Início do conteúdo
Histórico

Pioneiro no país, o Curso de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Pelotas foi criado em 27 de outubro de 1972 e reconhecido pelo Ministério da Educação e da Cultura em 2 de fevereiro de 1978, sendo oficializado através do Decreto Presidencial no 81.295/78.

Sua criação resultou dos estudos iniciados em 1970 pela Universidade Federal de Pelotas, contando com o apoio do Instituto Interamericano de Ciências Agrárias (IICA), órgão da Organização dos Estados Americanos (OEA), do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) e da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Embora a primeira turma de alunos tenha iniciado seus estudos em março de 1973, o currículo mínimo para cursos de graduação em Engenharia Agrícola só foi fixado pelo Conselho Federal de Educação em agosto de 1974, através de sua Resolução no 31. Neste mesmo ano, o Curso de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Pelotas elaborou seu primeiro currículo pleno.

A partir de então, tendo uma visão mais clara das necessidades do mercado de trabalho e considerando as atribuições profissionais do Engenheiro Agrícola, modificações curriculares têm sido introduzidas periodicamente.

Desde o ano de 1977, quando aconteceu a solenidade de graduação da primeira turma de Engenheiros Agrícolas do Brasil (foto ao lado), até a presente data, a Faculdade de Engenharia Agrícola formou mais de 450 profissionais, que hoje atuam por todo o Brasil e mesmo no Exterior.

ENGENHARIA AGRÍCOLA COMPLETA 30 ANOS NO BRASIL

Clique aqui para acessar um excelente texto sobre a criação do Curso de Engenharia Agrícola da UFPel, de autoria do Prof. Elmar Wagner.