Início do conteúdo
  • FAMED
    Leiga
  • Famed
  • Ambulatório Central
    Notícias
  • Medicina da UFPel estreia entre as 10 melhores do Brasil no Ranking Universitário da Folha (RUF)

    A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) atingiu pela primeira vez o top 10 das melhores escolas públicas de Medicina do Brasil, segundo o Ranking Universitário da Folha (RUF). Ocupando agora o 8º lugar, a instituição registrou um avanço significativo em relação ao ano passado, quando estava na 15ª posição. No ranking geral das universidades, a UFPel aparece em 33º lugar, com destaque para a área de pesquisa, que alcançou a 18ª posição entre mais de 200 universidades avaliadas.

    A diretora da Faculdade de Medicina (FAMED), Julieta Fripp, destacou que o curso, ao celebrar seus 61 anos, vem se consolidando como uma referência regional, especialmente na área de atenção primária à saúde. “Esse resultado reflete o esforço coletivo do colegiado, corpo docente e técnico, além do excelente desempenho dos estudantes. Mesmo com desafios estruturais e limitações orçamentárias, a qualidade do ensino foi mantida, assegurando uma ótima colocação no ranking. Nos próximos anos, buscaremos fortalecer indicadores de mercado e pós-graduação, conforme pontuado na avaliação”, afirmou.

    Para a coordenadora do colegiado de Medicina, Maria Aurora Cesar, a inserção precoce dos alunos em atividades práticas permite o desenvolvimento de uma abordagem humanística na Medicina, além de aprimorar habilidades essenciais. “O atendimento aos pacientes ocorre sempre com supervisão e orientação de preceptores em cenários diversos, como Unidades Básicas de Saúde (UBS), ambulatórios e hospitais, proporcionando uma formação integral e alinhada às necessidades da prática médica,” destacou.

    O Ranking Universitário Folha (RUF) é uma avaliação anual do ensino superior brasileiro realizada pela Folha de S. Paulo desde 2012. Ele inclui rankings de universidades e cursos: o primeiro classifica 203 instituições públicas e privadas com base em cinco critérios (pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado); o segundo avalia os 40 cursos de graduação com mais ingressantes, considerando o desempenho em universidades, centros universitários e faculdades. As informações são coletadas de bases científicas e educacionais nacionais e internacionais, além de pesquisas do Datafolha.

  • IV Congresso de Cuidados Paliativos do Mercosul

    De 16 a 18 de outubro, a Universidade Federal de Pelotas sediará o IV Congresso de Cuidados Paliativos do Mercosul, com o tema “A consolidação dos Cuidados Paliativos na Saúde Pública”. O evento reunirá profissionais de diversas áreas do conhecimento para uma ampla programação que inclui palestras, conferências, workshops, mesas redondas e minicursos, abordando a importância dos cuidados paliativos na formação e atualização de quem se dedica ao cuidado de pessoas com doenças graves.

    Com abordagem interdisciplinar, o congresso discutirá o conceito de “dor total”, englobando questões relacionadas ao diagnóstico, alívio do sofrimento em suas dimensões físicas, emocionais, sociais e espirituais. Entre os temas, destaque para a educação em cuidados paliativos, pesquisa, diálogo entre áreas diversas e o cuidado integral de pacientes e seus familiares. A programação também conta com workshops e minicursos voltados para política pública, com conteúdos que aprofundam aspectos importantes para a atuação profissional e acadêmicos da área da saúde.

    Neste ano, o evento traz uma inovação: o I Congresso de Práticas Integrativas e Complementares do Mercosul (PICS), que contará com especialistas do Brasil e de outros países do Mercosul, destacando o papel dessas práticas na qualidade de vida dos pacientes. Além disso, o congresso lançará o I Congresso da Frente Paliativista, fruto de uma mobilização nacional em prol da implementação da Política Nacional de Cuidados Paliativos, regulamentada pela Portaria nº 3.631 de maio de 2024, buscando ampliar esses cuidados para toda a comunidade.

    Para acompanhar a programação e obter mais informações sobre inscrições e envio de trabalhos, os interessados ​​podem acessar o site oficial e as redes sociais do congresso.

  • Nota de Pesar – Ingrid Baumgartem Mattos

    A Faculdade de Medicina da UFPel comunica, com pesar, o falecimento da egressa Ingrid Baumgartem Mattos ocorrido em 02/10/2024. Ingrid era médica pediatra neonatologista e se formou em medicina na UFPel no ano de 2013.

    A FAMED, neste momento, transmite seus sentimentos aos familiares colegas e amigos pela inestimável perda

  • INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PROCESSO SELETIVO 2024/25

    A Comissão de Residência Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), através do Edital n° 158/2024, anuncia a abertura das inscrições do Processo Seletivo para Programas de Residência Médica (PRMs) com ingresso em março de 2025.

