AgriNews: Energia solar como aliada da agricultura

 

Os sistemas de irrigação que utilizam energia solar são uma forma acessível e amiga do meio ambiente para agricultores gerarem energia em países em desenvolvimento. Porém, eles devem ser administrados de forma adequada, para evitar o uso desnecessário e o desperdício de água.

A queda dos valores dos painéis fotovoltaicos dá novo ímpeto à fonte de energia renovável como forma de aumentar a capacidade de irrigação, a rápida expansão da irrigação utilizando energia solar oferece soluções viáveis que abrangem o tripé água-energia-alimento, proporcionando uma grande oportunidade para os pequenos produtores melhorarem a sua subsistência.

Globalmente, cerca de 20% da terra cultivada é irrigada, e eles contribuem para cerca de 40% da produção total de alimentos. A irrigação aumenta a produtividade agrícola de várias maneiras, inclusive permitindo culturas mais variadas por ano. A África Subsaariana e a América Latina têm uma implantação relativamente baixa de irrigação em plantações, indicando ganhos potenciais consideráveis.

Os modernos sistemas movidos a energia solar oferecem ferramentas úteis para melhorar o uso da água, com dispositivos eletrônicos de controle capazes de fornecer insumos em tempo real em relação aos níveis do tanque de armazenamento, velocidade da bomba e níveis de água de perfuração, entre várias outras informações.

O uso de energia solar para automação de sistemas de irrigação de produtores, traz diversos benefícios. Esses sistemas controlam o uso da energia e da água, a aplicação de produtos químicos, além disso, reduzem a necessidade de mão-de-obra. Esse controle, ao contrário do manejo manual, evita problemas como irrigação excessiva do solo que pode ocasionar uma irrigação deficiente. Portanto, é uma excelente opção tanto economicamente quanto do ponto de vista sustentável, consequentemente proporcionando uma produção maior e mais uniforme.

Fontes:

<https://jacobucci.ind.br/news/energia-solar-na-irrigacao/>

<http://hccengenharia.com.br/quais-as-vantagens-da-energia-solar-em-propriedades-rurais/>