Início do conteúdo
  • FAMED
    Leiga
  • Famed
  • Ambulatório Central
    Notícias
  • Processo Seletivo: Área Administrativa

    A Faculdade de Medicina da UFPel informa que está com Processo Seletivo aberto na área Administrativa. Poderão concorrer ás vagas, graduandos que estejam cursando até o 3º semestre do curso.

    Bolsa: R$ 1080,00

    Pré-requisitos:

    • Ser proativo;
    • Ter mais de 18 anos;
    • Disponibilidade de 20 horas semanais;
    • Possuir conhecimento em excel (planilhas);
    • Ter interesse em aprender sobre o SUS

    Para se inscrever, o candidato deverá enviar seu currículo para o e-mail famedagenda@gmail.com até o dia 03/02/2026.

    A entrevista ocorrerá no dia 06/02/2026, às 14h, no Ambulatório da FAMED.

  • ATO DE INAUGURAÇÃO DO SERVIÇO ESPECIALIZADO DE SAÚDE DA PESSOA IDOSA – SAÚDE 60+ RS

    A Unidade CUIDATIVA, da Faculdade de Medicina, da Universidade Federal de Pelotas tem a honra de convidar toda comunidade para o ATO DE INAUGURAÇÃO DO SERVIÇO ESPECIALIZADO DE SAÚDE DA PESSOA IDOSA – SAÚDE 60+ RS.

    O evento será realizado no dia 28 de novembro de 2025, às 10h, no Centro Regional de Cuidados Paliativos da UFPel – CUIDATIVA, situado na Av. Duque de Caxias, nº 104, Bairro Fragata, Pelotas – RS.

  • UFPel lança processo seletivo simplificado para contratação de docentes

    A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) publicou edital para contratação por tempo determinado de professoras e professores substitutos, com 27 vagas, distribuídas em 26 áreas. As inscrições, abertas até 23 de outubro, são recebidas exclusivamente pela Internet.

    As informações sobre áreas, requisitos, provas, reserva de vagas, carga horária, remuneração e demais procedimentos para inscrição estão detalhadas no Edital. Os documentos estão disponíveis na página do Núcleo de Gerenciamento de Concursos e Vagas da UFPel (https://concursos.ufpel.edu.br/).

    Na FAMED as vagas são nas áreas de: Atenção Básica à Saúde, Clínica Médica, Oftalmologia, Patologia e Terapia Ocupacional em seus múltiplos contextos.

    Edital

  • Semana dos Cuidados Paliativos CUIDATIVA – UFPel

  • PROCESSO SELETIVO PARA RESIDÊNCIA MÉDICA 2025/26 (AMRIGS)

    A Comissão de Residência Médica (COREME) da Faculdade de Medicina (FAMED) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), através do Edital n° 160/2025, torna público o Processo Seletivo para ingresso nos Programas de Residência Médica (PRMs), com ingresso em março de 2026.

    No total, serão ofertadas 44 vagas, distribuídas em 8 PRMs, conforme tabelas abaixo:

    Programas de Residência Médica com acesso direto:

    PRM Duração No de vagas Vagas reservadas
    serviço militar*
    Total de vagas
    Clínica Médica 02 anos 14 1 13
    Ginecologia e Obstetrícia 03 anos 05 05
    Medicina de Família e Comunidade 02 anos 10 10
    Pediatria 03 anos 05 05
    Psiquiatria 03 anos 05 05

    * Vagas reservadas para candidatos que solicitaram adiamento em razão do cumprimento de Serviço Militar em 2024. Caso não sejam utilizadas, serão destinadas aos atuais candidatos.

    Programas de Residência Médica com pré-requisito:

    PRM Duração Pré-requisito Total de vagas
    Endocrinologia e Metabologia 02 anos Clínica Médica 01
    Gastroenterologia 02 anos Clínica Médica 02
    Oncologia Clínica 03 anos Clínica Médica 02

     

    O período de inscrição será de 09 de setembro a 24 de outubro de 2025 e os interessados devem realizar a inscrição exclusivamente pelo site da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), responsável pela aplicação da prova.

    Para mais informações, acompanhe os editais publicados pela AMRIGS e as atualizações no site da COREME.

