Início do conteúdo
    Notícias
  • Residência Multiprofissional – ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA (RS)

    🔈Núcleo Intersetorial de Ações Afirmativas divulga 🔈

    A Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul lançou edital da residência multiprofissional em saúde com reserva de vagas para pessoas com deficiência, pessoas negras e pardas, pessoas trans e pessoas integrantes dos povos indígenas.

    💡 O edital conta com vagas para os programas Atenção Básica em Saúde, Dermatologia Sanitária, Saúde Mental Coletiva, Vigilância em Saúde e Saúde Coletiva – Gestão em Saúde para as seguintes profissões: administração, arquitetura, biologia, ciências sociais, direito, educação física, enfermagem, engenharia ambiental, engenharia civil, engenharia química, farmácia, física médica, fisioterapia, fonoaudiologia, geografia, gestão em saúde, informática biomédica, medicina veterinária, nutrição, odontologia, psicologia, políticas públicas, saúde coletiva, serviço social e terapia ocupacional e ocorre na Secretaria de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul e nos municípios que mantêm Termo de Cooperação Técnica com a SES/RS: Canoas, Farroupilha, Porto Alegre, Sapucaia do Sul, São Lourenço do Sul e Venâncio Aires

    📅 As inscrições vão até dia 13/10/2023
    Para mais informações, acesse o edital: https://concursos-publicacoes.s3.amazonaws.com/782/publico/ESP_RS_EditaldeAbertura_64ef7cc74b3e8.pdf

  • CONCURSO EBSERH 2023

    EDITAL Nº 03 – EBSERH/NACIONAL – ÁREA ASSISTENCIAL, DE 02 DE OUTUBRO DE 2023

    O PRESIDENTE DA EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES – EBSERH, no uso de suas atribuições legais, e tendo em vista o disposto na Lei nº 12.550, de 15 de dezembro de 2011, torna pública a realização de Concurso Público para provimento de vagas e formação de cadastro de reserva para cargos de NÍVEL MÉDIO/TÉCNICO E SUPERIOR da ÁREA ASSISTENCIAL, com lotação nas Unidades da Rede Ebserh, mediante as condições estabelecidas neste Edital e seus anexos.

    Edital: concurso-ebserh-edital-3-2023-area-assistencial

  • Residência Multi e Uniprofissional em Saúde – HCPA 2024

    Super oportunidade de realizar uma especialização, com atividades práticas e teóricas, voltada para o SUS no Hospital de Clínicas de Porto Alegre – instituição referência na assistência e ensino e pesquisa em saúde.
    Educação Física: vagas nos programas da Saúde da Criança, Saúde Mental e Atenção Integral ao Usuário de Álcool e outras Drogas.
    Terapia Ocupacional: vaga no programa de Atenção Integral ao Usuário de Álcool e outras Drogas.
    A Residência Integrada Multiprofissional em Saúde é um curso de especialização, caracterizado por ensino em serviço, tem duração de 2 (dois) anos, é de dedicação exclusiva (60h horas semanais) e o residente recebe bolsa mensal com o valor bruto de R$ 4.106,09
    Edital e maiores informações no site: https://fundmed.org.br/evento/residencia-multiprofissional-hcpa-2024/

  • DESPATOLOGIZA

    Vivemos uma epidemia de transtornos. Nos tempos atuais, cada vez mais pessoas recebem diagnósticos de transtorno(s) mental(is) e recebem prescrições de substâncias psicoativas, em associações múltiplas e doses crescentes, com pobres resultados.
    Vivemos tempos em que processos patologizantes crescentes transformam problemas coletivos em individuais, problemas sócio-políticos em biológicos, inatos. Em paralelo, constroem dados de prevalência que impedem a formulação e implementação de políticas públicas voltadas à atenção das necessidades das pessoas com problemas reais.
    Para conversar conosco sobre essa epidemia (de transtornos ou de diagnósticos de transtornos??) o Despatologiza convidou 3 profissionais reconhecidos por suas experiências e reflexões sobre o tema: Bárbara Costa Andrada, psicóloga, Dra em Saúde Coletiva, pesquisadora do NUPPSAM/IPUB/UFRJ e militante do Despatologiza; Maria Aparecida Moysés, pediatra, Prof.a Titular de Pediatria na UNICAMP e militante do Despatologiza; Rossano Cabral Lima, psiquiatra, Prof. Associado no Instituto de Medicina Social/ UERJ e pesquisador da Rede Nacional de Pesquisas em Saúde Mental de Crianças e Adolescentes.
    Será no próximo dia 28 de setembro, às 19h00, transmitido pelo Canal do Despatologiza no YouTube. Esperamos vocês!

  • PROCESSO SELETIVO – Especialização Multiprofissional em Atenção Psicossocial

    O Centro de Formação de Recursos Humanos para o SUS/SP “Dr. Antônio Guilherme de Souza” através do Centro de Atenção Psicossocial Professor Luis da Rocha Cerqueira – CAPS Itapeva torna pública a abertura de inscrições para o Processo Seletivo destinado ao preenchimento de vagas do Curso de Especialização Multiprofissional em Atenção Psicossocial, reconhecido pelo parecer Nº 276/2023 do Conselho Estadual de Educação da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo – CEE/SEE/SP, a serem oferecidas em 2024 para profissionais com até 02 anos de formação e estudantes que concluírem a graduação até janeiro de 2024 com bolsas de estudo fornecidas pela SES-SP (Secretaria de Estado da Saúde), nas áreas a seguir relacionadas: Assistentes Sociais, Enfermeiros, Psicólogos, Terapeutas Ocupacionais (duração de 1 ano).

    Maiores informações: https://caps.spdmafiliadas.org.br/wp-content/uploads/sites/11/2023/09/Edital-Especializacao-2024.pdf

  • Retomada das atividades da Revista de Terapia Ocupacional da USP

    É com muita satisfação que vimos  convidá-los à participação no evento comemorativo da retomada das atividades da Revista de Terapia Ocupacional da USP – ” Afirmação e retomada de uma trajetória: novas perspectivas da Revista de Terapia Ocupacional da USP”. 

    Será online e gratuito, no dia 19 de setembro de 2023, das 19h às 21h, com transmissão pelo youtube.

    Programação completa:

    19h – Abertura – Chefia Depto Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, Presidente do CREFITO – 3 e mediadora editora chefe: Profª Drª Sandra Galheigo.

    19:20h – Mesa de discussão – “Desafios para a sustentação de periódicos de Terapia Ocupacional” – Com participação dos representantes de revistas brasileiras e latino-americanas:

    Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional

    Revisbrato – Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional

    Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo

    Representante da Rede Latinoamericana de periódicos de Terapia Ocupacional

    20:40h – Discussão e fechamento

    link: https://forms.gle/oWCYrdqc1THXbd5a8

    Equipe Editorial – Fatima Corrêa Oliver, Sandra Maria Galheigo, Melissa Tieko Muramoto

    Revista de Terapia Ocupacional da USP