XXX CONFAEB – Poéticas para transcender e enfrentar o amanhã

Sobre o XXX CONFAEB

Poéticas para Transcender e Enfrentar o Amanhã

O CONGRESSO NACIONAL DA FEDERAÇÃO DE ARTE EDUCADORES DO BRASIL acontece anualmente e tem sido realizado por meio de parcerias nacionais, latino-americanas e internacionais. O evento reúne estudantes, professores, bacharéis, pesquisadores, mestres da cultura e interessados em ensino e pesquisa em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. O ConFAEB vem se configurando ao longo da história do ensino das artes no Brasil como um dos espaços de produção de conhecimento científico, artístico e educacional na difusão e fomento de pesquisas que fundamentam e fortalecem as ações político-conceituais nas quatro áreas que compõem essa área de conhecimento. Congrega professores, pesquisadores, artistas e estudantes, que respondem pela docência na educação básica, na graduação e na pós-graduação, na pesquisa e na extensão universitárias. Com caráter permanente e itinerante, os Congressos vêm percorrendo diferentes cidades e capitais do território nacional, sendo acolhidos nesse percurso por diversas instituições de ensino superior em parceria com a FAEB, Associações Estaduais, Secretarias de Educação e de Cultura Estaduais e Municipais dentre outras instituições.

O tema desta 30ª edição foi intitulado de “Poéticas para transcender e enfrentar o amanhã” e surgiu sob o impacto das mudanças em nosso cotidiano, pela necessidade de enfrentamento, de encontrar rumos e restaurar a esperança. Convocamos a arte para lidar com as inquietações, com o luto diante das tantas perdas irreparáveis, como antídoto para os retrocessos e desgovernos, para arrancar o medo e assegurar a liberdade. Porque urge nossa interlocução e mobilização, convidamos a todos e todas para partilharem as atitudes poéticas, os gestos, as percepções, as docências inventadas, as experiências que movimentaram processos sensíveis e impeliram resistências, conexões, empatias.

Nesses 30 anos de ConFAEB vamos reavivar as memórias, reencontrar colegas e celebrar as associações de arte/educadores que se espalham por nosso país e, que fazem deste congresso um espaço de construção e acesso ao conhecimento.   Por conta da pandemia nossa aproximação será no espaço virtual, mas o afeto que nos une vai animar os debates sobre as questões relativas à Arte/Educação no Brasil, com lugar para pesquisas, relatos, vivências, trocas e homenagens.

Prazo para submissão de artigos

05/08/2021 – 24/09/2021

Para mais informações e inscrição, acesse o site: https://www.even3.com.br/xxxconfaeb/

Tema Rowling por Anders Norén. Criado com WordPress.