    São, ao total, 41 vagas, em 7 PRMs, conforme tabelas abaixo:

    Programas de Residência Médica com acesso direto:

    PRM Duração No de vagas Vagas reservadas
    serviço militar*
    Total de vagas
    Clínica Médica 02 anos 14 1 13
    Ginecologia e Obstetrícia 03 anos 05 05
    Medicina de Família e Comunidade 02 anos 10 10
    Pediatria 03 anos 05 05
    Psiquiatria 03 anos 05 05

    * Vagas reservadas para candidatos que solicitaram adiamento em função de terem prestado Serviço Militar em 2023. Caso não sejam utilizadas, serão destinadas aos atuais candidatos.

    Programas de Residência Médica com pré-requisito:

    PRM Duração Pré-requisito Total de vagas
    Endocrinologia e Metabologia 02 anos Clínica Médica 01
    Gastroenterologia 02 anos Clínica Médica 02

     

    Os interessados têm até o dia 18 de outubro de 2024 para se inscrever, através do site da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRGS), responsável pela prova.

    Para mais informações, acompanhe os Editais da AMRIGS e o site da Comissão de Residência Médica.

  • Processo Seletivo ENARE 2024/25

    Estão abertas as incrições para o Processo Seletivo realizado pelo Exame Nacional de Residência (ENARE), para preenchimento de vagas nos Programas de Residência em Médica (PRMs) em Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Neonatologia e Pediatria, com início em 1° de março de 2025. As vagas estão distribuídas conforme tabela abaixo:

    PRM Duração No de Vagas
    Clínica Médica 02 anos 01
    Ginecologia e Obstetrícia 03 anos 01
    Neonatologia 02 anos 02
    Pediatria 03 anos 01

     

    Para consultar o Edital, clique aqui.

    Mais informações podem ser encontradas no site do ENARE ou pelo e-mail .

  • UFPel abre seleção para bolsas de Iniciação Científica em Saúde Mental, Cognição e Comportamento

    O Núcleo de Saúde Mental, Cognição e Comportamento (NEPSI) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está com inscrições abertas para a seleção de dois bolsistas de Iniciação Científica. Os selecionados irão trabalhar em projetos focados em saúde mental, cognição e comportamento humano.

    Estudantes de diversas áreas de conhecimento podem se inscrever. As atividades dos bolsistas incluem comunicação em saúde, pesquisa bibliográfica, elaboração de resumos expandidos, além da participação em reunião

    As bolsas são financiadas pelo CNPq, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq – ampla concorrência), e pela UFPel, por meio do Programa de Bolsas de Iniciação à Pesquisa – Ações Afirmativas (PBIP-AF/UFPel)

    Para mais informações e acesso aos editais, visite este link.

  • Mestrado em Epidemiologia abre inscrições para seleção de alunos

    Foto: Paulo Rossi/PPGEpi UFPel

    A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) anuncia a abertura das inscrições para o processo seletivo do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia (PPGEpi), reconhecido com a nota máxima de 7 pela CAPES. As inscrições estão abertas de 15 de agosto a 20 de setembro de 2024.

     

     

     

    Inscrições e Documentação Necessária

    As inscrições serão feitas exclusivamente online através do email ppgepi@ufpel.edu.br. Os candidatos interessados devem submeter o Requerimento de Inscrição disponível no site do programa, acompanhado de: Curriculum Vitae no modelo Lattes, histórico escolar, diploma ou atestado de conclusão de graduação, documento de identificação (identidade, CPF e certidão de casamento, se aplicável), foto 3×4 digital, comprovante de pagamento da taxa de inscrições, e demais documentos específicos para ações afirmativas. Especificamente, candidatos que ainda não concluíram a graduação poderão fazer matrícula provisória, desde que comprovem a data prevista de formatura até abril de 2025.

    Critérios de Seleção

    O processo seletivo compreende três fases:

    1. Provas Escritas (Epidemiologia, Raciocínio Matemático, Saúde Pública e Inglês), agendadas para 9 de dezembro de 2024.
    2. Análise do Curriculum Vitae.
    3. Defesa do Anteprojeto de Dissertação.

    A nota final será ponderada, considerando o desempenho nas provas (peso 5), análise de currículo (peso 3) e defesa de anteprojeto (peso 2).

    Reserva de Vagas

    Serão oferecidas até 19 vagas, com 25% reservadas para candidatos negros, quilombolas, indígenas ou com deficiência, 10% para servidores da UFPel e 5% para pessoas travestis ou transexuais.

    Resultados

    Os resultados da primeira fase serão divulgados até 10 de dezembro de 2024, e os resultados finais até 23 de dezembro de 2024. Todas as informações estarão disponíveis no site do programa.

    Informações Adicionais

    • O curso tem a duração de dois anos e é oferecido de maneira presencial.
    • O preenchimento de todas as vagas não é obrigatório.
    • A proficiência em línguas não será exigida no momento da inscrição, mas deverá ser comprovada durante o primeiro ano do curso.

    Para mais detalhes sobre o edital e procedimentos de inscrição, acesse o site oficial do PPGEpi ou entre em contato pelo e-mail ppgepi@ufpel.edu.br.