, filmes finos, eletrólitos sólidos a base de polímeros naturales. Também tem experiência na aplicação da Nanotecnologia em Conversão de Energia Solar, atuando principalmente nos seguintes temas: novos eletrólitos poliméricos, nanopartículas inorgânicas, células solares em especial as células de TiO2/corante.

 

 

  • Prof. Dr. Claudio Martin Pereira de Pereira *Bolsista de Produtividade 2

Claudio Pereira de Pereira é docente da Universidade Federal de Pelotas, tem 92 artigos publicados; 18 depósitos de patentes, 4 Capítulos de livro (Editora Internacional) e 4 livros. Nos últimos 10 anos formou 12 mestres e 2 doutores. Dentre outras áreas de interesse, pode-se destacar: Bioorgânica e Química Forense. O pesquisador é Bolsista de produtividade 2-CNPq. Coordena projeto em rede de Cooperação Internacional com o Chile na linha de pesquisa de Lipidômica de Macroalgas Sub-Antárticas através do Programa Geral de Cooperação Internacional PGCI – CAPES. Também participa do Projeto Pro-Antar com participação de pesquisas em parceria com a USP no continente Antártico. É membro do INCT em Ciências Forenses. Atua efetivamente nos Programas de Pós-Graduação em Biotecnologia-UFPel (CAPES 7) e pelo Programa de Pós-Graduação em Bioquímica-Bioprospecção-UFPel. Deste último foi o um dos proponentes e o primeiro coordenador. O Professor é um multiplicador das Ciências Químicas na Graduação e Pós-Graduação. Além de coordenar projetos de pesquisa em sua Universidade, também é atuante na Extensão Universitária promovendo as ciências para crianças e jovens em Escolas Públicas, do ensino fundamental ao médio. O professor Pereira é atuante no Bacharelado Farmácia onde foi facilitador da criação da proposta de criação do curso junto ao MEC. Em 2012 liderou a proposta de criação do Bacharelado em Química Forense, na qual é coordenador. Hoje os dois cursos são consolidados com nota 4 no MEC (onde a nota maior é 5) na Universidade Federal de Pelotas, e contam com mais de 300 alunos. Em particular a Química Forense é um dos cursos com grande procura pelos estudantes, com candidatos de todo o Brasil. A área de ciências forenses é um dos grandes gargalos da carência de pesquisa no Brasil, onde a área de segurança pública e de pesquisa contra o crime é muito carente, o professor vem trabalhando arduamente para incentivar essa área. Claudio é avaliador Avaliador ad hoc, CAPES, CNPq e FAPESP. Coordena o Grupo de Pesquisa BIOFORENSE e também é Representante da Pós-Graduação na Comissão do Comitê Gestor do Programa de Incubação de Empresas de Base Tecnológica da UFPel. O professor completa 10 anos de pesquisa, ensino e extensão na Universidade pública.

 

  • Profa. Dra. Cristiane Wienke Raubach Ratmann

Professora do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) – RS, membro colaborador do Programa de Pós-graduação em Ciências e Engenharia de Materiais na UFPel. Tem doutorado em Ciência (área de concentração química) pela Universidade Federal de São Carlos-SP (2013), mestrado em química pela Universidade Federal de Pelotas (2010) e graduação em licenciatura em química pela Universidade Federal de Pelotas (2008). Tem experiência na área de Química com ênfase em Ciência de Materiais, dedicando-se ao estudo de propriedades físico-químicas dos materiais cerâmicos multifuncionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas core-Shell, Crescimento de cristais, Sistemas Fotocatalíticos, Células fotovoltaicas, Analises Térmicas e Sínteses solvotérmicas assistidas por micro-ondas, bem como uma grande experiências em microscopia e análises estruturais dos materiais.

