O NEAI 4.0 (Núcleo de Estudos Aplicados em Indústria 4.0) do curso de Engenharia de Produção da UFPel abre oportunidade para 3 vagas como alunos voluntários para participarem do projeto de pesquisa: “Indústria 4.0 e as perspectivas na região Sul do Rio Grande do Sul“. O presente projeto apresenta uma proposta para investigar as iniciativas da indústria 4.0 no Brasil e no Sul do Rio Grande do Sul. A motivação deste projeto está em pesquisar conceitos sobre o sistema atual de produção e constatar na prática como as organizações trabalham com esses conceitos no seu dia a dia.
Interessados devem enviar currículo (lattes ou simples) até o dia 12/11/2021 por e-mail, para a Professora Aline Soares Pereira (professora.alinesp@gmail.com). Posteriormente será agendada entrevista via web conferência da UFPel.
A Coordenação do Curso de Engenharia de Produção informa que está iniciando as discussões sobre as ofertas para o semestre 2021-2, portanto solicita-se que os discentes que sejam “prováveis formandos” informem a coordenação sobre a sua expectativa, indicando as disciplinas que faltam para serem concluídas, assim como as disciplinas que irão necessitar de “quebra de pré-requisito“.
A informação para a Coordenação do Curso deve ser enviada por e-mail (engepro.ufpel@gmail.com) até o dia 12 de novembro de 2021.
A Coordenação do Curso de Engenharia de Produção solicita aos alunos do curso para participarem da pesquisa que o DAEP (Diretório Acadêmico do Curso de Engenharia de Produção) está organizando sobre a demanda das ofertas para os próximos calendários acadêmicos (2021-02; 2022-01; 2022-02).
Solicitação do DAEP: Gostaríamos de pedir encarecidamente que respondam essa pesquisa elaborada pelo DAEP sobre a proposta do calendário para os próximos 3 semestres, a pesquisa está super simples e rápida, só para conhecermos a opinião dos alunos. Link: https://forms.gle/tP8WYVi7iMhUxCAS7
A coordenação do curso de Engenharia de Produção informa que encontra-se aberto o período para de solicitação para aproveitamento de componentes curriculares, conforme estabelecido pelo calendário acadêmico da UFPel:
Se inscreva e participe do terceiro encontro do projeto de Estudos Dirigidos.
O encontro será realizado via webconf, através do servidor e-projeto.ufpel.edu.br, no dia 10/11, quarta-feira, das 16:00 até às 17:40.
Nesse encontro será estudado o Teorema de Green, um tema frequente nas provas de Cálculo B.
Com base nos dados desse formulário de inscrição seremos capazes de prever a demanda de estudantes interessados e fazermos os ajustes necessários para melhor atendê-lo e auxiliá-lo.
Por favor, faça sua inscrição somente se você pretende comparecer ao encontro.
O Colegiado do Curso de Produção informa que na próxima semana (08 a 10-11-2021) acontecem as defesas dos Trabalhos de Conclusão de Curso 1 e 2 (TCC1 e TCC2) relacionadas ao Semestre 2021-01.
O Diretório Acadêmico da Engenharia de Produção (DAEP) está realizando o levantamento sobre os componentes curriculares desejados para compor a oferta do segundo semestre de 2021.
Neste sentido, solicita-se que os estudantes do curso acesse e respondam o seguinte formulário:
Foi divulgado no dia 25/10/2021 o Guia da Faculdade, uma iniciativa do jornal Estadão e da Quero Educação que avalia quase 16 mil cursos superiores em todo o Brasil.
O processo de avaliação levou em consideração as características da proposta de ensino do curso, obtidas através do Projeto Pedagógico de Curso, o Perfil do Corpo Docente e a Infraestrutura. As informações para a avaliação foram disponibilizadas pela Coordenação de curso através de um questionário eletrônico.
A partir das informações recolhidas, seis avaliadores atribuíram notas de 1 a 5 para os itens avaliados. Descartou-se a maior e a menor nota, e o resultado do ano corrente (com peso 3) foi somado ao resultado numérico de 2020 (peso 2) e ao resultado de 2019 (peso 1) para se extrair o resultado numérico final.
O Curso de Engenharia de Produção da UFPel recebeu a classificação 4 estrelas (Muito Bom), o que nos coloca entre os melhores cursos do país.
