Com profundo pesar, comunicamos o falecimento do Dr Gastão Duval Neto, professor aposentado da Disciplina de Anestesiologia do Departamento de Cirurgia Geral da FAMED. […]
A Universidade Federal de Pelotas divulga abaixo o resultado preliminar do Processo Seletivo para Supervisores do Projeto Mais Médicos para o Brasil (PMMB). Classificação […]
A Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) torna público o processo seletivo para Supervisor médico do Programa Mais Médicos para o Brasil para atuarem na supervisão acadêmica […]
A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está realizando Processo Seletivo para contratação de professores substitutos em diversas áreas. Na Faculdade de Medicina, são 2 […]
A UFPel, através de sua proposta institucional no Edital DAI (Doutorado Acadêmico para Inovação) do CNPq, lançado neste ano, aprovou mais de R$ 996 mil em bolsas de doutorado para quatro programas, que são os de Odontologia, Computação, Ciência e Tecnologia de Alimentos e Veterinária, em projetos com sete diferentes empresas, que são a Duas Rodas – DUASRODAS, SC, Brasil; Laboratório Ibasa – IBASA, RS, Brasil; Angelus Indústria de Produtos Odontológicos -ANGELUS, PR, Brasil; Freedom Veículos Elétricos – FREEDOM, RS, Brasil; Yller Biomateriais – YLLER, RS, Brasil; Provent do Brasil Metalurgica Ltda – Cycloar, PR, Brasil; e Granja 4 Irmãos, RS, Brasil.
O objetivo é fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação nas instituições científicas, tecnológicas e de inovação (ICTs) e fomentar a cooperação das instituições com empresas, por meio do envolvimento de alunos de doutorado em projetos de interesse do setor empresarial.
Ranking da Highly Cited Researchers identifica cientistas que têm maior impacto na comunidade de pesquisa internacional
Os epidemiologistas Ana Baptista Menezes e Cesar Gomes Victora, da Universidade Federal de Pelotas, estão entre os pesquisadores mais citados na literatura científica mundial, segundo o ranking Highly Cited Researchers, divulgado nesta terça-feira (27) pela consultoria Clarivate Analytics.
O aluno Daniel Bohn foi entrevistado pelo Diário Popular em relação a conquista de um prêmio de repercussão nacional. Confira a reportagem no site do Diário Popular clicando na foto abaixo e acessando o site.
A partir das mudanças tecnológicas que ocorreram na última metade do século XX, causadas principalmente pelo advento da tecnologia da informação e das novas formas de comunicação, a ciência e tecnologia passaram a ser fundamentais e determinantes para o desenvolvimento econômico e social de qualquer país, com consequências diretas para o mercado de trabalho e para a demanda pela qualificação de profissionais.
O desenvolvimento científico e tecnológico também introduziu novos temas de pesquisa, que foram levados à pauta do debate na sociedade, e grande parte deles referem-se à relação do homem com o meio ambiente, notadamente à sua sustentabilidade. Discutidos em nível mundial, esses temas colocam os desafios da proteção ambiental e do desenvolvimento sustentável e trazem para a consciência pública a necessidade de mais informações e maior participação e controle.
Lixo, poluição da água e do ar, camada de ozônio, chuva ácida e outros mais, são problemas que afetam a todos e envolvem valores e atitudes de indivíduos que podem por em risco a sobrevivência, segurança e bem-estar não apenas deles mesmos, mas também da sociedade em que vivem.
Diante do processo de democratização, novos questionamentos relativos à responsabilidade social do conhecimento e à conquista da cidadania são igualmente incorporados ao debate, de modo a que os indivíduos desenvolvam maior consciência e responsabilidade pelos seus atos. O desenvolvimento científico e tecnológico atinge, assim, o cidadão comum, que muitas vezes está longe do mercado técnico-científico, mas que deve possuir um pensamento crítico e reflexivo para se posicionar diante dos problemas que o rodeiam.
Deverá estar cada vez mais incorporado ao cidadão o espaço dos seus direitos e deveres, influindo no caminho das soluções técnico-científicas e pressionando pela incorporação dos benefícios sociais da pesquisa científica e tecnológica ao seu cotidiano. Bem-estar, segurança e sobrevivência são objetivos a serem perseguidos pelo desenvolvimento científico e tecnológico para toda a humanidade.
Porém, para que essa dimensão se concretize, é preciso que os resultados científicos e tecnológicos sejam divulgados para além da academia e alcancem a sociedade, realizando, assim, a popularização da ciência. Nesse sentido, a pesquisa científica e tecnológica deverá ouvir mais a sociedade e, por outro lado, a sociedade deverá acompanhar mais esse desenvolvimento, por meio da sua divulgação para um público amplo.
Para isso, a formação escolar deverá desenvolver hábitos mentais e atitudes que atendam ao indivíduo nas suas necessidade formativas e informativas, para que ele se torne efetivamente um cidadão consciente de seus direitos e deveres e capaz de exercer a democracia, lidando com o diferente e o antagônico.
Por outro lado, a formação do indivíduo está cada vez menos restrita ao espaço escolar. Ampliaram-se os espaços de formação complementar, como museus e centros de ciência, exposições, publicações etc., que efetivamente contribuem para a cultura científica, despertando o interesse pela ciência e ampliando o conhecimento de sua importância no cotidiano da vida social moderna, bem como para a conservação do patrimônio histórico e cultural de um povo.
A formação do cientista e do tecnólogo, portanto, deve estar aberta às questões éticas do desenvolvimento científico e tecnológico, como também para discutir a responsabilidade ético-político-social do cientista.
A partir de uma rode de conversa que ocorreu na última quinta-feira (29/11) no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul), houve o início de luta conjunta dessa instituição e da Universidade Federal de Pelotas contra o assédio em todos os seus âmbitos.
Segundo a CCS/UFPel “o vice-reitor da UFPel, Luis Amaral, considera que a inclusão é o tema desse momento que vive nossa civilização humana. Por isso, a existência da prática do assédio é algo muito grave para a sociedade. “Ele nos faz menores enquanto civilização”, pontua”. Esta foi a primeira de uma série de ações em parceria a serem desenvolvidas ainda em 2018 e durante todo 2019.
Nesta quarta feira (28/11/2018) às 16 horas na Sala dos Conselhos da FAMED aconteceu o primeiro ciclo de conversas com discentes do curso de Medicina – “Bate papo com a Coordenação“. Esta iniciativa da coordenação do curso de Medicina e da direção da FAMED visa aproximar os estudantes, coordenação e Instituição em relação as necessidades de melhorias para o curso através da discussão de temas pertinentes a formação médica.
Estudante de Medicina/FAMED/UFPel : Toda a quarta feira a partir das 16 horas tem o…
Está definido o Calendário Acadêmico da UFPel para 2019. As aulas do primeiro semestre começam em 11 de março e vão até 13 de julho, com o segundo semestre iniciando em 12 de agosto e tendo como último dia de aulas 14 de dezembro. As definições foram tomadas pelo Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (Cocepe), em novembro. Veja o calendário em
A Direção da FAMED convida professores, alunos e técnicos-administrativos dos cursos de Medicina, Terapia Ocupacional e Psicologia para participar do Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU) 2019-2020.
Data: 26/11/2018 Horário: 17h Local: Auditório da Faculdade de Medicina