Início do conteúdo

Cartão do SUS e Vacinas na UFPEL

 

 

 

A Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida comunica  à comunidade da UFPEL sobre a necessidade de apresentar  o CARTÃO do SUS para participar das campanhas de vacinação promovidas pela CSQV . Esta é  uma exigência da Secretaria Municipal de Saúde (que nos fornece as vacinas) para alimentar os dados do programa de imunizações estabelecido nacionalmente.

O que é cartão SUS

Trata-se de um documento que possibilita a identificação de qualquer pessoa no Brasil ao utilizar os serviços de saúde. O Cartão Nacional de Saúde tem o objetivo de cadastrar todos os cidadãos ao Sistema Único de Saúde (SUS), visando organizar a Rede de Atenção à Saúde e  com isso facilitar o acesso dos usuários às ações e serviços que venham necessitar ao longo da vida. Contém dados de onde e quando a pessoa foi atendida, quais os serviços que foram prestados o profissional que atendeu e quais os procedimentos que foram realizados.

O cartão SUS  facilita a comunicação com agilidade entre as várias unidades de Saúde Pública no Brasil, possibilitando a marcação de consultas e exames, garantindo o acesso a medicamentos gratuitos, procedimentos hospitalares, vacinas, entre outros.

O Ministério da Saúde determina que todas as pessoas, inclusive usuários de planos de saúde, possuam o numero do Cartão Nacional de Saúde (CNS). É importante salientar que o cartão SUS não possui custo algum para o cidadão brasileiro e pode ser solicitado por qualquer pessoa e em qualquer município do Brasil.

Como fazer o cartão SUS

O cartão SUS é feito por um funcionário da unidade de saúde.  Poderá ser feito cadastro em locais definidos como hospitais, clínicas, postos de saúde, ou on-line através do Portal do cidadão do Ministério da Saúde. É gerado um número de protocolo (provisório) válido por 90 dias. Após esse período deverá ser apresentado na sua unidade de saúde para a efetivação do cadastro do Cartão SUS.

Em Pelotas pode ser feito diretamente na Rua Lobo da Costa esquina com a Rua Marcílio Dias ou nas unidades básicas de saúde da rede municipal.

Documentos para solicitação do cartão SUS

Adultos: Carteira de identidade; Número do CPF ou certidão de nascimento, casamento, separação ou divórcio; Comprovante de residência.

Crianças: Certidão de nascimento; Comprovante de residência dos pais ou responsáveis; Número do CPF se já possuir (não obrigatório).

 

Outras informações:

Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas

Ministério da Saúde

Publicado em 01/03/2018, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Cartão do SUS.