Início do conteúdo
  • FAMED
    Notícias
  • Psi-Covid: participe da pesquisa sobre a saúde mental da comunidade acadêmica

    Com o objetivo de acompanhar a saúde mental da comunidade acadêmica e qualificar a oferta de ações e cuidados em saúde mental a PSI-COVID19 tem apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI) em parceria com o NEPSI do curso de Psicologia e com os programas de pós-graduação em Odontologia e em Epidemiologia da UFPel e o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FURG.

    O estudo pretende atingir todos os discentes, docentes e técnicos administrativos e será realizado em três etapas, sendo a primeira ainda em julho, a segunda em setembro e a última etapa em 2021. Serão realizadas perguntas sobre algumas características sociodemográficas, atividades diárias, distanciamento social e saúde mental.

    A pesquisa, aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade, será realizada de forma online por meio de um questionário autoaplicado com duração de aproximadamente cinco minutos e está disponível em https://redcap.ufpel.edu.br/surveys/?s=PL9YJLMHYT. Nenhuma informação individual será avaliada e não há necessidade de preenchimento do nome da/o participante.

  • Nota de Pesar – Professor aposentado da Faculdade de Medicina José Francisco Pereira da Silva

    É com pesar que a Universidade Federal de Pelotas e Faculdade de Medicina comunicam o falecimento do professor aposentado José Francisco Pereira da Silva. O velório ocorreu na manhã desta quinta-feira (30), no Cemitério Ecumênico São Francisco de Paula, seguido de sepultamento no mesmo local.

    O docente possuía graduação em Medicina pela Instituição Pró-Ensino Superior do Sul do Estado (1968).

    Era professor adjunto da Universidade Federal de Pelotas, médico especialista (gastroenterologia), atuava no corpo clínico da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas, como médico do corpo clínico e chefe da UTI de gastroenterologia e como diretor técnico do Hospital da Sociedade de Beneficência Portuguesa.

    A FAMED, neste momento, transmite seus sentimentos aos familiares, colegas e amigos, pela lamentável perda.

  • Semana Acadêmica de Medicina ocorre esta semana de forma virtual

     

    O Diretório Acadêmico Naum Keiserman (DANK) e estudantes do curso de Medicina da Universidade Federal de Pelotas realizam nesta semana, entre segunda (27) e sexta-feira (31), a 36ª Semana Acadêmica de Medicina, a primeira a ocorrer virtualmente.

    Serão abordados diversos assuntos da área da saúde como a pandemia de Covid-19; HIV e profilaxia pré-exposição (PrEP); Telemedicina; Sistema Único de Saúde (SUS); atualizações em várias especialidades, entre outros.

    O evento é gratuito e propõe divulgar conhecimentos na área da Medicina e demais áreas da saúde. Para mais informações, basta acessar o perfil do evento no Instagram (@samufpel.2020). Para efetuar a inscrição, basta clicar neste link.

     

  • Covid – Terapia Ocupacional atende populações em vulnerabilidade

    O Laboratório de Práticas Emancipatórias e Territoriais (LAPET), vinculado ao curso de Terapia Ocupacional, coloca-se como um coletivo que articula ensino, pesquisa e extensão de forma que a prática produza teoria e a teoria informe a prática. A finalidade das ações é transformar a vida das pessoas e a sociedade, tomando a educação como principal ferramenta de trabalho e o cotidiano como meio e objeto para compreender e assistir as pessoas em seus territórios de pertencimento.

    Em todo o planeta, o cotidiano das pessoas foi drasticamente alterado com a pandemia da COVID-19, sendo a Terapia Ocupacional a profissão privilegiada a estudar, criar e transformar os cotidianos de sujeitos e coletivos em vulnerabilidades.

    Por isso, o LAPET organizou suas atividades de forma remota, mantendo seu objeto e ferramentas de ação.  No campo da extensão, os projetos buscam discutir os processos de trabalho dos trabalhadores dos serviços essenciais, utilizando das tecnologias para conectar as pessoas. Participam dos projetos os trabalhadores dos seis Centros de Atenção da Assistência Social (CRAS) do município de Pelotas e os Agentes Comunitários de Saúde do bairro Dunas. Ainda, moradoras e trabalhadoras do Dunas estão sendo convidadas a narrar suas histórias de vida, como parte do cuidado à subjetividade, acolhida e aproximação às demandas atuais dessas mulheres.

