Agricultura Familiar

Agricultura Familiar

Neste ano de 2023 o grupo do Programa de Educação Tutorial do Curso de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Pelotas realizou entrevistas em produtores familiares dos municípios do sul do Rio Grande do Sul. Este projeto se iniciou para fazer um levantamento das principais dificuldades que esses produtores enfrentavam na agricultura e de algum modo poder realizar alguma atividade para auxiliar os produtores familiares.

Foram realizadas entrevistas de modo presencial e remotamente com os produtores familiares nos municípios de Canguçu, São Lourenço do Sul, Chuvisca, Camaquã, Arroio Grande e Pelotas, além disso ainda se teve presente na 97ª Expofeira de Pelotas e ao longo do segundo semestre de 2023 foram obtidas um total de 63 respostas. 

Na metade inicial de 2023, foram entrevistados agricultores familiares somente do município de Canguçu para realizar uma pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso do petiano egresso Cairo Schulz Klug onde foram obtidas 52 respostas ao questionário. 

Realizando este trabalho conseguimos observar que a maior parte dos agricultores familiares necessitam de auxílios para se desenvolverem, ajuda em financiamentos governamentais, incentivar as próximas gerações a ficarem na agricultura e não se ter grandes desistências por parte dos filhos que procuram a cidade para outras oportunidades.