DATAS IMPORTANTES – CALENDÁRIO ACADÊMICO

21/02 – 04/03  – Período de solicitação de TRANCAMENTO GERAL  DE MATRÍCULA  SOMENTE PARA ALUNOS QUE NÃO SOLICITARAM MATRÍCULA 2021-2

23/02 – Data limite para os alunos protocolarem recurso ao COCEPE contra o indeferimento da solicitação de quebra de pré-requisito – nos Colegiados.

CORREÇÃO DE MATRÍCULA 2021-2

“SOLICITAÇÃO DE CORREÇÃO DE MATRÍCULA ON-LINE
Após o processamento das solicitações de matrícula on-line, o aluno deverá acessar o sistema acadêmico e consultar sua matrícula. Caso necessite realizar algum ajuste, deverá solicitar a correção de matrícula entre os dias 16 e 21 de fevereiro, através do Sistema Cobalto, no menu: Aluno – Cadastro – Correção de matrícula
Durante o período de solicitação de correção de matrícula, neste menu, o aluno poderá solicitar a exclusão e/ou a inclusão de turmas, porém a efetivação da matrícula dependerá da homologação do colegiado de seu curso e da existência de vaga na(s) turma(s) solicitada(s).
No momento da solicitação de correção de matrícula, inicialmente o sistema listará as turmas registradas na matrícula do aluno, que poderão ter sua exclusão solicitada. Para isso o aluno deverá selecionar a turma e clicar em salvar. Para solicitar a inclusão de turma, o aluno deverá clicar em “Selecionar turmas” e o sistema apresentará todas as turmas ofertadas pelo curso, independentemente da versão curricular do componente e do cumprimento do pré-requisito. O aluno deverá selecionar as turmas que deseja incluir na matrícula, clicando em salvar para finalizar a solicitação de correção. Na aba apresentada acima o aluno também poderá verificar o número de vagas ofertadas e o número de vagas já ocupadas.

Solicitação de Matrícula 2021-2

Datas fixadas no Calendário Acadêmico:

SEXTA-FEIRA – 11 de fevereiro – Início do período de solicitação de matrícula on-line 2021/2 (Sistema COBALTO)

SEGUNDA-FEIRA – 14 de fevereiro – Encerramento do período de solicitação de matrícula on-line 2021/2.
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 TERÇA-FEIRA – 15 de fevereiro – Processamento das solicitações de matrícula on-line 2021/2 . pelo CRA e  início do período para os alunos consultarem o processo de matrículas on-line.
 

QUEBRA DE PRÉ-REQUISITO 2021-2

Datas fixadas no Calendário Acadêmico:

10/02 (quinta) – Fim do período para os discentes solicitarem quebra de pré-requisito para 2021/2 aos Colegiados. Atendimento remoto. Encaminhar as solicitações para o e-mail craubach.iqg@ufpel.edu.br utilizando o formulário disponível em https://wp.ufpel.edu.br/engmateriais/formularios-2/quebra-de-pre-requisito/

 

 18/02 (sexta) Data limite para os Colegiados responderem as solicitações de quebra de pré-requisito para 2021/2

 

23/02 (quarta) – Data limite para os discentes protocolarem, nos Colegiados de Curso, recurso ao COCEPE referente à negativa de quebra de pré-requisito para 2021/2. Formulário disponível em https://wp.ufpel.edu.br/engmateriais/formularios-2/quebra-de-pre-requisito/

Aproveitamento de disciplinas 2021/1

Definição: Discente que cursou com aprovação componente curricular de curso de graduação ou pós-graduação poderá solicitar aproveitamento de estudos, dentro dos prazos previstos no calendário acadêmico.
Para obter o aproveitamento a atividade curricular cursada deverá contemplar, no mínimo, 75% da carga horária e do conteúdo da atividade curricular pretendida, sendo facultada ao professor responsável a realização de avaliação especial para eventual complementação.

Período de solicitação:

03/11 – Quarta INÍCIO: Período de solicitação de Aproveitamento de Componentes Curriculares (disciplinas) 2021/1 (Colegiados – Atendimento remoto).

12/11 Sexta FIM: Período de solicitação de Aproveitamento de Componentes Curriculares (disciplinas) 2021/1 (Colegiados – Atendimento remoto).

Como Solicitar:
Para solicitar o aproveitamento de estudos o discente deverá encaminhar por e-mail  (secretariamateriaisufpel@gmail.com) os seguintes documentos:

a) requerimento para aproveitamento de estudos (https://wp.ufpel.edu.br/engmateriais/formularios-2/aproveitamento-de-disciplina/);

b) histórico contendo nota e carga horária;

c) conteúdos programáticos da disciplina  cursada.

TODOS OS DOCUMENTOS DEVERÃO SER ENCAMINHADOS EM FORMATO PDF.