Notícias

Grupo de Pesquisa Avendano Júnior

Grupo de Pesquisa Avendano Júnior: a tradição do choro em Pelotas – A construção de um arquivo colaborativo da música e memória de Pelotas e região

O projeto consiste na pesquisa e documentação de toda história do estilo musical choro, na cidade de pelotas. Partindo de Avendano Junior, um dos principais músicos do cenário local e nacional referente ao estilo musical, a pesquisa permeou toda a história do clube do choro pelotense e dos músicos que o formavam.

O projeto visa preservar a cultura do estilo musical chorinho, no cenário de pelotas, e documentar a vida de Avendano Junior, um importante musico da cidade que em 2019 completaria 80 anos. 

O propósito é a criação de um acervo colaborativo, disponível online para toda a comunidade em geral, com documentos, partituras, fotos, vídeos e discos da época. Documentando toda a produção cultural da cidade em torno do estilo musical choro. Além disso a realização de diversos vídeos relacionados a esse tema.

A construção de um acervo colaborativo online sobre a memória do choro em pelotas já esta disponível. Também foi realizado um documentário sobre o músico Avendano JR, exibido em parceria com a secretaria de cultura através do projeto Sagrada Casa (que está disponível clicando aqui). Além da produção de diversos vídeos relacionados ao chorinho pelotense e interações através de uma página no facebook.

O projeto é coordenado por Rafael Henrique Soares Velloso

O petiano Francisco Franco é colaborador deste projeto junto com Guilherme Sperb / Luis Fernando Hering Coelho / Raul Costa Davila / Adler Maciel Correa / Bruno Rodeghiero Motta / Eduardo Vetromilla Fuentes / Gustavo Fluery Fina Mustafé / Luiz Fernando Dos Reis Rodolfo / Pedro Gabriel Dos Santos Erler / Pedro Silveira Kowalski / Vasco Jean Louis Lazare Guesnier Azevedo

Tema Rowling por Anders Norén. Criado com WordPress.