Projeto de Acompanhamento de Ingressantes

O Grupo PET Engenharia Agrícola da UFPel realiza o Projeto de Acompanhamento de Ingressantes (PAI) durante o ano de 2021.

O projeto PAI, tem como uma das suas metas manter um contato direto com seus ingressantes, proporcionando a eles um melhor acolhimento e em longo prazo influenciar na redução da evasão do curso de Engenharia Agrícola. Neste ano de 2021, ainda sofrendo com a pandemia de COVID-19, foi ainda mais importante estabelecer contato com esses alunos, visto que por conta da pandemia, muitas famílias acabaram sendo prejudicadas de diversas formas, logo o PET-EA manteve contato com os ingressantes durante este ano e aplicou formulários online, para compreender a situação individual de cada ingressante.

A Universidade Federal de Pelotas também precisou se adaptar a esse momento atípico de pandemia e até se adaptar, precisou de um certo tempo, culminando no atraso do calendário acadêmico, no ano de 2021, tivemos os semestres 2020/2 e 2021/1. Logo, o grupo PET-EA no ano de 2021 sentiu a necissidade e o dever de acompanhar as turmas de ingressantes 2020/1 e 2021/1. Neste artigo, publicado no Congresso de

Ensino de Graduação da UFPel, você pode encontrar os resultados dos formulários aplicados à turma 2020/1 e ao longo do ano de 2022 será publicado um artigo com os resultados da turma 2021/1.

Tendo em vista que os alunos do curso e principalmente os ingressantes careciam de um conteúdo mais “prático”, o PET-EA no ano de 2021 realizou diversas lives, palestras, mesas redondas, podcasts, vídeo aulas, visitas técnicas (gravadas) e o II CONCTAGRO. Estes eventos auxiliaram a comunidade acadêmica do curso de Engenharia Agrícola, para que tivesse um material de qualidade, com curiosidades, temas distintos, e profissionais capacitados atuantes de diferentes áreas do Agronegócio.

Portanto, o Programa de Acompanhamento dos Ingressantes se consolidou como um dos principais projetos do PET-EA no ano de 2021. Além de buscar reduzir a evasão no curso, procura entender as dificuldades dos alunos ingressantes no curso e como o grupo PET-EA pode atuar como auxílio. Logo, é de extrema importância que o projeto continue sempre atualizado e siga próximo dos alunos como um todo ao longo de suas jornadas acadêmicas da graduação, ao servir como um alicerce e motivador para a permanência de cada vez mais alunos no curso de Engenharia Agrícola da UFPel.