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Assunto: Convocação para Reunião Proposta de Plano Anual de Atividades Docentes (PADOC)
Prezado(a) Professor (a)
De ordem do Senhor Diretor e do Gabinete do Vice-Reitor, convoco-lhe para reunião, a realizar-se dia 06 de maio de 2019 (segunda-feira) às 15h30min, no Auditório desta Faculdade, com a pauta única:
1. Proposta de Plano Anual de Atividades Docentes (PADOC)
Campanha: Basta de Assédio nas Instituições Federais de Ensino
Quando: 08/05/2019 Das 17h às 19h
Onde: Auditório da Faculdade de Medicina
Público: Professores e Técnicos Administrativos
Com a presença do Núcleo de Gênero e Diversidade da UFPel – NUGEN
Parceria com o Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
A administração da Universidade Federal de Pelotas divulgou carta à sociedade brasileira para denunciar o ataque que as Universidades Federais vêm sofrendo por parte do Governo Federal e mais especificamente do Ministério da Educação, que culminou com o corte de 30% do orçamento das instituições federais de ensino superior.
A carta sublinha a importância da Universidade para a sociedade e alerta para os riscos de, a manter-se a suspensão dos recursos, inviabilizar o funcionamento da UFPel a partir do mês de setembro, quando não haverá “dinheiro para o custeio de energia elétrica, água, telefone, serviços de manutenção, limpeza, portaria, vigilância, nem recursos para bolsas de iniciação científica, ensino ou extensão, tampouco para transporte de apoio entre os campi ou para o subsídio ao preço das refeições no restaurante universitário”.
Finaliza, no entanto, com a confiança de que a força da reação organizada das Universidades Federais e da sociedade brasileira haverá de reverter “a absurda decisão”. E destaca que “além de ensino, pesquisa e extensão qualificados, o que a população brasileira espera de suas universidades neste momento é, sobretudo, dignidade”.
O Comitê Articulador do Conselho de Planejamento (Coplan) da UFPel fez sua primeira reunião na tarde desta quinta-feira (25), na Secretaria dos Conselhos Superiores, no Anglo. O momento histórico teve a presença, além dos conselheiros e dos seus suplentes, do reitor Pedro Curi Hallal, do vice-reitor Luís Amaral e do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Otávio Peres.
O Comitê foi eleito em pleito realizado na semana passada e que teve ampla participação da comunidade. Na agenda do primeiro encontro, a dinâmica de funcionamento do órgão e uma primeira pauta enviada pela Gestão Central da Universidade, um Orçamento Participativo para 2020.
Em sua fala no começo da reunião, o reitor sublinhou a importância do momento, lembrando que o Coplan foi um dos pontos mais importantes durante a campanha eleitoral para a Reitoria. Ressaltou a necessidade de a Instituição ter um conselho para discutir seu futuro e que a ideia do Coplan surgiu do meio estudantil.
Hallal frisou também o fato de o Conselho ter uma composição mais equilibrada entre as categorias. Disse que é um órgão de assessoramento, para ter suas conclusões, pareceres e recomendações submetidos à Gestão ou aos Conselhos Superiores.
O reitor festejou a grande participação da comunidade na eleição da semana passada. “O Coplan começa a trabalhar com o amparo da grande votação da base”, observou Hallal. Ele afirmou que o Conselho não é da Gestão, ressaltando a autonomia do órgão.
Manifestaram-se também o vice-reitor e o pró-reitor de Planejamento, sobre o trabalho que estava iniciando. Após rodada de apresentações, os conselheiros conversaram sobre o funcionamento do órgão e sobre a proposta de Orçamento Participativo enviada pela Reitoria, que prevê a destinação de até R$ 1,2 milhões, recursos a serem alocados e executados no exercício de 2020.
Sobre o Coplan
O Coplan é uma instância consultiva e propositiva que tem por objetivo refletir e planejar o futuro da UFPel. Sua função é emitir pareceres, avaliar, orientar e encaminhar aos conselhos deliberativos da Universidade projetos e ações de planejamento e desenvolvimento, conforme a necessidade. Além do grupo eleito, comporão o Coplan, ainda, um organizador e um membro externo à UFPel. O funcionamento do Conselho prevê a possibilidade de serem constituídos grupos de trabalho que debaterão temas específicos e emitirão pareceres.
Os encaminhamentos ao Coplan podem envolver investimentos em obras e estrutura física, alocação de recursos orçamentários, questões que envolvam duas ou mais unidades, gestão sobre espaço físico, apreciações sobre PDI e PDUs, planos de ação administrativos de interesse da comunidade e outras questões de planejamento, desenvolvimento e administração da UFPel.
