Início do conteúdo
  • FAMED UFPel – Leiga
  • FAMED UFPel
  • FAMED UFPel
    Notícias
  • UFPel realiza primeira formatura institucional

    Uma cerimônia tradicional e cheia de significado está agora acessível para todos os estudantes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A Instituição realizou neste sábado (19), no Auditório do Colégio Gonzaga, a primeira das suas formaturas institucionais, em uma proposta inclusiva e igualitária que oportuniza aos estudantes a colação de grau com toda a pompa que o evento merece, custeada pela própria Universidade. Nesta primeira edição, realizada em três sessões, receberam o certificado de conclusão de curso 223 formandos de 42 cursos de graduação.
    Entre sorrisos e a ansiedade para entrar no palco e receber o tão sonhado canudo, as formandas em Jornalismo Wilma de Araújo, 21 anos, e Renata Borges, 26, destacaram a importância da solenidade institucional. “É uma questão de inclusão. É um processo essencial, um grande passo que a UFPel dá”, opinou Renata. “Vamos ficar marcados na história”, disse Wilma.
    Perfeita e preparada com muito carinho. Assim a formanda Thaís Rosa da Silva, 24, descreveu a solenidade que lhe concedeu o grau de tecnóloga em Gestão Pública. ”É maravilhoso a UFPel proporcionar esse momento. A formatura institucional está tão glamourosa quanto uma paga. A ideia deu muito certo”, avaliou. Agora, a jovem encerra um ciclo e inicia outro, já com os olhos no futuro. ”Quero devolver à sociedade aquilo que aprendi”, conta.
    Os formandos em Gestão Ambiental Matheus Rosa da Costa, 23, Júlia Milech, 22, e Marciele Antunes, 21, eram só alegria prestes a entrar para a cerimônia. ”Se não fosse a formatura institucional, não teríamos condições. Estamos aqui por causa da UFPel”, disseram.
    Para o reitor Pedro Curi Hallal, a formatura é parte do processo de formação do aluno e, como tal, deve ser oportunizada a todos. “Muitas vezes os paraninfos referem-se à formatura como ‘a última aula’. Não era justo que ela fosse assistida apenas por uma parte dos estudantes”. A formatura institucional, destacou, coloca todos em condições de igualdade e cumpre mais um dos compromissos da gestão.
    Aprovada pelo Conselho Universitário em maio do ano passado, a formatura institucional deverá ocorrer semestralmente e, atualmente, é opcional. As turmas que ingressaram na UFPel a partir de 2018 já terão esta como o modelo único institucionalizado e regulamentado.
    Emoção
    Cheios de orgulho com a colação de grau do caçula, a dona de casa Alverinda Coelho, 57, e o aposentado Nei Coelho, 63, estavam nas primeiras filas para ver de perto a conquista do diploma em Jornalismo por Luciano, 22, o primeiro dos filhos a se formar. ”Deus sabe que o que a gente está sentindo é maravilhoso”, conta a mãe. Moradores do Capão do Leão, não escondem o contentamento com o rapaz estudioso e esforçado, que sabia todo o alfabeto aos dois anos e meio de idade. Dentre os desafios, o apoio à mãe que enfrentou um câncer durante sua graduação. “Muitas vezes a gente sentia ele cansado, esgotado, mas ele nunca desistiu dos objetivos. Ver ele se formar é uma alegria imensa”, conta Alverinda.
    Pais do Matheus, formando em Gestão Ambiental, a cozinheira Leda Costa da Rosa, 56, e o motorista Jesus Matias da Costa, 64, aplaudiram a conquista do filho, que sempre teve vocação para o cuidado com o meio ambiente. “Nem todos têm a mesma condição, e com essa oportunidade todo mundo fica no mesmo padrão”, observou Costa, sobre a solenidade.
    “Voltem sempre”
    Em sua mensagem final na primeira sessão de formatura, o reitor quis mencionar duas palavras que julgava importantes: “obrigado” e “desculpa”. O gestor agradeceu aos formandos por escolherem a UFPel, dividir esse tempo com a Universidade e confiarem na primeira formatura institucional. Desculpou-se por eventuais falhas que, apesar do corpo de professores e técnicos de qualidade, tenham tido no âmbito estrutural. “Estamos sempre tentando melhorar as condições para que a UFPel atinja ainda mais altos patamares. Voltem sempre. Estejam junto conosco. Quando as universidades forem ameaçadas, juntem-se a nós para lutar pelas instituições de ensino públicas e de qualidade desse país”.

