Petiana faz intercâmbio entre PETs em mobilidade acadêmica nacional

Durante o segundo semestre de 2019, a petiana Rafaela Ribeiro foi selecionada para mobilidade acadêmica em Niterói, na Universidade Federal Fluminense. Em função do intercâmbio universitário, a integrante do grupo acabaria perdendo sua bolsa PET, pois não seria possível comprovar que ela estaria presente nas atividades planejadas pelo grupo. No entanto essa discussão já é constante dentro do programa PET, já que é uma aposta do programa a troca de conhecimento entre petianos e também entre PETs.  A ideia foi propor um projeto em conjunto a algum grupo PET UFF a fim de propor um projeto em conjunto, para que se possa continuar em atividade e assim justifique permanência da petiana no programa.

Segue abaixo a proposta enviada ao PET Geografia UFF:

Eu, Rafaela Barbosa Ribeiro, estudante da Universidade Federal de Pelotas, do curso de Artes Visuais Bacharelado e integrante do grupo PET-Artes Visuais, venho por meio deste esclarecer minha proposta para dar continuidade à minha participação no programa PET durante o período que estarei em mobilidade acadêmica na Universidade Federal Fluminense.

Dentro do PET-Artes realizei diversas atividades como produção de cartazes, manutenção do página online, produção de eventos como semana acadêmica e também o XXII SULPET, encontro regional dos PETs, participando como redatora nos grupos de discussão, assim como diversos outros eventos culturais e acadêmicos, festas, mostras, exposições, além do desenvolvimento de minha produção artística em escultura, instalação, desenho, vídeoarte e performance. Minha proposta para o PET Geografia é poder trocar e agregar ao grupo conhecimentos que desenvolvi até aqui com o PET Artes.

De acordo com o planejamento do grupo me proponho a participar da organização, divulgação e produção gráfica nos eventos e atividades propostas pelo planejamento anual do grupo PET Geografia.  Assim cumprindo 20 horas semanais previstas pelo programa de forma que equivalha às 20 horas que prestaria em atividade no PET Artes. Pretendo principalmente desenvolver junto com o Núcleo Geocine produções práticas em vídeo e o que mais for necessário e interessante para o grupo. Estando em atividade pelo Núcleo Geocine posso promover também a interlocução entre o PET Geografia e Artes, visto que meu grupo de origem é interdisciplinar e temos petianos graduandos em Cinema Audiovisual. Também pretendo manter contato com o PET Artes semanalmente nas reuniões do grupo à distância pela internet, repassando minhas experiências na UFF e participando das decisões e discussões mais importantes do grupo.

Com as confirmações dos CLAAs das duas universidades, UFPel e UFF,  a petiana pode participar do novo grupo contribuindo principalmente no Núcleo de Geografia e Cinema. A petiana realizou diversas atividades em ambos os grupos, são eles:

(UFF) X Seminário Nacional sobre Geografia e Fenomenologia e Minicurso Cidade e Cinema, Setembro/2019, participação como ouvinte

(UFF) Concurso de Fotografia A Cidade que Me Afeta, Setembro/2019, organização do edital, identidade visual e montagem de exposição.

(UFF) Documentário Conceitos em Película, Lugar.DOC; Agosto, Setembro, Outubro, Novembro/2019, realizando a direção de arte, edição, gravação e também contribuindo nas demais decisões do grupo sobre as entrevistas.  As entrevistas foram com um professor da UFF, Werther Holzer, uma professora UFRJ, Ana Angelita, uma Deputada Estadual, Mônica Francisco e uma professora do Ensino Básico, Simone, e ainda com entrevistas marcadas para janeiro e fevereiro de 2020. O documentário deve ser lançado em 2020.

(UFPel) Ebook Filosofia e Ilustração, Outubro/2019, como ilustradora.

(UFPel) 25 anos, PET Artes Visuais: Revisitando e documentando a história, Outubro/2019, escrita e publicação coletiva apresentado no CIC por Juliana Chacom.

(UFPel) Atualização do site PET Artes.

(UFF) l Semana de Arte e Cultura Geografia UFF, Outubro/2019, como oficineira.

(UFF) INTRAPET UFF, Outubro/2019, participação como ouvinte e participação no GT Divulgação.

(UFF) Exposição Tenho Fome de Lama, Novembro/2019, participando da curadoria, montagem e apresentando trabalho.

Tema Rowling por Anders Norén. Criado com WordPress.