4ª Mostra de Cinema Negro de Pelotas

A Mostra de Cinema Negro de Pelotas surge em 2017 com o objetivo de difundir
e criar repertório em cinema negro em alunos da Universidade Federal de Pelotas, crianças e alunos da rede municipal, e a comunidade vizinha ao espaço de exibição. Em 2020 aconteceu a primeira Mostra online que expandiu o público e também o perfil de pessoas que acessaram os filmes através da plataforma online. Em razão da pandemia de Covid-19 a Mostra toma um novo rumo invadindo o espaço online com a pretensão de levar o cinema para a casa das pessoas, e possibilitar o acesso aos filmes de forma gratuita mesmo para as pessoas fora da cidade de Pelotas.

Organização e curadoria da 4a Mostra de Cinema Negro de Pelotas: A Mostra de Cinema Negro de Pelotas reúne produções de cineastas negras e negros contemporâneos com foco na expansão e afirmação de um cinema relevante em forma e conteúdo que demonstra sua força na sensibilidade negra de se fazer filmes.

A 4a Mostra de Cinema Negro de Pelotas reuniu um catálogo de 36 curtas metragens realizados por pessoas negras de todo o país. Os filmes foram organizados em 10 programas diferentes que foram disponibilizados gratuitamente ao longo dos 10 dias no site da Mostra e no canal do Youtube, além disso houve também uma programação de lives com curadores, professores e profissionais do cinema negro.
Neste ano 2 filmes do catálogo da Mostra de Cinema Negro de Pelotas foram premiados pelo CTAV (Centro Técnico Audiovisual). Quem escolheu um deles foi o público através do voto avaliativo. E o outro foi escolhido pelo júri convidado, composto pelos cineastas Juh Almeida, Roberto Borges e Vinícius Silva.

A petiana Jackeline Nunes fez parte da equipe de organização e curadoria da mostra; junto com  Manu Zilvetti; Mayummi Aragão; Lucas Honorato. Junto com Domênica Pinheiro.

A identidade visual da mostra foi desenvolvida pelas petianas Jackeline Nunes e Domênica Pinheiro em parceria com o petiano Matheus Matos.

É possível ver o catalogo da mostra clicando aqui

E também assistir as lives pelo youtube clicando aqui

A mostra contou com apoio e parceria:

Cinema UFPel
PET Artes Visuais
Centro Técnico do Audiovisual – CTAV
Barbara Cazé, Bernardo Oliveira, Brendon Henrique, Janaina Oliveira, Juh Almeida, Milena Manfredini, Roberto Borges e Vinícius Silva.

Tema Rowling por Anders Norén. Criado com WordPress.