 

  • Prof. Dr. Darci Alberto Gatto *Bolsista de Produtividade 1C

darciPossui graduação (1999), mestrado (2002) e doutorado (2006) em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, professor associado do Curso de Eng. Industrial Madeireira da Universidade Federal de Pelotas, Coordenador da Câmara de Pesquisa do CEng-UFPel, Professor de Programa de Pós-graduação; Ciência e Engenharia de Materiais (UFPel); Engenharia Florestal (UFSM) e Professor Convidado no Máster Universitario en Ingeniería de Materiales Renovables (UPV – Espanha). Editor-Chefe da Revista Ciência da Madeira (Brazilian Journal of Wood Science). Tem experiência na área de Tecnologia de Produtos Florestais, com ênfase em Qualidade da Madeira, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade, propriedades fisícas e mecanicas, vergamento, anatomia e tratamento da madeira.

 

 

 

  • Prof. Dr. Evandro Piva *Bolsista de Produtividade 1D

evandroProfessor Associado II do Departamento de Odontologia Restauradora, Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas – RS. Atualmente é Coordenador de Desenvolvimento, Cooperação e Sustentabilidade da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC-UFPel), é membro representante da UFPel no comitê gestor do APL Polo Naval de Rio Grande, APL Saúde de Pelotas e integra o comitê gestor da Incubadora de Base Tecnológica da UFPel – CONECTAR. É o representante da UFPel junto ao Projeto Rondon do Ministério da Defesa. Lidera o Diretório grupo de pesquisa CNPq, ENGENHARIA BIOMÉDICA, CARACTERIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE BIOMATERIAIS da UFPel desde 2004 e Coordenador do Centro de Desenvolvimento e Controle de Biomateriais, FO/UFPel. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Odontologia de (2005-2008) e Diretor Executivo de NIT (Agência de Gestão Tecnológica da UFPel 2010-2012). Ministra aulas de graduação em Materiais odontológicos e é professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da FO-UFPel (Conceito 6 da CAPES). Também é Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais/CDTec UFPel (Conceito 4 CAPES). É membro do Editorial Board: Biomaterials do periódico BioMed Research International. Atua nas áreas de Engenharia Biomedica desenvolvimento de novos biomateriais, Adesão a substratos mineralizados e Engenharia Tecidual

 

  • Prof. Dr. Fernando Machado Machado *Bolsista de Produtividade 2

fernandoPossui graduação em Física Bacharelado, ênfase Física Médica pelo Centro Universitário Franciscano (2005), graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e doutorando em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Também possui pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Atualmente, é Professor Adjunto A da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Tem experiência nas áreas de Engenharia Mecânica e Engenharia de Materiais, com ênfase em Materiais Nanoestruturados, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese, caracterização e aplicação de materiais nanoestruturados, nanotubos de carbono, adsorção e remoção de poluentes orgânicos.

 

 

  • Profa. Dra. Henara Lillian Costa Murray *Bolsista de Produtividade 1C

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (1992), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (1995),doutorado em Engenharia – University of Cambridge (2005) e pós-doutorado no Imperial College London (2013). Foi professor do Laboratório de Tribologia e Materiais, Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia de 1993 a 2016. Atualmente é professor associado da FURG – Universidade Federal do Rio Grande. onde é coordenador adjunto do Curso de Mestrado em Engenharia Mecãnica, faz parte do Comitê Gestor do Centro de Microscopia do Extremo Sul (CEME-SUL) e é o representante da Escola de Engenharia no Programa de Compartilhamento de Equipamentos Multiusuários da FURG ? ProCEM. Além disso, faz parte do quadro permanente do Curso de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da UFU. É membro do Comitê Técnico em Tribologia da International Federation for the Promotion of Mechanisms and Machines Science (IFToMM) e do IEA/AMT (International Energy Agency / Agreement on Advanced Materials for Transportation. É membro do comitê editorial das revistas Industrial Lubrication and Tribology e Surface Topography: Metrology and Properties, além de atuar como revisor para mais de 20 revistas internacionais nas áreas de Materiais e Tribologia, organizadora e revisora de congressos e avaliadora junto a órgãos de fomento. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Tribologia, atuando principalmente nos seguintes temas: topografia de superfícies, tribologia, desgaste, lubrificação sólida, modificações superficiais, revestimentos soldados, com ênfase em texturização superficial, lubrificação e tribologia automotiva.

