Minicurso – Prof. Antonio Feteira

O PPG em Ciência e Engenharia de Materiais convida a toda a comunidade acadêmica da UFPel para o mini-curso “Cerâmica Avançada para Eletrônica e Recuperação de Energia” a ser ministrado pelo Prof. Antônio Feteira, da Universidade de Sheffield (Inglaterra).

O Prof. Antonio Feteira, graduado em Engenharia de Materiais pela Universidade de Aveiro (Portugal), é Diretor do Módulo Internacional do Laboratório Christian Doppler em óxidos ferróicos avançados.

Neste curso serão apresentados materiais de cerâmica avançada para eletrônica e recuperação de energia. Estes materiais são de importância vital em várias tecnologias, porque promovem a conversão e armazenamento de energia, a comunicação sem fios, o microposicionamento de satélites, o controle de temperatura e pressão, etc. A ênfase deste curso é nas relações estrutura-propriedade, métodos de obtenção e aplicações desses materiais.

Segue abaixo a programação:
– 14/4 (terça), 9-12h: Introdução à cerâmica avançada. Estrutura, propriedades e aplicações
– 16/4 (quinta), 9-12h: Ferroelétricos. (i) Condensadores de multicamada. (ii) Fotoferroelétricos para fotovoltaicos.
– 16/4 (quinta), 16-19h: Piezoelétricos. Atuadores e sensores.
– 17/4 (sexta), 9-12h: Termoelétricos para recuperação de energia

Local: Engenharia de Materiais, R. Félix da Cunha, 809, sala 401 (4º andar)
Vagas: 100 vagas, por ordem de inscrição.
Inscrições: no início do curso

Haverá a possibilidade de certificados de participação (75% de presença) a serem entregues posteriormente.

Publicado em 13/04/2015, na categoria Sem categoria.
Marcado com as tags minicurso, Seminários.