Notícias
  • Dúvidas sobre a confecção das carteiras de identificação da UFPel?

    A Pró-Reitoria de Gestão da Informação e Comunicação e a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis informam que, a partir 1º de novembro, a carteira de identificação será o documento exigido para acesso ao Restaurante Universitário (RU).

    A confecção das carteiras será uma ação contínua, porém, devido à necessidade de identificarmos os usuários do RU, solicitamos que todos façam a carteira de identificação até o final do mês de outubro.

    As carteiras de identificação estudantil estão sendo enviadas para os colegiados. Dessa forma, os alunos que já cadastraram a foto na biblioteca, após o prazo de 20 dias, devem procurar o colegiado do seu curso e verificar se a carteira já está disponível.

    Cabe salientar que as bibliotecas não são responsáveis pela confecção e entrega das carteiras de identificação. Alunos e servidores devem dirigir-se a biblioteca apenas para cadastrar a fotografia, o que já automaticamente acionará a sua confecção, não sendo necessária nenhuma outra ação, apenas a de aguardar a entrega da carteira na sua unidade ou colegiado.

    A seguir, as respostas para as perguntas mais comuns:

    1. Ainda não tenho carteira de identificação estudantil. O que fazer?

    Procura uma das bibliotecas da UFPel para cadastrar a foto da carteira. Tu podes fazer a foto em qualquer biblioteca da UFPel, exceto na biblioteca de Ciências Sociais, que estará apta a partir do final de outubro.

    1. Preciso de algum documento para solicitar a carteira?

    Sim. Deves apresentar um documento oficial com foto.

    1. Já cadastrei a foto na biblioteca, e agora?

    Aguarda o período de 20 dias e procura a tua carteira no colegiado do teu curso.

    1. Tenho a carteira de identificação, mas está desgastada e com conteúdo um pouco ilegível. O que devo fazer?

    Tu podes solicitar a segunda via da carteira sem custo algum. Nesse caso não é necessário fazer uma nova foto, basta solicitar a carteira. Entra em contato através do e-mail ninfi@ufpel.edu.br.

    1. Troquei de curso e tenho a carteirinha antiga, preciso fazer outra?

    Sim. Deves solicitar uma nova carteira, pois tua matrícula será verificada.

     

    Notícia retirada da página da UFPEL, link: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2017/09/19/duvidas-sobre-a-confeccao-das-carteiras-de-identificacao-da-ufpel/

  • Pós em Odontologia oferta disciplina de Redação Científica

    O PPG em Odontologia da UFPel está ofertando até 40 vagas para a disciplina “Redação Científica” (3 créditos), sob responsabilidade do Prof. Rafael Moraes, que será ministrada na forma modular no programa nos dias 27 a 30 de novembro de 2017, no período noturno (entre 18:30 e 21:00). Segue abaixo a ementa da disciplina.

    Ementa: O objetivo da disciplina é propiciar ao aluno de pós-graduação noções básicas sobre a redação de artigos científicos, tendo como foco o delineamento do manuscrito, detalhamento dos capítulos envolvidos e a redação científica. São abordadas a necessidade de publicação científica, sistemas de indexação de periódicos, fator de impacto e classificação de periódicos, além de outros aspectos relacionados à redação, finalização e submissão à publicação de artigos.

    Interessados em cursar a disciplina devem preencher o formulário no link abaixo. Havendo número de interessados maior do que o de vagas ofertadas, será realizado sorteio. Discentes que já haviam manifestado interesse na oferta da disciplina em 2016 terão prioridade de matrícula. Alunos que se matricularem e não cursarem a disciplina serão considerados reprovados; assim, devem manifestar interesse somente se puderem comparecer nas datas e horários indicados.

    Clique aqui para acessar o formulário.

  • Seminários – Divulgação

    Prezados alunos,

    Na próxima semana ocorrerão diversas atividades no PPGCEM cuja participação pontuarão na disciplina de Seminários.

