Notícias

Retrospectiva Revista Peteleco

Que ano meu povo

Cheio de emoções, muitas reviravoltas, nos mostrando que realmente a vida é imprevisível. Mas, seguimos todes juntes pela arte, pela construção de novos sentidos, pela união, mesmo que em modo remoto. Cada um na sua própria ilha mas, buscando se conectar para produzir sentido. Esse ano reforçou o quanto é importe estarmos juntes, criarmos juntes, e de algum modo possibilitarmos uma ajuda mutua.

De certa maneira a Revista Peteleco ressurgiu com outro significado em 2020, deixando de ser um informativo sobre artes, e passando a reunir produções de artistas singulares de modo a possibilitar através da coletividade novas formas de pensar e ver as práticas artísticas em meio as incertezas. Nos bastidores, foi bem importante para nós, enquanto equipe editorial, perceber que a cada convite as pessoas se empolgavam mais e sentiam-se valorizadas.

Sem cada artiste, tanto os que aceitaram nossos convites, como os que se inscreveram nas seis edições da Chamada-Aberta não seria possível fazer umas revista tão plural, e tão bonita. Para nós, foi bastante emocionante a receptividade, e os comentários positivos sobre as revistas.

Nestas seis edições a coluna Conheça um artista contou com a participação de Tatiana Duarte e Thiago Rodeghiero; Natália Mota; Jessica Porciuncula; Lorena Amorey; Érico Noronha e Cassi3.

Foi possível conhecer um pouco mais da produção e modo de pensar através das entrevistas com  Inácio Rafaela: Revista Poça ; com o artista Guile Farias; com a artista Alice Porto e também uma entrevista sobre o Slam das Minas com Colibrisa e Sthepane.

Durante as edições buscamos também convidar  projetos vinculado a Universidade Federal de Pelotas para que falassem um pouco sobre as atividades que desenvolvem e sobre a atuação do projeto, a partir desse convite surgiram os textos: ‘O que é o patafísica? O que é a patafísica?’ escrito de forma coletiva pelas integrantes do grupo;GP_ Corpo_imagem_som: Felipe Merker, Luna Girão, Lucas Moura, End, Giulia Rizzato’; ‘LUGARES-LIVRO/LUGARES-LIVRES’ Profa. Dra. Helene Gomes Sacco; o projeto de Desenho Digital com o texto ‘Breve relato sobre o projeto “estudos e experimentações do desenho e pintura digitais nas artes visuais” escrito por Emanuel Antunes dos Anjos e Ricardo Perufo Mello; e na última edição  sobre o projeto ‘Avendano Jr’ escrito por Francisco Franco e Gustavo Mustaf.

Enfim, muitas coisas aconteceram esse ano, e a revista conseguiu reunir artistas incríveis, que nos deram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre seus trabalhos.  As várias edições da Chamada-aberta que mobilizaram várias pessoas, somos muito gratos por todes que se inscreveram e compartilharam conosco suas produções e que também entraram na onda das nossas propostas.

Foi um ano duro em vários sentidos, mas como somos água corrente, pudemos com exercícios de maleabilidade contornar os obstáculos que eram possíveis, ou pelo menos juntes e com insistência, dar um novo formato a essas durezas.

Agradecemos a todes!

 

 

 

Tema Rowling por Anders Norén. Criado com WordPress.