Início do conteúdo

Egressa do Curso publica em periódico A3 trabalho resultante do seu TCC

A Engenheira de Produção Jordana Rubin Brito, egressa do Curso de Engenharia de Produção da UFPel, publicou o artigo intitulado Análise da Confiabilidade Humana em um laboratório de análises clínicas utilizando FMEA e FTA (Analysis of human reliability in a clinical laboratory using FMEA and Fault Trees) no periódico Conjecturas (ISSN: 1657-5830, Vol. 22, Nº 1: jan./mar. 2022), que no Qualis Capes Unificado é A3. A publicação é resultante do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da egressa do curso, a qual teve a orientação da professora Dra. Ariane Ferreira Porto Rosa e contou com a colaboração dos professores Dr. Rogério Royer e Gilberto Tavares dos Santos (UFRGS).

A análise de confiabilidade humana surge como suporte para quantificar e qualificar as falhas relacionadas às pessoas na execução de processos. Este artigo apresenta um estudo de caso com o objetivo de analisar a confiabilidade humana nos processos de atendimento de clientes e coleta de material biológico em um laboratório de análises clínicas. A pesquisa constituiu-se das seguintes etapas: revisão da literatura sobre os conceitos de falhas humanas e métodos para análise dessas falhas; mapeamento dos processos a fim de caracterizar falhas, levantamento do quantitativo de falhas por tipo e processo; análise do risco das falhas por meio da aplicação do método FMEA (Failure Mode and Effect Analysis); análise das causas das falhas, com o suporte de FTA (Fault Tree Analysis); e conclusões acerca das análises realizadas durante a pesquisa. Os levantamentos e análises realizados permitiram categorizar as falhas entre erros e transgressões e priorizar ações para preveni-las. Constatou-se que a ocorrência dessas falhas pode ser reduzida, se a qualificação profissional dos funcionários for consolidada.

O artigo completo pode ser consultado em: https://conjecturas.org/index.php/edicoes/article/view/236/177.

Como Citar:

Rosa, A. F. P., Brito, J. R., Royer, R. & Santos, G. T. dos. (2022). Análise da Confiabilidade Humana em um laboratório de análises clínicas utilizando FMEA e FTA. Conjecturas, 22(1), 01-21. https://doi.org/10.53660/CONJ-236-803.

Publicado em 05/12/2021, na categoria Notícias.