Início do conteúdo
    Notícias
  • Nota COVID-19

    NOTA DA DIREÇÃO DO ICH

    Colegas:

    Como é de conhecimento geral, as atividades acadêmicas estão suspensas na UFPel pelas próximas três semanas. Essa iniciativa contempla uma estratégia de ‘retardamento e alongamento da curva de contágio’. Não tem apenas o objetivo de salvaguardar a comunidade interna à UFPel, mas também de evitar que nós – que somos milhares – contribuamos para a disseminação acelerada do vírus logo de início. Além disso, permitirá que toda a estrutura e pessoal da Universidade, especialmente da área da Saúde, estejam disponíveis para auxiliar a comunidade pelotense quando a COVID-19 começar a manifestar-se na nossa cidade.

    Não há qualquer caso, até esse momento, de COVID-19 em pessoas ligadas à UFPel, como de resto não há confirmação de casos da doença em Pelotas, apenas suspeitas.

    Com a suspensão das atividades acadêmicas, pretende-se:

    – EVITAR AGLOMERAÇÕES DE PESSOAS;

    – EVITAR QUE ESTUDANTES E SERVIDORES (TAEs ou Docentes) SEJAM EXPOSTOS A AGLOMERAÇÕES AO SE DESLOCAREM PARA A UNIVERSIDADE.

    Assim, vale esclarecer:

    – Estão suspensas as aulas presenciais;

    – Não está autorizada a transformação, formal ou informal, de disciplinas presenciais em disciplinas ou atividades à distância, parcial ou totalmente;

    – Estão suspensas atividades que impliquem reunir pessoas em ambientes fechados ou abertos (eventos, reuniões de orientação em grupo, reuniões de grupos de pesquisa, apresentação/defesa pública de trabalhos, seminários, etc.); tais reuniões, por óbvio, também não devem acontecer em ambientes externos à UFPel;

    – Bancas de defesa ou qualificação só devem ser realizadas presencialmente se for inadiável e sem possibilidade de uso de comunicação à distância (sem presença de assistência e em ambiente amplo e arejado – a distância mínima entre indivíduos é de um metro, conforme determinação das autoridades sanitárias);

    – Sobre o Edital de Bolsas da PRE, nesta segunda-feira deverá ser emitida nota com informação sobre a manutenção ou alteração dos prazos previstos no Edital de Bolsas e, caso haja a manutenção, se a apreciação poderá ocorrer ad referendum ao Conselho da Unidade;

    – O acesso aos ambientes da Universidade (laboratórios, núcleos, etc) não está vedado aos servidores docentes ou técnicos que necessitarem ou desejarem fazê-lo, observando-se o cuidado em evitar aglomerações; recomenda-se que quem integra os grupos de maior risco, por idade e/ou condições de saúde, só se desloque para a UFPel em caso de absoluta necessidade!

    – Todos os STAEs que puderem desempenhar suas funções através de trabalho remoto (home office), poderão fazê-lo. Ninguém está dispensado do cumprimento de sua jornada de trabalho (expediente). Portanto, nos casos de trabalho remoto, os servidores estão obrigados a acessar os sistemas eletrônicos (SEI e COBALTO), bem como a responder chamadas telefônicas e mensagens via e-mail;

    – Servidores que não possam – ou não queiram – desenvolver suas funções através de trabalho remoto deverão cumprir expediente normalmente, em seus locais de trabalho, observando sempre os protocolos sobre concentração de pessoas e proximidade;

    – Qualquer servidor que apresente sintomas que levem à suspeita de contaminação, deve imediatamente buscar atendimento (óbvio!) e colocar-se em quarentena, informando a chefia logo que puder.

    – Viagens a serviço (participação em eventos, bancas, etc.) devem ser evitadas;

    – Em momento oportuno, o Calendário Acadêmico será reorganizado; logo, buscar alternativas com vistas ao desenvolvimento de atividades acadêmicas à revelia do Calendário pode implicar a nulidade dessas atividades.