    Fonte: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2019/01/19/ufpel-realiza-primeira-formatura-institucional/

  • Novo edital será publicado, em janeiro, para ingresso em Medicina

    Novo edital será publicado, em janeiro, para ingresso em Medicina

    A Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA) da UFPel está informando que será publicado um novo edital para ocupação das vagas remanescentes do curso de Medicina. No edital já publicado, com 14 vagas para reopção, reingresso ou transferência, somente dois candidatos foram aprovados. Um novo edital , contemplando as 12 vagas restantes, deverá ser publicado em 7 de janeiro 2019, para ingresso nas modalidades de portador de diploma, reingresso, reopção e transferência, em  http://concursos.ufpel.edu.br/wp/  . Os candidatos da modalidade de portador de diploma terão prioridade na ocupação das vagas, atendendo ao disposto no edital anterior.

    Fonte: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2018/12/13/novo-edital-sera-publicado-em-janeiro-para-ingresso-em-medicina/

    FAMED/UFPel

     

     

  • Atenção FamiLeiga: NÃO FIQUE SÓ… NÃO DEIXE NINGUÉM SOZINHO NESTE ANO NOVO!

    Atenção FamiLeiga: NÃO FIQUE SÓ…. NÃO DEIXE NINGUÉM SOZINHO! 🎆🎇

    Você vai passar o Ano Novo longe da sua família?

    Você vai passar as festas com sua família e está disposto a receber um colega ou um aluno?
    😊 Convidamos a todos para participar desse mutirão da amizade: por um Ano Novo com mais amor! 😊

    Contato para alunos e acolhedores:

    https://www.facebook.com/Movileiga/

    https://www.facebook.com/cristiane.hallal

    Nenhum texto alternativo automático disponível.

    A imagem pode conter: texto

     

  • Estão abertas as inscrições para o 16º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica 2018

    As coordenações do PIBIC e/ou PIBITI das instituições de ensino e pesquisa devem transmitir ao CNPq, para o e-mail pict@cnpq.br, até 8 de março de 2019, os 6 melhores relatórios dos bolsistas.

    Todas as informações encontram-se no endereço:     http://www.destaqueict.cnpq.br

    A premiação consiste em:

    – R$ 7 mil em espécie para cada agraciado;

    – Bolsa de Mestrado ou de Doutorado no país, por categoria e por cada grande área do conhecimento, e

    – Passagens aéreas e diárias para os agraciados receberem a premiação durante a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, a ser realizada de 21 a 27 de julho de 2019, na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande-MS.

    Para a instituição agraciada com a categoria Mérito Institucional, a novidade na premiação se refere à concessão de bolsas adicionais do PIBIC e/ou PIBITI na cota da respectiva instituição. O número de bolsas adicionais variará de 5, para instituições com até 100 bolsas concedidas por meio de chamadas do CNPq, até 20 bolsas adicionais, para aquelas que tiverem mais de 501 bolsistas contemplados por meio de editais do CNPq.

    Contamos com sua participação!

    Diretoria de Cooperação Institucional

    Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq

    Fonte: https://wp.ufpel.edu.br/prppgi/

  • Documento sintetizará reflexões sobre os 40 anos do SUS

    Um documento sintetizará os resultados dos quatro encontros que formaram o evento que objetivou marcar, em Pelotas, os 30 anos do SUS e os 40 anos da Declaração de Alma-Ata, um marco na Atenção Primária à Saúde. A ideia também é formar um grupo de trabalho que atuará em cima das reflexões anotadas no evento, que teve seu último encontro no fim da tarde desta segunda-feira (10), no auditório da Faculdade de Medicina da UFPel.

    Na oportunidade, foi realizada uma mesa-redonda que contou com as presenças da professora Ligia Bahia, da UFRJ, e do professor Luiz Augusto Fachinni (UFPel) e do diretor da FAMED/UFPel Prof. Marcelo Capilheira. Conforme a coordenadora da atividade, a professora do Departamento de Medicina Social da UFPel Elaine Tomasi, os três encontros anteriores, realizados em outubro e novembro, foram preparatórios a esta última reunião de 2018. “Nosso objetivo foi discutir conquistas e desafios”, observou.

    O evento é uma realização das Universidades Federal e Católica e da Prefeitura de Pelotas.