  • Unidade CuidATIVA da FAMED terá as primeiras quipes Matriciais de Cuidados Paliativos do Brasil

    O Ministério da Saúde deu um passo histórico para consolidar os cuidados paliativos no Sistema Único de Saúde (SUS), com a habilitação das 14 primeiras Equipes Matriciais e Assistenciais do país, por meio da Portaria GM/MS nº 8.032/2025, publicada em 1º de setembro. As habilitações contemplam os municípios de Pelotas (RS), Curitiba (PR), Araguaína (TO) e Blumenau (SC), a partir de solicitações de gestores locais e aprovadas tecnicamente pelo Ministério da Saúde. O investimento federal será de R$ 8 milhões por ano para custeio das equipes.

    A cerimônia de lançamento ocorreu em Pelotas, na CuidATIVA – Centro Regional de Referência em Cuidados Paliativos da Universidade Federal de Pelotas (RS). A unidade apoiará diretamente 25 municípios e simboliza a integração do conhecimento acadêmico, da prática clínica e do envolvimento comunitário.

    A meta do Ministério da Saúde é que até 2026 cada macrorregião do Brasil conte com pelo menos uma Equipe Matricial de Cuidados Paliativos (EMCP), que atuará como referência regional, apoiando outros serviços principalmente por telessaúde. Paralelamente, serão habilitadas gradualmente as Equipes Assistenciais (EACP), vinculadas diretamente a hospitais e serviços de saúde.

    A Política Nacional de Cuidados Paliativos (PNCP), instituída em 2024, também dialoga com o programa Agora Tem Especialistas, que amplia o acesso a consultas, exames e cirurgias especializadas no SUS. Assim como o programa, a PNCP reforça o cuidado integral, com foco em áreas como oncologia e cardiologia, onde há maior incidência de sofrimento grave.

    Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2025/setembro/ministerio-da-saude-habilita-primeiras-equipes-de-cuidados-paliativos-no-sus-e-investe-r-8-milhoes-na-politica-nacional-de-cuidados-paliativos

  • COMUNICADO À COMUNIDADE

    A Faculdade de Medicina da UFPel informa que na próxima terça-feira, 26 de agosto, serão retomados os atendimentos no novo Ambulatório Central da Faculdade de Medicina (FAMED), compartilhado com HE Ebserh, apartir das 7h, no seguinte endereço: Avenida Duque de Caxias N° 104, bairro Fragata (na antiga Laneira).

    Em função das chuvas, NÃO haverá atendimento ao público na segunda-feira.

  • Unidade Cuidativa da UFPel é selecionada em programa estadual voltado a pessoas acima de 60 anos

    A Unidade Cuidativa da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foi o único serviço da região sul do Estado selecionado para receber recursos do novo programa do governo do Rio Grande do Sul, o Saúde 60+ RS, que irá especializar equipes para o atendimento de pessoas com 60 anos ou mais.

    Segundo a diretora da Faculdade de Medicina da UFPel (Famed) e coordenadora da Unidade Cuidativa, Julieta Fripp, a seleção é motivo de orgulho e amplia a capacidade de atendimento do serviço. “Foram mais de 60 propostas apresentadas, e a Cuidativa ficou entre as 10 selecionadas. Já possuímos vocação para o atendimento de pessoas com mais de 60 anos e, agora, com o programa 60+, vamos ampliar muito a nossa capacidade instalada, tanto no espaço de trabalho quanto com equipes organizadas para esse público”, destacou.

    O programa prevê a atuação de equipes médicas e multiprofissionais. “Teremos geriatra, paliativistas, médicos de família, fisiatras, além de equipes interprofissionais com fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos, assistentes sociais e farmacêuticos. O objetivo é um cuidado integral para os pacientes”, explicou Julieta.

    O acesso ao serviço se dará por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS). “Os profissionais das UBS farão o diagnóstico de demência ou fragilidade, e, a partir daí, os pacientes serão encaminhados via sistema de regulação do Estado e do município para a Cuidativa. Não é possível procurar o serviço diretamente, o encaminhamento precisa vir da atenção básica”, esclareceu.

    Mais informações sobre o programa estão disponíveis no site da Secretaria Estadual da Saúde. https://saude.rs.gov.br/saude60mais-rs