Composição
Categoria Discente
Titular: Assucena Saldanha Maia Silvano (ICH)
Suplente: Gustavo Fonseca da Cunha (ICH)
Titular: Victor Hugo Santos de Oliveira (CENG)
Suplente: Larsson Fernandes dos Santos (CENG)
Categoria Docente
Titular: Eleonora Campos da Motta Santos (CEARTE)
Suplente: Marina Peres Bainy (FAMED)
Titular: Virgínia Mello Alves (IFM)
Suplente: Fábio Vergara Cerqueira (ICH)
Categoria Técnico-Administrativos em Educação
Titular: Anderson Simões Uria (PROGEP)
Suplente: Taís Ullrich Fonseca (GR)
Titular: Tânia Luiza Stigger Vieira (HE)
Suplente: Mariana Schardosim Tavares (GR)
Representações das Zonas
Zona Balsa-Porto
Titular: Tatiana Porto de Souza (discente, FAT)
Suplente: Liciane Oliveira da Rosa (discente, CENG)
Zona Capão do Leão
Titular: Denise dos Santos Colares de Oliveira (docente, CCQFA)
Considerando o cronograma do Edital PRE/CEC/NUPROP nº 02/19, o candidato poderá solicitar vistas às notas atribuídas pela Comissão Assessora de Avaliação no dia 26 de abril, através do email: nuprop@ufpel.edu.br.
Caberá recurso desta etapa, o qual deverá ser submetido exclusivamente via SEI, através de um documento do tipo “despacho”, inserido em um processo do tipo “Graduação: Ingresso de aluno como bolsista de iniciação ao ensino” e enviado à unidade NUPROP entre os dias 26 e 28 de abril de 2019, em conformidade com o item 10 do Edital.
Para fins de informação, na avaliação da modalidade 1.2 o ponto de corte foi 7.88.
Foram apresentadas aos colaboradores, na última quinta-feira (11), as ações definidas no Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU) no âmbito do Hospital Escola (HE). Ele contempla ações de diversas áreas e será executado nos próximos dois anos.
O chefe da Unidade de Planejamento do HE, Mauro Calderipe, apresentou o PDU e destacou que ele é regido por cinco temas: infraestrutura, assistência à saúde, gestão acadêmica, processos administrativos e gestão de pessoas. “Entre as tarefas previstas para serem realizadas, foram selecionadas cem ações com prazos, responsáveis e prioridades definidas. Dentre essas ações, boa parte delas não dependem de recursos financeiros para execução. Isso é extremamente importante quando se trata de planejamento”, comentou.
Em setembro de 2018 foi apresentada à comunidade do HE a etapa analítica. A partir desta apresentação, foi constituída a comissão responsável pela elaboração da etapa propositiva do PDU. “Historicamente, as ações de planejamento eram propostas pela Reitoria e executadas pelas unidades acadêmicas e administrativas, então como proposta efetiva de inversão desta metodologia, o planejamento foi realizado da base para o topo, ou seja, os objetivos estratégicos, táticos e operacionais foram definidos a partir dos colaboradores do HE, que encaminharam as sugestões de planejamento à comissão do PDU. Nos meses de novembro e dezembro de 2018 foram realizados os encontros com as equipes administrativas, assistenciais e de ensino, onde foram captadas as solicitações, necessidades e sugestões de planejamento”, afirmou Mauro. Essa etapa foi finalizada no mês de dezembro e resultou no recebimento de cerca de 300 sugestões de melhorias, que foram triadas e classificadas pela comissão.
Em janeiro de 2019 foi consolidado o quadro lógico de ações a serem executadas nos próximos dois anos, tendo estas, cinco temas norteadores: Avaliar contrato de terceiros; qualificar e implementar processos administrativos, assistenciais e de ensino; viabilizar estrutura física própria; gerir e desenvolver de forma unificada os trabalhadores do HE e Integrar processos com à UFPel.
No que tange à avaliação de contratos, Mauro destacou o término do contrato nº 50, firmado com a Fundação de Apoio Universitário (FAU). “Ao assumir a gestão em 2017, o HE tinha a FAU como protagonista nos processos administrativos e até mesmo assistenciais no hospital. Tínhamos apenas quatro contratos firmados com a UFPel”, acrescentou.
Em fevereiro deste ano, o HE passou a contar com mais de 40 contratos regidos sob a ótica pública. “Além de sermos um hospital 100% SUS, passamos ser também um hospital 100% público. Estamos iniciando uma nova etapa que é a renovação dos contratos, em que eles serão avaliados e renovados de acordo com as necessidades”, completou.
O Pró-Reitor de Planejamento da UFPel, Otávio Peres, destacou que o HE faz parte desse momento de gestão planejada. “Assim como a UFPel tem o PDI, o HE tem o PDU, que integra um novo ciclo de planejamento descentralizado, coletando as demandas democraticamente”, afirmou Otávio.
