Chegou o momento de os estudantes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) fazerem suas considerações acerca de seus professores e disciplinas. Está aberto o processo de Avaliação Docente pelo Discente, referente ao período 2021/2. Para preencher o questionário, basta acessar o sistema Cobalto, selecionando a opção “Aluno”, depois “Cadastro” e, em seguida, “Avaliação de Disciplina 2021/2”. A avaliação pode ser feita até o dia 11 de julho.
Segundo a Comissão Própria de Avaliação (CPA), que lidera o processo de avaliação docente e institucional, a participação confere aos estudantes a possibilidade de ser um agente ativo do processo de construção da Universidade.
O presidente da CPA, Felipe Herrmann, explica que a avaliação é muito importante em termos institucionais e no dia a dia da Universidade. “A principal razão de ser da Universidade é o nosso aluno. Então ter esse retorno dele é muito importante”, destaca. De acordo com Herrmann, neste momento o estudante pode avaliar como as disciplinas estão sendo desenvolvidas, o modus operandi do professor em termos pedagógicos e didáticos e outros aspectos como uma oportunidade de dar suas impressões, sugestões e críticas, no sentido de qualificar a UFPel. “O motivo de existir essa avaliação é construir uma Universidade melhor. E o principal ator, o sujeito de toda essa avaliação, é o aluno”, salienta.
CPA
A UFPel possui um histórico ativo no processo de avaliação. O processo de avaliação docente e institucional é coordenado pela CPA, a qual foi criada em 09 de maio de 2008. A CPA é constituída de docentes, técnicos, discentes e membros da sociedade civil que constantemente se reúnem para assessorar os processos de avaliações de curso, institucional, bem como contribuir com as políticas e estratégias de desenvolvimento institucional.
A política de avaliação na UFPel é espelhada nas diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e está entrelaçada com as estratégias de desenvolvimento institucional.
Prezada Comunidade Acadêmica do Curso de Engenharia de Produção;
A UFPel iniciou os procedimentos iniciais para o retorno das Atividades Presenciais. Neste sentido estamos divulgando o Comunicado elaborado pela Pró-Reitoria de Ensino da UFPel sobre o Retorno às Atividades Presenciais.
Por deliberação do COCEPE somente poderão frequentar as aulas práticas os estudantes que já tiverem tomado, pelo menos, uma (1) dose de uma das vacinas disponibilizadas na rede de vacinação pública (SUS – Sistema Único de Saúde ou que tenham autorização da ANVISA, no caso de vacinados no exterior). Consulte a NOTA DO COCEPE DE 02/09 SOBRE A OBRIGATORIEDADE DE VACINAÇÃO.
A comprovação da vacinação deverá ser realizada no período de solicitação de matrícula, anexando o comprovante em menu disponibilizado no sistema COBALTO. Para os estudantes menores de 18 anos, considerando o atual momento do Plano Nacional de Imunização, a possibilidade de matrícula de alunos ainda não vacinados, deverá ser analisada pelo COCEPE, após consulta ao Comitê COVID-19. Para comprovar a realização da vacina será necessário acessar o sistema Cobalto e, na aba “Perfil”, preencher os dados solicitados sobre a vacinação, incluindo o comprovante de vacinação. Caso tenhas dúvidas, consulte o Guia Rápido para a Comprovação da Vacinação, que foi elaborado pela Pró-Reitoria de Ensino da UFPel.
O comprovante de vacinação encontra-se disponível no site do CenecteSUS.
ATENÇÃO: O comprovante será validado pelo colegiado de curso.
Prezados alunos e egressos do curso de engenharia de produção; compartilhamos as informações sobre o Programa Trainee Höganäs 2022.
Sobre o Programa:
Somos uma empresa global, o que te possibilitará uma ampla experiência profissional, com muitas oportunidades de crescimento, trilha de desenvolvimento, Job Rotation, projetos e desenvolvimento de potencial para transformação e inovação de ideias tecnológicas.
Pré-requisitos:
Link de inscrição: https://hoganas.across.jobs/
Nos dias 06, 07, 08, 09 e 10 de junho de 2022 acontecem as defesas dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC1 e TCC2) na Engenharia de Produção. As defesas acontecem todas de forma virtual, devido a pandemia do Covid-19. Aos discentes que desejarem assistir as defesas, devem acessar os links disponibilizados. Certificados serão fornecidos para os discentes que assistirem as defesas.
