Início do conteúdo
    Notícias
  • Palestra e treinamento sobre primeiros socorros

    Venha participar de um treinamento pra valer sobre primeiros socorros. O treinamento será ministrados por um profissional de reconhecida experiência que atua na empresa Ecosul e será dividido em dois momentos. Haverá uma parte inicial de aproximadamente 60 minutos com exposição teórica. Na sequência, serão realizadas simulações práticas para compreensão de como proceder em situações envolvendo primeiros socorros.

    Evento: Palestra de Primeiros Socorros
    Palestrante: Djair Chaves (Ecosul)
    Data: 08/12/2017 (sexta-feira)
    Horário: 16h00 às 18h00
    Local: Sala 02, do prédio da Engenharia Industrial e Madeireira – CEng/Campus Conde (Rua Conde de Porto Alegre, 793-873)

    Os alunos com comprovada participação no evento receberão um certificado de participação de 2 horas.

    Acesse AQUI o formulário de inscrição agora e confirme sua presença. Vagas limitas!!

    As vagas são exclusivas para alunos regularmente matriculados na UFPel.

  • Visitas técnicas nas empresas A1-Solidda Engenharia em Araucária e no Grupo O Boticário em São José dos Pinhais, ambas no Paraná.

    Concluída mais uma maratona de visitas técnicas com os alunos da Engenharia de Produção UFPel e os professores Ariane Ferreira e Rogerio Royer.
    De 20 a 21/11 viajamos de Pelotas à Araucária no Paraná para visitar a empresa A1 Engenharia

     

    Na tarde de 21/11 fomos à São José do Pinhais também no Paraná conhecer as fábricas do grupo O Boticário. Fomos recebidos no Grupo O Boticário pelo colega Engenheiro de Produção e doutorando Laion Xavier Pereira.

    As visitas técnicas fazem parte do projeto de ensino da VIII SAEP.

  • Engenharia de Produção na III Semana Integrada de Inovação, Ensino,Pesquisa e Extensão

    Entre os dias 20 e 24 de novembro acontece na UFPel a III Semana Integrada de Inovação, Ensino,Pesquisa e Extensão – III SIIEPE, neste período de acordo com o Calendário, todas as atividades acadêmicas devem ser desenvolvidas em torno dos Congressos de Inovação Tecnológica, Congresso de Ensino e Graduação, Congresso de Iniciação Científica e o Congresso de Extensão. Desta forma, os alunos devem ser dispensadas das atividades de sala de aula para participar da III SIEPE. Segue abaixo os trabalhos apresentados pelos alunos e professores do Curso de Engenharia de Produçao.

