Início do conteúdo
  • FAMED
    Leiga
  • Famed
  • Ambulatório Central
    Notícias
  • 60 anos FAMED

     

    No próximo dia 02 de junho de 2022 , quinta feira as 17:30, no auditório Famed faremos a primeira edição do CAFÉ COM A DIREÇÃO presencial , com o tema 60 anos FAMED Leiga. Além de tomar um bom café , a integração da nossa comunidade Leiga será o principal objetivo do evento . Em abril de 2023 o curso de medicina Famed completará 60 anos e queremos juntamente com docentes , estudantes, técnicos e egressos construir um CRONOGRAMA de eventos e atividades no período que antecederá o ponto alto do aniversário em 2023. Venha, participe, vai ser lindo . ❤️

  • Confraternização pelo Dia da Enfermagem

    Na última sexta-feira, dia 13, foi realizado uma Confraternização pelo Dia da Enfermagem no Ambulatório Central da Faculdade de Medicina.

    Foi uma manhã espetacular! Contando com atividade física, palestra com a Assistente Social Maria Helena sobre motivação profissional, consultoria de beleza e um delicioso café organizado pela gestão do Ambulatório!

  • UFPel abre nova seleção para auxiliares de pesquisa

    O Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está realizando processo seletivo de bolsistas para a função de auxiliares de pesquisa no estudo de Coorte de Nascimentos de 1982 em Pelotas. São três vagas para admissão imediata e nove para suplentes, com remuneração mensal de R$ 1.750,00 e carga horária de 40 horas semanais.

    Os auxiliares de pesquisa serão responsáveis por atividades específicas de apoio à realização do estudo, como fazer o primeiro contato via telefone e agendar visitas e entrevistas com os participantes, manusear e organizar bancos e planilhas de dados, executar e elaborar estratégias de localização de participantes, participar de reuniões da equipe de trabalho e orçar preços de equipamentos e insumos.

    As inscrições serão feitas exclusivamente online no período de 9 a 23 de maio de 2022. Os candidatos devem encaminhar a documentação descrita no edital do processo seletivo para o endereço eletrônico coorte.pel82@gmail.com durante o prazo de inscrições. Para concorrer às bolsas é necessário ter curso superior completo, experiência em atividades envolvendo estudos epidemiológicos e disponibilidade de 40 horas semanais.

    A seleção será feita em duas etapas. A primeira consiste em avaliação de currículo enviados pelos candidatos. Doze profissionais serão selecionados para o curso de três dias “Capacitação em Planejamento e Execução de Etapas Avançadas de Inquéritos Epidemiológicos I”, que ocorrerá de 30 de maio a 1º de junho de 2022, com doze horas de carga horária. A segunda etapa será uma avaliação teórico-prática do desempenho dos candidatos ao final do curso, no dia 1º de junho de 2022. Os três candidatos com melhor desempenho na prova teórico-prática irão receber as bolsas e desempenhar as atividades da “Capacitação em Planejamento e Execução de Etapas Avançadas de Inquéritos Epidemiológicos II”, com duração prevista de onze meses.

    Informações adicionais podem ser obtidas pelo e-mail coorte.pel82@gmail.com.

    Acesse aqui o edital do processo seletivo.

    Fonte: https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2022/05/10/ufpel-abre-nova-selecao-para-auxiliares-de-pesquisa/

  • NDH está organizando o acervo histórico da FAMED

    O Núcleo de Documentos Históricos (NDH) da UFPel está organizando o acervo histórico da FAMED. A iniciativa faz parte do projeto de comemoração aos 60 anos da Faculdade de Medicina que serão completados em 2023.

    São documentos que abarcam desde a discussão de criação de uma Faculdade Leiga de Medicina em Pelotas, até as atas, relatórios e demais documentos. O objetivo é tornar disponíveis à pesquisadores e interessados em saber mais sobre a história da medicina em Pelotas, todo esse material, em arquivos digitalizados.