    Fonte: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/

  • Programa Auxílio Alimentação no Período de Recesso e Férias

    RECESSO DE FINAL DE ANO E FÉRIAS ACADÊMICAS

    Entre os dias 24 de dezembro de 2018 e 05 de março de 2019, o RU terá acesso restrito às seguintes situações:

    – Bolsistas do Programa Auxílio Alimentação, modalidade Integral, deverão fazer a solicitação de permanência no benefício para o período, mediante preenchimento do formulário disponível no link abaixo, até o dia 14/12. A lista de bolsistas autorizados a frequentar o RU no referido período será elaborada a partir do preenchimento desse formulário.

    https://goo.gl/forms/pRhwmagLWJ5h0Lfz1

    – Bolsistas do Programa Auxílio Alimentação, modalidade Parcial, e estudantes pagantes: apresentar o comprovante da atividade acadêmica na portaria do RU, sem necessidade de solicitar à PRAE;

    – Alunos da Pós-Graduação: apresentar atestado de matrícula/atividade na portaria do RU, sem necessidade de solicitar à PRAE.

    – Não haverá venda de tickets para os dias 24, 25, 31/12 e 01/01.

    – Para os finais de semana, os estudantes deverão efetuar a compra de tickets antecipadamente, como de costume.

    – Em virtude do calendário acadêmico, estudantes do curso de Odontologia estarão autorizados a frequentar normalmente o RU a partir de 04/02/2019.

    – Para os servidores que desejarem utilizar o RU, o acesso permanece inalterado.

    A Pró-reitora de Assuntos Estudantis informa sobre a dinâmica de funcionamento dos Restaurantes Universitários a partir do dia 24/12/2018 até o dia 05/03/2019, correspondente ao período de recesso e férias acadêmicas:

    Café da manhã – RU da Rua General Telles (antiga CEU): Não haverá alteração nos horários de atendimento

    – De segunda a sexta-feira, das 07:00h às 08:00h (Somente para bolsistas);

    – Finais de semana e Feriados das 8:30h às 09:30h (Somente para bolsistas).

    Excepcionalmente nos dias 24, 25, 31/12 e 01/01, não haverá oferta de café da manhã. Informações sobre a retirada de alimentos para o período serão divulgadas posteriormente.

    Almoço e Jantar de segunda a sexta- feira (inclusive feriados) – RU da Rua Santa Cruz

    Almoço-11:30h às 13:00h

    Jantar- 18:30h às 19:30h

    Almoço e Jantar aos sábados e domingos – RU da Rua General Telles (antiga CEU)

    Almoço -11:30h às 13:00h

    Jantar- 18:30h às 19:30h

    A redução de horário deve-se ao baixo número de comensais neste período, bem como ao tempo em que o alimento fica à disposição nos buffets.

    Excepcionalmente nos dias 24, 25, 31/12 e 01/01, o RU atenderá apenas aos bolsistas do Programa Auxílio Alimentação, modalidade Integral.

    O RU do Campus Capão do Leão estará fechado para reforma a partir do dia 22/12, com previsão de retorno no dia 04/02.

    Fonte: https://wp.ufpel.edu.br/prae/

  • Uma ‘caneta’ que consegue identificar um câncer em 10 segundos

    Em entrevista à BBC, a brasileira Livia Eberlin, professora-assistente de química na Universidade do Texas, em Austin, disse: “O que é emocionante sobre essa tecnologia é o quão claro ela atende a uma necessidade clínica”. “A ferramenta é, ao mesmo tempo, sofisticada e simples. E vai poder ser usada pelos cirurgiões em breve”, acrescentou.

    Caneta que identifica câncer em 10 segundos

    Dispositivo portátil permitiria que cirurgia para retirada de tumor seja feita de forma mais rápida, segura e precisa. (Foto: Universidade do Texas)

    Cientistas da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, desenvolveram uma caneta que pode identificar células cancerígenas em dez segundos. Segundo eles, o dispositivo portátil permitiria que a cirurgia para a retirada seja feita de forma mais rápida, segura e precisa. Os cientistas esperam que a tecnologia seja mais uma ferramenta à disposição dos médicos para evitar a reincidência do câncer. O estudo foi publicado na revista científica Science Translational Medicine. Testes indicam que a caneta oferece um resultado preciso em 96% das vezes.

    O MasSpec Pen se aproveita do metabolismo singular das células cancerígenas. A química interna dessas células, que crescem e se espalham muito rápido, é muito diferente da de um tecido saudável.

    Como funciona

    A caneta toca em um tecido cancerígeno e libera uma minúscula gotícula de água. As substâncias químicas presentes nas células vivas se movem, então, para a gotícula, que é sugada de novo pelo objeto para análise. Em seguida, a caneta é conectada a um espectrômetro de massa – um equipamento que pode medir a massa de milhares de substâncias químicas a cada segundo.

