Participação de petianos no Laboratório de Curadoria no MALG

A curadoria é uma área de atuação que ganhou importância nas últimas décadas, principalmente nas artes visuais. Em linhas gerais o curador é o profissional responsável pela definição conceitual do que será mostrado numa exposição – e isso implica a articulação de inúmeros elementos e atores envolvidos. No entanto, embora seu protagonismo seja crescente, a atuação do curador ainda não parece ser sistemática. No Brasil, seja no campo acadêmico, seja nas instituições culturais, ainda pode-se considerar embrionária tanto a formação de curadores como a regularidade de sua atuação.

Reconhecendo a importância do papel da curadoria na difusão da arte e da cultura e, ainda, a demanda dos alunos da Museologia e Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), surge o Laboratório de Curadoria do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG). O projeto abrange pesquisa (Perspectivas Contemporâneas de Curadoria em Arte) e extensão (Práticas Curatoriais no MALG) e apresenta seu desenvolvimento através deste site.

O LACMALG e o projeto de pesquisa foi criado a partir da disciplina de Tópicos Especiais em Curadoria vinculado ao curso de Artes Visuais da UFPel com coordenação do Profº Dr. Lauer Santos.

lacmalg.ufpel@gmail.com

TELEFONE
+55 53 3284.4319

MALG _ MUSEU DE ARTE LEOPOLDO GOTUZZO
entrada gratuita | terça – domingo _ 10h – 19h30
SITE | email _ secretariamalg@gmail.com
endereço | Praça 7 de Julho, 180 – Centro, Pelotas/RS – Brasil

Tema Rowling por Anders Norén. Criado com WordPress.