 

 

  • Profa. Dra Irene Teresinha Santos Garcia

É professora titular do do Departamento de Físico-Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Sou graduada em Química Industrial, mestre em Química e doutora em Ciências dos Materiais (2001) pela UFRGS. Fui professora do Centro Universitário La Salle (1999-2002), Universidade Federal de Pelotas (2002-2010) e,UFRGS (desde 2010). Realizei estágio Pós-doutoral com bolsa do Hanse-Wissenschaftskolleg (Hansen Institut for Advanced Studies) no Center of Interface Science/Carl von Ossietzky Universität/Alemanha, preparando estruturas dopadas a base de sistemas Cu/W e estudos de reações fotocatalíticas. Atuo nas áreas de Materiais e Físico-Química de Interfaces. Participei da criação e consolidação do Programa de Pós-Graduação em Química da UFPEL e sou docente Permanente nos Programas de Pós-Graduação em Química da UFRGS e Engenharia e Ciência dos Materiais da UFPEL, atuando como professora e orientadora de mestrado e doutorado. Tenho experiência em técnicas de caracterização de superfície: análise por feixe de íons e espectroscopia de fotoelétron e caracterização de sistemas coloidais: espalhamento de raios x, espectroscopia de fluorescência. Minha pesquisa foca no estudo do processo de estruturação de materiais em meio aquoso e na caracterização interfacial em processos fotocatalítico em sistemas a base de óxidos de metais de transição. Atualmente desenvolvo o projeto de inclusão social de divulgação da Química na cidade de Alvorada, “O Alvorecer da Química na Cidade de Alvorada”, financiado pelo fundo para a diversidade da Royal Society of Chemistry, Reino Unido. http://lattes.cnpq.br/2296402907146130

 

  • Prof. Dr. Mário Lúcio Moreira *Bolsista de Produtividade 2

marioÉ Professor do Instituto de Física e Matematica (IFM) da Universidade Federal de Pelotas/RS. Membro permanente e coordenador adjunto do programa de pós-graduação em Física da Universidade Federal de Pelotas. Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq Nivel 2. Tem doutorado em Ciências (fisíco-química) pela Universidade Federal de São Carlos, mestre em Engenharia e Ciência de Materiais pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2005) e Bacharel em Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2002). Tem experiência na área de Físcia da Matéria Condensada na área de Ciência de Materiais, com ênfase em propriedades físicas dos materiais, atuando principalmente nos seguintes temas: Varistores, Fotoluminescência e Radioluminescencia, Crescimento de cristais, Simulação computacional aplicada a nanomateriais, Filmes finos, Células fotovoltaicas e Sínteses hidrotérmicas assistidas por micro-ondas.

 

  • Prof. Dr. Rafael Beltrame

rafaelEngenheiro Florestal (UFSM / 2008), Mestre em Engenharia Florestal (UFSM / 2010), Doutor em Engenharia Florestal (UFSM / 2012). Graduação de Formação de Professores para Educação (UFSM / 2011). Atualmente é professor Adjunto do Curso de Engenharia Industrial Madeireira da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Professor do Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (UFPel). Atua nas áreas de Recursos e Tecnologia de Produtos Florestais, com ênfase em Propriedades Físico-Mecânica da Madeira, Qualidade da Madeira e Uso Energético da Madeira

 

 

 

  • Prof. Dr. Robson Andreazza *Bolsista de Produtividade 2

Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal de Santa Maria (2004), Mestre em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Santa Maria (2006). Doutor em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com Doutorado Sanduiche em Auburn (USA) (2009). Pós Doutor Universidade Federal de Santa Maria (2010). Pós Doutor ESALq USP (2010). Pós Doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Departamento de Solos da Faculdade de Agronomia (2010-2012). Atualmente Professor Adjunto III da Universidade Federal de Pelotas pelo Centro de Engenharias do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. Professor Permanente do PPG em Ciências Ambientais, do PPG em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais (UFPel) e do PPG em Ciências e Engenharia de Materiais (UFPel). Atual Coordenador do PPGCAmb. Possui linhas de pesquisa na área de Agronomia e Engenharia Ambiental, com ênfase em Microbiologia do Solo e Microbiologia Aplicada, Análise ambiental e Biorremediação de ambientes contaminados com metais. Também possui experiência nas seguintes áreas: solos em processo de degradação, micorrizas, ectomicorrizas, e ecologia do solo. Também trabalha com desenvolvimento de técnicas e processos para gestão ambiental e tratamento de resíduos.