DISCIPLINA | ALUNO | ORIENTADOR | DATA | HORARIO | SALA | TITULO |
TCC-2 | JÉSSICA CUNHA MACEDO | Aline Soares Pereira | 6-jun | 16:30 | https://webconf.ufpel.edu.br/b/ali-qr2-4vw | PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO DE UM QUADRO ERGONÔMICO PARA SALA DE AULA |
TCC-1 | GABRIELA SEGATTO BERSCH | Renata Heidtmann Bemvenuti | 6-jun | 17:30 | https://webconf.ufpel.edu.br/b/ren-gm4-up1-2v8 | ELABORAÇÃO DE UM PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS EM UM ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA NA CIDADE DE RIO GRANDE – RS |
TCC-1 | KEVIN LAUREAN CORREA VALENTE | Patrícia Costa Duarte | 6-jun | 18:30 | https://webconf.ufpel.edu.br/b/pat-32y-s1e-qav | INICIATIVA DE PRODUÇÃO MAIS LIMPA EM UMA INDÚSTRIA DE SORVETES LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE PELOTAS/RS A PARTIR DO CONCEITO DE ECONOMIA CIRCULAR |
TCC-2 | LETICIA LUCAS FRAGA DA SILVA | Rogério Royer | 6-jun | 20:30 | https://webconf.ufpel.edu.br/b/rog-shk-r9x-crc | MELHORIA DOS PROCESSOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS: UM ESTUDO DE CASO NA MANUTENÇÃO DE MOTORES ELÉTRICOS |
TCC-2 | RODRIGO TORRES MORALES | Alejandro Martins Rodriguez | 7-jun | 17:30 | https://webconf.ufpel.edu.br/b/pro-6t0-iut-k5q | MODELO DE NEGÓCIO: UM ESTUDO DE CASO APLICADO NUMA ELABORAÇÃO DE UMA EMPRESA NA REGIÃO DE PELOTAS |
TCC-2 | JANUZA DA SILVA PEREIRA | Larissa Medianeira Bolzan | 7-jun | 18:30 | https://webconf.ufpel.edu.br/b/lar-m36-ofe-ay0 | DIVERSIDADE NO AMBIENTE CORPORATIVO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE POLÍTICAS DE DIVERSIDADE RACIAL E DE GÊNERO E SEUS IMPACTOS NA AMBEV S.A. |
TCC-1 | ROBERTA OLIVEIRA DE ANDRADE | Rogério Royer | 7-jun | 19:30 | https://webconf.ufpel.edu.br/b/rog-ijx-fiy-hv0 | VARIAÇÃO DA DEMANDA X PREVISÃO NO SETOR AUTOMOBILÍSTICO DURANTE A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS |
TCC-2 | LEON DEVEREAU BORGES | Larissa Medianeira Bolzan | 7-jun | 20:30 | https://webconf.ufpel.edu.br/b/lar-39y-xnf | DESENVOLVIMENTO DE PROJETO DE APOIO EDUCACIONAL REMOTO |
TCC-2 | GABRIEL ALMEIDA LOPES DA CUNHA | Larissa Medianeira Bolzan | 8-jun | 16:30 | https://webconf.ufpel.edu.br/b/lar-8d2-9gb-haz | MAPEAMENTO COMPARATIVO DE DADOS DE EMPREENDEDORISMO LOCAL: UMA ANÁLISE DOS ECOSSISTEMAS DE INOVAÇÃO DE PELOTAS/RS E SANTA MARIA/RS. |
TCC-2 | MARCO ANTONIO FONSECA DA SILVA | Aline Soares Pereira | 8-jun | 17:30 | https://webconf.ufpel.edu.br/b/ali-rf1-r4e-qeh | PROPOSTA DE MELHORIAS NO SISTEMA DE DOCUMENTAÇÃO DO LABORATÓRIO DE INSPEÇÃO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA (LINSE) DA UFPEL VISANDO A MANUTENÇÃO DA CERTIFICAÇÃO DA NORMA NBR ISO/IEC 17020 |
TCC-2 | CARLOS VINICIUS MARCONDES DIJAN DOMENICO | Gilson Simões Porciúncula | 8-jun | 18:30 | https://webconf.ufpel.edu.br/b/gil-37c-fw4 | PROJETO DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA DE ACIONAMENTOS: MODERNIZAÇÃO DO ACIONAMENTO DAS COMPORTAS DA ELEVADORAS DE NÍVEL PARA PERÍMETRO DE IRRIGAÇÃO |
TCC-2 | ARIEL FERREIRA BARTZ | Alejandro Martins Rodriguez | 8-jun | 19:30 | https://webconf.ufpel.edu.br/b/pro-cm2-zsk-9hh | ANÁLISE DE UM SISTEMA DE DISTRIBUIÇAO DE VAPOR DE UMA INDÚSTRIA DE BENEFICIAMENTO DE ARROZ, IDENTIFICAÇAO DE PONTOS CRÍTICOS E PROPOSTA DE MELHORIAS. UM ESTUDO DE CASO |
