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  • Abertura de editais para seleção de professor formador e tutores que atuarão no Curso de Licenciatura em História a Distância – CLHD

    Abertura de editais para seleção de professor formador e tutores que atuarão no Curso de Licenciatura em História a Distância – CLHD:

    EDITAL CLHD 01/2020 – PROFESSOR FORMADOR – RETIFICAÇÃO

    A Coordenação Institucional da Universidade Aberta do Brasil na Universidade Federal de Pelotas (UAB-UFPEL), torna pública a abertura das inscrições para a seleção de bolsistas UAB/ CAPES para a função de PROFESSOR FORMADOR junto ao Curso de Licenciatura em História a Distância (CLHD). Os bolsistas serão selecionados e atuarão no apoio ao Curso de Licenciatura em História a Distância atendendo ao regramento estabelecido pela Portaria CAPES Nº 102, de 10 de maio de 2019; Portaria CAPES 139, de 13 de julho de 2017; Portaria CAPES nº 183, de 21 de outubro de 2016 e demais regulamentações aplicáveis.

    Para acessar o edital clique no link:

    Edital_CLHD_01.2020___Professor_Formador___RETIFICADO

     

    EDITAL CLHD 01/2020 – PROFESSOR FORMADOR

    A Coordenação Institucional da Universidade Aberta do Brasil na Universidade Federal de Pelotas (UAB-UFPEL), torna pública a abertura das inscrições para a seleção de bolsistas UAB/ CAPES para a função de PROFESSOR FORMADOR junto ao Curso de Licenciatura em História a Distância (CLHD).

    Os bolsistas serão selecionados e atuarão no apoio ao Curso de Licenciatura em História a Distância atendendo ao regramento estabelecido pela Portaria CAPES No 102, de 10 de maio de 2019; Portaria CAPES 139, de 13 de julho de 2017; Portaria CAPES no 183, de 21 de outubro de 2016 e demais regulamentações aplicáveis.

    Para acessar o edital clique no link:

    Edital_CLHD_01.2020___Professor_Formador

     

    EDITAL CLHD 02/2020 – TUTORIA PRESENCIAL

    A Coordenação Institucional da Universidade Aberta do Brasil na Universidade Federal de Pelotas (UAB-UFPEL), torna pública a abertura das inscrições para a seleção de bolsistas UAB/ CAPES para a função de TUTORIA PRESENCIAL junto ao Curso de Licenciatura em História a Distância (CLHD).

    Os bolsistas serão selecionados e atuarão no apoio ao Curso de Licenciatura em História a Distância atendendo ao regramento estabelecido pela Portaria CAPES No 102, de 10 de maio de 2019; Portaria CAPES 139, de 13 de julho de 2017; Portaria CAPES no 183, de 21 de outubro de 2016 e demais regulamentações aplicáveis.

    Para acessar o edital clique no link:

    Edital_CLHD_02.2020_Tutoria_presencial

     

    EDITAL CLHD 03/2020 – TUTORIA A DISTÂNCIA

    A Coordenação Institucional da Universidade Aberta do Brasil na Universidade Federal de Pelotas (UAB-UFPEL), torna pública a abertura das inscrições para a seleção de bolsistas UAB/ CAPES para a função de TUTORIA A DISTÂNCIA junto ao Curso de Licenciatura em História a Distância (CLHD).

    Os bolsistas serão selecionados e atuarão no apoio ao Curso de Licenciatura em História a Distância atendendo ao regramento estabelecido pela Portaria CAPES No 102, de 10 de maio de 2019; Portaria CAPES 139, de 13 de julho de 2017; Portaria CAPES no 183, de 21 de outubro de 2016 e demais regulamentações aplicáveis.

    Para acessar o edital clique no link:

    Edital_CLHD_03.3030_Tutoria_a_distancia

     

    Publicação e  divulgação no site da UAB/UFPEL, nos seguintes endereços: https:// wp.ufpel.edu.br/ead/ e https://wp.ufpel.edu.br/ich/.

  • EDITAL ICH 01/2020, DE 29 DE ABRIL DE 2000. Processo seletivo simplificado para a função de COORDENADOR DE CURSO  para atuar no Curso de História Licenciatura-Plena na modalidade à distância

    EDITAL ICH 01/2020, DE 29 DE ABRIL DE 2000.

    A Universidade Federal de Pelotas – UFPEL, através do Instituto de Ciências Humanas – ICH, torna público o Edital 0l/202a, de 29 de Abril de 2020, referente ao processo seletivo simplificado para a função de COORDENADOR DE CURSO  para atuar no Curso de História Licenciatura-Plena na modalidade à distância, dentro do Programa da Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFPel atendendo à PORTARIA N” 102, DE 10 DE MAIO DE 2019, que regulamenta o Art. 7o da Portaria CAPES n” 183, de 2l de outubro de 2016, que prevê a realização de processo seletivo com vistas à concessão das bolsas UAB criadas pela Lei n” 11.273, de 6 de fevereiro de 2006, e à PORTARIA N” 139, DE 13 DE JULHO DE 2017, que por sua vez altera a Portaria no 183, de 21 de outubro de 2016, que regulamenta as diretrizes para concessão e pagamento de bolsas aos participantes da preparação e execução dos cursos e programas de formação superior, inicial e continuada no âmbito do SistemaUniversidade Aberta do Brasil (UAB).