  • Prof. Dr. Rafael Guerra Lund *Bolsista de Produtividade em Desenv. Tec. e Ext. Inovadora 1D

Graduado em Odontologia pela Universidade Federal de Pelotas (2003), técnico industrial em Química pelo Centro Federal de Educação Tecnológica (1997), especialista em Produtos Naturais (Fitoquímica) (2006) e mestrado e doutorado em Odontologia / Dentística (2008) pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Também foi bolsista PRODOC-CAPES nas áreas de Dentística e Cariologia pelo Programa de Pós-Graduação em Dentística da UFPel. Atualmente é professor Adjunto IV da Universidade Federal de Pelotas, professor permanente dos Programas de Pós-Graduação em Odontologia (áreas de Concentração em Dentística e Materiais Dentários) e do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Bioprospecção da UFPel e é chefe do Laboratório de Microbiologia Oral desta mesma instituição. Também é Coordenador de Inovação Tecnológica (PRPPG) da UFPel, Presidente do Comitê Gestor da Incubadora Tecnológica Conectar UFPel e Conselheiro Administrativo do APL Saúde Pelotas. Além disso, é membro do Comitê de Assessoramento Científico (CA) das Ciências da Saúde da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). Tem experiência na área de Odontologia, Microbiologia, Fitoterápicos e Saúde Pública, com ênfase em P,D&I em medicamentos fitoterápicos oriundos de espécies nativas da flora brasileira e sintéticos, atuando principalmente nos seguintes temas: microbiologia, fitoterapia, antimicrobianos, antineoplásicos, resistência a drogas, avaliação clínica e laboratorial de materiais odontológicos, empreendedorismo, inovação e tecnologias em saúde

http://lattes.cnpq.br/0022372882780892

rafael.lund@gmail.com

 

  • Prof. Dr. Mateus Meneguetti Ferrer

Professor do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e membro do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da UFPel. Possui Doutorado em Ciências (2016) e Mestrado em Química (2012), ambos com área de concentração em Físico-Química, pela Universidade Federal de São Carlos e graduação em Bacharelado em Química pela Universidade Estadual de Maringá (2007). Tem experiência na área de Físico-Química aplicada à matéria condensada com foco em correlação teórica-experimental de materiais cerâmicos multifuncionais.

 

 

 

  • Prof. Dr. Rafael de Ávila Delucis  *Bolsista de Produtividade 2

Graduado em Engenharia Industrial Madeireira (2012) e mestre em Ciência e Engenharia de Materiais (2014), ambos pela Universidade Federal de Pelotas. Doutor em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui experiência acadêmica na área de Engenharia, com ênfase em Tecnologia e Utilização de Recursos Florestais, Materiais Compósitos, Mecânica dos Materiais e Métodos Estatísticos. Atualmente, é professor Adjunto A no curso de Engenharia Civil e membro colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM), ambos na Universidade Federal de Pelotas.

 

 

 

  • Prof. Dr. Willian Cézar Nadaletti *Bolsista de Produtividade 2

Professor Adjunto II do Centro de Engenharias da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, integrando o colegiado do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais – PPGCAmb. Possui graduação em Engenharia Ambiental pela UNESP (2012), graduação em Física – Lic. pela UTFPR (2014), mestrado em Engenharia de Energia pela Unioeste (2014) e doutorado em Engenharia Ambiental pela UFSC (2017). Fez doutorado-sanduíche no exterior no Institute of Thermal Technology – Silesian University of Technology (ITT-SUT/Polônia) e na Universidade Autonoma de Barcelona (Espanha) com financiamento do Programa Erasmus Mundus-European Funds/CAPES-PDSE. Em 2016 foi pesquisador visitante na Universidade de Valladolid (Espanha) com financiamento da SCGas e no ITT-SUT/Polônia em 2018. Em 2019 realizou pós-doutorado na área de Engenharia Ambiental e Sanitária na UFSC com financiamento do CNPq/PDJ. Desenvolve pesquisa em conversão e aproveitamento de biogás/hidrogênio; minimização e fenômenos de transporte de emissões atmosféricas; transição energética; energy planning & management. Nessas áreas, conquistou financiamento de agências do Brasil e do exterior, entre elas CNPq, Fapergs, UWA, NSP, FC, NAWA e European Funds para projetos que conduz em uma rede internacional de colaboração em pesquisa e para visitas de cooperação. Venceu 3 editais de apoio para professor visitante na Austrália, Eslováquia e Espanha. É coordenador do Laboratório de Engenharia Ambiental e de Energia – LEAE da UFPel e líder do grupo de pesquisa do CNPq “Estudos em Energia, Poluição Atmosférica e Gases de Efeito Estufa”. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – nível 2.

