Início do conteúdo
    Notícias
  • ICH repudia intimidação contra professor da UNB

    Reunido no dia 22 de fevereiro de 2018 o Conselho Departamental do Instituto de Ciências Humanas, aprovou uma moção de apoio ao professor Luis Felipe Miguel, do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília.

    Segue a nota do CD/ICH.

    “A comunidade do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas, por intermédio do Conselho Departamental, vem a público manifestar sua inconformidade diante do processo de intimidação sofrido pelo Professor Luis Felipe Miguel, do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília.

    Tal processo de intimidação decorre da proposição, por parte do referido professor, de uma disciplina de caráter optativo intitulada “Tópicos especiais em Ciência Política: O golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil”. 

    Diante da divulgação do título e do programa da disciplina, o Ministro da Educação, Mendonça Filho, em nota divulgada no dia 21 de fevereiro,  afirmou que acionará órgãos de controle como a AGU (Advocacia Geral da União), o TCU (Tribunal de Contas da União) e o MPF (Ministério Público Federal) para que investiguem suposto “crime de improbidade administrativa por parte dos responsáveis pela criação da disciplina na Universidade de Brasília (UnB) por fazer proselitismo político e ideológico de uma corrente política usando uma instituição pública de ensino.”

    A ação autoritária do Ministro da Educação coloca em xeque a autonomia e a liberdade de cátedra dos/as docentes, que se constituem em pilares fundamentais para a manutenção de uma educação crítica, plural e de qualidade. Qualquer ação que vise censurar, constranger ou perseguir docentes deve ser durante rechaçada pela comunidade acadêmica e por toda a sociedade.

    Neste sentido, o ICH/UFPel repudia veementemente a ação do Ministério da Educação e manifesta toda a solidariedade ao Prof. Luis Felipe Miguel.”

     

     

  • Formatura Interna 2017/2 do ICH: 11/05/2018

    A Direção do Instituto de Ciências Humanas definiu a data para a realização da Cerimônia Interna de Colação de Grau de todos os cursos da Unidade. O evento ocorrerá no dia 11 de maio de 2018, às 20 H, no Auditório do Campus II do ICH, na Rua Almirante Barroso, 1202.

    Os estudantes, prováveis formandos, deverão verificar a regularidade de sua situação acadêmica junto ao respectivo colegiado de curso.

    Os formandos que por motivo de força maior não tiverem condições de comparecer para a colação de grau poderão ser representados por intermédio de instrumento de procuração, no qual esteja explicitado o poder conferido para que o representante cole grau no curso específico. O documento pode ser particular, bastando o reconhecimento da firma do outorgante em Cartório. No dia da colação o representante deverá se identificar com documento válido com foto e deixar o original da procuração com o Secretário da unidade.

    Convidamos a todos os professores, alunos e servidores do ICH para que prestigiem a solenidade interna de colação de grau.

  • Projetos de Pesquisa no SEI

    Como encaminhar Projetos de Pesquisa pelo SEI?

    Verificamos equívocos no encaminhamento dos Projetos de Pesquisa por intermédio do SEI que estão fazendo com que os processos demorem até que sejam corretamente encaminhados para tramitação. Por isso, alertamos para o seguinte.

    A Coordenação de Pesquisa, Pró-Reitoria de Pesquisa Pós-Graduação e Inovação, informa que é preciso anexar ao processo no SEI, um documento (despacho ou memorando do SEI) assinado pelo Coordenador do projeto, Chefe de Departamento e Diretor da Unidade, com parecer favorável ao projeto de pesquisa.

    Ressalta-se que há necessidade de o documento ser assinado eletronicamente (SEI), uma vez que a Coordenação de Pesquisa não aceita mais documentos digitalizados.

  • Projetos de Ensino no SEI

    Como encaminhar um Projeto de Ensino pelo SEI?

    Devido a diversos transtornos em função do encaminhamento equivocado de Projetos de Ensino cabe um esclarecimento importante.

