Início do conteúdo
  • ENADE MEDICINA 2019
  • FAMED UFPel – Leiga
  • FAMED UFPel
    Notícias
  • ENADE 2019 – ATENÇÃO AOS ALUNOS CONCLUINTES!

    ENADE 2019
    Para alunos concluintes do curso  de Medicina

    Quem valoriza o ENADE, valoriza o próprio diploma!

    Cadastro obrigatório pelo estudante concluinte: de 1º de Julho a 21 de novembro
    Solicitação de atendimento especializado e/ou específico pelo estudante concluinte: de 2 a 13 de setembro
    Solicitação de atendimento por nome social dos estudantes concluintes: de 2 a 13 de setembro
    Questionário do estudante: de 2 de setembro a 21 de novembro
    Consulta ao local de prova: a partir de 8 de novembro
    Mais informações no Edital do ENADE/2019 disponível em:
    http://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/edital/2019/edital_n43_04062019-enade2019.pdf
    Cartaz_ENADE 2019_rev06 (2)

     

  • Orçamento Participativo – Grupos Temáticos apresentam prioridades

    Mais uma etapa está cumprida no processo do Orçamento Participativo da UFPel para 2020. Na tarde desta segunda-feira (4), os quatro grupos temáticos formados no começo de outubro entregaram o resultado de seus trabalhos. Nele, constam prioridades de cada área, que a partir de agora vão ser analisadas pelo Conselho de Planejamento (Coplan), que escolherá uma de cada tema, quatro itens que depois serão levados à consulta da comunidade, com o fim da divisão dos recursos, que chegam a R$ 1,2 milhão.

    Os grupos apresentaram seus resultados em reunião com o reitor Pedro Hallal, no Gabinete da Reitoria. O dirigente agradeceu a dedicação de todos e ressaltou a diversidade da composição dos grupos, formados por professores, técnicos e estudantes, de diversas áreas, e frisou o fato de todos terem trabalhado com importantes necessidades da comunidade.

    A ideia é que cada área de trabalho tenha garantido pelo menos dez por cento dos recursos, ou seja, R$ 120 mil, independente do percentual que será obtido na votação na comunidade. Os recursos destinados para cada uma das quatro ações corresponderão à parcela ganha na escolha da comunidade.

    Os grupos temáticos, que encerraram suas atividades oficiais após a entrega dos documentos, foram o Acadêmico, o de Infraestrutura, o de Assistência Estudantil e o Institucional.

    O Institucional priorizou uma política de identidade e identificação dos prédios da Universidade; uma política de promoção da saúde física e mental; e comunicação interna entre unidades, intraunidades e Reitoria.

    Cinco prioridades foram elencadas pelo grupo da Assistência Estudantil, que foram qualificação ou criação de espaços de convivência, permanência ou estudo; ampliação e qualificação dos profissionais que atendem o Nupadi; ampliação do Programa de Apoio Pedagógico aos alunos não contemplados com bolsa permanência; ampliação do auxílio-moradia; e ampliação do auxílio pré-escola.

    O GT de Infraestrutura listou como prioridades a qualificação dos espaços físicos; a economia de recursos e sustentabilidade; e o desenvolvimento de processos, projetos e ações de Tecnologia da Informação.

    A atualização da regulamentação acadêmica na Universidade foi a primeira prioridade citada pelo GT Acadêmico. As outras três foram uma política de compartilhamento de equipamentos e espaços para ensino e pesquisa; a melhoria das condições estruturais para a curricularização da extensão; e a política de atenção a alunos de ampla concorrência.

    Saiba mais sobre o trabalhos dos GTs do Coplan e suas composições em http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2019/10/14/conselheiros-sao-empossados-e-gts-do-coplan-comecam-trabalhos/ .

    Fonte: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2019/11/05/orcamento-participativo-grupos-tematicos-apresentam-prioridades/

     

  • Mensagem da Gestão da UFPel pelo Dia do Professor

    Professores aposentados, professores experientes, professores com trajetórias sólidas, professores iniciantes. Somos muitos(as), de diversas culturas, diferentes formações e perspectivas, atuando em vários campos do conhecimento, o que confere a riqueza e amplitude acadêmica desta Universidade. Nessa multiplicidade temos algo em comum: a esperança. Esperança na potência da educação pública e da diferença que faz na vida das pessoas. Parabéns a todos(as) os(as) professores(as) da UFPel!

    Fonte: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2019/10/14/mensagem-da-gestao-da-ufpel-pelo-dia-do-professor/

     

  • Prof. Mario Cardano (Itália) na FAMED – Palestra: Movimento de Ouvidores de Vozes

    O Prof. Dr. Mario Cardano:

    Professor do Departamento de Política, Cultura e Sociedade da Universidade de Turim – Itália. Graduado em filosofia pela Universidade de Turim, PhD em Sociologia e Pesquisa Social pela Universidade de Trento. Coordenador Interuniversitário de Doutoramento em Sociologia e Metodologia da Investigação Social (SOMET). Seus principais eixos de pesquisa são: metodologia das ciências sociais (métodos e epistemologia da pesquisa qualitativa) e sociologia da saúde com ênfase em saúde mental.

    Palestra: Movimento de Ouvidores de Vozes

    Local: Anfiteatro da FAMED
    Horário: 19:00h
    Data: 11/09/2019 (quarta feira)
  • PALESTRA: EVENTOS ADVERSOS NA ASSISTÊNCIA À SAÚDE

    Local: Auditório da Faculdade de Medicina da UFPel

    Quando: 12 de setembro de 2019 (quinta feira)

    Horário: 11:00h

    Palestrante: Drª. Helena Barreto dos Santos

    Médica Intesivista

    Doutora em Epidemiologia

    Coordenadora do Programa de Qualidade e Informação em Saúde do HCPA

    Professora da Faculdade de Medicina da UFPel de 1996 a 2005

    Realização: Departamento de Clínica Médica/FAMED/UFPel e Unidade Cuidativa