    Trabalhos publicados no Congresso de Iniciação Científica
    Título do Trabalho Aluno Orientador Data Hora Sala
    Sistemas de Ventilação e Qualidade do ar em Ambientes Internos Bernardo Reis Strapason Alejandro Martins Rodriguez 24/nov  08:30:00 246
    ANÁLISE FUNCIONAL E ESTRUTURAL DE SISTEMAS HIDRÁULICOS POR MEIO DE REPRESENTAÇÃO MATRICIAL Gilmar Rossi Filho Gilson Simões Porciúncula 24/nov 11:20 246
    CARTAS DE CONTROLE MULTIVARIADAS NÃO PARAMÉTRICAS BASEADAS NO K-NEAREST NEIGHBOR (KNN)  Rogério Greque Härter  Ariane Ferreira Porto Rosa 24/nov 13:30 246
    CARTAS DE CONTROLE MULTIVARIADAS PARAMÉTRICAS: UMA REVISÃO  Rafael da Costa Carrir  Ariane Ferreira Porto Rosa 24/nov 13:50 246
    ESTUDO DE UM MODELO QUANTITATIVO DE CONFIABILIDADE HUMANA, APLICADO A UM ESTUDO DE CASO  Stela Xavier Terra  Ariane Ferreira Porto Rosa 24/nov 14:10 246
    ESTUDO PARA A APLICAÇÃO DA FERRAMENTA MAPEAMENTO DO FLUXO DE VALOR EM UMA INDÚSTRIA DO SETOR DA SAÚDE Eduardo Angelin  Ariane Ferreira Porto Rosa 24/nov 14:30 246
    REVISÃO DA LITERATURA SOBRE CARTAS DE CONTROLE MULTIVARIADAS NÃO PARAMÉTRICAS  Tamires Fernanda Barbosa Nunes  Ariane Ferreira Porto Rosa 24/nov 15:20 246
    TÉCNICAS ESPECIAIS DE MONITORAMENTO E CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSO UNIVARIADO  Diulia Marina Rangel Do Amaral  Ariane Ferreira Porto Rosa 24/nov 15:40 246
    ERGONOMIA NO TRABALHO DO FRENTISTA: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO E QUANTO AO PERFIL DESTES PROFISSIONAIS EM PELOTAS Gabriela Yohana Smaniotto Luis Antonio dos Santos Franz 24/nov 08:50 247
    ANÁLISE DOS ASPECTOS ERGONÔMICOS EM UMA CONSTRUTORA NO PROCESSO DE PAVIMENTAÇÃO DE VIAS PÚBLICAS NA CIDADE DE RIO GRANDE-RS Fernanda Mallmann Luis Antonio dos Santos Franz 24/nov  9:10 247
    QUALIDADE EM SERVIÇOS: ESTUDO DE CASO APLICADO EM UMA EMPRESA DE MONITORAMENTO ELETRÔNICO Uilson Diego Gomes Prestes  Rogério Royer 24/nov  9:10 248
    ANÁLISE ERGONÔMICA NO SETOR DE PRODUÇÃO DE UMA INDÚSTRIA DE LUMINÁRIAS DA CIDADE DE PELOTAS  Queila da SIlva Rodeghiero Luis Antonio dos Santos Franz 24/nov 09:30 247
    BIBLIOTECA CAMPUS VISCONDE DA GRAÇA – IFSUL: UM ESTUDO SOBRE AS CONDIÇÕES ERGONÔMICAS NO AMBIENTE DE TRABALHO  Juliana Gularte Coutinho Luis Antonio dos Santos Franz 24/nov 10:20 247
    ANÁLISE DAS CONDIÇÕES TÉRMICAS EM UMA LAVANDERIA SELF SERVICE DA CIDADE DE PELOTAS – RS Gustavo Schuster Luis Antonio dos Santos Franz 24/nov 10:40 247
    Análise Ergonômica do posto de trabalho de uma costureira na cidade de Pelotas – RS  Liana Schons Luis Antonio dos Santos Franz 24/nov 11:00 247
    LOGÍSTICA REVERSA E AS BANCAS DE JORNAL E REVISTAS. Eder Geovane Schmitt Patricia Costa Duarte 24/nov 13:50 247
    MÉTODO EXPERIMENTAL DE ARMAZENAMENTO DE DOCUMENTOS EM CIDADES COM UMIDADE ATMOSFÉRICA RELATIVA ALTA. UM ESTUDO NA CIDADE DE PELOTAS/RS. Nágila de Moura Duarte Patricia Costa Duarte 24/nov 14:10 247
    A PRÁTICA DA LOGÍSTICA REVERSA PARA A COLETA DE ÓLEO DE COZINHA USADO, NA CIDADE DE PELOTAS Júlia Matzembacher Corrêa Patricia Costa Duarte 24/nov 14:30 247
    ANÁLISE DA LOGÍSTICA REVERSA UTILIZADA POR UMA EMPRESA DE PERFUMARIA E COSMÉTICOS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA FRANQUIA NA CIDADE DE CANGUÇU/RS Silene Pestana Carvalho Patricia Costa Duarte 24/nov 15:20 247
    ANÁLISE DOS PONTOS DE LOCALIZAÇÃO DE UNIDADES DE ATENDIMENTO POLICIAL NA CIDADE DE PELOTAS/RS Juan Enrique Peixoto Cuadro Patricia Costa Duarte 24/nov 15:40 247
    LOGÍSTICA REVERSA DE MEDICAMENTOS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA REDE FARMACÊUTICA DA CIDADE DE PELOTAS/RS Mariana da Silveira Girão Patricia Costa Duarte 24/nov 16:00 247
    LOGÍSTICA REVERSA: LIXO ELETRÔNICO NA CIDADE DE PELOTAS – RS Álisson Garcia Couto Patricia Costa Duarte 24/nov 16:20 247
    Trabalhos publicados no Congresso de Inovação Tecnológica
    Título do Trabalho Aluno Orientador Data Hora Sala
    PROPOSTA DE MELHORIA CONTÍNUA EM UMA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA UTILIZANDO FERRAMENTAS DA QUALIDADE  Queila da SIlva Rodeghiero  Rogério Royer 22/nov 14:40 319B
    UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA: LABIRINTO LEGO  Uilson Diego Gomes Prestes  Gilson Porciuncula 22/nov 15:00 319B
    Trabalhos publicados no Congresso de Ensino de Graduação
    Título do Trabalho Aluno Orientador Data Hora Sala
    DESEMPENHO DE BANCADA DIDATICA DE HIDRAULICA: AVALIÇÃO DE RENDIMENTOS  Ricardo da Silveira dos Santos Gilson Simões Porciúncula 23/nov   16:50 310
    GESTÃO DE PROJETOS: OS DESDOBRAMENTOS DO CÁLCULO DO ÍNDICE DO RENDIMENTO OPERACIONAL GLOBAL (IROG) E SUAS APLICAÇÕES Geórgia Souto Alejandro Martins 24/nov 09:30 310
    ANÁLISE DOS ÍNDICES DA CIA HERING COMPARADA AO
    BENCHMARKING LOJAS GUARARAPES S.A
    Diulia Marina Rangel Do
    Amaral
    Everton Anger
    Cavalheiro
    24/nov 10:40 310
    OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE ENGENHARIA ECONÔMICA ATRAVÉS DA ATIVIDADE PRÁTICA: O USO DE DADOS DE EMPLACAMENTOS DE VEÍCULOS COMO INSTRUMENTO Jaime de Paula Neto Leonardo Betemps
    Kontz
    24/nov 11:00 310
    SIMULAÇÃO DE UM SISTEMA DE FILAS EM UM POSTO DE COMBUSTÍVEL SITUADO EM PELOTAS/RS UTILIZANDO O SOFTWARE ARENA Uilson Diego Gomes
    Prestes
    Leonardo Rohde 24/nov 11:20 310

