AgriNews: Estiagem atrapalha produção de Goiaba em São Paulo

Produtores de Goiaba da região central de São Paulo sofrem com a falta de chuva nas lavouras, o problema com o clima seco atrapalha o estado que é o maior produtor da fruta no Brasil, com baixos preços oferecidos pelo fruto em outras safras proprietários temem que a grande aposta em irrigação não dê retorno rápido necessário para que não ocorra prejuízo nas plantações.

Seu Gilmar, produtor de Taquaritinga, possui 40 hectares com 14 mil pés de Goiaba e se preocupa com a baixa na produção: “Ano passado chegamos a produzir dois mil toneladas de goiaba em natura, esse ano estamos esperando uma queda de aproximadamente 20% decorrente da falta de chuvas nos meses em que a fruta mais precisa que são novembro, dezembro e janeiro.

Analisando a lavoura de produtores, percebe-se que as goiabas não cresceram atingindo o tamanho normal, a diminuição do fruto é aparente em meio aos pés, esse fato ocorreu com a maioria dos produtores de São Paulo, ocasionando em uma queda significante na produção da fruta no País.

Muitos produtores erradicaram os pomares de goiaba devido ao baixo preço oferecido pelo produto em safras anteriores, questão que ajuda na diminuição da produção. Esse mesmo fator mantém a esperança de quem continuou trabalhando com os pomares pois a queda na oferta faz com que eles possam vender o produto a um preço mais elevado no fim da safra atual.

Essa estiagem só não atrapalhou grandes agricultores que apostaram na tecnologia, implantando um sistema de irrigação, nesses casos, as goiabas permanecem graúdas e sem manchas. Metade da Goiaba produzia em São Paulo vão para indústrias e a outra metade é vendida como fruta de mesa.

 

Fontes: 

http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2012/01/falta-de-comprador-atrapalha-colheita-da-goiaba-em-sao-paulo.html

http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/excesso-de-calor-prejudica-lavouras-de-goiaba-em-sao-paulo.html

https://g1.globo.com/economia/agronegocios/globo-rural/noticia/2019/03/24/seca-atrapalha-producao-da-goiaba-no-interior-de-sao-paulo.ghtml