Início do conteúdo
Coletivo Negro

COLETIVO NEGRO MARIA CAROLINA DE JESUS

Fundado no dia 19 de maio de 2022 e tendo como norteador o dever ético-político, o Coletivo Negro Maria Carolina de Jesus nasce com o compromisso de oferecer um espaço que proporcione a discussão e a reflexão sobre as pautas negras, focando na garantia de direitos aliados à intersecção entre raça, classe, gênero, sexualidade e formação acadêmica; contando com a colaboração de ativistas, profissionais de diversas áreas e pessoas devidamente qualificadas para o diálogo e criação de estratégias de valorização que visem amenizar as adversidades que pessoas negras enfrentam cotidianamente no espaço acadêmico.

Ainda, Carolina Maria de Jesus foi escolhida como homenageada nominal a este coletivo, em vista de sua luta para que subjetividades negras emergissem através da suas palavras escritas em obras como “Quarto de Despejo” e “Casa de Alvenaria”, além de sua brava escrevivência enquanto mulher negra, mãe solo e trabalhadora em uma periferia brasileira.

O coletivo proporciona ações para evitar a evasão dos alunos, primordialmente discentes negros. Proporcionando o “Espaço Valentina”, que se trata de um espaço de brinquedos dentro do centro de convivência dos alunos do Curso de Terapia Ocupacional da UFPel, tendo como objetivo principal que as mães graduandas possam, caso necessite levar seus filhos às aulas e os mesmos possam exercer sua ocupação do brincar. Para além deste espaço, também são organizadas rodas de estudos e acolhimento individual, quando o estudante precisa desse suporte voltado à saúde mental.

Desde a sua criação, rodas de conversa, participações em reunião de colegiado e ações de posicionamento crítico são realizadas dentro da Faculdade de Medicina (FAMED).

Ainda não possui sede própria, mas contém canais de comunicação como o Instagram: @ccarolinamariadejesus.to e o e-mail: coletivonegrot.o@gmail.com

Integrantes do Coletivo:

Prince Meireles (fundadora e idealizadora do Coletivo)

Larissa Gouvêa (co-fundadora do Coletivo)

Discentes de diferentes semestres do Curso de Terapia Ocupacional da UFPel