Notícias

Publicação dos resumos expandidos de trabalhos científicos dos petianos no SIIEPE 2019

O encontro congrega o 3º Congresso de Inovação Tecnológica (CIT), o 5º Congresso de Ensino de Graduação (CEG), o 6º Congresso de Extensão e Cultura (CEC), o 21º Encontro de Pós-Graduação (ENPOS) e o 28º Congresso de Iniciação Científica (CIC). Neste ano, o tema é alusivo ao cinquentenário da Instituição, comemorado em 8 de agosto: “UFPel 50 anos: construindo cidadania”.

A SIIEPE terá palestra de abertura, show de encerramento, apresentações artísticas e culturais e ainda a segunda edição do evento “Sua Tese em Três Minutos”, no qual doutorandos têm a missão de apresentar sua pesquisa e a relevância para a sociedade numa linguagem dinâmica e acessível para o público leigo em, como o nome já diz, apenas três minutos.

Realizada em local único, a SIIEPE deste ano busca ainda mais integração do público e maior sincronização entre as equipes. “Efetivamente será um evento integrador”, adianta Taís Ullrich Fonseca, integrante da Comissão Organizadora.

Serão 14 trabalhos por turno, com 20 minutos de debate em cada subturno, com a presença de debatedores e não mais avaliadores. “A iniciativa é de primar pelo debate e pela troca de experiências”, pontua.”

–  Pró-Reitoria de Gestão da Informação e ComunicaçãoCoordenação de Comunicação Social (https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2019/09/09/abrem-as-inscricoes-para-a-5a-siiepe/)

O evento acontece anualmente e incentiva a produção teórica dos estudantes. Neste ano, o PET Artes Visuais esteve presente com 5 apresentações, quatro no CIC – Congresso de Iniciação Científica e um no CEC – Congresso de Extensão e Cultura.

Um dos trabalhos tratava sobre os 25 anos de existência do grupo PET Artes Visuais dentro da UFPel, relata sua história e sua importância dentro do curso e da unidade, Centro de Artes. O resumo foi escrito coletivamente e apresentado pela Juliana Chacon.

Alguns dos trabalhos apresentados, como o apresentado pela Vanessa Cristina, Gabriela Cunha e Stela Kubiaki, versavam sobre sua própria pesquisa poética, dentro das artes visuais.

No trabalho de Gustavo Campos e de Matheus Matos, apresentado no CEC, tratam sobre a arte enquanto possibilidade da conexão entre arte-vida-escola-universidade e explana a importância de um dos apoios do tripé universitário, a extensão.

Tema Rowling por Anders Norén. Criado com WordPress.