     

  • Visitas técnicas nas empresas: Usina Binacional Itaipu (Paraná), Grupo Mascarello (Cascavel, Paraná) e Aurora Alimentos (Chapecó, SC)

    Nesta ultima semana de 16 a 18 de novembro os professores Rogerio Royer e Ariane Ferreira acompanharam 37 alunos do curso de Engenharia de Produção da UFPel em visitas técnicas nas empresas localizadas no Paraná e em Santa Catarina:

    Usina Binacional Itaipu 

    Aurora Alimentos (Chapecó, SC)

    Grupo Mascarello (Cascavel, Paraná)


    Foram 3 dias de viagem em companhia de nossos alunos.
    As visitas técnicas foram organizadas no projeto de ensino da VIII SAEP e fizeram parte da programação prevista na Semana Acadêmica do curso deste ano.

  • Averiguação de interessados em atuar junto ao LABSERG

    Estamos averiguando a disponibilidade de alunos em atuar em frentes de estudo e pesquisa em avaliação de ruídos, conforto térmico e avaliação de vibrações.

    O aluno interessado deve estar disposto a:
    1. estudar em profundidade equipamentos e software dedicados a esses tipos de avaliação;
    2. possuir competência para trabalhar em planilha eletrônica (Excel), edição de textos (produção de relatórios de análise principalmente em Microsoft Word), programas gráficos (Preferencialmente Sketchup);
    3. disponibilidade de tempo e motivação compatível para se envolver em avaliações práticas com os equipamentos (eventualmente, será necessário disponibilidade de tempo semanal para realização de estágio não curricular diretamente nos locais sob estudo).

    Será dado prioridade aos alunos que já tenham cursado Ergonomia 1 e Ergonomia 2. Contudo, outros perfis podem ser acolhidos tomando por base as informações colhidas neste levantamento. Portanto, se você possui interesse na área de Ergonomia e Segurança, é pró-ativo e quer aprender pra valer como acontecem as coisas na prática, responda este formulário.

    Os alunos devem preencher o formulário disponível AQUI até o dia 21 de NOVEMBRO, TERÇA-FEIRA.

    Após este feedback, entraremos em contato exclusivamente com os alunos que deram retorno.

    Ficamos no aguardo de suas respostas.

    Grande abraço a todos!!

    Prof FRANZ
    https://wp.ufpel.edu.br/labserg/

  • Solicitação de Aproveitamento de Disciplina

    Caros Alunos,

    Tendo em vista que o envio de documentos ao CRA agora deve ser feito eletronicamente (via SEI), peço que as solicitações de aproveitamentos de disciplina sejam feitas por meio do formulário disponível abaixo e enviadas por e-mail para os seguintes endereços:  engepro.ufpel@gmail.com  e  gilson.porciuncula@gmail.com.  Peço que enviem para os dois emails, não apenas para um ou outro.
    Os outros documentos, tais como, Histórico escolar e ementas também devem ser enviados por email.

    Formulário de Aproveitamento de Disciplinas