    Saiba mais clicando no link do Edital ICH logo abaixo:

    Edital ICH 01 2020

  • Nota COVID-19

    NOTA DA DIREÇÃO DO ICH

    Colegas:

    Como é de conhecimento geral, as atividades acadêmicas estão suspensas na UFPel pelas próximas três semanas. Essa iniciativa contempla uma estratégia de ‘retardamento e alongamento da curva de contágio’. Não tem apenas o objetivo de salvaguardar a comunidade interna à UFPel, mas também de evitar que nós – que somos milhares – contribuamos para a disseminação acelerada do vírus logo de início. Além disso, permitirá que toda a estrutura e pessoal da Universidade, especialmente da área da Saúde, estejam disponíveis para auxiliar a comunidade pelotense quando a COVID-19 começar a manifestar-se na nossa cidade.

    Não há qualquer caso, até esse momento, de COVID-19 em pessoas ligadas à UFPel, como de resto não há confirmação de casos da doença em Pelotas, apenas suspeitas.

    Com a suspensão das atividades acadêmicas, pretende-se:

    – EVITAR AGLOMERAÇÕES DE PESSOAS;

    – EVITAR QUE ESTUDANTES E SERVIDORES (TAEs ou Docentes) SEJAM EXPOSTOS A AGLOMERAÇÕES AO SE DESLOCAREM PARA A UNIVERSIDADE.

    Assim, vale esclarecer:

    – Estão suspensas as aulas presenciais;

    – Não está autorizada a transformação, formal ou informal, de disciplinas presenciais em disciplinas ou atividades à distância, parcial ou totalmente;

    – Estão suspensas atividades que impliquem reunir pessoas em ambientes fechados ou abertos (eventos, reuniões de orientação em grupo, reuniões de grupos de pesquisa, apresentação/defesa pública de trabalhos, seminários, etc.); tais reuniões, por óbvio, também não devem acontecer em ambientes externos à UFPel;

    – Bancas de defesa ou qualificação só devem ser realizadas presencialmente se for inadiável e sem possibilidade de uso de comunicação à distância (sem presença de assistência e em ambiente amplo e arejado – a distância mínima entre indivíduos é de um metro, conforme determinação das autoridades sanitárias);

    – Sobre o Edital de Bolsas da PRE, nesta segunda-feira deverá ser emitida nota com informação sobre a manutenção ou alteração dos prazos previstos no Edital de Bolsas e, caso haja a manutenção, se a apreciação poderá ocorrer ad referendum ao Conselho da Unidade;

    – O acesso aos ambientes da Universidade (laboratórios, núcleos, etc) não está vedado aos servidores docentes ou técnicos que necessitarem ou desejarem fazê-lo, observando-se o cuidado em evitar aglomerações; recomenda-se que quem integra os grupos de maior risco, por idade e/ou condições de saúde, só se desloque para a UFPel em caso de absoluta necessidade!

    – Todos os STAEs que puderem desempenhar suas funções através de trabalho remoto (home office), poderão fazê-lo. Ninguém está dispensado do cumprimento de sua jornada de trabalho (expediente). Portanto, nos casos de trabalho remoto, os servidores estão obrigados a acessar os sistemas eletrônicos (SEI e COBALTO), bem como a responder chamadas telefônicas e mensagens via e-mail;

    – Servidores que não possam – ou não queiram – desenvolver suas funções através de trabalho remoto deverão cumprir expediente normalmente, em seus locais de trabalho, observando sempre os protocolos sobre concentração de pessoas e proximidade;

    – Qualquer servidor que apresente sintomas que levem à suspeita de contaminação, deve imediatamente buscar atendimento (óbvio!) e colocar-se em quarentena, informando a chefia logo que puder.

    – Viagens a serviço (participação em eventos, bancas, etc.) devem ser evitadas;

    – Em momento oportuno, o Calendário Acadêmico será reorganizado; logo, buscar alternativas com vistas ao desenvolvimento de atividades acadêmicas à revelia do Calendário pode implicar a nulidade dessas atividades.

    – Reuniões de Departamento, Colegiado e Conselho Departamental estão suspensas;

    – Os RAAD devem ser encerrados normalmente nos prazos estabelecidos, sendo despachados ad referendum pelas Chefias e pela Direção.

    – O gabinete da Direção do ICH estará, na medida do possível, aberto e disponível para o atendimento (remoto ou presencial) de servidores, estudantes ou comunidade, ressalvados os protocolos referidos acima. Caso alguém necessite algum esclarecimento, o telefone do gabinete é 3284-5522.