    Segue o calendário das atividades:

    DIA 18/09

    Qualificação de Doutorado – Edilson Nunes Pollnow

    “Avaliação das Propriedades Tribológicas do Aço AISI 316L Submetido a Tratamentos Termoquímicos e Termorreativos”

    Horário: 14h   Local: Sala 210B (Anglo)

     

    DIA 19/09 – MANHÃ

    Palestra –  Dra. Monica Jung de Andrade

    Nanostructured Composites Towards Multifunctional Lightweight Conformal Structures

    (será ministrada em português)

    Horário: 09h   Local: Auditório Acadêmico

     

    DIA 19/09 – TARDE

    Qualificação de Doutorado – Maurício Silva

    “Desenvolvimento de uma nova fibra polimérica reforçada com nanotubos de carbono para utilização em cabos de ancoragem de plataformas offshore”

    Horário: 14h   Local: Auditório da Reitoria

     

    DIA 22/09

    Qualificação de Mestrado – Jonas Granada

    “Influência da adição de nanocargas híbridas nas propriedades de nanocompósitos baseados em blendas de pc/abs”

    Horário: 09h   Local: Sala 111 (andar térreo do Anglo)

  • Inscrições para SIIEPE – 19º Encontro de Pós-Graduação

    Iniciam nesta quinta-feira (14) as inscrições para os cinco eventos que compõem a 3ª Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (SIIEPE) da Universidade Federal de Pelotas. A Semana Integrada ocorrerá de 20 a 24 de novembro, no Campus Anglo e no Campus 2 da UFPel, e terá como temática principal “Os desafios da universidade pública contemporânea”.

    Candidatos poderão inscrever-se para o 25º Congresso de Iniciação Científica, para o 19º Encontro de Pós-Graduação, para o 4º Congresso de Extensão e Cultura, para o 3º Congresso de Ensino de Graduação e para a primeira edição do Congresso de Inovação Tecnológica.

    Os interessados têm até o dia 27 de setembro para realizar a inscrição, com desconto, no valor de R$ 35,00; no dia 28, o valor passa para R$ 50,00. O prazo final para submissão é o dia 6 de outubro. Beneficiários de programas de assistência estudantil da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), inclusive estudantes de pós-graduação, têm isenção na taxa.

    Inscrições no site http://wp.ufpel.edu.br/siiepe/ .

     

    Notícia retirada da página da UFPEL: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2017/09/13/inscricoes-para-siiepe-comecam-nesta-____/

  • Informações aos alunos especiais 2017/2

    Prezados,

    Informamos que foi prorrogado o prazo para matrícula dos aprovados na seleção de aluno especial para 2017/2. Estaremos recebendo até o dia 19/09, das 12h às 18h: o formulário de matrícula devidamente preenchido e assinado (Formulário de matrícula disponível em: clique aqui). Na ocasião deverão trazer os DOCUMENTOS ORIGINAIS RG, CPF, DIPLOMA DE GRADUAÇÃO, HISTÓRICO ESCOLAR DA GRADUAÇÃO, TÍTULO DE ELEITOR, CERTIFICADO DE RESERVISTA, CERTIDÃO DE NASCIMENTO (OU CASAMENTO).

    Outra informação: após o dia 21/09 as matrículas estarão disponíveis no Cobalto, para conferência.

  • Palestra com a Dra. Monica Jung de Andrade, pesquisadora do Alan G MacDiarmid NanoTech Institute e da University of Texas at Dallas, USA

    Convidamos a todos para assistirem no dia 19/setembro, as 9h, no Auditório Acadêmico, a palestra:

    Título: Nanostructured Composites Towards Multifunctional Lightweight Conformal Structures

    Palestrante: Dra. Monica Jung de Andrade, pesquisadora do Alan G MacDiarmid NanoTech Institute e da University of Texas at Dallas, Richardson, TX, USA.

    Resumo: In the era of the “Internet of Things” (IoT), flexible nanostructured systems have a significant impact towards multifunctional morphing and lightweight technologies. In this work, we discuss some of the main techniques to fabricate conformal nanostructured materials. For instance, core-shell structure of highly conductive, transparent and flexible woven partially aligned structure of indium-tin oxide over poly(acrylonitrile) nanofibers showed good potential for curved thermoacoustic sound generators. Moreover, both infiltration and conformal deposition routes demonstrated the versatility of nanostructured carbon nanotube based composites towards yarn-like sensors and actuators. Finally, we recently reported a conceptual work towards flexible woven-yarn thermoelectric that merged conformal-like deposition method for nanostructured materials with conventional textile technologies.

    A palestra será proferida em português.  A participação na palestra pontuará na disciplina Seminários do PPGCEM.