DOCENTES COLABORADORES

  • Prof. Dr. Hebert Luis Rosseto

Doutor em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo (2007). Experiência em P&D&I na área de Engenharia Civil (Estruturas, Construção Civil e Gestão da Construção) e de Materiais, principalmente em materiais hidrofílicos de natureza inorgânica. Recentemente, tem se dedicado às seguintes linhas de pesquisa: (i) adesão dos materiais cimentícios, com ênfase no papel da água confinada em camadas nanométricas na resistência mecânica de tais materiais; (ii) nova geração de biomateriais, com importantes aplicações em odontologia e ortopedia; (iii) desenvolvimento de dispositivos para regeneração do aparelho locomotor; (iv) sílica (micro, sub-micro e nano) e suas aplicações; (v) tenacificação de materiais cimentícios, incluindo petroquímicos; e (vi) gesso de alto desempenho, produtos correlatos e sistema construtivo inerente; (vii) análise de desempenho de materiais e estruturas correlatas à construção civil; e (viii) manufatura avançada de materiais e estruturas sustentáveis para a construção civil.

  • Profa. Dra. Fabiula Danielli Bastos de Sousa

Professora Adjunta na Universidade Federal de Pelotas na área de materiais poliméricos, atuando no curso de graduação de Engenharia de Materiais, e nos Programas de Pós Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM/UFPel) e em Ciências Ambientais (PPGCAmb/UFPel). Doutora em Nanociências e Materiais Avançados pela Universidade Federal do ABC e em Génie des Procédés et des Produits (Engenharia de Processos e Produtos) pela Université de Lorraine (França), ambos na área de blendas poliméricas e reciclagem de elastômeros; mestre em Nanociências e Materiais Avançados pela Universidade Federal do ABC na área de nanocompósitos poliméricos; e Engenheira Industrial Química pela Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo – EEL USP. Possui experiência na área de reciclagem de materiais poliméricos em geral e na troca de aditivos de fontes tradicionais por outras opções provenientes de fontes renováveis, atuando em projetos na área de revalorização de resíduos sólidos e da biomassa, buscando a produção de materiais poliméricos finais ecologicamente corretos e sustentáveis.

 

  • Prof. Dr. José Henrique Alano

Possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2006), mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais (CAPES 7) pela Universidade Federal de São Carlos (2009) (ênfase em metalurgia) e doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais (CAPES 7) pela Universidade Federal de São Carlos (2013) (ênfase em metalurgia). Trabalhou na empresa Metalúrgica Riosulense (empresa de excelência e mundialmente reconhecida), atuando com Usinagem de Aços Alto Cromo. Trabalhou como projetista de equipamentos industriais na empresa Endalser – Soluções Industriais, empresa especializada nos processos de Usinagem e Soldagem. Atuou como pesquisador pós-doc Procad/PNPD vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais da Universidade Federal de Pelotas entre o segundo semestre de 2015 e o primeiro semestre de 2019 participando do grupo de pesquisa Novonano. Atualmente é Prof. Adjunto-A da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande e professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Furg (PPMec/Furg). É responsável pelo Laboratório de Corrosão da Escola de Engenharia da FURG. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Corrosão Eletroquímica; Oxidação em Altas Temperaturas; Desenvolvimento de Ferramentas para Formulação de Cerâmicas, Vidros e Vitrocerâmicas; Desenvolvimento de Ferramentas para Caracterização de Dispositivos de Armazenamento de Energia.