O curso possui o objetivo de capacitar estudantes de Stricto Sensu e professores, bem como profissionais de organizações privadas, na utilização de técnicas estatísticas (análise multivariadas de dados e Modelagem de Equações Estruturais) para mensurar e analisar problemas empresariais e socioambientais.
Destaca-se que os participantes não precisam ter conhecimentos prévios de métodos quantitativos e/ou uso dos softwares estatísticos.
Tópicos Abordados:
Escalas e Variáveis (Mensuração e Coleta);
Limpeza e Depuração de Dados;
Confiabilidade e Normalidade dos Dados;
Comparativo de Médias (ANOVA);
Análise Fatorial Exploratória;
Análise Fatorial Confirmatória;
Correlação entre Variáveis;
Regressão Linear Múltipla;
Análise de Variância dos Dados;
Modelagem de Equações Estruturais (MEE);
Análise dos Índices de Ajuste de Modelo para MEE;
Elaboração de Artigos Quantitativos.
Ambiente das Aulas e Carga Horária: Em virtude da Pandemia de COVID-19 o curso deverá ocorrer por meio de encontros online. O curso prevê um total de carga horária total de 20h divididos em 4 encontros e trabalhos supervisionados.
Datas do Curso: Encontros online nos dias 09, 16, 23 e 30 de novembro de 2021.
Essa formação não terá custos para os participantes.
Obs: Os participantes do curso devem possuir Notebook ou Desktop com os Softwares (instalados), e com sistema operacional Windows para viabilizar o uso do AMOS. Se for necessário, no primeiro encontro será indicado como obter uma versão trial do SPSS. O curso oferece como acréscimo o acesso a e-books e artigos nacionais e internacionais fundamentais para suportar as técnicas estatísticas de análise multivariadas de dados.
Ministrante do Curso: Professor Dr. Julio Cesar Ferro de Guimarães. Pós-Doutor em Administração pela UCS; Doutor em Administração pela PUC/RS e pela UCS. Mestrado em Engenharia da Produção pela UFRGS. Professor Adjunto do Curso de Graduação em Administração no CCSA da UFPE, do Mestrado Profissional em Administração (MPA/UFPE) e do Programa de Pós-Gradação em Hotelaria e Turismo (PPHTUR/UFPE). Com experiência de 24 anos como Gestor de Empresas e com Pesquisas na área de Administração, Engenharia de Produção, Inovação de Produto e Processo, Gestão de Projetos, Gestão Socioambiental e Métodos Quantitativos.
O Engenheiro de Produção Rogério Greque Härter, egresso do Curso de Engenharia de Produção da UFPel, publicou, juntamente com a professora Dra. Ariane Ferreira Porto Rosa, o professor Dr. Eduardo Walker, e o professor Dr. Rogério Royer, o artigo intitulado Otimização no processo de montagem de cilindro mestre de freio (Optimization in the brake máster cylinder assembly process), no periódico Conjecturas (ISSN: 1657-5830, Vol. 21, Nº 4), que no Qualis Capes Unificado é A3.
O artigo foi elaborado a partir do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Engenheiro Rogério Greque Härter, que contou com a orientação da professora Dra. Ariane Ferreira Porto Rosa e do professor Dr. Eduardo Walker, e contou com a colaboração do professor Dr. Rogério Royer. O Estudo de Caso foi aplicado e desenvolvido em uma empresa do Grupo Randon.
O trabalho permitiu evidenciar a importância que o cilindro mestre de freio apresenta para o mercado rodoviário. Através da aplicação do Método de Análise e Solução de Problemas (MASP) e de diferentes ferramentas da qualidade foi possível obter um ganho de produtividade do produto estudado, que inicialmente se apresentava com produção hora de 33 peças e hoje tem um processo que garante produção hora de no mínimo 40 peças. Assim, consegue-se produzir o lote anual médio do item com 6 horas a menos de produção. Foi possível revelar a eficiência obtida no processo de montagem do item, relacionando com seu componente de vedação, de modo a não alterar a aplicabilidade do produto, mas aumentar a produção deste, garantindo a durabilidade do cilindro, tornando o item um produto de baixa complexidade e menor perda de montagem.
Härter, R. G., Rosa, A. F. P., Walker, E., & Royer, R. (2021). Otimização no processo de montagem de cilindro mestre de freio. Conjecturas, 21(4), 502–527. https://doi.org/10.53660/CONJ-215-717
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