    O Núcleo de Programa e Projetos, da Pró Reitoria de Ensino,  informa que o projeto gerado pelo sistema Cobalto não deve ser impresso, assinado e escaneado. O procedimento correto é anexar o projeto ao processo do SEI diretamente do computador. Assim, será necessário anexar um único documento (despacho ou memorando do SEI) assinado pelo Coordenador do projeto, Chefe de Departamento e Diretor da Unidade, com parecer favorável ao projeto de ensino. Também deverão ser anexadas as ATAS de aprovação do projeto no Departamento de origem e no Consleho Departamental da Unidade.

  • Pátio Interno recuperado no Campus CCHS

    Está praticamente finalizada a recuperação do pátio interno do Instituto de Ciências Humanas (ICH) no Campus das Ciências Humanas e Sociais (CCHS) da Rua Alberto Rosa, 154. O pátio possui no seu entorno diversas salas administrativas, incluindo o Gabinete da Direção do ICH e laboratórios. Um desses laboratórios, o Laboratório de Estudos Agrários e Ambientais (LEAA), foi especialmente prejudicado pela infestação de piolhos provocada pela grande presença de pombos e suas fezes naquele local, de modo que as atividades do LEAA tiveram que ser transferidas para o Campus II em caráter precário.

    Foi colocada uma tela na parte superior do poço de luz, de modo a impedir o acesso de pássaros e, consequentemente, evitando os prejuízos provocados às atividades no local. Já foi solicitada a limpeza da sala do LEAA, de modo que, tão logo seja possível, retome sua utilização normal.

  • COCEPE divulga resultado preliminar da distribuição de vagas do Edital 01/2017

    O Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão da UFPel divulgou hoje, 09/02/18, o resultado preliminar do Edital 01/2017 com a distribuição de vagas docentes para os cursos criados durante o REUNI.

    O ICH obteve o seguinte resultado:

    Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis: solicitação elegível;

    História: solicitação pendente de complementação;

    Geografia: solicitação não elegível (considerado fora do REUNI).

    Agora os respectivos departamentos deverão tomar as providências necessárias de acordo com os novos prazos do Edital 01/2017:

    O Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão – COCEPE, deliberou, em reunião realizada em 08/02/2018, tornar pública a retificação do Edital COCEPE 01/2017, que trata das inscrições para solicitações de vagas docentes para os Cursos de Graduação criados no âmbito do REUNI, como segue:

      a.  incluir o prazo para complementação de informação: 14/02 e 15/02;

     b. incluir o prazo de divulgação do resultado preliminar, atualizado, com o índice DP dos Cursos:  16/02;

      c. no item 2.3 (prazo de Recurso) onde se lê: 14 a 16 de fevereiro de 2018, leia-se: 19 e 20 de fevereiro de 2018;

      d. no item 2.4 (divulgação do resultado final):  onde se lê: 21 de fevereiro de 2018, leia-se: 23 de fevereiro de 2018.

  • Fórum de Diretores se reúne para discutir 30 horas e orçamento

    Na manhã desta sexta-feira, 09/02/2018, o Diretor do Instituto de Ciências Humanas, professor Sidney Gonçalves Vieira, participou de mais uma reunião do Fórum de Diretores da UFPel. Na ocasião, a pauta principal tratou de discutir a jornada de 30 horas em turno único na universidade e o orçamento para 2018.

    Sobre a jornada de 30 horas ainda não há uma definição do que deve ser feito por cada uma das unidades. Permanece a orientação da Reitoria no sentido de que cada unidade realize estudo destinado a implantação efetiva da jornada em turno único, dentro dos requisitos legais. Como ainda não houve pronunciamento do TCU sobre recurso da UFPel referente a essa situação, cabe aguardar a postura daquela corte para que as providências sejam tomadas. No ICH, já houve reunião que discutiu a questão e o tema deverá ser levado ao Conselho Departamental para análise e encaminhamento. A reunião contou com a participação do STA Matheus da Silva Cardoso, da Coordenação de Administração de Pessoal, da PROGEP.

