AgriNews: Agricultura Digital: a revolução tecnológica do campo

A agricultura digital ou Agricultura 4.0 é um conjunto de ferramentas tecnológicas que auxiliam o produtor nas atividades rurais. Isso inclui softwares e dispositivos que coletam e analisam dados sobre a lavoura para viabilizar a automação e fornecer informações para a correta tomada de decisão.

Através dessas ferramentas é possível gerenciar, de forma mais detalhada, todo o sistema de produção, desde a identificação de pontos mais produtivos do solo ao incremento da capacidade de previsão das condições climáticas, passando pela produção de dados estratégicos sobre aplicação de insumos, fertilizantes e defensivos.

Neste contexto está incluída a agricultura de precisão, com sua capacidade de promover o mapeamento da lavoura, evidenciando a variabilidade existente nos solos, favorece o planejamento da produção agrícola, o aumento da produtividade, bem como a redução de custos e dos impactos no meio ambiente.

Assim, as máquinas agrícolas hoje são capazes de executar muito mais do que as funções básicas de semear, aplicar insumos e colher. Elas estão sendo equipadas com sensores que levantam informações a respeito do solo e das plantas, enviando esses dados em tempo real para que sejam analisados. À medida que mais informações são geradas e devolvidas às próprias máquinas podem ser gradualmente ajustadas para otimizar sua performance.

Não há dúvidas de que a agricultura digital é uma tendência que veio para ficar e está revolucionando o agronegócio.

 

Fontes

<https://www.sna.agr.br/agricultura-de-precisao-e-a-base-do-agro-inteligente-afirmam-especialistas/>

<http://www.agriculturamoderna.com.br/agricultura-moderna/machine-learning-e-nova-agricultura/>