QUEBRA DE PRÉ-REQUISITOS – CALENDÁRIO ALTERNATIVO

19/06 – Data limite para discentes solicitarem quebra de pré-requisito para 2020/1 (Alternativo) nos colegiados;

25/06 – Data limite para colegiados responderem as solicitações de quebra de pré-requisito para 2020/1 (Alternativo);

30/06 – Data limite para os discentes protocolarem, nos colegiados de curso, recurso ao COCEPE referente a negativa de quebra de pré-requisito para 2020 /1 (Alternativo).

 

Os formulários devem ser encaminhados ao e-mail secretariamateriaisufpel@gmail.com, devidamente preenchidos e assinados

Os formulários encontram-se em:

Quebra de pré-requisito

 

 

ATENÇÃO PARA ESTAS DATAS:

11 Quinta INÍCIO: Período de solicitação de matrícula on-line 2020/1 (Alternativo)
Feriado: Corpus Christi
14 Domingo FIM: Período de solicitação de matrícula on-line 2020/1 (Alternativo)
15 Segunda Início do período para os alunos consultarem a matrícula on-line 2020/1 (Alternativo)
Processamento das solicitações de matrícula on-line 2020/1 (Alternativo)
16 Terça INÍCIO: Período para correção de matrícula 2020/1 (Alternativo) nos colegiados (Atendimento remoto)
19 Sexta Data limite para os discentes solicitarem quebra de pré-requisito para 2020/1 (Alternativo) nos Colegiados.
FIM: Período para correção de matrícula 2020/1 (Alternativo) nos colegiados (Atendimento remoto)
22 Segunda Inicio do semestre letivo 2020/1 – Alternativo

Trancamento Geral de Matrícula – Reversão

Os discentes que se encontram na situação de Trancamento Geral de Matrícula (TGM) e tem interesse de cursar as atividades ofertadas no Calendário Alternativo aprovado pelo COCEPE poderão solicitar a reversão do TGM junto a Coordenação de Registros Acadêmicos.

O procedimento para esta operação consiste em preencher o formulário disponível aqui e encaminhar cópia do formulário preenchido e assinado, acompanhado de cópia do documento de identidade para o e-mail dra.alunos@gmail.com

A data limite para solicitar a reversão do Trancamento Geral de Matrícula é até o dia 19/06/2020.

Os discentes que se encontram em Mobilidade Acadêmica também poderão solicitar matrícula nos componentes curriculares ofertados no Calendário Alternativo, para tanto, deverão realizar a solicitação de matrícula junto ao Colegiado do seu Curso no período de Correção de Matrícula.

Live sobre Calendário Alternativo

Live trata, nesta quarta (10), às 10h, sobre o Calendário Alternativo

A Pró-Reitoria de Ensino (PRE) realizará live, no facebook da UFPel, nesta quarta-feira (10/06/2020), às 10h, para informar os alunos sobre a operacionalização do Calendário Acadêmico Alternativo. Participarão a pró-reitora de Ensino,  Maria de Fátima Cóssio,  a coordenadora de Registros Acadêmicos, Emileni Tessmer, e Rosaura Espírito Santo da Silva e Christiano Martino Otero Àvila, do recém criado Núcleo de Apoio às Tecnologias Educacionais.

APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS 2020-1

Definição:
Discente que cursou com aprovação componente curricular de curso de graduação ou pós-graduação poderá solicitar aproveitamento de estudos, dentro dos prazos previstos no calendário acadêmico.
Para obter o aproveitamento a atividade curricular cursada deverá contemplar, no mínimo, 75% da carga horária e do conteúdo da atividade curricular pretendida, sendo facultada ao professor responsável a realização de avaliação especial para eventual complementação.

Período de solicitação: de 16 a 20/03/2020 (Calendário Acadêmico da UFPel)
Como solicitar: o aluno deverá encaminhar os seguintes documentos em pdf  para o e-mail  engenhariamateriaisufpel@gmail.com  ou  engmateriais@ufpel.edu.br:
1) Formulário específico para solicitação de aproveitamento (site do Curso – https://wp.ufpel.edu.br/engmateriais/), devidamente preenchido e assinado;
2) Conteúdo Programático (com carimbo e assinatura) da disciplina cursada;
3) Histórico (com carimbo e assinatura) onde conste a disciplina com aprovação (NÃO pode aparecer dispensa no histórico, pois não é concedido dispensa de dispensa).
Ao enviar os arquivos, o aluno deve seguir as seguintes   instruções:

  • devem ser todos no formato “pdf”;
  • os documentos devem ser enviados separadamente;
  • quando o documento tiver duas ou mais páginas, elas devem estar todas num mesmo arquivo;

Devido à utilização do Sistema SEI para a realização da maioria dos processos, não serão mais aceitos documentos físicos, sendo que a partir de agora os pedidos serão feitos EXCLUSIVAMENTE POR E-MAIL.

Correção de matrícula e matrícula especial – Prorrogação de prazos

INFORMAÇÃO DO CRA:

“Prezados(as),

Informamos que, devido às assembleias da categoria dos servidores TAES, serão prorrogados os prazos para correção de matrículas e matrículas especiais nos colegiados, conforme segue:

Correção de Matrícula (de 02-06 de março) NOVO PRAZO (02-10 de março);

Matrícula Especial (de 10-11 de março) NOVO PRAZO (11-12 de março).

Desta forma, o sistema estará aberto para correções de matrícula e matrículas especiais(mesmo curso) na segunda e terça próximas, e somente para matrícula especial(discentes de outros cursos) na quarta e quinta próximas.”