Início do conteúdo
  • FAMED UFPel – Leiga
  • FAMED UFPel
  • FAMED UFPel
    Notícias
  • 50 anos de formatura – turma 1969

    Jubileu de Ouro

    No último sábado, 14/12/2019, no auditório da Faculdade de Medicina da UFPEL, o diretor da Famed, Professor Marcelo Capilheira, e o reitor da UFPEL, professor Pedro Curi Hallal, entregaram diplomas de Honra ao Mérito aos formandos do curso de medicina, turma de 1969, em homenagem aos 50 anos de formados.
    Familiares e amigos dos formados prestigiaram o evento. A emoção do reencontro foi o assunto dominante entre os integrantes da turma e no discurso do orador da turma. Houve uma homenagem aos ausentes. Foi pedida uma salva de palmas em homenagem ao paraninfo da turma, professor Amilcar Gigante, que na época da cerimônia da formatura da turma se encontrava em exílio político e hoje é falecido.
    A professora Maria da Conceição Fernandes, com 90 anos, foi aplaudida em pé ao receber o Diploma de Honra ao Mérito por ter sido professora homenageada por essa turma. Os professores aposentados da FAMED, Farid Butros Iuman Nader e Flávio Silveira Menezes, fazem parte dessa turma de formados.
    Após a cerimônia de autorga dos diplomas, foi descerrada uma placa em homenagem aos 50 anos de formatura no saguão do prédio histórico da FAMED. A equipe que organizou o evento foi composta pelos formados Ramon Joaquim Hallal, Armando Manduca da Rocha e pela vice-diretora da FAMED, professora Celene Maria Longo da Silva.

  • ENADE 2019 – ATENÇÃO AOS ALUNOS CONCLUINTES!

    ENADE 2019
    Para alunos concluintes do curso  de Medicina

    Quem valoriza o ENADE, valoriza o próprio diploma!

    Cadastro obrigatório pelo estudante concluinte: de 1º de Julho a 21 de novembro
    Solicitação de atendimento especializado e/ou específico pelo estudante concluinte: de 2 a 13 de setembro
    Solicitação de atendimento por nome social dos estudantes concluintes: de 2 a 13 de setembro
    Questionário do estudante: de 2 de setembro a 21 de novembro
    Consulta ao local de prova: a partir de 8 de novembro
    Mais informações no Edital do ENADE/2019 disponível em:
    http://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/edital/2019/edital_n43_04062019-enade2019.pdf
    Cartaz_ENADE 2019_rev06 (2)

     

  • Orçamento Participativo – Grupos Temáticos apresentam prioridades

    Mais uma etapa está cumprida no processo do Orçamento Participativo da UFPel para 2020. Na tarde desta segunda-feira (4), os quatro grupos temáticos formados no começo de outubro entregaram o resultado de seus trabalhos. Nele, constam prioridades de cada área, que a partir de agora vão ser analisadas pelo Conselho de Planejamento (Coplan), que escolherá uma de cada tema, quatro itens que depois serão levados à consulta da comunidade, com o fim da divisão dos recursos, que chegam a R$ 1,2 milhão.

    Os grupos apresentaram seus resultados em reunião com o reitor Pedro Hallal, no Gabinete da Reitoria. O dirigente agradeceu a dedicação de todos e ressaltou a diversidade da composição dos grupos, formados por professores, técnicos e estudantes, de diversas áreas, e frisou o fato de todos terem trabalhado com importantes necessidades da comunidade.

    A ideia é que cada área de trabalho tenha garantido pelo menos dez por cento dos recursos, ou seja, R$ 120 mil, independente do percentual que será obtido na votação na comunidade. Os recursos destinados para cada uma das quatro ações corresponderão à parcela ganha na escolha da comunidade.

    Os grupos temáticos, que encerraram suas atividades oficiais após a entrega dos documentos, foram o Acadêmico, o de Infraestrutura, o de Assistência Estudantil e o Institucional.

    O Institucional priorizou uma política de identidade e identificação dos prédios da Universidade; uma política de promoção da saúde física e mental; e comunicação interna entre unidades, intraunidades e Reitoria.

    Cinco prioridades foram elencadas pelo grupo da Assistência Estudantil, que foram qualificação ou criação de espaços de convivência, permanência ou estudo; ampliação e qualificação dos profissionais que atendem o Nupadi; ampliação do Programa de Apoio Pedagógico aos alunos não contemplados com bolsa permanência; ampliação do auxílio-moradia; e ampliação do auxílio pré-escola.

    O GT de Infraestrutura listou como prioridades a qualificação dos espaços físicos; a economia de recursos e sustentabilidade; e o desenvolvimento de processos, projetos e ações de Tecnologia da Informação.

    A atualização da regulamentação acadêmica na Universidade foi a primeira prioridade citada pelo GT Acadêmico. As outras três foram uma política de compartilhamento de equipamentos e espaços para ensino e pesquisa; a melhoria das condições estruturais para a curricularização da extensão; e a política de atenção a alunos de ampla concorrência.

    Saiba mais sobre o trabalhos dos GTs do Coplan e suas composições em http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2019/10/14/conselheiros-sao-empossados-e-gts-do-coplan-comecam-trabalhos/ .

    Fonte: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2019/11/05/orcamento-participativo-grupos-tematicos-apresentam-prioridades/

     

  • Mensagem da Gestão da UFPel pelo Dia do Professor

    Professores aposentados, professores experientes, professores com trajetórias sólidas, professores iniciantes. Somos muitos(as), de diversas culturas, diferentes formações e perspectivas, atuando em vários campos do conhecimento, o que confere a riqueza e amplitude acadêmica desta Universidade. Nessa multiplicidade temos algo em comum: a esperança. Esperança na potência da educação pública e da diferença que faz na vida das pessoas. Parabéns a todos(as) os(as) professores(as) da UFPel!

    Fonte: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2019/10/14/mensagem-da-gestao-da-ufpel-pelo-dia-do-professor/

     

  • Prof. Mario Cardano (Itália) na FAMED – Palestra: Movimento de Ouvidores de Vozes

    O Prof. Dr. Mario Cardano:

    Professor do Departamento de Política, Cultura e Sociedade da Universidade de Turim – Itália. Graduado em filosofia pela Universidade de Turim, PhD em Sociologia e Pesquisa Social pela Universidade de Trento. Coordenador Interuniversitário de Doutoramento em Sociologia e Metodologia da Investigação Social (SOMET). Seus principais eixos de pesquisa são: metodologia das ciências sociais (métodos e epistemologia da pesquisa qualitativa) e sociologia da saúde com ênfase em saúde mental.

    Palestra: Movimento de Ouvidores de Vozes

    Local: Anfiteatro da FAMED
    Horário: 19:00h
    Data: 11/09/2019 (quarta feira)