TCC-2 | ANDRE DE VARGAS PAUTZ | Alejandro Martins Rodriguez | 8-jun | 20:30 | https://webconf.ufpel.edu.br/b/pro-xnb-atm-kwq | ESTUDO DE MELHORIAS NO GERENCIAMENTO DO CUSTO DE ENERGIA ELÉTRICA, DE UM NEGÓCIO |
TCC-1 | PRISCILA SCHUCH RIBEIRO | Alejandro Martins Rodriguez | 9-jun | 19:30 | https://webconf.ufpel.edu.br/b/pro-55f-ag4-wgt | GESTÃO ESTRATÉGICA DE ESTOQUES EM UM COMPLEXO HOSPITALAR NA CIDADE DE PORTO ALEGRE – REVISÃO DAS CURVAS A, B E C |
TCC-2 | GUILHERME SCHÄFER MARON | Aline Soares Pereira | 9-jun | 20:30 | https://webconf.ufpel.edu.br/b/ali-rf1-r4e-qeh | PROPOSTA DE UM SISTEMA DE INSPEÇÃO FINAL PARA PRODUTOS DO SETOR TÊXTIL |
TCC-1 | LUIZA ROLOFF FALCK | Everton Anger Cavalheiro | 10-jun | 18:00 | https://webconf.ufpel.edu.br/b/eve-5xp-coz-bt9 | DETERMINANTES DO PREÇO DE CRIPTOATIVOS: UMA ANÁLISE APLICADA AXIE INFINITY SHARDS (AXS) |
Prezados discente;
Divulgamos aos alunos(as) e egressos(as) o Programa Trainee Grupo Edson Queiroz 2022.
Sobre o Programa:
O Programa tem o objetivo de possibilitar a formação de jovens profissionais por meio de um processo de aceleração do desenvolvimento, alinhado à cultura do Grupo Edson Queiroz.
Com duração de 2 anos, o programa incluirá job rotation entre os negócios, atividades direcionadas para aprimoramento técnico e alavancagem das competências organizacionais, processo de mentoria, elaboração de projetos, além do acompanhamento da equipe de Recursos Humanos e da alta gestão do Grupo, garantindo que ao final você adquira novas experiências e tenha oportunidade de integrar-se ao time.
Pré-requisitos:
• Formação superior concluída entre 12/2018 e 12/2021 em qualquer curso
• Disponibilidade para viagens e mudanças
• Pacote office intermediário
• Inglês avançado
• Mobilidade para residir em Fortaleza/CE
• Experiência internacional será um diferencial
Benefícios:
• Assistência médica
• Salário compatível com o mercado
• Seguro de vida
• Assistência odontológica
• Cartão alimentação
Link de inscrição: https://geq.across.jobs
Prezados discentes;
Informamos que encontra-se aberto a vaga de ESTÁGIO REMUNERADO para alunos do curso de ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, na área de Planejamento e Controle da Produção (PCP).
EMPRESA: Movelaria Fiss
– Endereço: R. Dr. José Machado Mendonça, 182
– Ponto de referência: Próximo ao quartel
– Bairro: Fragata
– CEP: 96040-270
– Telefone: (53)99907-5704
– E-mail: projetos@movelariafiss.com.br
– Responsável pela seleção e número do telefone: Guilherme Fiss (53)99907-5704
DESCRIÇÃO DA FUNÇÃO
– Nome da Função/Cargo: Estagiário de Engenharia de Produção (Área de PCP)
– Nº. de Vagas: 01
– Principais atividades a serem desempenhadas: Montar o cronograma de entrega, instalação e assistência de móveis. Controlar a produtividade das equipes de montagem. Separar ferragens, acessórios e lotes de produção. Atualizar controles e administrar prioridades.
– Escolaridade exigida: Cursando Engenharia de Produção; Disciplinas de PCP (I e II) e Gestão de Projetos.
PERFIL DO CANDIDATO
– Competências e habilidades necessárias: Google Drive, Google Agenda, Excel, Trello e Gantt.