    Confira em https://wp.ufpel.edu.br/ndh/famed-ufpel/

  • Reuniões Presenciais do Conselho Departamental da FAMED Retomadas

    Na última quarta-feira, 24/03, foi realizada Reunião Ordinária do Conselho Departamental de forma presencial na Sala de Reuniões da Faculdade de Medicina. Desde o começo da pandemia de COVId-19 as reuniões estavam sendo feitas de forma on-line e nesta semana os conselheiros se reuniram PRESENCIALMENTE em sua maioria.

  • Visita discute instalações temporárias para o Ambulatório Central da Famed

    Na manhã de segunda-feira (25), a equipe da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento esteve reunida com a direção da Faculdade de Medicina e a gestão do Hospital Escola para realizar um levantamento das necessidades do Ambulatório Central da Famed, que atualmente se localiza no prédio conhecido como “Paliteiro”. A ideia do encontro foi para pensar o espaço que abrigará as atividades que ali se realizam durante a construção do novo Hospital Escola da UFPel.

    Para tanto, a coordenadora de Desenvolvimento do Plano Diretor, Cintia Essinger, e a arquiteta Daniela Goularte, que trabalham nessa demanda, estiveram no Ambulatório Central para conhecer melhor os espaços e seus usos. O levantamento realizado permitirá o lançamento destes espaços em um novo local para que o prédio atual possa ser demolido e dar lugar ao novo bloco do HE.

    A ideia da pró-reitoria é que uma estrutura temporária seja instalada em construções já existentes; uma das possibilidades aventadas, para a qual será realizado um primeiro lançamento e estudo, é o prédio do Almoxarifado do HE, situado no complexo da Laneira.

    A diretora da Faculdade de Medicina, Julieta Fripp, reforçou, ao recepcionar as equipes, que o Ambulatório Central é de vital importância para as atividades da unidade, pois é ao mesmo tempo um espaço de práticas para a formação em Saúde e um espaço de assistência à comunidade. A superintendência do Hospital Escola destacou, então, que a demolição do prédio atual, primeiro passo para a construção do novo prédio da casa de saúde, só ocorrerá quando houver um espaço concluído destinado às atividades de ensino e assistência hoje desenvolvidos no Paliteiro.

    Durante o encontro, ficou claro o consenso de que o novo local, apesar de temporário, deva oferecer condições adequadas para o atendimento dos pacientes e a formação dos estudantes de graduação e de Residência, que atuam no local por 12 horas ininterruptas de segunda a sexta-feira.

    Fonte: https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2022/04/27/visita-discute-instalacoes-temporarias-para-o-ambulatorio-central-da-famed/

  • Projeto Práticas Integrativas e Complementares – UBS Areal Leste

    Com o objetivo de ensinar aos alunos de graduação dos cursos de Medicina, Enfermagem e Nutrição como implementar uma política pública na Atenção Primária à Saúde – a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde a dra. Kelen Cerqueira estabeleceu uma parceria com o Projeto Hortas Urbanas da UFPel para desenvolver uma horta comunitária na área externa do posto de saúde Areal Leste. Dessa forma, além de estimular a integração no trabalho com outras áreas do conhecimento – Medicina, Enfermagem, Nutrição, Agronomia, Engenharia Ambiental e Geografia – tem-se por objetivo ensinar o cultivo de plantas medicinais e hortaliças para utilização na Fitoterapia e na alimentação saudável, e agregar a sustentabilidade nas medidas de promoção de saúde junto aos pacientes atendidos nessa UBS.

  • Projeto Quadra de Esportes da Leiga

    Na última semana arquiteto da SUINFRA/UFPel esteve na quadra da Faculdade de Medicina para fazer as medições e identificar as necessidades para construção de Projeto de Revitalização, demandado pela Direção da FAMED, que juntamente com diretórios acadêmicos e Atlética irá buscar recursos para revitalização deste importante espaço de lazer e integração da comunidade acadêmica.