    – Reuniões de Departamento, Colegiado e Conselho Departamental estão suspensas;

    – Os RAAD devem ser encerrados normalmente nos prazos estabelecidos, sendo despachados ad referendum pelas Chefias e pela Direção.

    – O gabinete da Direção do ICH estará, na medida do possível, aberto e disponível para o atendimento (remoto ou presencial) de servidores, estudantes ou comunidade, ressalvados os protocolos referidos acima. Caso alguém necessite algum esclarecimento, o telefone do gabinete é 3284-5522.

    Outras questões que se apresentarem serão respondidas ao longo desse período.

    Finalmente, manifestamos nosso desejo de que possamos retomar brevemente e com normalidade todas as nossas atividades universitárias.

    Pelotas, 15 de março de 2020.

     

             ANDREA LACERDA BACHETINI                                         SEBASTIÃO PERES

                          Vice-Diretora do ICH                                                          Diretor do ICH

  • XI Edição do Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares

    A XI edição do Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares será realizada entre 17 e 20 de novembro de 2020 na Universidade Federal de Pelotas. Com o tema “Diálogos, trajetórias e perspectivas no ensino e na pesquisa em cartografia escolar”, o evento se destina à socialização das múltiplas ideias entre pesquisadores, professores da educação superior e da educação básica.
    Confira as informações no site do evento:    https://wp.ufpel.edu.br/ccce/
  • 50 anos do ICH

    No dia 16 de dezembro de 2019 foi realizado o jantar comemorativo aos 50 anos do Instituto de Ciências Humanas no Restaurante Cruz de Malta Parque Dom Antônio Zattera, 143 em Pelotas, na festividade foi lançada a campanha “Conte a sua história na história do ICH” e foi feita homenagem aos Professores e Técnicos Administrativos que fazem parte do desta história, os homenageados receberam um boton de acordo com o seu tempo de na instituição, os servidores Ouro, Prata e Bronze. Foi um momento de confraternização quando estiveram presentes várias gerações de servidores.

    Os servidores que não puderam estar  presentes podem retirar seu boton na direção do ICH.

    Convidamos a todos para participarem da campanha “Conte a sua história na história do ICH”, é muito facial , é só enviar  seu relato para o e-mail: ich50anos@gmail.com poderão ser enviadas fotografias de formaturas, de defesas, de atividades curriculares, de projetos de ensino, pesquisa e extensão com os seguintes dados: nome das pessoas fotografadas, data, local e qual curso, com um breve relato da sua história no ICH.

     

     

    Diretor Sebastião Peres  e Professor Aristeu Lopes da comissão dos 50 Anos do ICH

    Grupo de servidores no inicio do jantar

    Hora do Parabéns

    Entrega do boton para Prata da Casa Professoras e Ex-alunas Marcia e Carla

  • “As Potências do Renascimento” – Aula com Prof. Dr. Francisco Marshall da UFRGS.

    “As Potências do Renascimento” – Aula de encerramento da disciplina de História da Arte I do Curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais com Prof. Dr. Francisco Marshall.

    Data: 04 de dezembro de 2019.

    Horário: 19h.

    Local: Auditório Térreo do Campus II ICH, Almirante Barroso, 1202. Centro – Pelotas

    Ministrante: Prof. Dr. Francisco Marshall do Curso de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS.

    Organização: Profa. Dra. Luíza Neitzke, ministrante da disciplina de História da Arte I, C&R/DMCOR/ICH.

