Início do conteúdo
  • FAMED
    Notícias
  • Nota de pesar – Zaida da Silva Borges

    A Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas comunica, com pesar, o falecimento da servidora Zaida da Silva Borges. Ela era técnica-administrativa em educação e atuava na Unidade Básica de Saúde Vila Municipal como enfermeira.

    O velório ocorre nesta quarta-feira (10), das 13h às 16h, na capela do Cemitério Santa Tecla, localizado no Capão do Leão (RS).

    A FAMED, neste momento, transmite seus sentimentos aos familiares, colegas e amigos pela lamentável perda.

  • UFPel vacina pessoal da linha de frente no combate à Covid-19

    Na última semana a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) deu início ao processo de vacinação para Covid-19 dos servidores, profissionais terceirizados e estudantes que atuam na área da saúde. A UFPel recebeu  330 doses. Dessas, 120 foram entregues na sexta-feira (05) onde a vacinação ocorreu com horários agendados pela Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida da UFPel (CSQV), das 9h às 16h, no Ambulatório da Faculdade de Medicina (Famed).

    Com as doses recebidas, foi possível contemplar a toda a população com atuação presencial na atenção à saúde no momento, incluindo Faculdade de Medicina (Ambulatórios), Faculdade de Odontologia, Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida (Perícia Médica) e servidores com atuação presencial da Faculdade de Enfermagem e da Faculdade de Nutrição.

    Essas doses foram destinadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para atender a população que está atuando presencialmente no atendimento à saúde da população. A SMS busca imunizar a todos os trabalhadores e estudantes que atuam nas Unidades, Ambulatórios, incluindo o pessoal de apoio e administrativo. No momento, a Secretaria ainda não pôde disponibilizar doses prioritárias para servidores em trabalho remoto, mesmo da área da saúde.

    A gestão da UFPel, por meio do Comitê Covid-19, está em contato permanente com a SMS, buscando a disponibilização de novas doses para atender a demanda existente na UFPel, à medida em que as fases da vacinação forem avançando, conforme definido pelo Ministério da Saúde e Secretarias Estadual e Municipal da Saúde.

    Fonte: https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2021/02/05/ufpel-vacina-pessoal-da-linha-de-frente-no-combate-a-covid-19/

  • Oncologia do Hospital Escola passa a atender no Bloco 3 a partir desta segunda-feira (18)

    Os pacientes da Unidade de Hematologia e Oncologia do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel) passam a ser atendidos no novo prédio da instituição – Bloco 3 do complexo hospitalar próprio que está em construção – nesta segunda-feira (18). O serviço irá ocupar parte do térreo e todo o segundo andar do prédio, localizado na rua Almirante Guilhobel, 221, próximo à Estação Rodoviária.

    “O serviço de oncologia passa a funcionar numa área nova, planejada para atender especificamente às necessidades dos usuários e funcionários com segurança e conforto, qualificando ainda mais o serviço. Estamos muito satisfeitos com mais esta conquista”, comemorou a gerente de atenção à saúde do hospital, Carolina Ziebell. Segundo ela, o antigo espaço na Faculdade de Medicina usado pelo serviço, agora será reorganizado para outros atendimentos da instituição, como, por exemplo, o serviço de radioterapia que já atende no local.

    A mudança iniciou na última quinta-feira (14), porém o serviço não deixou de realizar os atendimentos e consultas aos pacientes já agendados. “Ajustamos alguns atendimentos e realizamos as quimioterapias apenas em pacientes internados, tudo programado com antecedência para não prejudicar nenhum tratamento”, detalhou a chefe da unidade, Cristiane Petrarca.

    Dentre os ganhos com a mudança, está a melhoria no espaço físico, que terá local para consultas no primeiro andar e demais atendimentos no segundo piso, melhoria do fluxo de pacientes, além da manutenção dos protocolos de biossegurança, que foram, inclusive, melhorados após o período de pandemia. Para os próximos dias será instalada a chamada eletrônica de atendimentos, que trará mais agilidade e melhor organização dos pacientes aguardando na recepção.

    A ocupação do novo prédio do HE iniciou em agosto com a mudança da Unidade de Atenção Domiciliar, seguida de algumas unidades administrativas e também da inauguração do Centro de Pesquisas Clínicas. Conforme o chefe do Setor de Infraestrutura Física, Rodrigo Kuhn, restam poucas salas vazias no prédio, que serão ocupadas por setores administrativos em breve.