    Estão previstas outras ações de extensão, como rodas de conversas com terapeutas ocupacionais, com o objetivo de fomentar discussões sobre  a prática desses profissionais em tempos de crise. Os projetos de pesquisa em andamento estão ligados às propostas de extensão ocorridas antes e durante a pandemia. As investigações utilizam metodologias participativas e incluem o desenvolvimento de instrumentos juntamente com trabalhadores dos campos da saúde e da educação, visando a formação e construção de conhecimento com esses participantes. Além disso, um mapeamento de pessoas com sofrimento mental do bairro Dunas está sendo realizado para estruturar intervenções e apoio condizente às necessidades do território.

    O grupo de estudos e de discussão de práticas semanal passou a ter encontros virtuais durante a pandemia e continua sendo a principal ação de ensino do LAPET. Outras ações online voltadas tanto a docentes quanto a estudantes de todo o curso, como a oficina de produção, edição de vídeos e imagens, mini curso de revisão sistemática e métodos qualitativos de coleta e análise de dados, estão sendo desenvolvidas.

    Inaugurado no início de 2019, o LAPET conta com a coordenação de três docentes e 15 alunos do curso de Terapia Ocupacional, sendo 4 bolsistas de extensão e 1 bolsista de ensino. Para saber mais sobre Terapia Ocupacional e as ações do Laboratório basta acessar as  redes sociais Instagram @lapetufpel e Facebook https://www.facebook.com/lapetufpel/.

    A coordenação é dos professores Luciana Cordeiro, Diego Almeida e Éllen Ricci.

    Fonte: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/07/14/terapia-ocupacional-atende-durante-a-pandemia-populacoes-em-vulnerabilidade/

  • Nepsi abre seleção para bolsas de Iniciação Científica

    O Núcleo de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Saúde Mental, Cognição e Comportamento (NEPSI), vinculado ao curso de Psicologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), está procurando estudantes com curiosidade e interesse em trabalhar com pesquisa em psicologia. Estão abertas, até o dia 13 de julho, as inscrições para duas bolsas de Iniciação Científica. Podem se inscrever discentes de qualquer curso da UFPel. De acordo com o grupo, pesquisa em psicologia requer diferentes habilidades e conhecimentos.

    Os selecionados irão trabalhar em projetos relacionados a estresse e saúde, transtornos mentais e desenvolvimento humano. Enquanto a pandemia durar, todas as atividades serão remotas.

    A modalidade da bolsa é de ações afirmativas referente ao Programa de Bolsas de Iniciação à Pesquisa em Áreas Estratégicas (PBIP-AE) da UFPel.

    Para participar do processo de seleção, basta se inscrever no site do Nepsi.

    Fonte: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/07/13/nepsi-abre-selecao-para-bolsas-de-iniciacao-cientifica/ e ehttps://wp.ufpel.edu.br/nepsi/2020/07/08/nepsi-disponibiliza-duas-bolsas-de-pesquisa-pbip-ae-acoes-afirmativas-2020-inscricoes-abertas/.

  • UFPel e Ministério da Saúde realizam coletiva de imprensa sobre o EPICOVID19-BR, hoje (2), às 17h

    A coordenação do Estudo de Prevalência da Infecção por Coronavírus no Brasil (EPICOVID19-BR) e a secretaria executiva do Ministério da Saúde realizam coletiva de imprensa para apresentação dos resultados finais das três fases da pesquisa, hoje (2), às 17h, no Palácio do Planalto, em Brasília, com transmissão ao vivo pelo canal de televisão da TV Brasil, pela página da TV Brasil no YouTube e pelas redes sociais do Ministério da Saúde (@minsaude).

    Participam da coletiva o reitor da Universidade Federal de Pelotas e coordenador geral do EPICOVID19-BR, Pedro Hallal, e o secretário-executivo da pasta, Élcio Franco, que responderão às perguntas dos jornalistas ao final da apresentação.

    Jornalistas podem enviar questões antecipadamente através da lista de transmissão de WhatsApp, criada pela assessoria de imprensa do Ministério da Saúde para envio de releases, avisos de pauta e notas sobre o coronavírus.

    Para fazer o cadastro no grupo, os interessados devem enviar, a partir de caixa de e-mail institucional de veículo de comunicação, as informações de nome, veículo para o qual trabalha e número de celular para o endereço patricia.depaula@saude.gov.br. Por regra do WhatsApp, é necessário adicionar o número (61) 99215-4579 na agenda de contatos para receber os materiais.

  • Prorrogada suspensão das atividades acadêmicas e do Calendário 2020 até 31/07

    A UFPel por meio de publicação da Portaria nº 1092 de 29/06/2020 prorroga até 31 de julho a suspensão das atividades acadêmicas e do Calendário Acadêmico 2020, o calendário alternativo está mantido. A portaria também determina que a realização das atividades administrativas continue a dar-se por meio de trabalho remoto, no que couber, até o dia 31 de julho de 2020.