Perfil Profissional do Egresso do curso de Engenharia Agrícola.
O Engenheiro Agrícola é o profissional que possui uma visão integrada do desenvolvimento da cadeia sistêmica agrícola e que aplica as Ciências Exatas e a Tecnologia à Agricultura, levando em consideração os fatores ambientais, econômicos e sociais. Assim, o Engenheiro Agrícola se vale de uma sólida formação em Física e Matemática para atuar na interface entre a Engenharia e a Agricultura, buscando a solução de problemas nos sistemas produtivos.
Atribuições Profissionais
As atividades do Engenheiro Agrícola são reguladas pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA). A Resolução n° 256, de 27 de maio de 1978, apresenta a seguinte redação:
Compete ao Engenheiro Agrícola o desempenho das atividades 01 a 18 do Artigo 1o da Resolução 218 do CONFEA, referentes à aplicação de conhecimentos tecnológicos para a solução de problemas relacionados à produção agrícola, envolvendo energia, transporte, sistemas estruturais e equipamentos, nas áreas de solos e águas, construções para fins rurais, eletrificação, máquinas e implementos agrícolas, processamento e armazenamento de produtos agrícolas, controle de poluição em meio rural, seus serviços afins e correlatos.
Mercado de Trabalho
As atividades profissionais do Engenheiro Agrícola poderão ser desenvolvidas em diversos campos, como:
– Empresas agrícolas;
– Empresas de consultoria e projetos;
– Indústrias de máquinas e implementos agrícolas;
– Instituições públicas de pesquisa e desenvolvimento tecnológico;
– Instituições públicas de desenvolvimento regional;
– Magistério superior e de nível médio.