     

  • Processo Seletivo para Aluno Especial 2017/2 – RESULTADOS

    Candidato Disciplina(s) em que foi aceito
    Bruna Bicca Fernandes CM I TACM I
    Bruna da Silva Leitzke CM I Materiais Compósitos
    Carina Beleia Antunes CM I TACM I
    Cleidi Victoria Pinto TACM II Materiais Compósitos
    Diogo Gazalle Magalhães CM I Materiais Compósitos
    Faili Tomsen Patologia da Madeira TACM I
    Glaucio Fernando Marins Gonçalves Patologia da Madeira
    Jorge Luiz Rocha Borges Patologia da Madeira TACM II
    Liane Porto Griepp TACM I TACM II
    Lucas Holz Ayres CM I TACM I
    Marcelo Barbalho TACM I PM II
    Patrícia de Viegas Beloni Mailan CM I TACM II
    Ricardo Luis Felix Carpe CM I TACM I
    Ricardo Ripoll Patologia da Madeira TACM I

     

    INFORMAÇÕES SOBRE MATRÍCULA

    É importante observar que a matrícula funcionará em duas etapas.

    Na primeira, os selecionados deverão enviar até o dia 01 de setembro 2017, exclusivamente para o e-mail: ppgcem.ufpel@gmail.com os seguintes documentos digitalizados (scans):
    SCAN do RG, CPF, DIPLOMA DE GRADUAÇÃO, HISTÓRICO ESCOLAR DA GRADUAÇÃO, TÍTULO DE ELEITOR, CERTIFICADO DE RESERVISTA, CERTIDÃO DE NASCIMENTO (OU CASAMENTO).
    O assunto do e-mail deverá seguir o modelo:  [MATRÍCULA ALUNO ESPECIAL – 2017/2 – DOCUMENTOS]

    Na segunda etapa, deverão comparecer  à secretaria do Programa entre os dias 11 e 15 de setembro, portando o formulário de matrícula devidamente preenchido e assinado (Formulário de matrícula disponível em: clique aqui), bem como os DOCUMENTOS ORIGINAIS: SCAN do RG, CPF, DIPLOMA DE GRADUAÇÃO, HISTÓRICO ESCOLAR DA GRADUAÇÃO, TÍTULO DE ELEITOR, CERTIFICADO DE RESERVISTA, CERTIDÃO DE NASCIMENTO (OU CASAMENTO).

    Qualquer dúvida deverá ser encaminhada via e-mail para: ppgcem.ufpel@gmail.com

  • Devolução de Documentos – Currículo Lattes

    O PPGCEM comunica que as cópias currículo Lattes, entregues para o processo seletivo de aluno regular 2017/2, estão disponíveis para devolução até o dia 24 de outubro de 2017. Após esta data os documentos serão descartados.

    Segue lista, em ordem alfabética, dos candidatos que possuem documentos a serem retirados:

    1 Alex Britto da Silva
    2 Carlos Francisco Veiga Barbosa
    3 Cassiano Duarte da Rocha
    4 Cátia Fernandes Leite
    5 Guilherme Kurz Maron
    6 Hnerique Gonçalves Pereira
    7 Jorge Luiz Saes Bandeira
    8 Laíse Guerreiro
    9 Lucas Holz Ayres
    10 Marcelo Uarthe Grimmler
    11 Rosberguer de Almeida Camargo
    12 Tatiane Manke da Rocha
    13 Vitor Goetzke

     

  • [Importante!] – Correções de Matrícula

    Prezados alunos,

    Informamos que as solicitações de matrícula e rematrícula realizadas por vocês no início de agosto foram homologadas pelo colegiado e já estão disponíveis para consulta no sistema Cobalto.

    Por favor, as confiram e, qualquer inconsistência na matrícula ou mesmo no histórico, favor informá-la apenas através de e-mail endereçado à secretaria, até o dia 15 de setembro de 2017.

    O e-mail deverá ser redigido da seguinte forma:

    Campo assunto do e-mail: [correções no Cobalto – tipo (histórico, matrícula, aproveitamento, etc) –  nome do aluno ]

    Corpo do e-mail: Explicação detalhada do problema.

     

    Após a data supracitada, todas as correções e dúvidas referentes ao Cobalto serão respondidas, por ordem de recebimento dos e-mails.

    Observações:
    1. O Cobalto só emitirá o comprovante de matrícula 2017/2 após o término do semestre 2017/1 na graduação (25/08).
    2. As disciplinas de Patologia da Madeira, Processamento de Materiais II e Introdução à Produção Científica ainda não possuem código e serão agregadas à matrícula ao longo do semestre.