Início do conteúdo
  • FAMED
    Leiga
  • Famed
  • Ambulatório Central
    Notícias
  • Abertura da XL Semana Acadêmica de Medicina FAMED UFPel

    Na tarde de hoje, 05/12, ocorreu no Auditório Naum Kaiserman, a abertura da XL Semana Acadêmica de Medicina FAMED UFPel.

    O evento, organizado pelo diretório acadêmico de Medicina, contou com a presença de alunos, professores, coordenação e direção. Os  palestrantes Camila Irigonhe Ramos, Carolina Avila Vianna, Inácio Crochemore Monhsam da Silva e Maria Alice Souza de Oliveira Dode participaram de uma roda de conversa com o tema “DA TEORIA À PRÁTICA: Como convencer o paciente à aderir à MEV”.

        

  • Lançamento do Livro “Uma Casa Chamada Leiga: os 60 anos da Medicina-UFPel”

    No próximo dia 3 de dezembro, o Museu da História da Medicina (MUHM), em Porto Alegre, será palco do lançamento do livro “Uma Casa Chamada Leiga: os 60 anos da Medicina-UFPel”. O evento acontecerá às 16h30, com entrada gratuita, e marcará a celebração das seis décadas da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas (Famed), instituição que ao longo de sua trajetória formou milhares de profissionais e contribuiu significativamente para o avanço da saúde no Brasil.

    A obra é de autoria da professora Lorena Almeida Gill, coordenadora do Núcleo de Documentação Histórica Beatriz Loner (NDH), do Instituto de Ciências Humanas da UFPel. O projeto surgiu a partir de um trabalho de preservação de documentos históricos da Famed realizado pelo NDH durante a pandemia, quando a professora foi chamada para resgatar e digitalizar materiais históricos que remontam à fundação da Faculdade, nos últimos anos da década de 1950. Os documentos estão disponíveis no site do NDH e podem ser acessados por todos os interessados (link aqui).

    Composta por seis capítulos, a obra faz uma análise detalhada dos principais momentos que marcaram a trajetória da Medicina na UFPel. Entre os temas abordados estão: a fundação e a federalização da faculdade, a formação das primeiras médicas, a luta por melhores condições e infraestrutura, a inclusão de grupos sociais como indígenas e quilombolas, a evolução da medicina contemporânea, e depoimentos de egressos que traçam um panorama da história da instituição.

    O livro também conta com 48 entrevistas realizadas com docentes, discentes e egressos, cujas histórias são fundamentais para a construção da narrativa sobre a Famed. A professora Lorena destaca que o livro procura refletir com fidelidade a complexidade e os desafios enfrentados pela instituição. “Não é um livro fácil de ser escrito, porque a história da Famed, assim como a história da humanidade, é cheia de embates e contradições. Mas, com certeza, será uma obra significativa para todos que fizeram parte dessa história”, afirmou.

    A professora também ressaltou a importância do projeto para a preservação da memória da instituição e a continuidade do trabalho de resgatar e divulgar documentos históricos fundamentais para o entendimento da história da UFPel e da Medicina no Brasil.

    Sobre o evento:

    Data: 3 de dezembro de 2024
    Hora: 16h30
    Local: Museu da História da Medicina (MUHM) – Porto Alegre
    Entrada: Gratuita

  • Acolhida de Ingressantes do Curso de Terapia Ocupacional

    Acolhida de Ingressantes do Curso de Terapia Ocupacional FAMED/UFPel.

    O evento foi um importante momento de integração com colegas do CATO, colegiado, coordenação e direção.

    Sejam todos e todas bem vindos e bem vindas!

  • Cerimônia do Jaleco para ingressantes do curso de Medicina

    A Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas, realizou sua Primeira Cerimônia do Jaleco para ingressantes do curso de Medicina.

    O evento foi um momento emocionante junto aos familiares, direção, docentes e colegas do DANK.