    Outras questões que se apresentarem serão respondidas ao longo desse período.

    Finalmente, manifestamos nosso desejo de que possamos retomar brevemente e com normalidade todas as nossas atividades universitárias.

    Pelotas, 15 de março de 2020.

     

             ANDREA LACERDA BACHETINI                                         SEBASTIÃO PERES

                          Vice-Diretora do ICH                                                          Diretor do ICH

  • XI Edição do Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares

    A XI edição do Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares será realizada entre 17 e 20 de novembro de 2020 na Universidade Federal de Pelotas. Com o tema “Diálogos, trajetórias e perspectivas no ensino e na pesquisa em cartografia escolar”, o evento se destina à socialização das múltiplas ideias entre pesquisadores, professores da educação superior e da educação básica.
    Confira as informações no site do evento:    https://wp.ufpel.edu.br/ccce/
  • 50 anos do ICH

    No dia 16 de dezembro de 2019 foi realizado o jantar comemorativo aos 50 anos do Instituto de Ciências Humanas no Restaurante Cruz de Malta Parque Dom Antônio Zattera, 143 em Pelotas, na festividade foi lançada a campanha “Conte a sua história na história do ICH” e foi feita homenagem aos Professores e Técnicos Administrativos que fazem parte do desta história, os homenageados receberam um boton de acordo com o seu tempo de na instituição, os servidores Ouro, Prata e Bronze. Foi um momento de confraternização quando estiveram presentes várias gerações de servidores.

    Os servidores que não puderam estar  presentes podem retirar seu boton na direção do ICH.

    Convidamos a todos para participarem da campanha “Conte a sua história na história do ICH”, é muito facial , é só enviar  seu relato para o e-mail: ich50anos@gmail.com poderão ser enviadas fotografias de formaturas, de defesas, de atividades curriculares, de projetos de ensino, pesquisa e extensão com os seguintes dados: nome das pessoas fotografadas, data, local e qual curso, com um breve relato da sua história no ICH.

     

     

    Diretor Sebastião Peres  e Professor Aristeu Lopes da comissão dos 50 Anos do ICH

    Grupo de servidores no inicio do jantar

    Hora do Parabéns

    Entrega do boton para Prata da Casa Professoras e Ex-alunas Marcia e Carla

  • “As Potências do Renascimento” – Aula com Prof. Dr. Francisco Marshall da UFRGS.

    “As Potências do Renascimento” – Aula de encerramento da disciplina de História da Arte I do Curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais com Prof. Dr. Francisco Marshall.

    Data: 04 de dezembro de 2019.

    Horário: 19h.

    Local: Auditório Térreo do Campus II ICH, Almirante Barroso, 1202. Centro – Pelotas

    Ministrante: Prof. Dr. Francisco Marshall do Curso de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS.

    Organização: Profa. Dra. Luíza Neitzke, ministrante da disciplina de História da Arte I, C&R/DMCOR/ICH.

     

     

    As Potências do Renascimento

     

    Quais as ideias e finalidades que deram energia à explosão criativa do Renascimento? Quais as condições culturais, as formas do método, as ambições e as motivações simbólicas que animaram aos arte-criadores e aos intelectuais e mecenas dos séculos XV e XVI a avançar com entusiasmo e renovar a história da cultura? O que, daquela genética criativa, permanece vigente, como potência pronta para florescer em qualquer era – inclusive a nossa? É o que examinaremos, contemplando ideias e obras-primas de Donatello, Botticelli, Leonardo, Michelangelo, Dürer, Rafael e Tiziano, e visitando memórias de Firenze, Roma, Veneza e Nürnberg. Com tais faróis, lançaremos luz também sobre as eras que sucederam e sobre os tempos que ainda temos que criar, com potência renascentista.

  • Convite para Abertura da Exposição “Anistia: um passado presente”

    Convite para Abertura da Exposição “Anistia: um passado presente”, que marca os 40 anos da promulgação da Lei da Anistia de 1979.

    A exposição foi organizada pelo Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul (AHRS) em parceria com a Escola de Humanidades da PUCRS, e será exibida no Mercado Público de Pelotas entre os dias 28 de outubro e 11 de novembro, seguindo então para a UCPel.

    A exposição em Pelotas tem organização do  Instituto de Estudos Políticos Mário Alves, Grupo de Estudos sobre a ditadura brasileira/UFPel, NUPPOME/UFPel, com o apoio do PPGH e PPGPOL – UFPel, PPG em Política Social e Direitos Humanos e Grupo Emancipação/UCPel.

    A abertura oficial da Exposição será realizada sexta-feira, dia 1º de novembro de 2019, às 18h, no Mercado Público, e contará com falas de pesquisadores/as e depoimentos de anistiados políticos, conforme cartaz em anexo.

    Contamos com a presença de todos.

    ICH/UFPel