    O resultado é uma espécie de “impressão digital química”, a partir da qual os médicos podem concluir se se trata de um tecido saudável ou de um tumor. Esse é maior desafio dos cirurgiões: descobrir a fronteira entre um câncer e um tecido normal. Isso porque, apesar de em muitos casos ser fácil detectar um tumor, em outros, o limiar entre o tecido doente e o saudável não é tão visível. Retirar apenas uma parte do tecido pode fazer com que as células cancerosas remanescentes deem origem a um novo tumor. Mas remover muito tecido pode causar graves danos, especialmente em órgãos como o cérebro.

    O estudo foi publicado na revista científica “Science Translational Medicine”.

    Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/geral-41196267

     

  • XXIII Simpósio Brasileiro de Fisiologia Cardiovascular

    Histórico

    O SBFCV iniciou-se em 1996 com o encontro dos Grupos de Fisiologia Cardiovascular da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP) e da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), na cidade de Ribeirão Preto, SP, os quais realizaram o I Mini-Simpósio de Fisiologia Cardiovascular. A partir de 1998, este encontro adquiriu caráter nacional, visto que outros grupos de pesquisa de Fisiologia Cardiovascular, de diferentes Universidades do país também se integraram aos grupos da FMRP-USP e da UNIFESP.

    ​O principal objetivo deste evento é possibilitar a discussão sobre temas atuais e os avanços obtidos na área de Fisiologia e Farmacologia Cardiovascular, bem como estreitar os laços existentes entre a comunidade científica brasileira envolvida nesta temática, tendo como uma das suas principais características a participação efetiva dos alunos de graduação e pós-graduação na apresentação dos trabalhos científicos e discussões com pesquisadores de todo o Brasil.​​

    XXIII SBFCV  –  Clique aqui!

    Este ano, na sua 23ª edição, o SBFCV será realizado na cidade de Araraquara. É com grande satisfação que o Laboratório de Fisiologia da Faculdade de Odontologia de Araraquara (FoAr) estará organizando este simpósio. O evento acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro de 2019, na Faculdade de Odontologia. Contamos com sua presença neste importante evento para que possamos promover um fórum rico de discussões nos temas relacionados ao simpósio.

    faculdade-de-odontologia-de-ar.jpgapcd-de-araraquara.jpg

     

     

     

     

     

     

    Fonte: https://sbfcv2019.wixsite.com/home

  • UFPel ganha R$ 996 mil em bolsas de Doutorado Acadêmico para Inovação

    A UFPel, através de sua proposta institucional no Edital DAI (Doutorado Acadêmico para Inovação) do CNPq, lançado neste ano, aprovou mais de R$ 996 mil em bolsas de doutorado para quatro programas, que são os de Odontologia, Computação, Ciência e Tecnologia de Alimentos e Veterinária, em projetos com sete diferentes empresas, que são a Duas Rodas – DUASRODAS, SC, Brasil; Laboratório Ibasa – IBASA, RS, Brasil; Angelus Indústria de Produtos Odontológicos -ANGELUS, PR, Brasil; Freedom Veículos Elétricos – FREEDOM, RS, Brasil; Yller Biomateriais – YLLER, RS, Brasil; Provent do Brasil Metalurgica Ltda – Cycloar, PR, Brasil; e Granja 4 Irmãos, RS, Brasil.

    O objetivo é fortalecer a pesquisa, o empreendedorismo e a inovação nas instituições científicas, tecnológicas e de inovação (ICTs) e fomentar a cooperação das instituições com empresas, por meio do envolvimento de alunos de doutorado em projetos de interesse do setor empresarial.

    Saiba mais: Notícia CCS/UFPel

     

  • Pesquisadores do Centro de Pesquisas Epidemiológicas FAMED/UFPel estão entre os cientistas mais influentes do mundo

    Ranking da Highly Cited Researchers identifica cientistas que têm maior impacto na comunidade de pesquisa internacional

    Os epidemiologistas Ana Baptista Menezes e Cesar Gomes Victora, da Universidade Federal de Pelotas, estão entre os pesquisadores mais citados na literatura científica mundial, segundo o ranking Highly Cited Researchers, divulgado nesta terça-feira (27) pela consultoria Clarivate Analytics.

    Acesse aqui a notícia na íntegra!

    Fonte: http://www.epidemio-ufpel.org.br/site/content/home/

    Saiba mais: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2018/11/28/pesquisadores-da-ufpel-estao-entre-os-cientistas-mais-influentes-do-mundo-aponta-ranking/