Início do conteúdo
  • FAMED
    Leiga
  • Famed
  • Ambulatório Central
    Notícias
  • FAMED recebe Ministra da Saúde Nisia Trindade

    Na última quinta-feira, dia 23, a Ministra da Saúde Nisia Trindade e seus Secretários (SAES, SAPS, SVS) anunciariam políticas importantes implementadas no SUS, incluindo Programa Mais Especialidades, fortalecimento da APS e combate à Dengue em auditório lotado na Faculdade de Medicina da UFPel.
    Na ocasião a Diretora Julieta Fripp enalteceu a importância da FAMED, com seus 61 anos, na formação de graduação dos cursos de Medicina, Psicologia e Terapia Ocupacional e Residências Médicas em diversas especialidades. A Ministra foi presenteada com um exemplar do livro Uma Casa Chamada Leiga.
    Dra Julieta também destacou a importância da Política Nacional de Cuidados Paliativos implantada no país em 2024, na gestão de Nisia, cuja construção teve forte contribuição e liderança da FAMED (Cuidativa).
    Agradecemos a presença de todas as pessoas que prestigiaram o evento que contou com a presença do prefeito Fernando Marroni, outros prefeitos e secretários da região sul, parlamentares, reitorias da UFPEL e UCPEL, Conselho de Saúde, Asufpel, docentes, técnicos, estudantes, imprensa e comunidade em geral.

  • Abertura da XL Semana Acadêmica de Medicina FAMED UFPel

    Na tarde de hoje, 05/12, ocorreu no Auditório Naum Kaiserman, a abertura da XL Semana Acadêmica de Medicina FAMED UFPel.

    O evento, organizado pelo diretório acadêmico de Medicina, contou com a presença de alunos, professores, coordenação e direção. Os  palestrantes Camila Irigonhe Ramos, Carolina Avila Vianna, Inácio Crochemore Monhsam da Silva e Maria Alice Souza de Oliveira Dode participaram de uma roda de conversa com o tema “DA TEORIA À PRÁTICA: Como convencer o paciente à aderir à MEV”.

        

  • Lançamento do Livro “Uma Casa Chamada Leiga: os 60 anos da Medicina-UFPel”

    No próximo dia 3 de dezembro, o Museu da História da Medicina (MUHM), em Porto Alegre, será palco do lançamento do livro “Uma Casa Chamada Leiga: os 60 anos da Medicina-UFPel”. O evento acontecerá às 16h30, com entrada gratuita, e marcará a celebração das seis décadas da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas (Famed), instituição que ao longo de sua trajetória formou milhares de profissionais e contribuiu significativamente para o avanço da saúde no Brasil.

    A obra é de autoria da professora Lorena Almeida Gill, coordenadora do Núcleo de Documentação Histórica Beatriz Loner (NDH), do Instituto de Ciências Humanas da UFPel. O projeto surgiu a partir de um trabalho de preservação de documentos históricos da Famed realizado pelo NDH durante a pandemia, quando a professora foi chamada para resgatar e digitalizar materiais históricos que remontam à fundação da Faculdade, nos últimos anos da década de 1950. Os documentos estão disponíveis no site do NDH e podem ser acessados por todos os interessados (link aqui).

    Composta por seis capítulos, a obra faz uma análise detalhada dos principais momentos que marcaram a trajetória da Medicina na UFPel. Entre os temas abordados estão: a fundação e a federalização da faculdade, a formação das primeiras médicas, a luta por melhores condições e infraestrutura, a inclusão de grupos sociais como indígenas e quilombolas, a evolução da medicina contemporânea, e depoimentos de egressos que traçam um panorama da história da instituição.

    O livro também conta com 48 entrevistas realizadas com docentes, discentes e egressos, cujas histórias são fundamentais para a construção da narrativa sobre a Famed. A professora Lorena destaca que o livro procura refletir com fidelidade a complexidade e os desafios enfrentados pela instituição. “Não é um livro fácil de ser escrito, porque a história da Famed, assim como a história da humanidade, é cheia de embates e contradições. Mas, com certeza, será uma obra significativa para todos que fizeram parte dessa história”, afirmou.

    A professora também ressaltou a importância do projeto para a preservação da memória da instituição e a continuidade do trabalho de resgatar e divulgar documentos históricos fundamentais para o entendimento da história da UFPel e da Medicina no Brasil.

    Sobre o evento:

    Data: 3 de dezembro de 2024
    Hora: 16h30
    Local: Museu da História da Medicina (MUHM) – Porto Alegre
    Entrada: Gratuita

  • Acolhida de Ingressantes do Curso de Terapia Ocupacional

    Acolhida de Ingressantes do Curso de Terapia Ocupacional FAMED/UFPel.

    O evento foi um importante momento de integração com colegas do CATO, colegiado, coordenação e direção.

    Sejam todos e todas bem vindos e bem vindas!

  • Cerimônia do Jaleco para ingressantes do curso de Medicina

    A Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas, realizou sua Primeira Cerimônia do Jaleco para ingressantes do curso de Medicina.

    O evento foi um momento emocionante junto aos familiares, direção, docentes e colegas do DANK.

  • Medicina da UFPel estreia entre as 10 melhores do Brasil no Ranking Universitário da Folha (RUF)

    A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) atingiu pela primeira vez o top 10 das melhores escolas públicas de Medicina do Brasil, segundo o Ranking Universitário da Folha (RUF). Ocupando agora o 8º lugar, a instituição registrou um avanço significativo em relação ao ano passado, quando estava na 15ª posição. No ranking geral das universidades, a UFPel aparece em 33º lugar, com destaque para a área de pesquisa, que alcançou a 18ª posição entre mais de 200 universidades avaliadas.

    A diretora da Faculdade de Medicina (FAMED), Julieta Fripp, destacou que o curso, ao celebrar seus 61 anos, vem se consolidando como uma referência regional, especialmente na área de atenção primária à saúde. “Esse resultado reflete o esforço coletivo do colegiado, corpo docente e técnico, além do excelente desempenho dos estudantes. Mesmo com desafios estruturais e limitações orçamentárias, a qualidade do ensino foi mantida, assegurando uma ótima colocação no ranking. Nos próximos anos, buscaremos fortalecer indicadores de mercado e pós-graduação, conforme pontuado na avaliação”, afirmou.

    Para a coordenadora do colegiado de Medicina, Maria Aurora Cesar, a inserção precoce dos alunos em atividades práticas permite o desenvolvimento de uma abordagem humanística na Medicina, além de aprimorar habilidades essenciais. “O atendimento aos pacientes ocorre sempre com supervisão e orientação de preceptores em cenários diversos, como Unidades Básicas de Saúde (UBS), ambulatórios e hospitais, proporcionando uma formação integral e alinhada às necessidades da prática médica,” destacou.

    O Ranking Universitário Folha (RUF) é uma avaliação anual do ensino superior brasileiro realizada pela Folha de S. Paulo desde 2012. Ele inclui rankings de universidades e cursos: o primeiro classifica 203 instituições públicas e privadas com base em cinco critérios (pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado); o segundo avalia os 40 cursos de graduação com mais ingressantes, considerando o desempenho em universidades, centros universitários e faculdades. As informações são coletadas de bases científicas e educacionais nacionais e internacionais, além de pesquisas do Datafolha.