    Já estão no Bloco 3: Atenção Domiciliar, Centro de Pesquisas Clínicas, Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME), Oncologia, Comunicação, Licitações, Contratos, Controladoria, Compras, Orçamento e Finanças, Contas Médicas e Suprimentos.

    Fonte: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2021/01/16/oncologia-do-hospital-escola-passa-a-atender-no-bloco-3-a-partir-desta-segunda-feira-18/

  • Aula aberta debate a importância da inclusão da população LGBTQIA+ na clínica ginecológica

    A Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia da UFPEL te convida a participar da aula aberta que será realizada no dia 08/12/2020 às 19 horas, e que terá como intuito o debate a respeito da importância da inclusão da população LGBTQIA+ dentro da clínica ginecológica. Sabemos que esse assunto é, ainda, um motivo de receio em atendimentos, tanto para os profissionais, quanto para os pacientes. Assim, queremos desconstruir paradigmas e melhorar o atendimento da população específica.

    Para inscrição, acesse o link: https://forms.gle/zUbdLkKh6AWfQ6hb8. Participe!

  • Podcast “Ginecologicamente Falando” tem sua primeira edição

    O departamento de Ginecologia e Obstetrícia (GO) da Universidade Federal de Pelotas, através do professor Guilherme Lucas de Oliveira Bicca, apresenta a primeira edição do podcast “Ginecologicamente Falando”.

    O podcast dessa iniciativa tem por objetivo levar, de uma forma sucinta e divertida, temas importantes na formação acadêmica em GO, bem como, em determinadas edições, proporcionar o conhecimento e novidades à população geral sobre assuntos importantes no dia dia e na saúde da mulher.

    Serão abordados temas importantes com diversos profissionais, para que todos possam escutar e se informar onde estiverem e quando desejarem.

    O projeto de extensão conta com apoio dos monitores da disciplina, e de outros alunos, que serão os entrevistadores.

    Para acessar aos episódios, do “Ginecologicamente Falando”, que estão hospedados no Spotify – tão logo em outras ferramentas – basta acessar ao link: https://link.tospotify.com/5lQMfPbBJbb .

     

  • I Simpósio “Consciência tem cor (ou mês?)”

    Os efeitos do racismo estrutural na saúde da população negra

    26 e 27 de novembro | Evento online

    O evento abordará assuntos referentes aos efeitos do racismo estrutural na saúde da população negra no Brasil. Serão dois dias de palestras, com um total de 7 profissionais experientes no assunto e temas diversos a fim de conscientizar o máximo de alunos possíveis acerca da situação da população negra na nossa sociedade.

    Links para o evento:

    Inscrição: https://www.even3.com.br/simposiosaudenegra_ufpel/

    Mais informações: https://www.instagram.com/simposiosaudenegra/?hl=pt-br

    Realização: IFMSA Comitê Local UFPel (Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina do Brasil) e LASPOVUS (Liga Acadêmica de Saúde das Populações Vulneráveis). Participe!

  • Dia Mundial dos Cuidados Paliativos é celebrado em evento on-line nesta sexta (16)

    A Unidade Cuidativa, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), promove, nesta sexta-feira (16), uma programação on-line alusiva ao Dia Mundial dos Cuidados Paliativos. Serão quatro lives, abertas ao público, que giram em torno do tema “Meu Cuidado, Meu Conforto”.

    Veja a programação:

    1ª Live – CuidATIVA – lugar de cuidados, acolhimento e conforto
    Data: 16 de outubro
    Horário: 14h
    Transmissão: Fanpage do Sindicato-ASUFPel e canal do YouTube neste link.

    2ª Live – CuidATIVA – Roda de Conversa
    Data: 16 de outubro
    Horário: 16h
    Transmissão: Fanpage do Sindicato-ASUFPel e canal do YouTube neste link.

    3ª Live – CuidATIVA – Roda de chimarrão Cuidativa – Teatro Integrativo
    Data: 16 de outubro
    Horário: 17h
    Transmissão: Fanpage do Sindicato-ASUFPel e canal do YouTube neste link.

    4ª Live – Máscaras CuidATIVAS – Manto protetor da vida na Pandemia
    Data: 16 de outubro
    Horário: 19h
    Transmissão: Fanpage do Sindicato-ASUFPel e canal do YouTube neste link.

    Fonte: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/10/15/dia-mundial-dos-cuidados-paliativos-e-celebrado-em-evento-on-line-nesta-sexta-16/