     

     

    As Potências do Renascimento

     

    Quais as ideias e finalidades que deram energia à explosão criativa do Renascimento? Quais as condições culturais, as formas do método, as ambições e as motivações simbólicas que animaram aos arte-criadores e aos intelectuais e mecenas dos séculos XV e XVI a avançar com entusiasmo e renovar a história da cultura? O que, daquela genética criativa, permanece vigente, como potência pronta para florescer em qualquer era – inclusive a nossa? É o que examinaremos, contemplando ideias e obras-primas de Donatello, Botticelli, Leonardo, Michelangelo, Dürer, Rafael e Tiziano, e visitando memórias de Firenze, Roma, Veneza e Nürnberg. Com tais faróis, lançaremos luz também sobre as eras que sucederam e sobre os tempos que ainda temos que criar, com potência renascentista.

  • Convite para Abertura da Exposição “Anistia: um passado presente”

    Convite para Abertura da Exposição “Anistia: um passado presente”, que marca os 40 anos da promulgação da Lei da Anistia de 1979.

    A exposição foi organizada pelo Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul (AHRS) em parceria com a Escola de Humanidades da PUCRS, e será exibida no Mercado Público de Pelotas entre os dias 28 de outubro e 11 de novembro, seguindo então para a UCPel.

    A exposição em Pelotas tem organização do  Instituto de Estudos Políticos Mário Alves, Grupo de Estudos sobre a ditadura brasileira/UFPel, NUPPOME/UFPel, com o apoio do PPGH e PPGPOL – UFPel, PPG em Política Social e Direitos Humanos e Grupo Emancipação/UCPel.

    A abertura oficial da Exposição será realizada sexta-feira, dia 1º de novembro de 2019, às 18h, no Mercado Público, e contará com falas de pesquisadores/as e depoimentos de anistiados políticos, conforme cartaz em anexo.

    Contamos com a presença de todos.

    ICH/UFPel

  • “Iconologia, ciência da cultura” – Convite para Aula Inaugural do Curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais com Prof. Dr. Francisco Marshall.

    “Iconologia, ciência da cultura”

    Aula Inaugural do Curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais com Prof. Dr. Francisco Marshall.

    O estudo dos sintomas visuais da cultura visa ao conhecimento das causas, ou seja, das motivações culturais que animam a produção de imagens. Além disso, o estudo de iconologia permite decifrar os códigos com que se formam e se transmitem as linguagens visuais, em longo percurso histórico, entre o paleolítico e o futuro. Nesta aula, veremos os conceitos e métodos fundamentais da iconologia, na tradição Warburg, e sua expressão em leituras do patrimônio histórico visual.

     

    Quando: Nesta segunda-feira,02 de setembro de 2019 as 19h.

    Onde: Auditório Térreo do Campus II – ICH, Almirante Barroso número 1202.

    Ministrante: Prof. Dr. Francisco Marshall do Curso de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS.

    Organização: Profa. Dra. Luíza Neitzke, ministrante da disciplina de Iconografia e Iconologia, C&R/DMCOR.

     

     

  • Palestras com o Pesquisador Dr. Edward Perez

    A Rede de Museus da UFPel, MALG e Museu do Doce convidam para palestras com Edward Perez, pesquisador venezuelano atualmente radicado no Canadá, que abordará o papel mutável e complexo dos museus como eixos integradores da esfera coletiva. Doutor em arquitetura, Edward Perez propõe em sua tese um novo modelo de museu que se desdobra no espaço público, um museu que é visto como uma caixa aberta, como um espaço distendido e onipresente, como local de ruptura e dissolução, espontâneo, dialógico, alterável, contaminável e aberto para trocas.
     
    1ª Palestra: Para caçar o bisonte. Estratégias museológicas de sedução.
    Local: Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo – MALG – Praça 7 de Julho, 180 – Centro, Pelotas 
    Dia: 25 de junho de 2019
    Horário: 17h
     
    2ª Palestra: O museu em desdobramento: lugar de ocorrências.
    Local: Auditório do Museu do Doce – Praça Coronel Pedro Osório, nº8
    Dia 27 de junho de 2019
    Horário: 18h
     
    Inscrições para as palestras de Edward Perez estão disponíveis na página da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel, acesso pelo Link: