Uso de ozônio na conservação e processamento de grãos

O projeto foi desenvolvido ao longo dos últimos 2 anos pelo grupo PET-EA, tendo no mês de novembro de 2021, como um dos seus resultados a publicação do trabalho de conclusão de curso do petiano João Gabriel Ruppenthal. O TCC teve como título: “Avaliação da qualidade fisiológica de sementes de grão de bico expostas a diferentes doses de ozônio”, sendo orientado pelo tutor do PET-EA, Maurizio SIlveira Quadro, tendo na banca os professores Gizele Ingrid Gadotti e Ricardo Scherer Pohndorf.

Além do grão de bico utilizado nas análises do TCC, foram ozonizados também coentro e arroz, obtendo-se dados para a publicação futura de artigos. Com relação ao grão-de-bico, viu-se que doses de até 0,5 mg.cm-3 grão de bico se mostraram boas para a qualidade fisiológica das sementes, tendo-se controle de fungos que prejudicam o seu desenvolvimento.

Mais estudos são necessários e estão sendo desenvolvidos para a melhor utilização do ozônio para a manutenção da qualidade de grãos e sementes. Mas destaca-se que pelos resultados obtidos até o momento, tem-se um bom potencial para seu uso com esta finalidade.