Projeto Forma: espaço de formação ampliada

FORMA: espaço de formação ampliada é um projeto de ensino da Universidade Federal de Pelotas.
Criado em 2019, o projeto surge a partir da necessidade de colocar em pauta assuntos que dizem respeito à formação profissionalizante de estudantes dos cursos de Artes Visuais (AV). Neste período pandêmico o grupo segue com reuniões semanais, discutindo sobre o contexto das artes na atualidade, conversas com artistas, oficinas e o podcast Forninho. Evidenciando os desafios enfrentados por artistas enquanto trabalhadores do campo da arte, a partir de entrevistas com egressos e alunos dos cursos de artes visuais.
Ministrado e conduzido por discentes dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em AV. O projeto propõe ações que visam produzir, debater e divulgar trabalhos que coloquem em evidência a figura de artistas como trabalhadores autônomos e multifacetados dentro do campo da arte.

A iniciativa decorre de uma parceria entre professores e alunos com o objetivo de negociar o uso do espaço do ateliê de escultura para a realização das atividades.
No momento o projeto é ministrado pelos petianos Daniel Higa, Gabriela Costa,  e os discentes das artes Guilherme Fuentes e Karina Nascimento e também conta com o apoio do petiano André Gustavo e dos voluntários Amanda de Abreu, Dara Blois, Igor Almeida, Luna Girão, Nathalie Carvalho, Rogger Bandeira, Paola Wickbold e Yuki Zarate.

O título FORMA é atribuído a partir de variações de sentido que a palavra pode remeter. Por um lado, FORMA induz à palavra FORMAÇÃO, podendo também ser compreendido como FORMAS/POSSIBILIDADES na construção de sentidos, conhecimentos e como viabilizador de um espaço de trocas de opiniões e experiências dentro da área.

Tema Rowling por Anders Norén. Criado com WordPress.