Início do conteúdo
Sobre o Curso

Curso de Bacharelado em Terapia Ocupacional

 

Funcionamento do curso:

O Curso de Bacharelado em Terapia Ocupacional pertence à Faculdade de Medicina, Psicologia e Terapia Ocupacional (FAMED) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e as aulas acontecem em alguns campi da UFPel no município de Pelotas/RS. Trata-se de uma graduação na modalidade presencial com duração de quatro anos totalizando uma formação com carga horária de 3.270 horas.

 

Ingresso e vagas no curso:

São oferecidas anualmente 44 vagas para o Curso de Terapia Ocupacional, sendo 40 pela modalidade SISU (Sistema de Seleção Unificada) e 4 pelo PAVE (Programa de Avaliação da Vida Escolar). O ingresso dos estudantes ocorre no segundo semestre letivo.

 

Horários das aulas:

O curso possui turno integral (vespertino + noturno), sendo os horários das disciplinas obrigatórias concentradas à tarde e à noite (13h30 às 22h20). No turno da manhã podem ser cursadas as disciplinas optativas e o estágio final de graduação, bem como desenvolvidas atividades de pesquisa, ensino, extensão e inovação.

 

Estágio final e trabalho de conclusão de curso (TCC):

Como parte integrante da carga horária obrigatória do curso, estão previstos nos semestres finais a realização de estágio e TCC.

Os estágios curriculares profissionais supervisionados (ECPS) I e II são obrigatórios acatando o que rege a Lei nº 11.788 (2008) e serão desenvolvidos após a conclusão das disciplinas obrigatórias, conforme a matriz curricular.

Em conformidade com a Lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008, o(a) discente dispõe do direito de realizar estágio curricular não-obrigatório desde que esteja cursando no mínimo o sexto período ou terceiro ano do curso (vide Resolução nº 50/2016 do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional). A Resolução nº 29/2018 do COCEPE/UFPel refere ainda que o estágio curricular não-obrigatório só será realizado após a celebração do termo de compromisso entre a instituição de ensino e a parte concedente. Além disso, necessitará da orientação de um docente terapeuta ocupacional da instituição de ensino para o acompanhamento acadêmico do aluno, bem como dos relatórios e processos avaliativos regulares. Também se faz necessária a presença do profissional terapeuta ocupacional (graduado há pelo menos 2 anos e que atue no serviço com carga horária mínima de 20h semanais) como componente da equipe interdisciplinar da instituição concedente para acompanhamento da prática do(a) discente na instituição. A jornada de atividades, conforme a Lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008, não poderá ultrapassar 6 horas diárias e 30 horas semanais.

 

Mais detalhes:

Maior detalhamento acerca do curso pode ser consultado no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) que se encontra disponível na aba “documentos” deste site ou pelo e-mail do curso que pode ser obtido na aba “contato”.