    Com relação ao orçamento para 2018  ainda não houve liberação dos recursos por parte do Governo Federal. A expectativa é de que o orçamento da UFPel seja semelhante ao do ano anterior e se trabalha com a perspectiva de um total de cerca de 706 milhões de reais. Desse total, cuja maior parte é consumida com pagamento de pessoal, cerca de 53 milhões de reais devem ser destinados para manutenção da universidade e 8 milhões em recursos de capital. Os valores para empenho ainda não foram distribuídos, motivo pelo qual os gastos nas unidades estão funcionando de acordo com as demandas existentes, para abatimento posterior. A reunião contou com a presença do Superintendente de Orçamento e Gestão de Recursos, da Proplan, professor Denis Franco.

     

  • Professor Lucas Panitz ficará no exercício da Direção do ICH em janeiro

    No período de férias regulares do Diretor, professor Sidney Gonçalves Vieira e do Vice-Diretor, professor Sebastião Peres, a Direção do Instituto de Ciências Humanas ficará sob o encargo do professor Lucas Manassi Panitz, entre 8 de janeiro e 6 de fevereiro.

    O professor Lucas está lotado no Departamento de Geografia do ICH e substituirá o Diretor e o Vice-Diretor por ser o membro mais antigo na carreira universitária integrante do Conselho Departamental da unidade, que não estará em gozo de férias no período.

    O horário de funcionamento do ICH durante o mês de janeiro e até 3 de fevereiro segue o horário de Turno Único adotado pela UFPel, tal seja, das 08 H às 14 H.

  • ICH define Coordenador Administrativo e terá novo secretário

    Em reunião realizada em 22 de dezembro de 2017 a Direção do Instituto de Ciências Humanas, juntamente com os Servidores Técnico Administrativos da unidade, escolheram o servidor que irá exercer a nova função de Coordenador Administrativo. Foi indicado e escolhido Mário Ayres da Silveira para a nova função.

    Como o coordenador escolhido era o atual Secretário do ICH houve a necessidade de escolher um novo técnico para o exercício dessa função. O diretor, professor Sidney Vieira e o Vice-Diretor, professor Sebastião Peres, indicaram para a função o técnico João Alberto dos Santos Pedroso, sendo o nome aclamado por todos os presentes.

    Sobre o novo cargo, “embora as funções de cada coordenador devam ser definidas nas unidades, debate que tem a participação das direções e da Asufpel, existem atividades essenciais, listadas pela Gestão Central da UFPel, que devem ser cumpridas. São elas a reorganização administrativa do funcionamento da unidade, a fim de regularizar a jornada de 30 horas; o permanente controle, manutenção e atualização do inventário de bens de consumo, permanentes e patrimoniais da unidade; o acompanhamento do trabalho das empresas terceirizadas na unidade, subsidiando assim o trabalho dos fiscais de contratos; e ser um canal de comunicação direto com as unidades administrativas, otimizando os processos”. (https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2017/06/13/coordenacoes-administrativas-objetivam-melhorar-gestao-nas-unidades-academicas/).

    A informação sobre as novas funções já foi passada à administração central para que sejam nomeados nas suas novas funções os servidores indicados.

  • Nota de pesar: Alexandre Martins Pinheiro

     

    É com profundo pesar que noticiamos o falecimento de Alexandre Martins Pinheiro, estudante do 6º semestre do Curso de Licenciatura em Geografia, ocorrida hoje, 16/12/17, vítima de um AVC. Alexandre tinha 21 anos de idade, natural de Maceió, AL, vindo de São Paulo onde residia com a família. Participava do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).

    A Direção do ICH entrou em contato com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis para auxiliar a família no que for possível fazer. A professora Liz Dias, coordenadora do PIBID, juntamente com o professor Robinson Pinheiro, orientador do estudante, estão acompanhando a situação

    Externamos aqui nossos sentimentos de dor.