Com muito orgulho, comunicamos a toda a comunidade pelotense que o Curso de Terapia Ocupacional, da Faculdade de Medicina, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foi avaliado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC) e recebeu NOTA 5, máxima em uma escala de 1 a 5.
A visita ocorreu entre os dias 7 e 9 de maio de 2025 e integrou o processo de renovação de reconhecimento de curso. O conceito 5 é atribuído em uma escala de 1 a 5 e classifica o curso como “muito bom” segundo os critérios do Ministério da Educação (MEC).
A avaliação considera três dimensões principais:
1. Organização Didático-Pedagógica – incluindo plano de curso, métodos de ensino, matriz curricular e políticas de estágio;
2. Corpo Docente e Tutorial – qualificação dos professores, orientadores e condições de acompanhamento discente;
3. Infraestrutura – laboratórios, bibliotecas, salas de aula e acessibilidade.
Também são verificados os requisitos legais e os referenciais de qualidade definidos pela legislação vigente.
Esse resultado reforça a qualidade do Curso de Terapia Ocupacional da UFPel e o impacto positivo que ele tem na formação de profissionais comprometidos com o cuidado, a inclusão e a transformação social.
Parabenizamos a todos os envolvidos nesta conquista incluindo professores, técnicos administrativos em educação, discentes e gestores.