O monitoramento e suporte na execução das tarefas será realizado através da Unidade de Planejamento, que irá promover reuniões com os gestores envolvidos em cada atividade. A publicidade do andamento do PDU será feita através da página do HE, pelo sistema Redmine. “Nele poderá ser verificado o andamento das ações, percentual de execução, bem como as considerações que foram feitas pelos responsáveis. É fundamental o envolvimento de todos para o sucesso da execução das ações, tendo em vista que as solicitações são oriundas dos colaboradores e serviços”, finalizou Mauro.
PDU
O PDU é o principal meio que uma unidade acadêmica ou administrativa dispõe para planejar seu futuro. Ele apresenta o perfil institucional e a história da unidade, o desenvolvimento de sua infraestrutura e, principalmente, as prioridades e metas para os próximos dois anos.
Deve ser elaborado a partir de ampla discussão com a comunidade da unidade: funcionários, estudantes, docentes e técnico-administrativos com o objetivo de aumentar o retorno das ações da unidade à sociedade e propor medidas que melhorem as atividades fins (ensino, pesquisa e extensão), em consonância com o PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional e com outros planos e regimentos vigentes na UFPel.
Cada unidade definirá como irá participar, porém o documento final do PDU deve ter, entre outros itens, os processos participativos adotados, as metas, os indicadores, o cronograma e os meios de avaliação e de divulgação dos resultados.
Agora está mais fácil, simples e seguro obter informações, na UFPel, sobre registro de patentes e produtos tecnológicos desenvolvidos na Universidade, prontos para transferência. Está no ar, em http://portaltecnologicoufpel.tk/ , o Portal do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), vinculado à Coordenação de Inovação Tecnológica (CIT), da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFPel.
No site, é possível ver os pedidos de patentes protocolados, publicados e prontos para transferência, fazer esta busca por áreas, como Biotecnologia, Engenharia, Farmácia, Química e outras, ver editais de chamamento e consultar Guias e Normas, que trazem orientações sobre transferência.
“É um ambiente favorável à gestão e à transferência de tecnologia ao mercado. É uma ferramenta segura e transparente no que toca à propriedade intelectual”, disse Glênio Pinto Júnior, do NIT. Ele considera ainda que o Portal também mostra a produção da Universidade, além de fazer o cadastro de empresas interessadas.
Estamos felizes por anunciarmos que nos dias 13 a 15 de junho de 2019 estaremos realizando o IV CONGRESSO DE CUIDADOS PALIATIVOS DO MERCOSUL. O tema escolhido para este ano, Comunidades CuidATIVAS: “Todas Para os Cuidados Paliativos” , visa enaltecer a importância de envolver comunidades em defesa do direito inalienável à qualidade de vida e da dignidade da morte. Diante do sofrimento de pessoas acometidas por doenças de variadas trajetórias e complexidades, os cuidados paliativos precisam estar capilarizados em rede a fim de proporcionar maior acolhimento e alivio da Dor Total (física, emocional, social e espiritual). A Comissão Organizadora construiu um programa rico e diversificado, que será disponibilizado através de conferências, mesas redondas e mini-cursos, bem como apresentação de trabalhos nas modalidades pôster e oral. Também serão oportunizados espaços para instituições vinculadas ao tema e organizações não governamentais de Economia Solidária para exposição de seus produtos. No ano (2019) em que foi sancionada a Lei 15 277, que instituiu a Política Pública de Cuidados Paliativos no Estado do Rio Grande do Sul, convidamos cada pessoa, dirigente, gestor/a, técnic@, professor/a, profissional ou voluntári@, estudante, cuidador/a, apoiador/a solidári@ e suas respectivas comunidades CuidATIVAS, a participar e aproveitar esta oportunidade, para aprender e ensinar sobre o progresso no campo dos cuidados paliativos, tanto no atendimento ao paciente e familiar, no desenvolvimento de programas e redes regionais, bem como oportunizar o compartilhamento de experiências entre grupos afins e comunidades CuidATIVAS. Estamos esperando por você em Pelotas – sul do RS, Brasil, na Unidade Cuidativa da UFPel, nos dias 13 a 15 de junho de 2019!
Prof. Dra. Julieta Carriconde Fripp
Presidente do IV Congresso de Cuidados Paliativos do Mercosul
Enviem suas imagens da FAMED com legenda explicativa para divulgação no site, através do e-mail: divulgafamed@gmail.com .
Para a divulgação no site/link Imagens da Leiga… envie o seu nome/curso e número de matrícula e/ou SIAPE, com a devida autorização para a publicação destas.
Vamos mostrar a nossa visão de diferentes ângulos da querida Leiga…
Att
Direção
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