  • Medicina da UFPel estreia entre as 10 melhores do Brasil no Ranking Universitário da Folha (RUF)

    A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) atingiu pela primeira vez o top 10 das melhores escolas públicas de Medicina do Brasil, segundo o Ranking Universitário da Folha (RUF). Ocupando agora o 8º lugar, a instituição registrou um avanço significativo em relação ao ano passado, quando estava na 15ª posição. No ranking geral das universidades, a UFPel aparece em 33º lugar, com destaque para a área de pesquisa, que alcançou a 18ª posição entre mais de 200 universidades avaliadas.

    A diretora da Faculdade de Medicina (FAMED), Julieta Fripp, destacou que o curso, ao celebrar seus 61 anos, vem se consolidando como uma referência regional, especialmente na área de atenção primária à saúde. “Esse resultado reflete o esforço coletivo do colegiado, corpo docente e técnico, além do excelente desempenho dos estudantes. Mesmo com desafios estruturais e limitações orçamentárias, a qualidade do ensino foi mantida, assegurando uma ótima colocação no ranking. Nos próximos anos, buscaremos fortalecer indicadores de mercado e pós-graduação, conforme pontuado na avaliação”, afirmou.

    Para a coordenadora do colegiado de Medicina, Maria Aurora Cesar, a inserção precoce dos alunos em atividades práticas permite o desenvolvimento de uma abordagem humanística na Medicina, além de aprimorar habilidades essenciais. “O atendimento aos pacientes ocorre sempre com supervisão e orientação de preceptores em cenários diversos, como Unidades Básicas de Saúde (UBS), ambulatórios e hospitais, proporcionando uma formação integral e alinhada às necessidades da prática médica,” destacou.

    O Ranking Universitário Folha (RUF) é uma avaliação anual do ensino superior brasileiro realizada pela Folha de S. Paulo desde 2012. Ele inclui rankings de universidades e cursos: o primeiro classifica 203 instituições públicas e privadas com base em cinco critérios (pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado); o segundo avalia os 40 cursos de graduação com mais ingressantes, considerando o desempenho em universidades, centros universitários e faculdades. As informações são coletadas de bases científicas e educacionais nacionais e internacionais, além de pesquisas do Datafolha.

  • IV Congresso de Cuidados Paliativos do Mercosul

    De 16 a 18 de outubro, a Universidade Federal de Pelotas sediará o IV Congresso de Cuidados Paliativos do Mercosul, com o tema “A consolidação dos Cuidados Paliativos na Saúde Pública”. O evento reunirá profissionais de diversas áreas do conhecimento para uma ampla programação que inclui palestras, conferências, workshops, mesas redondas e minicursos, abordando a importância dos cuidados paliativos na formação e atualização de quem se dedica ao cuidado de pessoas com doenças graves.

    Com abordagem interdisciplinar, o congresso discutirá o conceito de “dor total”, englobando questões relacionadas ao diagnóstico, alívio do sofrimento em suas dimensões físicas, emocionais, sociais e espirituais. Entre os temas, destaque para a educação em cuidados paliativos, pesquisa, diálogo entre áreas diversas e o cuidado integral de pacientes e seus familiares. A programação também conta com workshops e minicursos voltados para política pública, com conteúdos que aprofundam aspectos importantes para a atuação profissional e acadêmicos da área da saúde.

    Neste ano, o evento traz uma inovação: o I Congresso de Práticas Integrativas e Complementares do Mercosul (PICS), que contará com especialistas do Brasil e de outros países do Mercosul, destacando o papel dessas práticas na qualidade de vida dos pacientes. Além disso, o congresso lançará o I Congresso da Frente Paliativista, fruto de uma mobilização nacional em prol da implementação da Política Nacional de Cuidados Paliativos, regulamentada pela Portaria nº 3.631 de maio de 2024, buscando ampliar esses cuidados para toda a comunidade.

    Para acompanhar a programação e obter mais informações sobre inscrições e envio de trabalhos, os interessados ​​podem acessar o site oficial e as redes sociais do congresso.