AgriNews: Novo cultivar de arroz que é capaz de diminuir o consumo de água

O novo cultivar desenvolvido por pesquisadores da Embrapa Clima Temperado necessita 15% a menos de água, quando comparado a cultivares de ciclos mais longos, além disso ele tem alta produtividade em solos mais pobres. Outra vantagem é a necessidade de apenas uma aplicação de fungicida, visto que outros cultivares necessitam de duas ou até mais aplicações. Isso se deve ao fato do BRS Pampa CL, assim batizado, ter resistência genética a fungos. Então R$ 130,00 por hectare serão economizados do bolso do agricultor.

O cereal pode ser classificado como um arroz de grão nobre ou premium, devido ao fato de ser ambientalmente mais sustentável, visto que reduz o uso de água e também de defensivos agrícolas. Além disso, se for manejado de forma adequada, ele apresenta 64% de grão inteiros após o beneficiamento, o que resulta em um maior valor de mercado para o produto.

Um dos principais problemas para os orizicultores é o indesejado arroz vermelho, uma planta invasora que ameaça a lavoura infestando os cultivos de forma agressiva. O BRS Pampa CL faz parte do sistema Clearfield (campo limpo), que é capaz de se desenvolver em áreas infestadas pelo arroz vermelho. A novidade também tem alta capacidade de perfilhamento, e possui grão do tipo agulha (longo e fino), que é uma das exigências do mercado.

O BRS Pampa CL, surgiu através do cruzamento entre o BRS Pampa e o Puitá Inta CL, porém 99,7 % do genoma vem do BRS Pampa. A Embrapa Clima Temperado (RS) e a Embrapa Arroz e Feijão (GO) são as responsáveis pelo projeto Melhoramento Genético para Produtividade e Qualidade dos Grão da Cultura do Arroz no Brasil e desenvolveram o cultivar.

O material ainda está em fase final de testes, porém suas sementes já estão garantidas para a próxima safra, de 2019/2020. O cultivar foi conhecida a campo na 29ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz no Rio Grande do Sul, que ocorreu entre os dias 20 e 22 de fevereiro na sede da Embrapa Clima Temperado no Capão do Leão.

 

Fonte:

< https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/41430086/produtores-de-arroz-ganham-cultivar-que-usa-15-menos-agua-na-lavoura >